Esmirna: A Igreja Aprovada por Jesus
As Sete Igrejas do Apocalipse • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 242 viewsNotes
Transcript
Introdução
Introdução
O livro de apocalipse é sobre Jesus e a sua Igreja. É um livro sobre revelação, onde mostra os acontecimentos do fim dos tempos.
O livro foi escrito pelo apóstolo João, para as sete igrejas da Ásia Menor, onde eles estavam passando por perseguições. Mas também para a igreja de Cristo que viveria até a segunda vinda de Cristo, ou seja, esse livro é para os dias atuais.
4 João
às sete igrejas da província da Ásia:
A vocês, graça e paz da parte daquele que é, que era e que há de vir, dos sete espíritos que estão diante do seu trono,
11 que dizia: “Escreva num livro o que você vê e envie a estas sete igrejas: Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodicéia”.
O propósito do livro de Apocalipse é para exortar a igreja a perseverar e que ela possa adorar e ser submissa a Cristo mesmo em meio as perseguições.
A cidade de Esmirna era a cidade mais bela da Ásia Menor, era considerada a flor, a coroa e o ornamento da Ásia. O porto principal ficava nessa cidade, pois era uma cidade comercial.
A igreja de Esmirna ficava situada em uma cidade rica. Mas era uma igreja que estava passando por uma situação difícil e desafiadora. Então, veremos a realidade da igreja em Esmirna.
Ideia Central
Ideia Central
A igreja de Cristo passa por provações e dificuldades, mas a igreja demonstra fidelidade ao seu Senhor e Jesus está ao lado da sua igreja em tempos difíceis.
Transição
Transição
Veremos três lições sobre a igreja de Esmirna.
Desenvolvimento
Desenvolvimento
1° A igreja progride espiritualmente
1° A igreja progride espiritualmente
Apocalipse 2.8–9 (NVI)
8 “Ao anjo da igreja em Esmirna escreva:
“Estas são as palavras daquele que é o Primeiro e o Último, que morreu e tornou a viver.
João começa a carta dizendo de quem são as Palavras que está sendo dita. A expressão “O Primeiro e o Último, que morreu e tornou a viver”, é o próprio Cristo. Jesus se apresentou ao apóstolo João:
17 Quando o vi, caí aos seus pés como morto. Então ele colocou sua mão direita sobre mim e disse: “Não tenha medo. Eu sou o Primeiro e o Último.
João ao ver Jesus, caiu aos seus pés como morto, ou seja, ele se prostrou diante de Cristo, pois ficou constrangido e sabia que era indigno de ver a glória de Jesus.
Primeiro e Último, significa que Cristo é Deus, Ele já existia antes de todas as coisas.
17 Ele é antes de todas as coisas,
e nele tudo subsiste.
Morreu e Ressuscitou, Jesus morreu na cruz, mas ressuscitou ao terceiro dia.
9 Conheço as suas aflições e a sua pobreza; mas você é rico! Conheço a blasfêmia dos que se dizem judeus mas não são, sendo antes sinagoga de Satanás.
O texto bíblico destaca três aspectos do sofrimento e da provação da igreja de Esmirna:
1. Tribulação
1. Tribulação
A ideia de tribulação é um estado opressivo, de aperto e sufoco. A igreja estava passando por um momento muito difícil, visto que a pressão era muito grande, estava forçando ela a abandonar a fé cristã.
Os cristãos estavam sendo perseguidos, pois eles estavam sendo obrigados a adorar o imperador como Deus. Muitos cristãos estavam sendo mortos por causa da sua fé em Cristo.
2. Pobreza
2. Pobreza
A pobreza dos cristãos em Esmirna era por causa da tribulação que eles estavam passando, visto que, muitos deles eram escravos, de classe baixa e os bens materiais eram tomados pelos perseguidores.
3. Difamação
3. Difamação
A igreja de Esmirna estava sofrendo calúnias, difamações e acusações pelos judeus, que espalhavam mentiras a respeito da igreja e contaminando outras pessoas com essas acusações graves.
O diabo estava influenciando os judeus a perseguir a igreja e a ficar atacando-a, pois ele é o pai mentira e o acusador.
44 “Vocês pertencem ao pai de vocês, o Diabo, e querem realizar o desejo dele. Ele foi homicida desde o princípio e não se apegou à verdade, pois não há verdade nele. Quando mente, fala a sua própria língua, pois é mentiroso e pai da mentira.
10 Então ouvi uma forte voz dos céus que dizia:
“Agora veio a salvação,
o poder e o Reino
do nosso Deus,
e a autoridade do seu Cristo,
pois foi lançado fora
o acusador
dos nossos irmãos,
que os acusa diante
do nosso Deus, dia e noite.
Os judeus sempre foram inimigos da igreja, eles rejeitaram Jesus, como o Messias do AT, pois acreditavam no Messias que iria estabelecer um reino político e terreno, mas Cristo veio para estabelecer um reino eterno e estavam se transformando na Sinagoga de Satanás.
Os judeus perseguiam a igreja. O apóstolo Paulo foi vítima da perseguição dos Judeus.
Cidade de Listra
19 Então alguns judeus chegaram de Antioquia e de Icônio e mudaram o ânimo das multidões. Apedrejaram Paulo e o arrastaram para fora da cidade, pensando que estivesse morto.
Cidade de Tessalônica
5 Mas os judeus ficaram com inveja. Reuniram alguns homens perversos dentre os desocupados e, com a multidão, iniciaram um tumulto na cidade. Invadiram a casa de Jasom, em busca de Paulo e Silas, a fim de trazê-los para o meio da multidão.
