A NEVOA DO PECADO E A LEI DO PECADO
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 20 viewsNotes
Transcript
PREPARANDO-SE PARA O INEVITÁVEL
PREPARANDO-SE PARA O INEVITÁVEL
No cap. 1, aprendemos sobre a impotancia de ter uma teologia exata e biblica. No cap. 2, consideramos uma verdade central dessa teologia: cada um de nós é de fato o pior dos pecadores. neste cap, entenderemos um pouco essa coisa chamada pecado, examinando a sua natureza e aprendendo como tendemos a reagir ao pecado.
A BATALHA!
Ninguém fica isento da guerra, ninguém pode viver tranquilamente enquanto há guerras ao seu redor. (Ex. Batalha de Bull Run, EUA, 21/07/1861)
A natureza do pecado é guerra, guerra contra Deus, contra seu conjuge e contra vc mesmo, se não tivermos esse entendimento, seremos surpreendidos e sofreremos consequencias muito ruins. Não podemos ficar como aquelas pessoas da batalha de Bull Run, que achavam que poderiam ficar assistindo a guerra tranquilamente sem te consequencias.
Em certo sentido, nos temos controle sobre a guerra do pecado. Quando somo atacados pelo pecado, somos tentado a ficar irados contra o nosso conjuge, mas entendendo que nossa batalha é interior, nosso alvo é derrotar o pecado, para que ele se propague, se falharmos o pecado se propaga ao campo do nosso casamento e consequencias terriveis acontecem. Somos chamados para ser pacificadores, chamados para acabar com o pecado.
Como batalhar?
Precisamos entender que os beneficios do novo nascimento, o perdao dos nossos pecados e o nosso relacionamento com Cristo, não nos tiram da batalha. Em vez disso, garantem a vitória!
Instruido pela Palavra de Deus e capacitado pelo Espírito Santo, você pode tornar suas batalhas menos frequentes, mais breves e menos danosas, mas tambem remissorias, permitindo que seu casamento cresça constantemente em doçura.
Precisamos entender que a batalha espiritual começa no coração!
LUTANDO POR LIBERDADE NO CONFLITO DOS DESEJOS
Alguns judaizantes na igreja de galatas estvam ensinando que a lei era fundamental para a salvação, mas Paulo ensina algo primordial a vida cristã.
Gl. 2. 19-21 “Porque eu, mediante a própria lei, morri para a lei, a fim de viver para Deus. Estou crucificado com Cristo; logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim. Não anulo a graça de Deus; pois, se a justiça é mediante a lei, segue-se que morreu Cristo em vão.”
Aprendemos aqui que somos verdadeiramente livres em Cristo! Não livres para a pratica do pecado, mas livres da condenação do pecado.
Gl. 5.13 “Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade; porém não useis da liberdade para dar ocasião à carne; sede, antes, servos uns dos outros, pelo amor.”
Logo… Aprendemos que Paulo quer dizer que DEVEMOS LUTAR PELA LIBERDADE - LIBERDADE EM CRISTO E POR CAUSA DE CRISTO!
Gl. 5.17 “Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer.”
INTERESSANTE:
# AS VEZES QUEREMOS SER LIBERTOS DO PECADO PORQUE ESSE PECADO ME PREJUDICA, MAS DEVEMOS BUSCAR ESSA LIBERDADE PARA SERVIR A DEUS E NÃO SATISFAZER NOSSO DESEJO.
# QUANDO EU DEIXO DE VIVER PARA CRISTO EU JA ESTOU PECANDO, NÓS NÃO CAIMOS NO PECADO, MAS NÓS DEITAMOS NO PECADO.
Esse é o grande conflito, os desejos da carne contra os desejos do Espírito. É uma guerra ardua pela supremacia do coração.
Quando não estamos nos movendo em direção a Deus, esse desejos não nos causam qualquer problema, mas tente planejar um tempo regular de oração com seu conjuge, ler a palavra regularmente que desejos pecaminosos começam a florecer!
Quando não entendendo essa guerra do coração, seremos tentados a dizer que a causa do meu pecado é meu conjuge, todas as vezes que eu for questionado ou quando minhas espectativas não forem atendidas acerca do meu conjuge, a guerra no meu coração começa.
Culpamos nosso conjuge e também culpamos nosso casamento!
COMO ESSA LUTA COMEÇOU?
A causa das batalhas matrimoniais, não é o casamento nem o nosso conjuge. É o pecado em nosso coração!
Mt.15.18-20 “Mas o que sai da boca vem do coração, e é isso que contamina o homem. Porque do coração procedem maus desígnios, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos, blasfêmias. São estas as coisas que contaminam o homem; mas o comer sem lavar as mãos não o contamina.”
