A Verdadeira Adoração

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 11 views
Notes
Transcript
João 4.19-30.
“De acordo com dados citados por uma pesquisa do Centro de Estudos da Metrópole (CEM) da Universidade de São Paulo (USP), cerca de 17 novas igrejas foram abertas diariamente no Brasil em 2019.”
17 novas igrejas foram criadas por dia no Brasil, diz estudo | Fé | Pleno.News
A cada igreja que é aberta no nosso país, nós temos visto que uma é diferente da outra, e temos centenas e até milhares de formas de culto, e será que é isso que Deus deseja de sua Igreja?
Como são as maiorias dos cultos no Brasil?
São antropocêntricos, ou seja, são centrados no homem.
Os cultos da atualidade são feitos para agradar ao homem e não a Deus.
Os pastores passam a semana toda procurando fazer uma pregação para agradar os membros, para agradar aos homens. Eles não falam de inferno, não falam de pecado, não combatem o pecado, não pregam contra o adultério porque a maioria de sua igreja vive no adultério, eles não pregam contra a fornicação, porque boa parte da juventude hoje estão na prática desse pecado e ele não quer que eles se sintam culpados por isso. Mas, ele quer os agradar. E esses pastores estão pregando o que os homens querem ouvir, mas, não pregam o que eles precisam ouvir para serem convencidos pelo Espírito Santo de todo pecado, justiça e juízo.
E as festividades de igrejas hoje como são? São para agradar o convidados, onde os pastores e líderes organizam tudo para ser o mais lindo, ser o mais chique, cheio de luzes, com um louvorzão e bem mais organizado possível, e temos apresentações e tem o bale, e tem o teatro e as apresentações de dança e mais apresentações, são oportunidade para igreja tal cantar, e depois mais um pastor falar, e ai vem o grupo de louvor, e mais uma irmã que quer se apresentar, e o outro que vai orar em línguas, e vem mais uns quatro com revelações, e por último tem a pregação, e a pregação é 10 minutos, porque o culto já teve 2 pra 2h30 de liturgia, e só sobra 10 minutos para pregação e ainda a pregação é sem pé nem cabeça, ou mesmo o que o pastor prega é totalmente contrário ao que ele vive e o que a congregação que ele pastoreia vive e a pregação é sem poder, sem unção, pois, ele não ora, ele não se prepara, e então, a pregação não tem efeito nenhum.
Mas, todos saem dali cheios de entretenimento.
O “grande deus entretenimento” (expressão também de A. W. Tozer) que viveu no século passado, e ele disse:
“A adoração é a ocupação normal dos seres morais”, A prova de que nascemos para adorar está, por exemplo, na forma como as pessoas têm devotado suas vidas ao grande deus entretenimento.
O problema não é que o ser humano não adore, mas, a quem ele adora ou mesmo como ele adora.
Principio Regulador do Culto, você sabe o que é isso?
É o que a nossa denominação crer sobre o culto, qual a sua forma, como deve ser realizado.
V.19: Senhor, disse-lhe a mulher, vejo que tu és profeta.
Como os samaritanos só acreditavam no Pentateuco e como Deuteronômio diz que Deus suscitaria outro profeta semelhante a Moisés, esse profeta seria o Messias.
Essa mulher estava bem falante, porém, a mulher se calou quando Jesus tocou na sua ferida, que era o seu pecado. Então ela não nega o que Jesus havia acabado de afirmar, mas, ela muda de assunto, e diz: vejo que és profeta. Para ela o profeta era alguém que podia ler seus segredos.
Essa mulher agora prefere falar com Jesus sobre teologia do que falar sobre o seu seus pecados pessoais.
V.20: Nossos pais adoravam neste monte; vós, entretanto, dizeis que em Jerusalém é o lugar onde se deve adorar.
Assim, essa mulher fez uma pergunta honesta: Onde adorar? Porque os nossos pais (os samaritanos) adoravam a Deus no monte Gerizim e os Judeus em Jerusalém, e quem adora em Jerusalém diz que lá é o lugar correto e os Samaritano dizem que no monte Gerizim que é o lugar certo.
A pergunta dela é: quem está certo? os judeus ou os samaritanos?
Jesus respondeu dizendo:
V.21-24: 21- Disse-lhe Jesus: Mulher, podes crer-me que a hora vem, quando nem neste monte, nem em Jerusalém adorareis o Pai. 22- Vós adorais o que não conheceis; nós adoramos o que conhecemos, porque a salvação vem dos judeus. 23- Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. 24- Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.
