O QUE É A VIDA

DOMINGO  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 4 views
Notes
Transcript

O QUE É A VIDA

Nesta noite nós vamos habitar em uma pergunta: O que é a vida?
1Coríntios 9.24–27 (BSAS21)
Não sabeis que entre todos os que correm no estádio, na verdade, somente um recebe o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis.
E todo atleta exerce domínio próprio em todas as coisas. Os atletas o fazem para alcançar uma coroa perecível, nós, porém, uma coroa que não se acaba.
Portanto, corro não como quem não tem alvo; e luto, não como alguém que golpeia o ar.
Pelo contrário, aplico socos no meu corpo e o torno meu escravo, para que, depois de pregar aos outros, eu mesmo não venha a ser reprovado.
Meu desejo é que você saia daqui nesta noite com esta pergunta, e muito além da pergunta que você sai daqui com a resposta dessa pergunta: O que é a vida?
Como você descreve a vida? Se você tivesse que numa conversa com amigos íntimos falar a respeito da vida, quais palavras seriam proferidas com convicção pelos seus lábios?
Paulo aqui nesta carta, carta esta direcionada para a Igreja dos Coríntios, Paulo lançou mão de algo que era muito familiar para aqueles cristãos, ele se utiliza de uma imagem de uma prova de atletismo, ele se utiliza desta imagem para aplicar um princípio para aqueles Cristãos. Na concepção do apóstolo Paulo a vida cristã é retratada como sendo uma corrida de longa distância. A linguagem que Paulo esta utilizando no texto mostra que na concepção dele a vida cristã não pode ser comparada com um tiro de 100 metros, uma corrida curta, uma corrida que após a largada em poucos segundos já se sabe quem foi o vencedor, NÃO! De acordo com o apóstolo Paulo a vida é identificada como uma corrida de longa distância, uma corrida em que muitos de seus atletas são tentados a desistir pelos mais diversos motivos.
Eu estou aqui nesta noite diante de vários atletas - Veja do seu lado aí.
E não apenas diante de um monte de atleta, mais eu estou diante de alguns atletas que nesta noite estão sendo tentado a desistir.
EU SUBO AQUI MUITO ENCORAJADO POR DEUS, PARA LHE DIZER O SEGUINTE:
Está muito cedo pra você desistir. A VIDA É UMA CORRIDA DE LONGA DISTÂNCIA.
Eu quando olho para esse texto e penso no nosso tema: O que é a vida? E eu encontro algumas respostas. Por exemplo:
A orientação de Paulo no versículo 24 diz que "nós devemos correr de tal maneira que alcanceis". Quando Paulo diz que devemos correr de tal maneira para alcançarmos o prêmio, ou alcançar o objetivo, Paulo esta dizendo que todos nós na vida, temos um alvo a alcançar, todos nós na vida temos uma corrida para vencer, todos nós na vida temos de alguma forma algo para alcançar e nós não teremos êxito se nós corrermos de qualquer forma.
É o que Paulo esta dizendo. É a ideia central do versículo 24 - "NÃO SABEIS QUE ENTRE TODOS OS QUE CORREM NO ESTÁDIO, NA VERDADE, SOMENTE UM RECEBE O PRÊMIO? CORREI DE TAL MANEIRA QUE O ALCANCEIS". Ou seja na concepção de Paulo quando penso sobre a vida, Paulo está nos orientando: "Nós não podemos correr como quem corre sem alvo, nós não podemos correr como quem corre sem objetivo, nós não podemos viver a vida sem saber aonde chegar. Nós não podemos viver a vida sem uma visão pré estabelecida, sem senso de destino, sem alimentar no coração o único desejo de alcançar o premio". É esse o pensamento de Paulo.
Interessante que quando eu leio os versículos 24 ao 27 e vejo Paulo me orientando, me conduzindo nesse movimento de perseverança, de persistência, de não desistir, ou me do que está escrito em Eclesiastes. É interessante porque o autor de Eclesiastes, logo nos primeiros capítulos ele decidiu estabelecer um propósito para vida, ou seja, ele decidiu buscar um sentido. Ele não queria correr como quem corre sem alvo, ele não queria correr como alguém que corre sem destino. O livro de Eclesiastes logo no início, mostra que aquele autor começou a juntar uma enorme soma de dinheiro, mais ele acabou descobrindo que o dinheiro que ele conquistou não proporcionou aquilo que ele esperava. Na verdade o autor de Eclesiastes ainda nos primeiros capítulos, ele empreende uma busca desesperada por prazeres, por satisfação de desejos, e a bíblia diz que ele não conseguiu obter sucesso, e o autor de Eclesiastes deixa registrado nos primeiros capítulos que após muitos esforços ele chega à seguinte conclusão:
O que é a vida? "VAIDADE DAS VAIDADES, NO FINAL TUDO É VAIDADE". Eclesiastes 1.2
Eclesiastes 1.2 (BSAS21)
Diz o sábio: Que grande ilusão! Que grande ilusão! Tudo é ilusão!
