MUNDO, PAUTA PARA A IGREJA
UMA IGREJA PARA HOJE: Os Desafios Nos Dias Atuais • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 4 viewsO que é o mundo para você? Como entender os desafios globais a luz da Escritura, o que a Bíblia nos tem a dizer sobre, fome, violência e crise climática? Nesta mensagem somo confrontados a proclamar um Cristo que promove vida abundante. Nós somos seu povo que ilumina o mundo.
Notes
Transcript
Introdução
Introdução
Qual a última vez que você parou para refletir os reais problemas da humanidade?
E os problemas do nosso país, cidade, bairro...
Antes de nos aprofundarmos no texto bíblico me permita compartilhar alguns dados aqui:
Vocês já refletiu sobre o problema da fome? Você sabia que segundo a Organização da Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura, em 2022, cerca de 828 milhões de pessoas no mundo tinham passado por alguma privação alimentar? A grande maioria está na África Subsaariana, Asia Meridional e América Latina?
A maioria dessas privações são causadas por desigualdade, guerras e crise climática?
E problemas climáticos? Você já percebeu que o planeta está meio que em desordem climática? Já percebeu que o clima no planeta está estranho, não é verdade?
E a economia mundial, já notou que as grandes potências estão tendo que lidar com inflação, guerras e doenças como a COVID-19? Você sabia que 0,01% mais rico do planeta detêm 11% da riqueza global segundo algumas agências de pesquisa? Com isso, o problema da desigualdade se acentua cada vez mais?
E o problema da violência, você sabia que o Brasil já foi o 13º país mais violento do mundo? Em 2022 foram registrados 45.033 homicídios Jovens e negros são as maiores vítimas? Em 2022 37,6% das vítimas de homicídios, tinham entre 15 e 29 anos? 76,8% das vítimas de homídios eram negras?
Você sabia que dentre vários fatores que contribuem para um cultura de violência as que se destacam é: a desigualdade social, a pobreza e a falta de oportunidades?
Agora, diante de um quadro desses, eu lhe pergunto: isso tudo trás alguma implicação para a igreja de Cristo?
Deveria existir um senso de responsabilidades missional da igreja?
Nós temos aqui um problema sério de interpretação da natureza da igreja e a forma como concebemos isso irá definir e determinar como a igreja irá encarar o seu papel junto aos desafios reais da humanidade.
Resumindo a nossa forma de interpretar o papel da igreja no mundo basicamente é, converter pessoas para irem morar no céu. Evangelizar é dar um conselho as pessoas para escolher Jesus e não ir para o inferno como afirma N.T. Wright.
A questão é que isso não reflete a mensagem das boas novas do evangelho. Evangelizar deveria ser, trazer uma boa notícia, mas que notícia é essa?
Bem, todos nós sabemos que os evangelistas escreveram sobre a chegada de um reino e seu Messias. Que este Reino era o cumprimento da promessa do Deus de Israel de restaurar toda sua criação.
Que em Cristo, Deus Pai obteria a vitória sobre o maior inimigo da humanidade que é o pecado e a morte. Que um dia todas as mazelas causadas pela queda finalmente iria terminar.
Que por meio de Cristo alcançamos a graça de fazermos parte da família de Deus e assim colaboradores em sua obra de restaurar todas as coisas.
Que incluídos na comunidade de Cristo (a igreja) damos testemunho ao mundo como sinal do reino futuro, reino que já é, e que há de vir.
Toda a Bíblia está permeada dessa mensagem de cura e restauração; a Bíblia não é um manual de como obter seu passaporte para o céu, a Bíblia é a revelação de Deus de como ele envolvido na história de suas criaturas vem restaurando todas as coisas (Cl 1.19).
Por que o mundo é pauta da igreja? Porquê a igreja é sal e luz do mundo.
Sal e Luz
Sal e Luz
É impressionante como a medida que vamos avançando na leitura bíblica somos confrontados com essa linha de raciocínio: a identidade do povo de Deus está ligado diretamente com ações de justiça. A Bíblia não desconecta santidade e justiça.
Somos algo em quem o mundo se compara. Somos o contraste dentro de um mundo cheio de corrupção. Sal e Luz são duas figuras que representam bem isso.
Quando lemos as notícias somos apresentados a um mundo em queda livre. A maldade está estampada nas páginas dos jornais, é fétido, o mundo é um organismo vivo em decomposição.
Então Jesus vem e diz: Vocês são aqueles que restauram um sabor e a dignidade do mundo. Vocês só fazem sentido para o mundo se forem sal.
Mas vocês também são luz. Há densas trevas no mundo. Existe um filme baseado no livro de José Saramago, chamado Ensaio Sobre a Cegueira. Em razão de uma doença chamada cegueira branca que acaba atingindo toda uma cidade, a sociedade entra em total colapso, trazendo a tona as mais perturbadoras reações humanas.
A história revela um pouco do que é a sociedade. Seja por tentar interpretar a sociedade como egoísta, violenta ou mesmo edonista, ou até como a natureza humana, o fato é que Jesus já falava sobre isso muito antes de Saramago.
Ser luz no alto de uma montanha a ponto de ser vista pelo mundo. Esta é a mensagem de Cristo a Israel, claro que o papel da igreja é ampliado na medida em que ela é enviada às nações, mas como corpo vivo e casa espiritual ela é fundada no lugar mais alto ao ponto de todos verem a sua luz.
Se a luz do povo de Deus brilha diante dos homens, estes mesmo homens glorificam a Deus pela nossa boa ação.
Como a igreja se envolve com os problemas do mundo? Sendo ela mesma Sal e Luz. Vejam, a igreja não é um refúgio para nos livrarmos da realidade, a igreja é o protótipo do reino de Deus em meio ao caos do mundo. Então pense, se a igreja deve ser um modelo para o mundo de justiça e paz mesmo no meio das crises, imagina como será esse reino em sua plenitude.
Por isso a igreja tem como sua principal pauta o mundo.
Conclusão
Conclusão
Para que serve a igreja no mundo? O que deveria o mundo esperar da igreja?
Seja sincero irmão e irmã? O que te motiva a seguir na fé? Como você se vê nesse projeto de Deus em restaurar e sua criação?
Você se vê como Sal e Luz? As pessoas são atraídas a Cristo pela sua boa conduta?
Seu coração é satisfeito mesmo em tempos quando as coisas não vão tão bem?
Que a partir de hoje você e eu possamos entender o poder do evangelho de Jesus na obra do Pai em restaurar toda a sua criação.