A verdadeira adoração é um tema central da vida, e de toda a Bíblia.
E Jesus responde a essa mulher, e sua pergunta sincera e respondida por Jesus não como ela esperava.
Jesus explica à mulher samaritana o que não é a verdadeira adoração.
Primeiro, não é adoração centrada em lugares sagrados (4.20). Não é neste monte nem naquele. Não existe lugar mais sagrado que outro. Não é o lugar que autentica a adoração, mas a atitude do adorador.
Segundo, não é adoração sem entendimento (4.22). Os samaritanos adoravam o que não conheciam. Havia uma liturgia desprovida de entendimento. Havia um ritual vazio de compreensão.
Terceiro, não é adoração descentralizada da pessoa de Cristo (4.25,26). Os samaritanos adoravam, mas não conheciam o Messias. Cristo não era o centro do seu culto. Nossa adoração será vazia se Cristo não for o centro. O culto não serve para agradar as pessoas. A música não serve para entreter os adoradores. A verdadeira música vem do céu e é endereçada ao céu (Sl 40.3). Vem de Deus por causa de sua origem e volta para Deus por causa de seu propósito.
A sua resposta diz que o importante não é onde adorar, Jesus ensina que não importa o lugar onde Deus é adorado, pois, ele pode ser adorado em qualquer lugar, e Jesus ensina que o que importa é como e a quem adorar.
Jesus ensina que a verdadeira adoração a Deus é em espírito e em verdade.
Ou seja, a adoração tem duas características:
1° Bíblica - Em Espírito; 2° Sincera - Em Verdade.
É de todo o coração e também prescrita pela Palavra de Deus.
Jesus diz a mulher que os samaritanos adoravam o que não conheciam.
Isso é a realidade da nossas igrejas hoje, elas adoram a quem não conhecem, e por isso, são meramente religiosos, mas, não são verdadeiros adoradores.
Ser religioso é muito fácil. E Jesus está dizendo que qualquer religião que consista apenas em formalidade, sem fundamentação nas Escrituras, é absolutamente inútil. Assim, os católicos adoram as estatuas, os espiritas os espíritos, os indus adoram as centenas de milhares de deuses criados, o Islamismo adoram a Alá, e os evangélicos que dizem adorar o Deus da Bíblia. Porém, o domingo, é o dia em que muitos de nós, evangélicos, vamos ao templo e se reunimos com a congregação, não para adorar ao Deus bíblico, mas, para adora um deus criado pelo nosso coração.
Muitos estão meramente indo para um salão com bancos e com um púlpito e ali vão para ouvir uma boa música, para ouvir alguns conselhos ou mesmo para terem seu momento de entretenimento gospel, mas, não estão ali em Espírito e em Verdade.
Portanto, a sua religião é inútil se é apenas algo formal, se é apenas por aparências, pois, ou você é crente de coração, ou você é apenas um religioso sem Deus.
Se a verdadeira adoração depende do seu coração, eu lhe pergunto, com está o seu coração?
Você adora um Deus que não conhece?
Ou você está adorando um deus criado por você mesmo?
Todos somos chamados a adorar d Deus vivo e verdadeiro e é esse que é revelado nas escrituras.
J. C. Ryle disse: O culto prestado na mais suntuosa catedral será ofensivo aos olhos de Deus se tudo for feito de maneira fria, insensível e inexpressiva. Uma simples reunião de três ou quatro crentes humildes em uma choupana, a fim de ler a Bíblia e orar, é mais aceitável aos olhos daquele que sonda os corações do que uma grande multidão reunida numa catedral idólatra.
Deus tem aceitado a sua adoração?
Será que Deus tem aceitado essas cerimonias que nós temos chamado de culto? de adoração?
Muitos ainda estão presos nos dias de hoje ao local de adoração.
São muitos que se declaram profetas, apóstolos e bispos hoje e estão subindo no monte para “adorar” e são esses que se acham mais espirituais, mas, seus corações estão longe de Deus. Pois mesmos que adoram no monte, são os mesmos que ao descer do monte, estão em seus templos grandiosos roubando, extorquindo e abusando dos membros. São ladrões e salteadores.
Deus é espírito e importa que você adore em espírito e em verdade.
Como você adora?
