Para que conhecemos a Verdade? (João 8:31-38)

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 1,451 views
Notes
Transcript
INTRODUÇÃO: Ao longo da nossa vida, aprendemos verdades e conceitos que ajudam a nortear aquilo que iremos fazer durante a vida. Me lembro de colegas que reclamavam da Matemática dizendo que nunca mais usariam aquilo na vida, e tem cálculos e fórmulas que talvez nunca mais a gente utilize, mas saber o quanto são 2+2, todos sabemos.
Tantas verdades aprendemos, mas sabemos que há uma Verdade que permeia todas as outras, e é esta que nos sustenta. Queridos irmãos, nesta noite, eu gostaria de falar a vocês a respeito da vida que recebemos em Cristo. PARA QUE CONHECEMOS A VERDADE?
CONHECERMOS PARA SERMOS LIBERTOS
João 8.31–32 ARA
31 Disse, pois, Jesus aos judeus que haviam crido nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos; 32 e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.
Explicação: Anteriormente a este texto, Jesus explica Sua missão e autoridade a todos os ouvintes a fim de crerem nEle. Ele traz ao conhecimento deles conceitos que nunca ouviram, mas que são revolucionárias e transformadoras a corações rebeldes, ou até mesmo a quem julga estar em boa comunhão com Deus.
Este último é o caso dos judeus. Vemos na sequência o que eles respondem:
João 8.33 ARA
33 Responderam-lhe: Somos descendência de Abraão e jamais fomos escravos de alguém; como dizes tu: Sereis livres?
Os judeus entendem literalmente a declaração de Jesus a respeito de serem escravos, e não aceitam tal afirmação, visto que imaginam uma escravidão que está relacionada ao contexto político, como os escravos no Egito.
O que é curioso, pois eles ignoram o fato de os descendentes de Abraão terem sido escravos dos egípcios, e quando começaram a habitar a terra de Canaã, foram dominados por outros povos inúmeras vezes, principalmente por filisteus, assírios, babilônios, persas, gregos, sírios e, por último, romanos.
É importante observarmos, ainda, que, para os gregos, verdade significa o que é palpável, real. Para os judeus, está intimamente relacionado à fidelidade e integridade, ao caráter de uma pessoa, Verdade esta que se encontra na Pessoa de Jesus Cristo. E é este o conceito que Jesus procura enfatizar aqui, mais do que um conceito teórico, a Verdade é uma Pessoa, Jesus. Quem conhece a Jesus, encontra-se com a Verdade.
Aplicação: Nos dias que vivemos, as pessoas são cheias de conceitos, achismos e cada um declara possuir sua verdade pessoal, ignorando a verdade única. Nesta prisão em que cada um imagina estar livre, tenho visto acontecer tanta coisa sem sentido.
Distantes da única verdade, discute-se a ideologia de gênero, como se houvesse uma infinidade de gêneros além do masculino e do feminino, que seriam o trans, o não-binário, e ainda milhares de outros, e é por isso que quando vemos a sigla LGBTQIA+, este sinal de + se refere aos outros gêneros que vão sendo acrescentados todos os dias.
Vi a situação de uma menina de 10 anos cuidada por duas mulheres e que declara ser não-binária, mas o interessante é que ela diz gostar mais do feminino. Ou seja, bagunçaram tanto a mente dela que ela não sabe nem dizer o que é ser uma menina.
Existe tanta gente alienada que não consegue enxergar a doutrinação que está recebendo. Estão relativizando muitos conceitos que nós sabemos que são autênticos. O casamento, por exemplo, como falei ontem no Culto de Estudo Bíblico.
A cantora Sandy e o Lucas da Família Lima anunciaram sua separação. Publicaram dizendo que: “Não teve briga, mágoa, traumas... a gente conseguiu enxergar que esse era o melhor caminho e vamos deixar de ser um casal do mesmo jeito que a gente foi um: com muito amor, respeito e amizade infinita”.
Aí eu pergunto a você: então, se existe amor, se não foi por traição, mas decidem se separar depois de 24 anos de relacionamento e 15 de casados, o que eles entendem por casamento? E o filho do casal, como fica nesta situação? Pense na figura de pai e mãe que esta criança terá, não haverá base nenhuma para que decida se casar e formar família como eles fizeram, pois já não estão sendo mais um modelo a ser seguido.
Nesta cegueira do coração, o homem já não sabe o que é certo ou errado, está tudo muito confuso. A base da nossa sociedade está deixando de ser as Escrituras Sagradas. Estão proibindo orações em algumas escolas e outras instituições, evangelização. Como é que o mundo pode imaginar que haverá um bom futuro se não tiver a Deus como sua base?