O que ele está dizendo? Ele está concluindo que no final do que você fez, ou em tudo que você intentou fazer foi inútil, foi como correr atrás do vento. Assim acontece com aqueles que não tem senso de destino. E aqui eu paro para fazer uma afirmação?
A afirmação que eu faço é:
"NÓS NÃO FOMOS CRIADOS, POR DEUS, PARA CORRERMOS ATRÁS DO VENTO".
Paulo está dizendo isso no texto, ele diz: "não correm como alguém que golpeia (dar soco) no ar".
Nós não fomos projetados por Deus para correr atrás do vento, nós fomos criados por Deus para participarmos com Deus de uma nobre missão. Na verdade, Deus nos chamou e continua nos chamando a arregaçarmos as mangas e trabalharmos com ele, usando os nossos talentos, os nossos dons, o nosso tempo e a nossa paixão, porque? Porque Deus deseja que a missão dele, também seja a nossa missão.
E de acordo com o pensamento de Paulo aqui no texto , porque somente um leva o prêmio, a vida precisa ser vivida com cautela e prudência. É por isso que o autor de Eclesiastes no capítulo 7.8, ele diz que: "O último estágio da vida, é mais importante que o seu começo". "O fim das coisas é melhor do que o seu princípio". Ou seja, geralmente todos nós consideramos o começo como a melhor fase. Porque no começo nós temos a pouca idade a nosso favor, no começo nós temos força, no começo nós temos vigor, no começo nós temos coragem, no começo nós temos metas a serem alcançadas, no começo nós sentimos motivados a encarar qualquer desafio. Só que Salomão em Eclesiastes, ele diz que refletir sobre a vida é acreditar que o começo é apenas uma preparação, o começo é apenas um treinamento, o começo é apenas uma amadurecimento, para que no fim sejamos completos, para que no fim tenhamos o privilégio de desfrutar de toda boa semeadura que fizemos no início. Ou seja, ele diz que o fim das coisas é melhor e mais importante que o seu princípio por é no fim que nós comemoramos de verdade a suprema vitória. É no fim que nos tornamos mais experientes. É no fim que nos tornamos mais maduros, é no fim que desfrutamos das nossas conquistas, é no fim que nos tornamos vencedores de verdade.
Por exemplo: Para um alpinista, o topo da montanha é melhor que o início da escalada, sim ou não? Sim. Porque é lá em cima que todos os recordes são quebrados, a vitória é celebrada, o objetivo é alcançado.
Por exemplo: Para o pugilista o importante não é começar bem a luta, o importante é se manter firme durante a luta, se concentrando para vencer no final.
Na verdade, para o maratonista, figura que Paulo está se utilizando no texto, o melhor não é aquele que começa bem a corrida, o melhor é aquele que chega ao final e cruza em primeiro lugar a faixa de chegada.
Para um time de futebol… É isso aqui é um consolo kkk vou falar até um pouco mais forte: Para um time de futebol o importante não é começar bem o campeonato, o importante é não cair kkk Enquanto houver vida, haverá esperança. Na verdade, o importante é concluir o campeonato e ser campeão.
Para um piloto de fórmula 1 o fim da corrida é melhor do que a largada, afinal de contas não basta começar bem, é preciso chegar ao final e de preferência em primeiro lugar.
E eu fico perguntando: E para nós? O que é melhor? O começo ou o fim? Eu vou dizer para você: Biblicamente falando, para nós o fim é melhor, porque é no fim que está a plena vitória, e é no fim que nós receberemos a coroa da vida.
O QUE É A VIDA? Eu e você precisamos aprender que a vitória não pertence a aqueles que começam bem a corrida, ou que começam bem a sua trajetória. "Vocês não sabem que de todos que correm, todos correm, mais apenas um leva o prêmio". ENTÃO CORRAM DE TAL MANEIRA PARA QUE VOCÊ ALCANCE O PRÊMIO.
Na vida a vitória não pertence a aqueles que começam bem e depois se desviam do alvo porque encontra adversidades. Na vida não se torna vencedor aquele que começa bem e fica pelo caminho por causa dos obstáculos, desafios e problemas, NÃO. "O PRÊMIO DA CORRIDA DA VIDA NÃO ESTÁ NO INÍCIO, NEM TÃO POUCO É RECEBIDO POR AQUELES QUE ESTÃO NO MEIO. SÓ QUEM LEVA O PRÊMIO SÃO AQUELES QUE CHEGAM AO FINAL DA CORRIDA".
É por isso que em Apocalipse Jesus disse que para algumas igrejas entre as 7 igrejas: "Aquele que perseverar até o fim, será salvo". E perseverar até o fim não no sentido de perseverar até ficar velhinho, mais é perseverar enquanto tiver necessidade de perseverar.
O QUE É A VIDA? A vida é uma corrida de longa distância. Agora eu quero lembrar você que nesta corrida nós não estamos correndo a fim de atravessar apenas uma faixa, nós corremos porque temos a certeza de que vamos encontrar uma pessoa de braços abertos nos esperando para nos entregar o verdadeiro prêmio.
Por isso quero fazer três destaques, e o primeiro é:
Porque somente um recebe o prêmio…

