Deus e o evangelho de Paulo
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 3 viewsNotes
Transcript
Rm 16.25-27.
Introdução.
1. Paulo finaliza a carta com uma doxologia diferente. É como se el quisesse resumir tudo que está no conteúdo desta obra repleta da ação do Espírito Santo.
2. Em meio aos desafios encontrados para que o verdadeiro evangelho chegasse a todas as igrejas, e todos fossem libertados dos ensinos que não estão de acordo com a verdade, Paulo estimula o coração dos irmãos a preparação de seus corações e mentes, a fim de que a fé seja direcionada para Deus. Mas, o Deus que se revelou na presente obra do seu Filho.
3. Então temos - 1) A soberania de Deus exercendo o poder sobre os salvos; 2) O evangelho de Paulo; 3) A pregação de Jesus Cristo; 4) O mistério guardado na eternidade; 5) A manifestação desse mistério pelas escrituras; 6) A obediência pela fé para todas as nações; 7) A glória do Deus único, sábio, por meio de Cristo.
I - O poder de Deus sobre os crentes (v.25a).
4. Paulo presume que está escrevendo para pessoas que foram regeneradas. E se foram regeneradas elas tem uma nova natureza. Diferentemente daqueles que ainda estão mortos para Deus, esses salvos precisam deixar de ser inseguros.
5. Nós vivemos sob ataque - a cada dia nos entristecemos com o que nossa cultura anticristã quer impor. O Brasil com suas autoridades influenciados por ideologias de liberdade sem responsabilidade, a cada dia procura oficializar uma nova lei - a última é a tentativa do PSOL em dar o direito da mulher matar seu filho, mesmo que já tenha 3 meses de vida. Isso é terrível para um país que tem 85% de cristãos.
6. Esse tipo de tentativa de destruir a cultura cristã, tem acima de tudo o desejo de destruir sua fé e criar o caos. Isso é satânico. Por isso, é preciso olhar para o que Deus está providenciando.
7. O crente fiel não é abalado com tudo isso. Por que Deus é poderoso - e não o deixa pecar, mesmo no meio desse lamaçal.
8. Estive com meu irmão mais velho - e estive lembrando das coisas erradas que fizemos. Uma delas foi o roubo de peixes onde ele trabalhava - após o delito nos ajuntávamos para rir! Aí eu perguntei - você ainda tem satisfação disso? Não. Nós eramos escravos do pecado, e deleitávamos com ele como nosso amigo.
9. Se eu disser para você ir e se embebedar, cometer adultério, ir apara pornografia, roubar, mentir - se você é fiel - jamais fará isso - isso te enoja. É isso que Paulo está dizendo - Ora, aquele que é poderoso não vai deixar você sair das sua mãos. Você vai perseverar, não só porque você é inteligente, mas porque o Deus sábio imprimiu seu caráter na sua consciência.
II - Confirmar segundo o meu evangelho? (v.25b).
10. Parece arrogância de Paulo? Que Deus aceite confirmar as pessoas somente por seu evangelho?
11. Olhe para os versos 17,18 e como sempre existiram mensagens que pareciam boas, até parecem com o evangelho, mas existe um abismo entre um e outro. Veja a diferença entre esses e a lista que vai do v.3-15. Estes são cooperadores, hospedam a igreja, trabalham conosco, são companheiros de prisão, são amigos, são aprovados em Cristo, estão no Senhor, são eleitos no Senhor, e estão sempre se reunindo.
12. Preste atenção, que a CONFIRMAÇÃO se encontra atrelada ao evangelho de Paulo. Fora desse evangelho encontramos mensagens, mas elas tem um fim diferente - fazer o indivíduo ter sucesso, prosperidade e controlar a vontade de Deus, ao invés de ser transformado pela palavra de Deus. O orgulhar-se de você mesmo e inflamar seu ego. Diz-se que isso é a cura da alma.
13. Poderíamos observar quantos evangelhos destituídos da verdade foram disseminados ao longo desses 2.000 anos. Quantos homens que por causa de um sonho, acharam um novo tipo de religião com nome de “igreja”.