Progresso Espiritual
Progresso Espiritual
Diante do sofrimento, a igreja de Esmirna progrediu espiritualmente, pois Jesus diz que ela é rica. Isso significa que ela é rica espiritualmente, as dificuldades não abalou a igreja, mas permaneceu firme. O sofrimento resultou em riquezas espirituais, isso jamais poderia ser tirado.
Paulo relata o seu sofrimento dizendo:
10 entristecidos, mas sempre alegres; pobres, mas enriquecendo muitos outros; nada tendo, mas possuindo tudo.
APLICAÇÃO
APLICAÇÃO
A igreja de Cristo, não deve olhar o sofrimento como algo ruim, mas crer que tudo coopera para o seu bem, porque as tribulações leva o cristão a amadurecer e a crescer espiritualmente.
2 Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, 3 pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. 4 E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma.
3 Não só isso, mas também nos gloriamos nas tribulações, porque sabemos que a tribulação produz perseverança; 4 a perseverança, um caráter aprovado; e o caráter aprovado, esperança.
3 “Bem-aventurados
os pobres em espírito,
pois deles é o Reino dos céus.
2° A igreja confia em Jesus, durante as provações
2° A igreja confia em Jesus, durante as provações
Apocalipse 2.10 (NVI)
10 Não tenha medo do que você está prestes a sofrer. O Diabo lançará alguns de vocês na prisão para prová-los, e vocês sofrerão perseguição durante dez dias.
Jesus está com a sua igreja e está no controle de todas as coisas. Ele alertou-a a respeito do sofrimento que ela iria vivenciar, algo pior do que a tribulação, a pobreza e as difamações dos judeus, mas satanás iria usar o império para lançar os cristãos na prisão, a fim de serem provados.
Alguns cristãos seriam presos, mas provavelmente seriam acusados de serem traidores de Roma. Mas essa luta iria ser em pouco tempo, pois Jesus diz que seria dez dias.
A igreja de Esmirna confiou em Jesus no momento de provação. Esses irmãos provavelmente seriam mortos, por causa da fidelidade a Jesus Cristo, se for preciso enfrentar a morte do que negar o nome a Cristo. O Senhor foi obediente até a morte e morte de cruz.
APLICAÇÃO
APLICAÇÃO
A igreja precisa confiar em Jesus nos tempos de provações. A igreja brasileira não passa por esse tipo de provação, ou seja, de precisar morrer por amor a Cristo, por causa da liberdade religiosa. Mas ela está sofrendo outros ataques, como por exemplo, aprovação do aborto, ideologias de gênero, aprovação do casamento homossexual, etc.
A igreja brasileira precisa aproveitar a liberdade religiosa e sair da zona de conforto, pois existem muitos cristãos no oriente médio morrendo por não negar a fé em Cristo.
3° A igreja é recompensada por Jesus
3° A igreja é recompensada por Jesus
Apocalipse 2.10–11 (NVI)
10 Seja fiel até a morte, e eu lhe darei a coroa da vida.
11 “Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas. O vencedor de modo algum sofrerá a segunda morte.
1. Coroa da vida
1. Coroa da vida
Jesus Cristo promete recompensar a sua igreja, ao vencedor a coroa da vida. Para recebê-la, é necessário ser fiel até a morte, ou seja, perseverar até partir dessa para estar com Cristo ou quando Ele voltar e arrebatar a sua igreja.
Cristo diz que a sua igreja não deve temer, pois uma vez que creram em seu nome, mesmo sendo mortos ou passando por sofrimento por causa de Cristo, seria levado a glória eterna e recompensado por Ele.
12 Feliz é o homem que persevera na provação, porque depois de aprovado receberá a coroa da vida, que Deus prometeu aos que o amam.
O autor de Hebreus disse que precisamos perseverar e estar com os nossos olhos em Cristo, para vencer a corrida da fé.
1 Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta, 2 tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus. 3 Pensem bem naquele que suportou tal oposição dos pecadores contra si mesmo, para que vocês não se cansem nem desanimem.
2. Não sofrerá a segunda morte
2. Não sofrerá a segunda morte
A igreja de Cristo irá passar pela morte física, mas passará pela morte espiritual, ou seja, ela não será condenada eternamente, isso significa que ela está livre do julgamento do lago de fogo, o inferno, pois ela foi comprada por um alto preço que é o sangue de Jesus.
Mas a igreja viverá com Cristo, desfrutando da vida eterna ao lado do Redentor, estará participando das bodas do cordeiro.
Conclusão
Conclusão
A igreja de Esmirna era uma igreja que estava passando por tribulação, provações e sofrimentos, mas essas circunstâncias levaram ela a ser rica espiritualmente, ou seja, mesmo no momento difícil ela continuou progredindo espiritualmente. Ela confiou no Senhor no tempo de prisão e que provavelmente alguns morreriam, pois ela sabia que Jesus estava presente e que a fidelidade dela teria recompensa na glória eterna.
A igreja de Esmirna é um exemplo para as igrejas da atualidade, pois muitos cristãos não desejam pagar o preço pro amor a Jesus, muitos reclamam de coisas pequenas e são reprováveis aos olhos de Cristo.
Jesus Cristo não tinha nada contra a igreja de Esmirna, mas somente elogios.
Se Jesus escrevesse uma carta para a Igreja Batista de Senador José Porfírio, o que ele diria? Será que nós estamos igual a igreja de Esmirna? Que possamos refletir as nossas atitudes como igreja de Cristo.
Aplicação
Aplicação
Quando você passar pelo sofrimento, lembre-se que ele é para que você tenha um caráter transformado e seja mais parecido com Jesus. Por isso, continue buscando a Deus e progredindo espiritualmente.
Nos momentos difíceis não deixe de confiar em Jesus, pois Ele estará contigo. Lembre-se que o sofrimento é passageiro, seja fiel a Jesus, pois você será recompensando com a coroa da vida.