O CAMINHO DA COMPREENÇÃO ESTÁ EM JESUS

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 4 views
Notes
Transcript

UM RESGATE EM BETSAIDA

O cap. 8 de Marcos, narra-nos a historia da segunda multiplicação dos paes, foram 4 mil homens alimentados, depois, os fariseus pedem um sinal a Jesus e Cristo responde:
Marcos 8.12 “Jesus, porém, arrancou do íntimo do seu espírito um gemido e disse: Por que pede esta geração um sinal? Em verdade vos digo que a esta geração não se lhe dará sinal algum.”
Jesus ficou triste, pois os fariseus queriam ver fogo descer do ceu (como Elias) ou algo parecido!
Mas, para Jesus não haveria sinal maior alem dos que estavam sendo realizados, pois todos eles apontavam para o grande sinal, o da sua morte e ressurreição na cruz.
E para ficar pior, Jesus adverte os discipulos dizendo:
Marcos 8.15 “Preveniu-os Jesus, dizendo: Vede, guardai-vos do fermento dos fariseus e do fermento de Herodes.”
A resposta dos discipulos revelou o quanto eles ainda careciam da intervençao de Cristo para compreenderem a mensagem.
Marcos 8.16 “E eles discorriam entre si: É que não temos pão.”
Jesus indignado com a falta de compreensão dos discipulos, diz :
Marcos 8.18 “Tendo olhos, não vedes? E, tendo ouvidos, não ouvis? Não vos lembrais”
Jesus termina com uma pergunta:
Marcos 8.21 “Ao que lhes disse Jesus: Não compreendeis ainda?”
E agora, vemos que Marcos não ajuntou historias aleatorias e foi escrevendo, antes seguiu linhas espirituais exatas.
O trecho anterior que terminou abruptamente com uma pergunta, agora é respondido!
Marcos viu nessa cura do cego um sentido espiritual que excedia e muito a ajuda fisica: “VIDA DE VERDADE POR MEIO DE JESUS”.
Este também é o unico milagre dos evangelhos que aconteceu por etapas, mostrando que as verdades de Deus, não se revelam de uma só vez, os discipulos não eram tão cegos como os fariseus, mas ainda estavam em um degrau bem baixo, precisando assim sempre ser ensinados por Jesus.
VAMOS AO TEXTO!
Marcos 8.22–26 “Então, chegaram a Betsaida; e lhe trouxeram um cego, rogando-lhe que o tocasse. Jesus, tomando o cego pela mão, levou-o para fora da aldeia e, aplicando-lhe saliva aos olhos e impondo-lhe as mãos, perguntou-lhe: Vês alguma coisa? Este, recobrando a vista, respondeu: Vejo os homens, porque como árvores os vejo, andando. Então, novamente lhe pôs as mãos nos olhos, e ele, passando a ver claramente, ficou restabelecido; e tudo distinguia de modo perfeito. E mandou-o Jesus embora para casa, recomendando-lhe: Não entres na aldeia.”
V.22 - Depois dos fatos, Jesus e os discipulos chegaram a betsaida.
“Então chegaram a Betsaida...”
Betsaida ficava nas praias do norte do mar da Galiléia, próximo ao rio Jordão. o nome da cidade de deriva de uma palavra aramaica que significa “casa de pesca”, era uma cidade com auto indice de comercio devido ao grande centro portuario que la tinha.
Felipe o tetrarca foi quem a edificou, tendo a denominado “Julias”, em homenagem a Julias, filha do imperador César Augusto.
“…e lhe trouxeram um cego...” O cego não estava só… ele tinha amigos!
Olha o que a biblia diz sobre amigos:
Provérbios 18.24 “O homem que tem muitos amigos sai perdendo; mas há amigo mais chegado do que um irmão.”
Provérbios 17.17 “Em todo tempo ama o amigo, e na angústia se faz o irmão.”
1Coríntios 15.33 “Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes.”
“… Rogando que o tocasse...” Aqueles amigos ja tinham uma cereza da forma como Jesus curava as pessoas. Aprendo aqui que nunca devo chegar a Cristo dizendo o que Ele deve fazer!