14. A dois anos teve um pastor Batista que queria atualizar a Bíblia. Falsos pastores dizem que Cristo já pagou, agora é só receber a benção, basta colocar seu dinheiro na máquina e receber a benção. Esse é um Evangelho sem poder de transformação. Porque? é muito simples - não está firmado na concreta mensagem da cruz de Cristo. Não tem aprovação da Trindade - O Espírito não habita em quem muda o evangelho em prol de seus interesses pessoais. Ex: uma pessoa disse ao seu pastor - Não estou contente mais aqui nesta igreja, vou para outra - o pastor respondeu - faça a vontade do seu coração! Um coração natural é maligno.
15. Hoje - Temos mensagens que explodem na internet. Quantas destas te confronta? Porque não confronta? Porque ninguém quer que mexa com ele. Parece que o homem está no controle do seu destino. E se é o homem que está no controle, ele decide como é sua relação com Deus. Só é preciso você reconhecer que Deus tem o melhor para você aqui. Você coloca a moeda na máquina e espera a benção cair, etc…Muitos mensagens dão exemplos de homens que venceram. Mas, a vitória é comparada com o sucesso financeiro, ou cura, ou status social. Eu não posso olhar para a cara do pregador do Show da fé - esse miserável fez eu dizer para minha mãe que estava a dois anos acamada que ela não tinha fé, por isso ela não era curada.
16. A pregação de Jesus Cristo. A pregação de Cristo não foi somente o seu chamado na estrada de Damasco. Embora tivesse o impacto sobrenatural - a pregação de Jesus Cristo é o que Paulo pregava. O que Jesus se submeteu - tomar o cálice da ira de Deus na cruz do calvário. Ele, sendo Deus homem sujeitou-se a levar sobre si os nossos pecados, levando sobre si a culpa que era nossa. O Cristo crucificado.
17. Mas se não sabemos que Deus continua com IRA contra o pecador, como haverá arrependimento? Como haverá perdão. Para que a inimizade se torne em amizade pela reconciliação, e a paz reine na alma do indivíduo?
18. Onde não há o evangelho que mostra nossa situação caída. Não pode haver arrependimento. E as pessoas continuarão amargando a culpa do seu pecado.
II - Estava guardado com o Deus eterno, único e sábio.
19. Temos aqui o Deus eterno, único e sábio, as escrituras e os mandamentos.
20. O que se manifestou agora, não foi por uma casualidade. Jesus veio ao mundo no tempo já determinado. Isso não por vontade de José e Maria. Esse casal foi escolhido e usado para que o Salvador aparecesse ao mundo. O Deus eterno - sai da eternidade e penetra na temporalidade.
21. Agora - Paulo tem o objetivo de dizer para os judeus e gentios de Roma que eles estão nesse plano de Deus. Agora, Cristo foi revelado, não só para Judeus, mas para todas as nações.
22. Você entende que está nesse plano?
23. Isso é pouco - receber a libertação da IRA e do inferno? Se tornar justo como o próprio Cristo? Ser glorificado por meio do trabalho de Jesus?
24. Preste atenção - Paulo diz aos Gl 1.12 “12 porque eu não o recebi, nem o aprendi de homem algum, mas mediante revelação de Jesus Cristo.”
25. Isso estava guardado - e os profetas quiseram ver o que nós vemos. Mas eles só puderam registrar o que Deus preparou para nós, em nosso tempo. Mas, talvez você esteja abismado com o nosso tempo, e a batalha dos crentes para viverem num mundo hostil e de degradação moral, depressão com números absurdos., a falta de amor… a perseguição. Isso são os últimos sinais que a Bíblia descreve - Vocês devem se alegrar, porque o Dia da volta de Cristo para julgar este mundo está próximo. Porém, temos a certeza do amor de Deus - temos a certeza do seu poder - que ressuscitou Jesus e que o exaltou com um corpo humano. Isso Ele também fará com os que Ele capacitará com o poder do seu Espírito.
III - Conclusão
26. Paulo está concluindo sua carta onde encontramos o que um pecador precisa para ser convencido. 1º) O homem está sob o governo do Deus poderoso, tanto os salvos como os condenados; 2º) Deus manifesta a salvação e reveste os que se arrependem com seu poder contra às investidas de Satanás; 3º) Vivemos no tempo em que milhares de todas as nações conheceram e ainda conhecerão as revelações do Deus Eterno, único e sábio, e serão salvos pelo evangelho pregado por Jesus e anunciado pelo Apostolo Paulo