Princípios para julgar uma profecia
Princípios para julgar uma profecia
[1ª Análise] - Na verdadeira profecia não há presunção
Deuteronômio 18.20–22 (NAA)
20 — Porém o profeta que tiver a presunção de falar alguma palavra em meu nome, algo que eu não mandei que falasse, ou o que falar em nome de outros deuses, esse profeta deve ser morto. 21 Se vocês pensarem: “Como conheceremos a palavra que o SENHOR não falou?”, 22 saibam que, quando esse profeta falar em nome do SENHOR, e a palavra dele não se cumprir, nem acontecer o que ele profetizou, esta é uma palavra que o SENHOR não falou. Tal profeta falou isso com presunção; não tenham medo dele.
1ª A profecia não deve vir de presunção. (v. 20a)
O primeiro cuidado que um profeta deve ter é de não ser presunçoso.
O que é isto?
Dicionário Internacional de Teologia do Antigo Testamento (547d †נָזִיד (nāzîd) alimento cozido, cozinhado.)
O falso profeta, por exemplo, era alguém que se atrevia a falar em nome de Deus, tomando por certo ter autoridade para fazê-lo sem, no entanto, ter sido chamado
A profecia vem unicamente por ordem do Senhor, nunca pela vontade humana. Se vier pela vontade humana é presunção.
O profeta presunçoso é aquele que fala sem que Deus tenha lhe mandado falar.
2ª A profecia deve ser proferida unicamente em nome do Senhor (v. 20c)
…ou o que falar em nome de outros deuses...
Falar em nome de outros deuses ou outras entidades revela uma falsa profecia.
3ª A profecia contém predições que se realizam integralmente. (v. 22)
a) não se cumprir
Comentários do Antigo Testamento: Deuteronômio (c) O Profeta (v. 15–22)
Isso quer dizer que a palavra supostamente falada por Deus por intermédio do profeta não estava de acordo com o que o Senhor já havia revelado e era, portanto, automaticamente, suspeita.
Deus não se contradiz, pois quando ele fala ele cumpre, pois vela por sua palavra para a cumprir (Jr 1.12).
b) não acontecer o que ele profetizou
A profecia deve acontecer exatamente como o profeta predisse. A não ser que o próprio Deus mude a sentença como foi no caso do rei Ezequias por exemplo (2Rs 20.1-11)
c) profeta presunçoso
Léxico Lexham da Bíblia Hebraica זָדוֹן
presunção (comportamento) — comportamento audacioso ou arrogante para um que não tem o direito.
Dicionário Internacional de Teologia do Antigo Testamento 547d †נָזִיד (nāzîd) alimento cozido, cozinhado.
O falso profeta, por exemplo, era alguém que se atrevia a falar em nome de Deus, tomando por certo ter autoridade para fazê-lo sem, no entanto, ter sido chamado
Provérbios 26.2 NAA
2 Como o pássaro que foge e como a andorinha no seu voo, assim a maldição sem motivo não se cumpre.
[2ª Análise] - A verdadeira profecia promove a verdadeira adoração
Deuteronômio 13.1–3 NAA
1 — Se aparecer no meio de vocês um profeta ou sonhador e anunciar um sinal ou prodígio, 2 e se acontecer esse sinal ou prodígio de que ele falou, e ele disser: “Vamos seguir e adorar outros deuses”, deuses esses que vocês não conheceram, 3 não deem ouvidos às palavras desse profeta ou sonhador. Porque o SENHOR, seu Deus, está pondo vocês à prova, para saber se vocês amam o SENHOR, seu Deus, de todo o coração e de toda a alma.
A profecia promove a obediência a Deus e as Escrituras.
O sobrenatural não é prova de que Deus esteja presente nesse ou naquele grupo religioso.
Jesus disse, em Mateus 24.24, que esses falsos cristos e falsos profetas operam maravilhas tais, que se possível, enganariam até os escolhidos.
A Bíblia diz ainda que Satanás pode se transfigurar em anjo de luz e seus mensageiros em ministros de justiça, para atrair as pessoas a si (2Co 11.14,15).
Quando o anticristo se revelar, ele vira segundo a eficácia de Satanás, com todo poder, e sinais, e prodígios de mentira (2Ts 2.7-10).
Por isso Jesus disse que nem todos os que o chamam de Senhor, e que profetiza, e que expulsa demônios, e que faz maravilhas em seu nome é verdadeiramente servos dele, pois se vivem em desobediência a sua Palavra não são servos de Cristo (Mt 8.21-23).
Quando alguém ou um grupo aparecer mostrando todas essas maravilhas e convidar você para ir “após outros deuses”, ou seja, ensinar uma teologia fora da ortodoxia (heterodoxia), você deve rejeitar.
