(Êx 20:1-3) NÃO TERÁS OUTROS DEUSES... O Primeiro Mandamento

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 7 views
Notes
Transcript

As primeiras lições que os pais tentam ensinar aos seus filhos é como compartilhar. “Vocês precisam compartilhar”. Deus nnão compartilha a sua glória com ninguém.
O homem é inerentemente religioso… a História e a Psicologia não têm sido capazes de encontrar qualquer fase irreligiosa do desenvolvimento do homem.
O politeísmo é um triste desvio do monoteísmo.
A religião envolve uma relação entre duas personalidades. A religião é sempre uma relação pactual (“Teu Deus”).
Desde que nós tomamos as Escrituras como sendo coerentes consigo mesmas, podemos ver “o desejo” das nações, em suas aspirações de busca da verdade não mais do que numa vaga sensação de carência. No que diz respeito à sua ação autoconsciente e intencional, eles têm definitivamente virado as costas para Deus. Eles são apóstatas de Deus. No entanto, como o filho pródigo da parábola de Cristo, às vezes, eles sentem que eles estão tentando satisfazer as suas necessidades com as alfarrobas do antiteísmo. Eles, às vezes, até mesmo constroem um altar ao “Deus desconhecido”. Todavia, mesmo quando um apóstolo vem enviado diretamente deste Deus desconhecido para eles, a fim de torná-lO conhecido, eles respondem que ele fala “loucura”. Somente quando for do agrado do Espírito “salvar por meio da loucura da pregação os que creem”, eles aceitarão esse Deus a quem eles por tanto tempo “procuravam”.
O ser humano está em busca de Deus.
Haviam muitos outros deuses no Egito, de onde o povo de Israel saiu. Os israelitas também adoravam esses deuses. Ezequiel 20.7–8 “Então, lhes disse: Cada um lance de si as abominações de que se agradam os seus olhos, e não vos contamineis com os ídolos do Egito; eu sou o Senhor, vosso Deus. Mas rebelaram-se contra mim e não me quiseram ouvir; ninguém lançava de si as abominações de que se agradavam os seus olhos, nem abandonava os ídolos do Egito. Então, eu disse que derramaria sobre eles o meu furor, para cumprir a minha ira contra eles, no meio da terra do Egito.”
Esse mandamento não tinha precedentes. Nenhuma das outras nações do mundo antigo proibia a adoração a outros deuseus. Simplesmente supunham que cada nação serviria às suas próprias deidades. Mas, nessa questão, o Deus de Israel era totalmente intolerante. Ele se recusou a reconhecer a legitimidade de qualquer outro deus.
Deuteronômio 6.4-Isaías 45.21 “Declarai e apresentai as vossas razões. Que tomem conselho uns com os outros. Quem fez ouvir isto desde a antiguidade? Quem desde aquele tempo o anunciou? Porventura, não o fiz eu, o Senhor? Pois não há outro Deus, senão eu, Deus justo e Salvador não há além de mim.”
1Coríntios 8.4 “No tocante à comida sacrificada a ídolos, sabemos que o ídolo, de si mesmo, nada é no mundo e que não há senão um só Deus.”
Diante de mim. “Na minha frete”, ou “na minha presença”. A palavra diante pode significar também duas coisas opostas colocada uma diante da outra. É como insultar Deus na cara dele. Ele vê tudo.
Josué 24.14–15 “Agora, pois, temei ao Senhor e servi-o com integridade e com fidelidade; deitai fora os deuses aos quais serviram vossos pais dalém do Eufrates e no Egito e servi ao Senhor. Porém, se vos parece mal servir ao Senhor, escolhei, hoje, a quem sirvais: se aos deuses a quem serviram vossos pais que estavam dalém do Eufrates ou aos deuses dos amorreus em cuja terra habitais. Eu e a minha casa serviremos ao Senhor.”
1Reis 18.21 “Então, Elias se chegou a todo o povo e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-o; se é Baal, segui-o. Porém o povo nada lhe respondeu.”
Mateus 6.24 “Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas.”
Mas há um texto que é mais revelador sobre este mandamento, que é Deuteronômio 6.4–5 “Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor. Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força.”
Aqui está o grande teste para ver quem é o nosso verdadeiro Deus; sondar o qual é o nosso amor, e não só isso, mas também a intensidade do nosso amor.
Orígenes: “Aquilo que alguém honra acima de todo o resto, aquilo que, acima de todas as coisas, ele admira e ama, isto, para ele, é Deus”.
Lutero: “Aquilo ao que seu coração se agarra e aquilo em que confia é o seu Deus”.
Thomas Watson: “Confiar em algumas coisas mais do que em Deus signigica fazer delas um deus”.
Jó também disse: Jó 31.24 “Se no ouro pus a minha esperança ou disse ao ouro fino: em ti confio;… Jó 31.28 “também isto seria delito à punição de juízes; pois assim negaria eu ao Deus lá de cima.”
Habacuque descreveu assim seus inimigos: Habacuque 1.11 “Então, passam como passa o vento e seguem; fazem-se culpados estes cujo poder é o seu deus.”
Também Paulo disse: Filipenses 3.19 “O destino deles é a perdição, o deus deles é o ventre, e a glória deles está na sua infâmia, visto que só se preocupam com as coisas terrenas.”
Catecismo Maior de Westminster:
Pergunta 104. Quais são os deveres exigidos no primeiro mandamento?
Resposta: Os deveres exigidos no primeiro mandamento são: conhecer e reconhecer Deus como único verdadeiro Deus, e nosso Deus; adorá-lo e glorificá-lo como tal; pensar e meditar nele, lembrar-nos dele, altamente apreciá-lo, honrá-lo, adorá-lo, escolhê-lo, amá-lo, desejá-lo e temê-lo; crer nele, confiando, esperando, deleitando-nos e regozijando-nos nele; ter zelo por ele; invocá-lo, dando-lhe todo o louvor e agradecimentos, prestando-lhe toda a obediência e submissão do homem todo; ter cuidado de o agradar em tudo, e tristeza quando ele é ofendido em qualquer coisa; e andar humildemente com ele.
Pergunta 105. Quais são os pecados proibidos no primeiro mandamento?
Resumo: Ateísmo, Idolatria e ignorância. Ou seja, deixar de conhecer e reconhecer Deus como Deus único e verdadeiro.
Related Media
See more
Related Sermons
See more