Epístola de Paulo aos romanos (Introdução).

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 76 views

Breve introdução a epístola de Paulo aos romanos.

Notes
Transcript

Introdução a epístola de paulo aos romanos.

Autor: Paulo.
Tema: O dom de justiça de Deus revelado por meio de Cristo e recebido pela fé.
Data da escrita: 57 d.C.
CONTEXTO HISTÓRICO:
1° Livro do novo testamento atribuido a Paulo.
Missionário pioneiro que fundou muitas igrejas, e escreveu muitas epístolas e livros do novo testamento.
A epístola de romanos é a mais longa, e a mais influente de Paulo no novo testamento.
A epístola de Paulo tem a mais profunda teologia. Ela tem:
Considerações sobre Deus.
Considerações sobre a fé cristã.
Considerações sobre questões espirituais.
principalmente o relacionamento de Deus com a humanidade.
INTRODUÇÃO:
Por esse motivo, a epístola aos romanos foi colocada em 1° lugar entre os 13 livros escritos por ele, a frente de suas epístolas a várias igrejas e lideres que ele havia trabalhado e exercia significativa influência.
Paulo escreveu essa epístola em conexão com a sua missão que foi dada por Deus de levar a mensagem de Cristo ao mundo gentio ( O povo não Judeu ).
A igreja romana provavelmente não foi fundada por nenhum apóstolo (Apóstolo: discípulos originais de Jesus, que tinham a missão de transmitir a sua palavra e fundar sua igreja).
Pedro que era um dos discipulos mais intimos de Jesus não fundou a igreja em Roma (Ele era lider na igreja de Jerusalém). Provavelmente foi fundada por pessoas da Macedônia e da Ásia, as quais Paulo tinha apresentado a fé em Cristo. E por alguns Judeus que responderam ao Espírito Santo e a mensagem de Cristo no dia de Pentecostes.
Atos dos Apóstolos 2.10 NAA
da Frígia, da Panfília, do Egito e das regiões da Líbia, nas imediações de Cirene, e romanos que aqui residem,
Paulo julgou achou apropriado dirigir-se aos romanos e oferecer orientação espiritual, pois esse território não estava sobre a liderança de nenhum dos apóstolos.
Romanos 15.20 (NAA)
esforçando-me, deste modo, por pregar o evangelho, não onde Cristo já foi anunciado, para não edificar sobre alicerce alheio.
Paulo, informa que sempre planejou ir a Roma pregar a mensagem de Cristo, porem, sua vinda havia sido impedida.
Romanos 1.13–15 NAA
Quero que vocês saibam, irmãos, que muitas vezes me propus a ir visitá-los — no que tenho sido, até agora, impedido —, para conseguir algum fruto igualmente entre vocês, assim como também tenho conseguido entre os outros gentios. Pois sou devedor tanto a gregos como a bárbaros, tanto a sábios como a insensatos. Por isso, quanto a mim, estou pronto a anunciar o evangelho também a vocês que estão em Roma.
Romanos 15.22 NAA
Essa foi a razão por que também, muitas vezes, fui impedido de visitá-los.
Paulo escreveu esta carta perto de sua 3° viagem missionária.
Quando ditou essa carta ao seu assistente Tercio, Paulo planejava retornar a Jerusalém para o dia de pentecostes ( Provavelmente entre 57 e 58 d.C.), Pois tinha a intenção a intenção de entregar uma auxilio das igreajas gentias aos crentes pobres em Jerusalém. Depois no caminho para Espanha tinha a intenção de visitar a igreja de Roma no caminho, e lá receber um auxilio desta igreja para ir mais para o ocidente.
Rm 15.24,28
Romanos 15.28 RC95
Assim que, concluído isto, e havendo-lhes consignado este fruto, de lá, passando por vós, irei à Espanha.
PROPOSITO DA CARTA:
Escreveu esta carta para prepararo caminho para o sonhado ministério em Roma e na Espanha.
Ele teve 2 principais motivos para escrever:
Provavelmente os romanos haviam ouvido rumores a respeito de Paulo e seus ensinamentos a respeito de Cristo, e julgou ser necessário a nescessidade enviar por escrito sua mensagem que havia pregado por 25 anos.
b. Ele pretendia corrigir alguns problemais provenientes de atitudes erradas com relação dos Judeus com os gentios e vice versa.
Ex: Rm 1.3-9
Romanos 1.3–9 NAA