Marcos 8.23 “Jesus, tomando o cego pela mão, levou-o para fora da aldeia e, aplicando-lhe saliva aos olhos e impondo-lhe as mãos, perguntou-lhe: Vês alguma coisa?”
É um fato surpreendente que, entre as varias curas de homens cegos descritas nos Evangelhos, não encontramos duas que sejam iguais. Isso mostra que, em seu amor e sabedoria, o Mestre tratou cada uma delas individualmente. Seu coração compassivo inclinava-se em favor dos necessitados, não somente em um sentido geral, mas para cada um de forma particular.
“Jesus tomando o cego pela mão, levou-o para fora da aldeia...”
Jesus não pedi para os discipulo e nem para seus amigos levarem para fora da cidade… o proprio Cristo o conduz para um particular!
João 6.37 “Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora.”
“… levou-o para fora da aldeia..”
Porque Jesus tirou aquele cego para fora da cidade?
Betsaida era sinonimo de materialismo, por causa do seu nome “ casa de pesca”, Betsaida lembrava idolatria por ter sido oferecida a filha do imperador Cesar Augusto e também era uma cidade incredula!
Mateus 11.21 “Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida! Porque, se em Tiro e em Sidom se tivessem operado os milagres que em vós se fizeram, há muito que elas se teriam arrependido com pano de saco e cinza.”
“…Aplicando-lhe saliva aos olhos e impondo-lhe as mãos, perguntou-lhe: Vês alguma coisa?”
Jesus está nos ensinando que as coisas devem ser de acordo com a vontde Dele, não a nossa. Os amigos pediram para que Jesus tocasse no cego… Jesus fez diferente!
A Deus não se entende, a Deus se obedece!
Agosinho de Ipona disse: “Deus é incompreensível, porém é conhecido em Jesus”.
Marcos 8.24 “Este, recobrando a vista, respondeu: Vejo os homens, porque como árvores os vejo, andando.”
Este milagre foi realizado em duas etapas, não porque faltou poder ou Jesus não conseguiu cura-lo de uma só vez. Cristo tinha um proposisto em tudo isso.
1° Jesus restaurou a função dos olhos
2° Jesus restaurou a ação do cerebro que dava percepção mental daquilo que os olhos captavam.
Talvez voce esteja precisnado desse milagre na sua vida!
VIDA CRISTÃ - Lhe falta compreensão das verdades de Deus, voce é salvo, crente, mas tem muitas coisas ainda de dificil compreensão na sua caminhada cristã.
O PECADO - As vezes voce até vê o pecado na sua frente, mas não compreende que é pecado e que isso trará danos a sua vida com Deus.
“O verdadeiro processo da maturidade espiritual é aprender a sujeitar a consciencia as escrituras, e então viver de acordo com elas, apesar da opnião popular”. (John MacArthur)
1Timóteo 1.19 “mantendo fé e boa consciência, porquanto alguns, tendo rejeitado a boa consciência, vieram a naufragar na fé.”
Espiritualmente falando voce é aquilo que pensa.
Marcos 8.26 “E mandou-o Jesus embora para casa, recomendando-lhe: Não entres na aldeia.”
A recomendação de Jesus é que prossigamos aprendendo Dele as verdades Dele, não tendo a vontade de retroceder na caminhada!
ILUSTRAÇÃO:
Um jovem estava sendo interrogado sobre a sua ocupação de mergulhar e apanhar peixes exóticos para aquários. Ele disse que um dos peixes de aquário mais popular é o tubarão. Ele explicou que, se você pegar um pequeno tubarão e confiná-lo, ele vai ficar do tamanho proporcional ao aquário. Mas se você os deixar soltos no oceano, eles crescem ao seu tamanho normal, que pode atingir até dois metros e meio.
Oséias 6.3 “Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor; como a alva, a sua vinda é certa; e ele descerá sobre nós como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra.”
Related Media
See more
Related Sermons
See more