Mas o que é a ortodoxia?
Ortodoxia – [Do gr orthodoxos] Qualidade de uma declaração doutrinária que se acha de acordo com o ensino revelado no AT e NT. Conjunto de doutrinas provindas da Bíblia, e tidas como verdadeiras, de conformidade com os credos, concílios e convenções da Igreja (Dicionário Teológico de Andrade).
Breve Dicionário de Teologia Ortodoxia
No sentido mais estrito, a “ortodoxia” significa “doutrina correta” e, portanto, todas as igrejas consideram-se ortodoxas.
[3ª Análise] - Os falsos profetas
Jeremias 14.14–15 NAA
14 E o SENHOR respondeu: — Esses profetas profetizam mentiras em meu nome. Nunca os enviei, nem lhes dei ordem, nem lhes falei. Eles estão profetizando para vocês visões falsas, adivinhações inúteis e engano que procede do seu íntimo. 15 Portanto, assim diz o SENHOR a respeito dos profetas que, profetizando em meu nome, sem que eu os tenha mandado, dizem que não haverá guerra nem fome nesta terra: Esses profetas serão consumidos pela guerra e pela fome.
❶ Profetizam mentiras
Jeremias 23.32 NAA
32 Eis que eu sou contra os que profetizam sonhos mentirosos, diz o SENHOR, e os contam, e com as suas mentiras e leviandades fazem o meu povo andar errante. Eu não os enviei, nem lhes dei ordem alguma; e eles não trazem nenhum proveito a este povo, diz o SENHOR.
Jeremias 28.15 NAA
15 Então o profeta Jeremias disse ao profeta Hananias: — Escute bem, Hananias: O SENHOR não o enviou, mas você fez com que este povo confiasse em mentiras.
Mentira - שֶׁ֫קֶר (šeqer) - uma tentativa oral de ludibriar, mas ás vezes usada numa referência a uma ação fraudulenta.
Entre os vários significados se encontram: a. “enganar ou tratar alguém falsamente”; b. “falar o que não é verdade ou falsear a realidade”; c. “enganar pela sedução”.
Um profecia mentirosa jamais poderá vir de Deus, pois Ele não pode mentir (Nm 23.19; Tt 1.2; cf. Sl 12.6; 2Co 1.18).
(Dicionário Bíblico Eeerdmans)
❷ Não foram enviados, nem ordenados e nem ouviram a voz de Deus.
Jeremias 23.21 NAA
21 “Não mandei esses profetas, mas eles foram correndo; não lhes falei, mas eles profetizaram.
❸ Profetizam visões falsas
Ezequiel 13.6 NAA
6 As visões que eles tiveram são falsas e as adivinhações são mentirosas. Dizem: ‘O SENHOR disse’, quando o SENHOR não os enviou. E ainda esperam que a palavra se cumpra!
O caso de Hananias (filho de Azur) é um caso de um falso profeta contemporâneo de Jeremias (Jr 28)
❹ Eles anunciam profecias da sua própria imaginação.
Jeremias 23.16 NAA
16 Assim diz o SENHOR dos Exércitos: — Não deem ouvidos às palavras dos profetas que profetizam entre vocês e que os enchem de falsas esperanças; falam as visões do seu coração, não o que vem da boca do SENHOR.
Profetizam “o que vem do seu próprio coração” e, ainda assim, afirmam que vêm do Senhor. Eles “seguem seu próprio espírito e não viram nada”.
Ezequiel 13.3 NAA
3 — Assim diz o SENHOR Deus: “Ai dos profetas insensatos, que seguem o seu próprio espírito sem nada terem visto!
❺ Distorcem a palavra de Deus.
Jeremias 23.36 NAA
36 Mas nunca mais vocês devem fazer menção das palavras “sentença pesada do SENHOR”, pois o que se tornará um peso para alguém é a própria palavra que ele falou. Porque vocês torcem as palavras do Deus vivo, do SENHOR dos Exércitos, o nosso Deus.
O que é distorcer?
Léxico Lexham da Bíblia Hebraica הפך
perverter ⇔ transformar† — perverter algo, expressado como transformar a coisa.
Novo Dicionário Internacional de Teologia e Exegese do Antigo Testamento, Volumes 1–5 הפך
Profetas mentirosos modificavam ou distorciam as palavras de Deus, substituindo-as pelas deles mesmos (Jr 23.36).
