VERDADEIROS SERVIDORES

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 5 views
Notes
Transcript

TEXTO:
1Coríntios 4.1–5 ARA
1 Assim, pois, importa que os homens nos considerem como ministros de Cristo e despenseiros dos mistérios de Deus. 2 Ora, além disso, o que se requer dos despenseiros é que cada um deles seja encontrado fiel. 3 Todavia, a mim mui pouco se me dá de ser julgado por vós ou por tribunal humano; nem eu tampouco julgo a mim mesmo. 4 Porque de nada me argui a consciência; contudo, nem por isso me dou por justificado, pois quem me julga é o Senhor. 5 Portanto, nada julgueis antes do tempo, até que venha o Senhor, o qual não somente trará à plena luz as coisas ocultas das trevas, mas também manifestará os desígnios dos corações; e, então, cada um receberá o seu louvor da parte de Deus.
INTRODUÇÃO:
PENSE EM ALGUÉM A QUEM VOCE DESCREVE COM TENDO UM CORAÇÃO DE “SERVO”
O QUE EM SUA VIDA OU ATITUDE O TORNAR UM SERVO ?
VOCE LEMBRA DE ALGUÉM QUE TENHA CAUSADO UM IMPACTO SOBRE SEU CRESCIMENTO ESPIRITUAL E PESSOAL
QUAIS AS QUALIDADES QUE VOCÊ ADMIRA NESSE PESSOA.
Como você deseja ser conhecido?
Qual a marca mais importante que você gostaria que fosse destacada a seu respeito?
O que em sua vida ou atitudes o torna um SERVO?
Consegue descrever alguém com qualidades de uma SERVO ?
COMO SE ESCOLHE UM LÍDER, HOJE?
STATUS, RENDA, REPUTAÇÃO, NIVÉL DE CONHECIMENTO?
O NOVO TESTAMENTO DEFENDE O CONCEITO QUE TODOS CRISTÃO SEJA SERVO
SEJA NO ESTILO DE LIDERANÇA, OU EM TODA IGREJA, É NECESSÁRIO PERSONIFICARMOS EM CRISTO COMO NOSSO MAIOR EXEMPLO, QUANDO A SI MESMO SE ENTREGA SUA VIDA SE HUMILHANDO EM FORMA DE SERVO.
CONTEXTO REMOTO:
OS CRENTES DE CORINTO ESTAVAM PREOCUPADOS EOM PERSONALIDADES - OU SEJA,
PAULO USOU A OCASIÃO PARA COLOCAR EM FOCO A VERDADEIRA NATUREZA E PRATICA DE SERVOS DE CRISTO.
PAULO ENFATIZOU A NECESSIDADE DE MOTIVAÇÃO E PRATICA.
SERVOS QUE HONRAM A CRISTO NÃO APENAS SÃO IDENTIFICADOS COM O MORDOMO ( GERENTES) DE DEUS, MAS COMO CUIDADOSOS E COMPROMETIDOS.
PAULO DECLARA QUE APOLO E ELE SÃO SERVOS
1Coríntios 3.5 - 5 Quem é Apolo? E quem é Paulo? Servos por meio de quem crestes, e isto conforme o Senhor concedeu a cada um.
SERVO uma pessoa que legalmente pertence a outra pessoa:
Os irmãos compreendem o que é o princípio da mordomia? É o ensino bíblico de que Deus é proprietário de todas as coisas neste mundo, visto que é o Criador, aquele que preserva e quem redime todas as coisas.
Salmo 24.1 ARA
1 Ao Senhor pertence a terra e tudo o que nela se contém, o mundo e os que nele habitam.
Como mordomos, temos o privilégio e a responsabilidade de administrarmos os bens que Deus nos dá, sabendo que deveremos prestar contas de tudo.
Deus é soberano, possuidor de tudo, e quando nós reconhecemos isso, estamos servindo como verdadeiros mordomos. Além disso, é necessário aceitar essa “função” dada por Deus a nós, a fim de que saibamos administrar da forma correta, pois assim também é que Ele será glorificado. O tema que eu gostaria de falar hoje é CHAMADOS PARA SERMOS MORDOMOS. ​1Coríntios 9.17 ARA17 Se o faço de livre vontade, tenho galardão; mas, se constrangido, é, então, a responsabilidade de despenseiro que me está confiada. Paulo compreendia qual era a sua responsabilidade. É fundamental que aquele que exerce este ministério seja fiel, é o que vemos no v. 2 do texto que lemos inicialmente: 1Coríntios 4.2 ARA2 Ora, além disso, o que se requer dos despenseiros é que cada um deles seja encontrado fiel. Agora, gostaria que os irmãos observassem outro texto comigo: 1Pedro 4.10 ARA10 Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus. Aqui, há três coisas importantes a serem destacadas: (1) A vida na igreja é vida de serviço aos outros: comunidade de servos, são aqueles que prestam serviços no Reino de Deus sem medir o custo disso, seja por palavra ou por ação; (2) Cada cristão foi capacitado individualmente com dons espirituais para o serviço: cada um de nós recebeu pelo menos um dom, não há ninguém que seja inútil, isso não é desculpa; (3) Cada crente é um mordomo ou um despenseiro de Deus: cada dom que recebemos, devemos utilizar a fim de que a graça de Deus seja conhecida por todos.
SERVO DE CRSITO:
SIGNIFICA NO GREGO HUPERETES - PALAVRA APLICAVA-SE AOS ESCRAVOS QUE REMEVAM NO CONVÉS DE EMBARCAÇÃO
ERAM OE MAIS BAIXOS, MAIS DESPREZÍVEIS
SERVOS/ESCRAVO TINHA A MESMA POSIÇÃO ( A MAIS BAIXA)
ELES TINHA O TRABALHO MAIS ÁRDUO
ELESTINHA A PUNIÇÃO MAIS CRUEL
Related Media
See more
Related Sermons
See more