Eu adoro do meu jeito, eu adoro da minha forma, as crianças adoram da forma delas, eu adoro com dança, eu adoro com teatro, eu adoro em línguas estranhas, eu adoro rodando, eu adoro entrevistando demônios, eu adoro recebendo revelações na hora do culto.
Se você adora a Deus do seu jeito, eu queria te dizer que você não está adorando o Deus vivo e verdadeiro.
E Jesus afirmou que a salvação vem dos judeus, e isso porque? porque Jesus disse que os judeus tinham todo o Antigo Testamento, e então, tinham a revelação de Deus mais completa compilada em 39 livros, e também a salvação veio para os judeus, porque primeiro para os judeus no sentido que ela foi revelada ao povo de Israel,e o Messias veio da descendência dos judeus, pois, Ele era um judeu. Os samaritanos eram ignorantes pois muitas coisa eles não estavam adorando a Deus corretamente, e na época dos reis, eles mesmos levaram seus deuses e ficaram com medo de não colocar Deus na lista deles como Deus, tendo em vista que Ele era o Deus da terra deles. A religião deles era parcial, apenas os cinco primeiros livros da Bíblia.
Jesus ensina a mulher que a adoração não era aceita porque era feita em Jerusalém ou em Samaria, e nem mesmo porque era feita pelos judeus ou pelos samaritanos, mas, Jesus revela que a adoração deve ser feita em espírito e em verdade. Uma adoração sincera e bíblica. Deus odeia a falsa adoração, Deus odeia a adoração hipócrita.
O profeta Isaías denunciou isso quando disse que o povo de Israel honrava a Deus com os lábios, mas seu coração estava distante de Deus (Is 29.13).
Mas, o profeta Amós foi usado para dizer o mesmo quando escreveu em nome de Deus: Eu detesto e desprezo as vossas festas; não me agrado das vossas assembleias solenes […]. Afastai de mim o som dos vossos cânticos, porque não ouvirei as melodias das vossas liras (Am 5.21,23).
V.25-30: 25- Eu sei, respondeu a mulher, que há de vir o Messias, chamado Cristo; quando ele vier, nos anunciará todas as coisas. 26- Disse-lhe Jesus: Eu o sou, eu que falo contigo. 27- Neste ponto, chegaram os seus discípulos e se admiraram de que estivesse falando com uma mulher; todavia, nenhum lhe disse: Que perguntas? Ou: Por que falas com ela? 28- Quanto à mulher, deixou o seu cântaro, foi à cidade e disse àqueles homens: 29- Vinde comigo e vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito. Será este, porventura, o Cristo?! 30- Saíram, pois, da cidade e vieram ter com ele.
Jesus revela para essa mulher, Eu sou o Messias. A mulher fala que sabe que o Messias está para vir, e que ela sabe disso, e Jesus responde ela dizendo: Eu o sou, o que está falando contigo. A declaração eu sou lembra a própria revelação de Deus Eu sou o que sou (Êx 3.14).
Jesus disse este “Eu sou” nove vezes nesse evangelho (6.20; 8.24,28,58; 13.9; 18.5,6,8). Até aqui, seis vezes Jesus se dirigiu à mulher, e seis vezes ela lhe respondeu. Porém, só na sétima vez Jesus declara, Eu sou o Messias.
E quando Jesus declarou ser o Messias, ela não lhe diz palavra; o que lemos é que ela deixou ali seu cântaro, foi à cidade e disse ao povo: Vinde, vede um homem que me disse tudo o que tenho feito; será ele o Cristo?
João: As Glórias do Filho de Deus Jesus Desperta em Seu Coração a fé Verdadeira (4.25,26)

A samaritana encontrou o Messias. Saciou sua alma e bebeu da água da vida. De acordo com William Barclay, o fato de a mulher samaritana ter deixado o cântaro aponta para dois fatos: 1) ela estava com pressa para ir à cidade e compartilhar sua experiência com o Messias; 2) ela tinha convicção de que voltaria para estar com Jesus.

V.27 É neste ponto, neste momento que os discípulos terminaram seus negócios em Sicar e naturalmente retornaram ao poço. Jesus tinha acabado de fazer sua grande declaração, chegando a um clímax de forma totalmente natural e não forçada. E aqui encontramos Deus conduzindo tudo no tempo certo, por divina providência para que os discípulos chegassem neste momento exato – não antes, para que a conversa com a mulher não fosse interrompida; não depois, para que os discípulos não perdessem este grande evento (seu Senhor falando com uma mulher samaritana) com todas as suas implicações missionárias! Esta é uma ilustração e manifestação gloriosa da operação da providência de Deus para o avanço do seu reino neste mundo, e Jesus está revelando aqui que o Evangelho é para todos os povos, para todas as tribos,línguas e nações.