❻ Vivem uma vida horrenda
Jeremias 23.14 NAA
14 Mas nos profetas de Jerusalém vejo coisa horrenda: cometem adultério, andam com falsidade e fortalecem as mãos dos malfeitores, para que não se convertam da sua maldade. Para mim, todos eles se tornaram como Sodoma, e os moradores de Jerusalém, como Gomorra.
a. Coisa horrenda - שַׁעֲרוּר (šaʿărûr) - O que eles faziam na adoração de ídolos e na falsa profecia eram coisas verdadeiramente horríveis aos olhos de Deus e dos profetas que os denunciaram (Jr 5.30).
➡️ cometem adultério
Jeremias 29.23 NAA
23 Isso porque fizeram loucura em Israel, cometeram adultério com as mulheres de seus companheiros e anunciaram falsamente em meu nome palavras que não lhes mandei dizer. Eu o sei e sou testemunha disso, diz o SENHOR.”
➡️ andam com falsidade
Jeremias 8.10 NAA
10 Portanto, darei as mulheres deles a outros homens, e os seus campos, a novos possuidores. Porque, desde o menor deles até o maior, cada um está entregue à ganância, e tanto o profeta como o sacerdote usam de falsidade.
➡️ fortalecem as mãos dos malfeitores
De que forma?
para que não se convertam da sua maldade. São aqueles que dizem ao ímpio: Tu és justo!
Provérbios 24.24 BKJ 1611
24 Aquele que disser ao perverso: Tu és justo; a este os povos amaldiçoarão, as nações o abominarão,
Quão horrendo é para o senhor este tipo de vida?
Chegam ao nível de Sodoma e Gomorra.
Tudo isto com motivações falsas para obter lucro falso.
[4ª Análise - A VERDADEIRA PROFECIA]
A profecia fala aos homens para a edificação, exortação e consolação (1Co 14.3).
1Coríntios 14.3 NAA
3 Mas o que profetiza fala para as pessoas, edificando, exortando e consolando.
“O que profetiza” (gr prophēteuõ), que prediz eventos, adivinhar, falar sob inspiração, exercer a função profética :- profetizar. Os profetas eram tanto videntes como vaticinadores, daí o porquê de Paulo ter escrito “que em parte conhecemos e em parte profetizamos” (1Co 13.9). Particularmente, predizer eventos futuros, predizer, frequentemente indicando a ideia do AT de exortar, reprovar, repreender, ameaçar, e tudo o que era dito pelos profetas quando agiam sob a influência divina, como embaixadores de Deus e intérpretes da sua vontade. Neste caso especificamente sobre o dom de profecia concedido pelo Espírito Santo (At 19.6; 21.9; 1Co 11.4,5; 13.9; 14.1,3-5,24,31,39).
[O OBJETIVO DA PROFECIA]
① “para edificação” – (gr oikodomē), usado neste caso de forma metafórica: uma edificação na fé, progresso, progredir na vida com Deus, falando a respeito da igreja cristã e de seus membros (Rm 14.19; 1Co 14.5, 12, 26; Ef 4.29)
② “para exortação” – (gr paraklesis), uma “admoestação, instigar” a pessoa a buscar algum curso de conduta, para ajudar, encorajar (1Ts 5.11).
“Exortação – [do lat exhortationem], não significa necessariamente repreensão ou reprimenda. Antes de mais nada, é o fortalecimento espiritual dos santos através da ministração de palavras de ânimo e encorajamento. Exortar é encorajar (DTA)”.
③ “para consolação” – (gr paraklesis), confortar. “A consolação pelo Espírito fortalece a fé, produz nova expectativa, renova as esperança e elimina os temores. Isso ajuda no fortalecimento e edificação da igreja” (SOARES, 2010).
Bibliografia
Bíblia de Estudo Palavras Chave - Hebraico e Grego (ARC - 4ª ed.). (2011). Rio de Janeiro: CPAD.
SOARES, E. (3º Trimestre de 2010). O Triplice Propósito da Profecia. O Ministério Profético na Bíblia - A voz de Deus na terra, p. 87.
VINE, W. E., UNGER, M. F., & WHITE, W. J. (2003). Dicionário Vine - O signifcado exegético e expositivo das Palavras do Antigo e do Novo Testamento. (2ª ed.). Rio de Janeiro: CPAD.
Craigie, P. C. (2013). Deuteronômio (C. A. B. Marra, Org.; W. M. Gomes, Trad.; 1a edição). Editora Cultura Cristã.
Brannan, R., org. (2020). In Léxico Lexham da Bíblia Hebraica. Lexham Press.
R. LAIRD HARRIS, G. L. A. J., BRUCE K. WALTKE. ([s.d.]). In Dicionário Internacional de Teologia do Antigo Testamento. Vida Nova.