Sugestoções de temas: Sejam imitadores de Deus ou imitadores de Cristo
30E não entristeçam o Espírito de Deus, no qual vocês foram selados para o dia da redenção. 31Que não haja no meio de vocês qualquer amargura, indignação, ira, gritaria e blasfêmia, bem como qualquer maldade. 32Pelo contrário, sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando uns aos outros, como também Deus, em Cristo, perdoou vocês.
5 1Portanto, sejam imitadores de Deus, como filhos amados. 2E vivam em amor, como também Cristo nos amou e se entregou por nós, como oferta e sacrifício de aroma agradável a Deus.
μιμέομαι, imito
μιμητής, -οῦ, ὁ, imitador
30 Visto que essas instruções todas, como foi possível notar diversas vezes, visam à comunhão no interior do corpo de Cristo, torna-se compreensível por que Paulo agora menciona o Espírito Santo: a nova vida “em Cristo” é ao mesmo tempo “vida no Espírito” (Gl 5:25; Rm 8:4). O corpo de cada crente não é nada menos que “santuário do Espírito Santo” (1 Co 6:19).
O Espírito Santo não deve ser “entristecido” pelo desprezo às referidas exortações. Também nesse ponto o apóstolo recorre a uma alusão ao AT. Isaías diz acerca da reação do povo diante do agir misericordioso e amoroso de Deus: “Foram rebeldes e contristaram o seu Espírito Santo” (Is 63:10 – embora a LXX utilize um verbo diferente). O que valia para Israel é agora relacionado com o povo da nova aliança: desobedecer à salutar vontade de Deus, conforme manifesta também nas instruções sobre mentira, ira, fraude e linguagem inconveniente, significa magoar o Espírito Santo. Isso precisa ser evitado ou reparado, sobretudo também porque os crentes são “selados no Espírito Santo para o dia da redenção”. Com esta formulação Paulo lembra Ef 1:13s, onde ele igualmente chamara o Espírito Santo de selo e penhor da herança. Como esse Espírito é o “Espírito da santificação” (Rm 1:4), o que foi selado também precisa corresponder ao selo. Revestir-se do novo ser humano abrange tanto o ser presenteado com a santificação (1 Co 1:30) como a constante exortação para uma vida santificada (1 Ts 4:3), conforme se torna visível, por exemplo, na obediência às instruções comunicadas por meio do apóstolo.