1. NA VIDA, ENCONTRE SUA SATISFAÇÃO EM DEUS.

Não corra de qualquer maneira. Encontra a sua satisfação em Deus.
Entenda uma coisa: Eu e você lutaremos contra a insatisfação até deixarmos Deus ser TUDO O QUE NÓS NECESSITAMOS.
Na vida você poderá correr atrás de tudo o que você sempre quis, na vida você poderá ganhar todo o dinheiro que você sempre desejou ter, na vida você poderá comprar tudo o que você sempre desejou comprar, na vida você poderá alcançar tudo o que você sempre desejou alcançar, na vida você poderá acumular tudo o que você almejou alcumular. Porém, ainda assim no final do dia e no final de todos os dias é possível você se sentir completamente vazio. Sabe porque? Porque nada do que existe sobre esta terra poderá satisfazer o anseio espiritual que você tem, até que DEUS SE TORNE TUDO QUE VOCÊ POSSUI.
SOMENTE UM RELACIONAMENTO GENUÍNO E VIVO COM O ESPÍRITO SANTO, PODE PREENCHER O VAZIO QUE QUALQUER SER HUMANO POSSUI. Ele é a sua fonte, ele é a sua força, ele é o seu entusiasmo, ele é a sua verdadeira alegria, ele é a sua cura, ele é a sua esperança, ele é a sua vida, ele é o seu destino, ele é o seu protetor, ele é o seu contentamento, ele é tudo em você e para você.
Ou seja,
"NA VIDA, SÓ SABEREMOS QUE JESUS É TUDO AQUILO QUE PRECISAMOS QUANDO ELE SE TORNAR TUDO AQUILO QUE TEMOS". Caso contrário nós vamos correr como quem está dando soco no vento.

2. NA VIDA, EMPENHE-SE EM CONHECER JESUS INTIMAMENTE.

Eu sei que muitos de nós sabemos muitas coisas a respeito de Jesus. Muitos de nós sabemos dizer onde Jesus nasceu, sabemos dizer muitas coisas sobre Jesus. Nós sabemos narrar a história sobre a vida dele. Nós sabemos até mesmo citar com propriedade alguns dos ensinamentos que ele trouxe. Mas a pergunta é? VOCÊ CONHECE JESUS INTIMAMENTE?
O nosso chamado na vida, é conhecê-lo intimamente. Conhecer Jesus deve ser uma prioridade.
Quando eu olho para o texto e percebo Paulo dizendo: "Não corra de qualquer forma". Me parece que Paulo está dizendo: "Tenha propósito bem ajustado".
Assim como todo atleta exerce domínio próprio sobre todo o seu corpo, fazendo com que o seu corpo seja submetido a um profundo treinamento.
Como a gente treina na vida espiritual? A gente treina na vida espiritual, conhecendo Jesus intimamente por meio da palavra, por meio da oração, por meio do relacionamento. As canções que nós cantamos, é óbvio que nós cantamos porque acreditamos que falam a palavra do Senhor. Porque Jesus deve ser conhecido intimamente por meio da palavra - "Examinem as escrituras" foi ele mesmo quem disse. "Examinem as escrituras, porque é ela que testemunham sobre mim". "Vocês erram, porque vocês não conhecem as escrituras".

3. NA VIDA, VIVA DE ACORDO COM OS ENSINAMENTOS DE JESUS.

Eu tenho dito que: "A nossa atenção se prende àquilo que comanda a nossa vida".
O que comanda a minha mente ganha os meus movimentos, ganha os meus pensamentos. A forma como eu penso, é a forma como eu reproduzo. Se a minha mente está ocupada pelos ensinamentos de Jesus, os ensinamentos de Jesus irão se materializar nas minhas atitudes. A razão da nossa existência é vivermos coerente com os ensinamentos de Jesus. Ou seja, me permita: "NÃO TENHA MEDO DE PERMITIR QUE JESUS RETIRE DE VOCÊ AQUILO QUE VOCÊ NÃO É, POIS CASO CONTRÁRIO VOCÊ PODERÁ SE TRANSFORMAR NAQUILO QUE NUNCA QUIS SER".
A palavra de Jesus, os ensinamentos de Jesus nos transforma. Traz sentido para nossa vida.
Qual a conclusão que eu faço?
O QUE É A VIDA?
A VIDA É UM PRESENTE QUE DEUS NOS DÁ. E se é um presente que eu recebo de Deus, eu não posso viver a vida de qualquer maneira, de qualquer forma. Eu preciso viver conforme o padrão de Deus.

