Carta de 1 Tessalonicenses

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 12 views
Notes
Transcript

A Igreja em Tessalônica

A igreja foi fundada por Paulo em sua segunda viagem missionária (Atos 17.1-9), o qual ele passa na cidade de Tessalônica, com o objetivo de afirmar para os tessalonicenses que Jesus Cristo deveria sofrer e ressuscitar dentre os mortos. Mas por causa desse ensino que Paulo estava trazendo os judeus não gostaram disso, por isso procurou matar Paulo e Silas e eles tiveram que sair imediatamente de Tessalônica, mas alguns judeus e gentios foram alcançados pelo evangelho proclamado pelo apóstolo Paulo.
Paulo, Silas e Timóteo tiveram que sair antes do esperado de Tessalônica, por causa da oposição entre os judeus, depois Paulo foi para Acaia, em seguida teve uma estadia em Atenas e de Atenas enviou Timóteo até Tessalônica para verificar como estava a igreja (1 Ts 3.1-6), e provavelmente essa primeira carta foi escrita de Corinto.

Conteúdo

Saudação Inicial (1.1)
Gratidão pela fé e pelo trabalho dos Tessalonicenses (1.2-3)
Gratidão pelo testemunho e pela fidelidade dos Tessalonicenses (1.4-10)

Data e Autor

Paulo escreve essa carta por volta de 51-52 d.C.

Destinatário e Propósito

Paulo escreve para a igreja que está na cidade de Tessalônica, com o objetivo de detalhar seus ensinos para esta igreja, pois ele não pode ficar muito tempo em Tessalônica, por isso a necessidade de escrever uma carta. O ensino que o apóstolo deixa para esta igreja são sobre a segunda vinda de Cristo Jesus (1 Ts 5.1-11), sobre a vida cristã, isto é, enquanto eles aguardavam a vinda do Senhor eles precisavam viver em santidade (1 Ts 4.1-12), o apóstolo consola os cristãos em meio a perseguição (1 Ts 2.13-16).

Comentário

Capítulo 1 versículos 1-3

Saudação Inicial (1.1)

1Tessalonicenses 1.1 (ARA)
1 Paulo, Silvano e Timóteo, à igreja dos tessalonicenses em Deus Pai e no Senhor Jesus Cristo, graça e paz a vós outros.
Paulo sempre costuma escrever as suas cartas se identificando no início. Ele também deixa claro os companheiros que estão com ele, como Silvano que é Silas, um homem que pregava as Escrituras, era da igreja de Jerusalém e era companheiro de Paulo, onde foi preso na cidade de Filipos (At 16). Timóteo o jovem da cidade de Listra (Atos 16.1). Nesse contexto Timóteo e Silas visitaram as igrejas da região da Macedônia, para relatar a Paulo como estavam as igrejas. Timóteo visitou a cidade de Tessalônica (1 Ts 3.1-2).
Após a identificação Paulo tem o costume de cumprimentar com a graça e a paz. Graça significa favor imerecido e Paz significa relações que tem harmonia e tranquilidade. Graça e Paz se complementam, pois a paz vem por meio da graça de Deus.

Gratidão pela fé e pelo trabalho dos Tessalonicenses (1.2-3)

1 Tessalonicenses 1.2 (ARA)
2 Damos, sempre, graças a Deus por todos vós, mencionando-vos em nossas orações e, sem cessar,
Paulo é grato pela igreja de Tessalônica, pois, ele estava alegre com as coisas que Timóteo disse a respeito dela.
1Tessalonicenses 3.1–2 NVI
1 Por isso, quando não pudemos mais suportar, achamos por bem permanecer sozinhos em Atenas 2 e, assim, enviamos Timóteo, nosso irmão e cooperador de Deus no evangelho de Cristo, para fortalecê-los e dar-lhes ânimo na fé,
E as coisas que ele ouviu eram louváveis e era motivo de agradecer a Deus pelo trabalho ter frutificado, apesar de ele ter pregado por três sábados, ou seja, pouco tempo.
Atos dos Apóstolos 17.1–2 NVI
1 Tendo passado por Anfípolis e Apolônia, chegaram a Tessalônica, onde havia uma sinagoga judaica. 2 Segundo o seu costume, Paulo foi à sinagoga e por três sábados discutiu com eles com base nas Escrituras,
Paulo ora a Deus Pai de forma constante por esses irmãos que estão em Tessalônica. Por isso, o cristão deve interceder a Deus em favor dos membros da igreja, pelos amigos, família, etc.
1 Tessalonicenses 1.3
3 recordando-nos, diante do nosso Deus e Pai, da operosidade da vossa fé, da abnegação do vosso amor e da firmeza da vossa esperança em nosso Senhor Jesus Cristo,
O motivo da alegria e da gratidão de Paulo é que eles estavam trabalhando na obra do Senhor, por causa da fé que eles tinham em Jesus Cristo, ou seja, praticavam boas obras porque eles tinham fé.
A fé desses irmãos era viva e verdadeira, essa fé era famosa e se espalhou na região da Macedônia e da Acaia. Isso significa que quando os cristãos tem algo bom em suas vidas, isso se espalha rapidamente, mas se tem algo ruim isso também se espalha. Por isso é necessário ter fé em Jesus Cristo, mas uma fé viva e verdadeira.
O cristão que tem fé em Jesus, uma fé viva e verdadeira, ele irá praticar boas obras, pois é impossível alguém dizer que tem fé se não tem obras.
Tiago 2.17 NVI
17 Assim também a fé, por si só, se não for acompanhada de obras, está morta.
O esforço que eles tinham para trabalhar vem do amor, da fé e da esperança que eles tinham em Jesus. Mesmo em meio as perseguições (v. 6), eles amavam a Cristo e não deixava de amá-lo (v.9).
O servo tem amor por Jesus, apesar das dificuldades
Marcos 12.30–31 NVI
30 Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças’.31 O segundo é este: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’. Não existe mandamento maior do que estes”.
O amor motiva-o a trabalhar na obra do Senhor e ele jamais fica pensando em agradar os homens, mas dedica a sua vida em prol do Reino de Jesus.
1Coríntios 15.58 NVI
58 Portanto, meus amados irmãos, mantenham-se firmes, e que nada os abale. Sejam sempre dedicados à obra do Senhor, pois vocês sabem que, no Senhor, o trabalho de vocês não será inútil.
Colossenses 3.23 NVI
23 Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens,

Conclusão

A igreja de Tessalônica era uma igreja dedicada e esforçada ao trabalho do Senhor, ela amava a Deus. Isso alegrava o coração do apóstolo Paulo, onde ele menciona que dá graças a Deus pela vida desses irmãos. O motivo desse esforço era o amor ao Senhor Jesus Cristo.

Aplicação

O cristão deve orar pela igreja onde é membro.
O servo de Deus precisa buscar amar a Jesus todos os dias.
A igreja precisa se dedicar e se esforçar para trabalhar na obra Senhor.
Related Media
See more
Related Sermons
See more