MANTENHA A CANDEIA ACESA - PARTE 2

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 22 views
Notes
Transcript

MATEUS 15.1-13

MANTENHA A CANDEIA ACESA - PARTE II
Mateus 25.1–13 “— Então o Reino dos Céus será semelhante a dez virgens que, pegando as suas lamparinas, saíram a encontrar-se com o noivo. Cinco delas eram imprudentes, e cinco, prudentes. As imprudentes, ao pegar as suas lamparinas, não levaram óleo consigo, mas as prudentes, além das lamparinas, levaram óleo nas vasilhas. E, como o noivo estava demorando, todas ficaram sonolentas e adormeceram. Mas, à meia-noite, ouviu-se um grito: “Eis o noivo! Saiam ao encontro dele!” — Então todas aquelas virgens se levantaram e prepararam as suas lamparinas. E as imprudentes disseram às prudentes: “Deem a nós um pouco do óleo que vocês trouxeram, porque as nossas lamparinas estão se apagando.” Mas as prudentes responderam: “Não! Porque então vai faltar tanto para nós como para vocês! Vão aos que o vendem e comprem óleo para vocês.” E, saindo elas para comprar, chegou o noivo, e as que estavam preparadas entraram com ele para a festa do casamento. E fechou-se a porta. Mais tarde, chegaram as virgens imprudentes, …”
Na quarta-feira nós caminhamos dentro deste capítulo 25 de Mateus, e esse capítulo ele registra três grandes ensinamentos e quais são?
"A parábola das dez virgens, a parábola dos talentos e a certeza do juízo final, onde as ovelhas serão separadas dos bodes".
Jesus ele proferiu essas três parábolas, ou Jesus compartilhou com os seus discípulos esses três ensinamentos logo após o seu sermão escatológico, logo após dizer para seus discípulos no monte das Oliveiras acerca de coisas que aconteceriam no porvir. Jesus teve o seu momento de transmitir para os seus discípulos a respeito do princípio das dores, a respeito da grande tribulação, a respeito do arrebatamento, Jesus no capítulo 24 abordou com os seus discípulos a respeito da segunda vinda, a volta do redentor e agora no capítulo 25 Jesus se apropria de três parábolas, três histórias para sedimentar, para consolidar todos os princípios que foram compartilhados no capítulo 24.
Aqui nesta parábola das 10 virgens nós aprendemos que essas virgens estavam à espera do noivo, a bíblia diz isso. Aquelas virgens eram virgens que se caracterizavam para as prudentes de as insensatas, 50% por cento é identificada na bíblia como virgens prudentes, e outras 50% são identificadas como insensatas, imprudentes.
Na celebração de quarta aprendemos duas advertências:
CHEGAR ATRASADO SEMPRE CAUSA TRAGÉDIA
EXISTEM COISAS QUE NÃO PODEMOS PEGAR EMPRESTADO e entre essas coisas está o azeite.
Eu quero continuar olhando para Mateus 25 e eu não quero fazer duas advertências como foi feito na quarta, mais vou me arriscar a fazer duas afirmações e eu farei essas afirmações para que eu e você estejamos preparados para o grande e glorioso dia em que nos encontraremos com o noivo.
A primeira afirmação que eu faço levando em consideração o contexto do texto, é a seguinte afirmação:
ASSIM COMO A CANDEIA SEM AZEITE NÃO FORNECE LUZ, A VIDA CRISTÃ SEM O ESPÍRITO SANTO NADA PRODUZ.
Na verdade, pavio de estopa sem azeite queima mais não ilumina. Os mais antigos sabem que para acender uma lamparina precisava de uma estopa e um pouco de óleo ou querosene e quando a se acende a querosene, ou o óleo mantinha a estopa acesa. A grande verdade, é que pavio sem azeite queima mais não ilumina. Ou seja, eu e você sem a presença do Espírito Santo somos como uma estopa sem azeite, podemos até queimar mais não produzimos algo sólido para nossas vidas. VIDA SEM ORAÇÃO É COMO ESTOPA SEM AZEITE, SEM ÓLEO.
Related Media
See more
Related Sermons
See more