Este evangelho diz respeito a seu Filho, o qual, segundo a carne, veio da descendência de Davi e foi designado Filho de Deus com poder, segundo o Espírito de santidade, pela ressurreição dos mortos, a saber, Jesus Cristo, nosso Senhor. Por meio dele viemos a receber graça e apostolado por amor do seu nome, para a obediência da fé, entre todos os gentios. Entre esses se encontram também vocês que foram chamados para pertencerem a Jesus Cristo. A todos os amados de Deus que estão em Roma, chamados para ser santos. Que a graça e a paz de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo estejam com vocês. Em primeiro lugar, por meio de Jesus Cristo, dou graças ao meu Deus por todos vocês, porque a fé que vocês têm é proclamada no mundo inteiro. Pois Deus, a quem sirvo em meu espírito, no evangelho de seu Filho, é minha testemunha de como nunca deixo de fazer menção de vocês
VISÃO PANORAMICA:
Paulo fala do poder da mensagem de Cristo para salvar pessoas e conduzi-las a um relacionamento correto com Deus.
Fala do DOM DE JUSTIÇA: Capacidade de agir de maneira correta, em conformidade com os padrões de Deus.
Fala sobre como o relacionamento com Cristo nos perdoa das nossas transgressões e restaura o relacionamento com Ele ( Deus corrigiu a situação entre Ele e as pessoas que creem em Cristo ).
Paulo apresenta as verdades fundamentais do evangélho:
Boas novas: A verdade a respeito do perdão e a salvação por intermédio de Jesus.
Ele fala do pecado ( rebelião contra Deus ). A necessidade de resgate do pecado afeta a todas as pessoas quem vivem.
Da necessidade de restaurar um relacionamento com Deus.
Tanto os judeus e os não judeus estão separados de Deus pelo pecado.
Sem a graça de Deus (Favor imerecido), amor e capacitação nenhuma pessoa por seus próprios esforços se reconcilia com Deus, e vive em conformidade com os seus padrões.
Só conseguimos por intermédio da fé em Jesus, entregando nossas vidas a Ele, confiando NEle e aceitando a sua justiça.
Conhecendo a Jesus que morreu pelos nossos pecados, receberemos poder para morrer para o pecado (isto é, resistir e venver). E o resultado é que podemos fazer oque é correto segundo os padrões de Deus.
No final Paulo descreve comos as pessoas transformadas demonstram, sua justiça, seu amor, seu carater, suas atitudes, seu comportamento, sua conduta, seu relacionamento com outras pessoas dentro e fora da igreja.
E para finalizar faz, incentivos, encorajamento (Exortações), fala a cerca dos seus planos pessoais, faz uma longa lista de saudações, fala a cerca da divisão na igreja, e termina honrando a Deus pelo que fez por intermédio de Jesus.
CARACTERISTICAS ESPECIAIS DA CARTA AOS ROMANOS:
É a carta mais profunda de Paulo, dando uma explicação da obra de Deus e do seu relacionamento por intermédio de Jesus.
Paulo escreve estilo perguntas e respostas, ou debate. Ex: Rm 3.1
Romanos 3.31 NAA
Anulamos, então, a lei por meio da fé? De modo nenhum! Pelo contrário, confirmamos a lei.
Romanos 3.4–6 NAA
De modo nenhum! Seja Deus verdadeiro, e todo ser humano, mentiroso, como está escrito: “Para que sejas justificado nas tuas palavras e venhas a vencer quando fores julgado.” Mas, se a nossa injustiça evidencia a justiça de Deus, que diremos? Seria Deus injusto por aplicar a sua ira? Falo em termos humanos. É claro que não. Do contrário, como Deus julgará o mundo?
Romanos 3.9 NAA
Que se conclui? Temos nós alguma vantagem? Não, de forma nenhuma. Pois já temos demonstrado que todos, tanto judeus como gregos, estão debaixo do pecado.
3. Paulo faz uso amplo do velho testamento como base de autoridade para sua mensagem a respeito de Cristo.
4. Paulo fala a respeito da Justiça de Deus como a principal revelação do evangelho. As boas novas, que Deus corrigiu as coisas por intermédio de Cristo.
5. Paulo se concentra na natureza do pecado e na maneira que Deus lida com isso por meio do sacrifício de Cristo:
O pecado com um erro pessoal, um desafio, uma desobediência, ou ofensa contra Deus.
A tendencia humana de desafiar a Deus e seguir seu próprio caminho desde a fundação do mundo.
Romanos 5.12 NAA
Portanto, assim como por um só ser homano entrou o pecado no mundo, e pelo pecado veio a morte, assim também a morte passou a toda a humanidade, porque todos pecaram.
CURIOSIDADE:
O capítulo 8 de romanos é o mais longo a respeito do papel do Espírito Santo na vida dos seguidores de Cristo.
A epístola de romanos, nos capitulos 9 e 11 contem um dos mais vigorosos comentários a respeito da rejeição dos Judeus a Cristo ( Com exceção de uns poucos ).
É uma carta de Paulo a uma igreja não fundada por ele.
É uma carta que levou Cristãos com Agostinho e Lutero a conversão.
Related Media
See more
Related Sermons
See more