Esses discípulos chegaram e ficaram admirados que Jesus estivesse falando com uma mulher. Ele não era um Mestre? Como poderia ignorar a regra rabínica: “Que ninguém fale com uma mulher na rua, nem mesmo com sua própria esposa”? Os discípulos estavam recebendo uma lição sobre a verdadeira emancipação das mulheres. Embora continuassem a se admirar do que viram e ouviram, sua reverência por seu mestre era tanta que ninguém disse: O que deseja queria falando com o Senhor? Nem mesmo perguntaram o que Jesus estava conversando com ela.
Essa mulher então, deixa o seu jarro de água (cântaro) e volta para a cidade e disse àqueles homens: Vinde comigo e vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito. Será este, porventura, o Cristo?
Essa mulher recebeu o evangelho, e sua conversão é maravilhosa, ela entende que durante anos não adorava a Deus de forma correta, ela percebeu agora que ela não adorava ao Deus vivo e verdadeiro, e agora, ela conheceu o Messias, e agora ela poderia por meio do Messias adorar a Deus em espírito e em verdade. Por isso ela volta a sua cidade, e seu entusiasmo era tanto que esqueceu ou mesmo deixou de proposito seu jarro. Essa mulher não se contém, sua alegria é tamanha que ela sai desesperada para afalar das boas novas do Evangelho, ela sai desesperada ao encontro de pessoas para contar sobre o Messias e Salvador. Embora não tenhamos motivo para duvidar que ela já estivesse convencida em seu coração de que Jesus é realmente o Cristo, ela formula sua questão de modo sábio para que as pessoas cheguem às suas próprias conclusões sobre quem é Jesus. Ela diz: Será que talvez ele não é o Cristo?
Comentário Bíblico Popular: Novo Testamento J. A Conversão da Mulher de Samaria (4:1–30)

Seu testemunho foi simples, mas produziu efeito. Ela convidou todos da cidade para vir e ver um homem que disse tudo quanto ela tinha feito. Ela também despertou no coração deles a possibilidade de esse homem realmente ser o Messias. Na mente dela, deveria haver pouca dúvida, pois ele já se anunciara a ela como o Cristo. Mas ela lançou a pergunta na mente deles para que pudessem ir a Jesus e descobrir por si mesmos. Sem dúvida essa mulher era bem conhecida no vilarejo pelo seu pecado e sua vergonha. Quanta surpresa deve ter sido para as pessoas verem a mulher em pé em lugares públicos agora testemunhando acerca do Senhor Jesus Cristo! O testemunho da mulher foi eficaz. O povo da cidade deixou seus lares e seu trabalho e foi à procura de Jesus.

A Verdadeira Adoração de uma mulher que antes não conhecia Jesus, mas, apenas ouvia falar dele como sendo o Messias que viria dos judeus, e agora, essa mulher estava completamente salva, transformada, e deixou de ser uma idolatra para ser uma verdadeira adoradora.
Assim, Jesus veio para buscar verdadeiros adoradores que o adorem em espírito e em verdade.
Seja você um verdadeiro adorador. Jesus deseja que você o adore, não porque Ele precise de sua adoração, mas, somos nós quem precisamos.
Jesus não precisa de você, mas, é você quem precisa d’Ele, você precisa beber da água da vida, e uma vez que você beber dela, você nunca mais terá sede, mas, se tornará um verdadeiro adorador. Deus busca verdadeiros adoradores, homens e mulheres comprometidos que o adorem em espírito (coração ardente por Deus) e em verdade (cabeça cheia do conhecimento de Deus revelado nas Escrituras).
APLICAÇÕES:
TODOS SOMOS ADORADORES , PORÉM, NEM TODOS ADORAM A DEUS
ADORE A DEUS SINCERAMENTE (SEJA COMPROMETIDO COM A ADORAÇÃO)
ADORE A DEUS DE ACORDO COM A BÍBLIA
O VERDADEIRO ADORADOR RECEBE CRISTO COMO O MESSIAS E SALVADOR
UM VERDADEIRO ADORADOR LEVA OUTROS A ADORAREM JESUS
Related Media
See more
Related Sermons
See more