CONCLUSÃO:

Concluo e a minha conclusão é com uma sabedoria popular. A sabedoria popular afirma que:
"NUNCA É TARDE RECOMEÇAR".
Eu iniciei essa palavra dizendo pra vocês que tinha a certeza de estar de frente a diversos atletas. Atletas que estão correndo bem a corrida da vida, mais também alguns atletas que por conta de enfermidades, adversidades, frustrações, obstáculos, estão permanecendo na metade do caminho.
Não obstante ao tanto que você já correu, o tanto que você já percorreu, não obstante quantos quilômetros ficaram para trás, ou quantos anos da sua vida já ficaram, a palavra final deste domingo é: Se a vida é um presente, nunca é tarde para recomeçar.
Por exemplo: Abraão quando recebeu o chamado de Deus para ser pai dos Hebreus. Abraão tinha 75 anos.
Quantos têm mais de 75 anos?
Quantos têm menos de 75 anos? Uai… sensacional. Ainda tem esperança. Porque se Abraão começou com 75 anos, nós ainda estamos no aquecimento. E porque você já se sente derrotado, fracassado? Porque você já está pensando em desistir, porque você já pensa em abandonar a corrida? É apenas o começo. Anime-se em nome de Jesus. Levante-se.
NUNCA É TARDE PARA RECOMEÇAR.
Moisés quando foi escolhido por Deus para ser o libertador de Israel, Moisés tinha 80 anos.
Quem tem 80 anos?
Quem tem menos de 80 anos?
E Cabele? Calebe estava com 85 anos de idade quando conquistou as montanhas infestadas de gigantes.
É hora de recomeçar.
NESTA NOITE VAI VIM ÓLEO DO CÉU PARA RENOVAR A SUA VIDA.
A VIDA É UM PRESENTE: Pior que perder a vida é desperdiçá-la quando se tem oportunidade de aproveitá-la.
Você só está no aquecimento, tem muita coisa boa da parte de Deus para você aproveitar ainda.
Portanto, seguindo a orientação de Paulo:
"DECIDA VIVER DE TAL MANEIRA, DE TAL FORMA QUE ALEGRE O CORAÇÃO DE DEUS, CUMPRINDO OS PROPÓSITOS DE SUA EXISTÊNCIA E ALCANÇANDO O PRÊMIO PROMETIDO AOS QUE PERSEVERAREM ATÉ O FIM".
MINISTÉRIO DE LOUVOR
Antes da gente começar a cantar eu gostaria de orar com você.
Eu tenho aprendido que muitas são as motivações de alguém vir para uma celebração. Tem gente que vem porque já se conectou mesmo com a comunidade, já decidiu fazer da Ibavale a sua conexão familiar.
Tem gente que vem para cá porque temos um louvor gostoso, e cada dia mais gostoso vai ficar porque é para o Senhor.
Mas tem um número de gente que veio para cá, não porque decidiu se conectar, e nem porque temos um louvor gostoso, tem um número de gente que veio para cá tentando achar um sentido para a vida.
Você não precisa de uma oração forte agora.
Você não precisa de uma manipulação em massa, para mexer com os seus sentimentos.
Você que veio para cá sem a opção 1, e sem a opção 2, mais com a opção 3 de encontrar sentido da vida - o que você precisa é de uma pessoa - JESUS. Ele está aqui, e ele quer dar sentido para você.
A imagem que eu tenho agora é de Jesus esperando você. É ele dizendo, eu vi você quando você estava no seu quarto chorando. Eu estava lá quando você tirou o extrato do banco. Eu estava lá quando você disse que não tem mais jeito que você vai separar. Eu estava lá quando você disse que sua vida não tem mais sentido, que as pessoas não se importam mais com você. Eu estava lá quando você disse que os seus pais não te amam mais. Eu estava lá quando você disse que não aguenta mais lidar com as traições dos seus colegas de trabalho. Eu estava lá quando você disse que não aguenta mais as injustiças dos seu patrão. Eu estava lá quando você pegou o diagnóstico dos seus exames e você disse: agora é o meu fim.
MAIS EU ESTOU AQUI NESTA NOITE PARA DAR UM NOVO SENTIDO A SUA VIDA.
A imagem que eu tenho nesse exato momento é de Jesus de braços abertos dizendo: Vem filho amado, vem como está. VEM QUE EU QUERO DAR UM NOVO SENTIDO A SUA VIDA.
Related Media
See more
Related Sermons
See more