Tg. 4.1-3 “De onde procedem guerras e contendas que há entre vós? De onde, senão dos prazeres que militam na vossa carne? Cobiçais e nada tendes; matais, e invejais, e nada podeis obter; viveis a lutar e a fazer guerras. Nada tendes, porque não pedis; pedis e não recebeis, porque pedis mal, para esbanjardes em vossos prazeres.”
Tudo o que eu mostro em ações e palavras vem do coração. Deus nos ama tanto que não nos deixa sem respostas para as perguntas confusas e os desafios do casamento, o problema não esta a nosso redor ou fora de nós. O problema é a grande oposição dentro de nós. (Pecado)
A NÉVOA DA GUERRA
Sob a nevoa da guerra, as pessoas fazem coisas totalmente desprovida de carater, cisas que elas juraram nunca fazer, A guerra entre a carne e o Espírito pode parecer-se com isso, somos jogados de um lado para o outro por qualquer impulso que seja mais forte no momento. Nessas ocasioes falamos e fazemos coisas que nunca pensamos que seria possivel.
Rm.7.21-23 “Então, ao querer fazer o bem, encontro a lei de que o mal reside em mim. Porque, no tocante ao homem interior, tenho prazer na lei de Deus; mas vejo, nos meus membros, outra lei que, guerreando contra a lei da minha mente, me faz prisioneiro da lei do pecado que está nos meus membros.”
Voce ja teve que se desculpar por algo que voce em situações normais jamais faria?
Isso é a lei do pecado querendo dominar seu coração, qualquer pecado pode escravizar. todos os pecados causam danos que podem ser complexos e duradouros. Realmente colhemos o que plantamos.
R.C. Sproul escreveu:
“De certo modo, a vida só começa a ficar complicada quando nos tornamos crentes. Quando nascemos do Espírito, nascemos de novo e entramos numa luta violenta entre o velho e o novo homem”.
Exemplos da vida de casados.
SOMOS FREQUENTEMENTE PERITOS EM ENCONTRAR A LEI DO PECADO AGINDO EM NOSSO CONJUGE, MAS NÃO SOMOS TÃO PERSPICAZES EM PERCEBER SUA ATIVIDADE EM NÓS.
O PECADO É ASTUTO. É inerentemente enganoso, nesta guerra o pecado tenta se esconder para nos controlar e escravizar-nos. Embora tenhamos sido abençoados por Deus, o pecado quer que nos consideremos vitimas de Deus.
O PECADO É SEDUTOR. Temos esse exemplo em Genesis 3.4-5, quando a serpente seduz eva, com a promessa de que ela não morreria se comesse da fruta. Em outras palavras, era como se o Deus que nos deu a respiração não fosse digno de confiança.
O PECADO NOS ENGANA. “O pecado primeiramente galanteia, depois mata… o pecado mata aqueles a quem ele trai”. É uma grnde armadiha com premessas de bençao, que no final leva a maldição.
DANÇANDO NO CAMPO DA VITORIA
Rm.8. 1-4 “Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte. Porquanto o que fora impossível à lei, no que estava enferma pela carne, isso fez Deus enviando o seu próprio Filho em semelhança de carne pecaminosa e no tocante ao pecado; e, com efeito, condenou Deus, na carne, o pecado, a fim de que o preceito da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito.”
O que isso significa?
Significa que, não importando quao derrotados nos sintamos na batalha, somos vitoriosos por causa de duas sublimes expressoes da graça de Deus.
Permanecemos perdoados na presença de Deus por causa do sacrificio de Cristo - Deus não mais nos vê relacionados ao nosso pecado. E somos recebidos com alegria como justos na casa de Deus, por causa da justiça impultada a Cristo.
Voce para Deus é mais que um pecador perdoado, ele o ve como uma pessoa santa.
Compreenda isso, o casamento é um campo de grandes batalhas espirituais, mas descansa em uma guerra ja vencida, não importa qual intensa seja sua batalha contra o pecado, voce luta na condição de pecador perdoado. Luta do lado de Deus!
essa deve ser a base do nosso casamento, esta batalha interior não é o fim das batalhas do casamento, mas o começo de uma nova alegria em nosso Salvador e um novo deleite em nosso conjuge. isso significa que não ha causas perdidas ou conflitos desesperadores.
Cada dia é um dia de nova misericordia e poder para confessar, amar, perdoar e restaurar.
De que maneira a verdade de que ja temos vitoria em Cristo sobre nosso pecado deve afear nossa abordagem para combater o pecado?
Voce se lembra da ultima vez que viveu um conflito de alma ou uma “batalha interna? Liste algumas palavras que descrevem a maneira como foi a sensação dessa batalha.