A Suficiência de Cristo

Exposição em Colossenses  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 17 views
Notes
Transcript

A suficiência da pessoa e obra de Cristo

Colossenses 1.13–23 NAA
13 Ele nos libertou do poder das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado, 14 em quem temos a redenção, a remissão dos pecados. 15 Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação. 16 Pois nele foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele. 17 Ele é antes de todas as coisas. Nele tudo subsiste. 18 Ele é a cabeça do corpo, que é a igreja. Ele é o princípio, o primogênito dentre os mortos, para ter a primazia em todas as coisas. 19 Porque Deus achou por bem que, nele, residisse toda a plenitude 20 e que, havendo feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele, reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, quer sobre a terra, quer nos céus. 21 E vocês que, no passado, eram estranhos e inimigos no entendimento pelas obras más que praticavam, 22 agora, porém, ele os reconciliou no corpo da sua carne, mediante a sua morte, para apresentá-los diante dele santos, inculpáveis e irrepreensíveis, 23 se é que vocês permanecem na fé, alicerçados e firmes, não se deixando afastar da esperança do evangelho que vocês ouviram e que foi pregado a toda criatura debaixo do céu, e do qual eu, Paulo, me tornei ministro.

INTRODUÇÃO

QUERO DAR UM PANORAMA A RESPEITO DESSA CARTA DE PAULO AOS COLOSSENSES:
Essa não foi uma igreja fundada por Paulo, na verdade PAULO NUNCA FOI PESSOALMENTE VISITAR A IGREJA DE COLOSSOS - CAPÍTULO 1 ELE USA EXPRESSÕES COMO OUVIMOS.
Colossos era uma cidade habitada por uma grande colônia de Judeus vindos da época do EXÍLIO BABILÔNICO
Era uma cidade muito pagã, que cultuava a deusa Cibele, deusa-mãe da Ásia (RITUAL COM SANGUE DE ANIMAIS, ÊXTASES, TRANSE PROFÉTICO E DANÇAS)
Presença forte do GNOSTICISMO (8 LIVROS DO NOVO TESTAMENTO COMBATEM O GNOSTICISMO)
- A matéria é MÁ e DEUS É SANTO, então É IMPOSSÍVEL UM DEUS SANTO TER COMUNHÃO COM O QUE É MAU
- Portanto, DEUS NÃO PODERIA TER CRIADO O UNIVERSO, foram os ANJOS
- NEGAVAM A HUMANIDADE E DIVINDADE DE CRISTO
- Como o DEUS SANTO NÃO TINHA COMUNHÃO COM O HOMEM, essa LACUNA É PREENCHIDA com um CONHECIMENTO MÍSTICO DE RITUAIS DE INICIAÇÃO NO SISTEMA GNÓSTICO, portanto A SALVAÇÃO ERA OBTIDA ATRAVÉS DO CONHECIMENTO E NÃO PELA FÉ.
A HERESIA QUE ATACAVA A IGREJA DE COLOSSOS ERA UM SINCRETISMO, UMA MISTURA DE TUDO ISSO: JUDAÍSMO + PAGANISMO + GNOSTICISMO
A IGREJA DE COLOSSOS HAVIA RECEBIDO O EVANGELHO DE CRISTO, MAS ESSA TERRÍVEL HERESIA ESTAVA ADICIONANDO ALGO A MAIS DO QUE CRISTO
ELES NÃO NEGAVAM A VERDADE DO EVANGELHO, MAS ADICIONAVAM ALGO A MAIS COMO CONDIÇÃO DE SALVAÇÃO DO HOMEM.
PAULO ESCREVE ESSA CARTA EM DEFESA DO VERDADEIRO EVAGELHO QUE HAVIA SIDO ENSINADO AOS COLOSSENSES
UMA IGREJA DE FÉ E AMOR
Colossenses 1.4 NAA
4 desde que ouvimos da fé que vocês têm em Cristo Jesus e do amor que vocês têm por todos os santos,
MAS QUE ESTAVA ACEITANDO ADICIONAIS AO EVANGELHO DE CRISTO
Colossenses 2.8 NAA
8 Tenham cuidado para que ninguém venha a enredá-los com sua filosofia e vãs sutilezas, conforme a tradição dos homens, conforme os rudimentos do mundo e não segundo Cristo.
Colossenses 2.16–18 NAA
16 Portanto, que ninguém julgue vocês por causa de comida e bebida, ou dia de festa, ou lua nova, ou sábados, 17 porque tudo isso tem sido sombra das coisas que haviam de vir; porém o corpo é de Cristo. 18 Não deixem que ninguém se faça de árbitro para desqualificar vocês, com pretexto de humildade e culto de anjos, baseando-se em visões, estando cheio de orgulho, sem motivo algum, na sua mente carnal,
EM TODA CARTA PAULO REALÇA QUE O VERDADEIRO CONHECIMENTO DE DEUS É CRISTO
Colossenses 2.2–4 NAA
2 Faço isto para que o coração deles seja consolado e para que eles, vinculados em amor, tenham toda a riqueza da plena convicção do entendimento, para conhecimento do mistério de Deus, que é Cristo, 3 em quem estão ocultos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento. 4 Digo isso a vocês para que ninguém os engane com argumentos falaciosos.
DENTRO DESSA DEFESA AO VERDADEIRO EVANGELHO, PAULO, INSPIRADO PELO ESPÍRITO SANTO, ESCREVE AS MAIS PROFUNDAS DECLARAÇÕES SOBRE A SUFICIÊNCIA DE CRISTO
Related Media
See more
Related Sermons
See more