Que a gente continue firme. Pais precisam colocar no coração dos seus filhos esta verdade a fim de que eles tenham o desejo de conhcer mais. É a resposta para todo dilema humano. Senão, sabe o que acontecerá? Esta verdade sólida que temos será trocada por coisas desprezíveis, supérfluas, vai ser como pó, e tudo o que é pó vai acabar quando Deus agir.
Dobradiça: A Verdade de Deus nos torna, primeiramente, libertos do pecado. Em segundo lugar, o que aprendemos é que a Verdade de Deus é para:
2. SERMOS LIBERTO PARA SERMOS FILHOS
João 8.34–36 ARA
34 Replicou-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: todo o que comete pecado é escravo do pecado. 35 O escravo não fica sempre na casa; o filho, sim, para sempre. 36 Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.
Jesus, então, esclarece que está falando em âmbito espiritual e não físico. Ele apresenta a grave situação que se encontra a humanidade dominada pelo pecado. E é somente pela ação sobrenatural de Deus que o homem pode ser liberto. Daí os escravos são tornados filhos, não ficam fora da casa, mas são recebidos como filhos adotivos para morarem com o Pai.
Assim, como filhos, todos são libertos do pecado para viverem uma vida plena com o Senhor. Vivem o novo nascimento:
João 3.3–8 ARA
3 A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. 4 Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, voltar ao ventre materno e nascer segunda vez? 5 Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus. 6 O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito. 7 Não te admires de eu te dizer: importa-vos nascer de novo. 8 O vento sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo o que é nascido do Espírito.
Irmãos, Jesus reforça que ser liberto do pecado é viver da maneira que foi criado para ser. Não fomos criados por Deus para vivermos no pecado, muito menos para estarmos longe de Deus.
O pecado nos cega, rouba nossa indentidade, faz nossa mente pensar naquilo que não é verdade, nossa vontade se torna escrava dos desejos pecaminosos. Em pecado, somos depravados, e assim, o único remédio para nós é a ação divina que regenera o coração e faz tudo novo, em Deus somos novas criaturas!
Quando somos recebidos na família de Deus, somos tornados filhos, e é um título que não pode ser revogado, não pode ser tirado, uma vez libertos, libertos para sempre, uma vez salvos, salvos para sempre!
João 3.14–16 ARA
14 E do modo por que Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do Homem seja levantado, 15 para que todo o que nele crê tenha a vida eterna. 16 Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Aplicação: Queridos, as algemas que nos prendiam no pecado foram quebradas por Jesus quando Ele morreu por nós. Foi Ele quem nos deu vida.
Diferentemente daqueles que utilizam as mídias para trazer novos conceitos que são contrários ao que cremos, nossa missão é nos mantermos firmes na única Verdade.
Caminhamos na direção contrária, somos convertidos. Enquanto este mundo caminha para a destruição, nós caminhamos para a nova vida.
O mundo, em vez de nos levar para a liberdade, cada vez nos prende mais. Eu falei da ideologia de gênero, mas o buraco é mais embaixo. Na Alemanha, houve recentemente um encontro de pessoas que pensam que são cães. Não to falando de cosplay, que é quando as pessoas vestem fantasia para representarem um animal em teatro ou festa.
To afirmando que há pessoas que pensam que são cães e querem viver comendo razão, dormindo na casinha e tudo mais. Há pessoas adultas que pensam que são bebês, mamam na mamadeira e usam fralda.
Gente, a realidade hoje é esta, devemos encará-la e precisamos agir de tal forma que isso não venha até nós. Creio que nenhum de vocês aqui irá mudar sua rotina e começar a pensar que é um cão ou um bebê, mas este alerta deve servir para todos nós sabermos onde está nossa identidade, está em Cristo.
Nada mais pode nos definir. Eu e você temos a responsabilidade de apresentar a Verdade de Deus a todo aquele que está perdido na escravidão do pecado.
Quero, ainda, deixar mais um versículo a vocês:
João 8.51 ARA
51 Em verdade, em verdade vos digo: se alguém guardar a minha palavra, não verá a morte, eternamente.
Em Cristo nós temos vida. O Senhor deixou a promessa e irá cumprir! Viveremos com Ele eternamente!
CONCLUSÃO: Não há nem nunca haverá verdade maior. Somente Cristo nos encontra, nos liberta e nos torna filhos de Deus em Seu santo nome. Que nunca nos esqueçamos disto! Meus irmãos, que o Senhor nos abençoe. Que o Senhor abençoe sua vida!
Related Media
See more
Related Sermons
See more