Glória somente a Deus - Êxodo 20.1-11

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 18 views
Notes
Transcript
Introdução
Toda a glória é dada somente a Deus, a Escritura Sagrada sempre remete e ensina que a glória é dada somente a Ele, essa foi uma das bandeiras levantadas pelos reformadores, a defesa está firmada nos dois primeiros mandamentos. Diante da veneração a imagens, às relíquias, eles defenderam corajosamente que somente Deus é digno de glória.
A teologia reformada admite que no antigo e novo testamento os destaques das vidas cristã estão na glória de Deus, muitos irmãos no decorrer da história se destacaram pela sua vida cristã, mas, ao mesmo tempo, insiste em afirmar que somente Deus deve ser adorado. Neste sentido, o cristão não deve endeusar pessoas, nem a si. O texto escrito por Moisés, ensinará a nos posicionar diante desse fenômeno, que acontece desde o início dos tempos. A sabedoria vinda do Senhor, descrita na Escritura nos levará a firmeza do ensino em nossas vidas.
Outro ponto fundamental da teologia reformada é conhecido pela expressão latina que dá título a esta lição: Soli Deo gloria (glória somente a Deus). Com essa bandeira, os reformados enfatizam o ensino bíblico de que somente Deus merece adoração, refletindo, assim, o ensinamento da singularidade de Deus.
"Moisés chamou o todo o povo de Israel e lhe disse:
- Escute, Israel, os estatutos e juízos que hoje lhes anuncio, para que vocês os aprendam e tenham o cuidado de pôr em prática. O SENHOR, nosso Deus, fez aliança conosco em Horebe. Não foi com nossos pais que o SENHOR fez esta aliança, e sim conosco, todos os que hoje aqui estamos vivos. Face a face o SENHOR falou conosco, no monte, do meio do fogo. Naquela ocasião, eu me coloquei entre o SENHOR e vocês, para lhes anunciar a palavra do SENHOR, porque vocês ficaram com medo do fogo e não subiram o monte. E o SENHOR disse: — “Eu sou o SENHOR, seu Deus, que o tirei da terra do Egito, da casa da servidão.”
— “Não tenha outros deuses diante de mim.”
— “Não faça para você imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima no céu, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não adore essas coisas, nem preste culto a elas, porque eu, o SENHOR, seu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam, mas faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos.”
— “Não tome o nome do SENHOR, seu Deus, em vão, porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.” " Conforme descrito em Deuteronômio 5.2-11
De acordo com a Escritura, não há mais de um Deus. Há um só Deus vivo e verdadeiro. Na prática, essa doutrina bíblica não apenas proíbe a adoração de qualquer criatura, tais como anjos, esculturas e homens.
O ponto central aqui é que toda adoração pertence somente a Deus. O próprio Deus falou, Sou o Seu Deus.
1. O único Deus - vs. 1-2
Êxodo 20.1–2 NAA
1 Então Deus falou todas estas palavras: 2 — Eu sou o Senhor, seu Deus, que o tirei da terra do Egito, da casa da servidão.
Deus é criador dos céus e da terra, todas as coisas foram criadas pelo poder de sua Palavra, nada que exista, foi o acaso. O livro da criação ensina que pelo poder da palavra tudo se fez. Todas as coisas estão debaixo dos desígnios do Pai. O povo fora levado como escravo, foi o próprio Deus os levou para escravidão, saíram, porque o próprio Deus, levantou a Moisés, endureceu o coração de Faraó e libertou o povo da escravidão.
Adorar a Deus o único Deus é reconhecer que as adversidades da vida, a saber, a vida, a morte, a doença dentre outros acontecimentos estão nos desígnios do Senhor.
Talvez você se pergunte, porque, Deus permite a morte, a doença, a violência, a resposta é por causa do pecado. A glória de Deus não pode ser mudada.
O Pai enviou a Jesus Cristo para que todo aquele que nEle crêr, não pereça mas tenha a vida eterna.
A Escritura afirma que temos um intercessor diante de Deus: Jesus Cristo, conforme o apostolo Paulo escreve aos Romanos 8.33-34. O autor da carta aos Hebreus 7.25 diz que “por isso, [Cristo] também pode salvar totalmente os que por Ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles”. A Escritura é clara ao afirmar que “há um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem”. Portanto, não há base escriturística para a doutrina de que os homens intercedem por nós junto a Deus.
Por isso o Senhor diz ao povo, sou o seu Deus.
1. O único Deus - vs.1-2
2. Não adore outros deuses - vs. 3-7
Êxodo 20.3–7 NAA
3 — Não tenha outros deuses diante de mim. 4 — Não faça para você imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima no céu, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. 5 Não adore essas coisas, nem preste culto a elas, porque eu, o Senhor, seu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam, 6 mas faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos. 7 — Não tome o nome do Senhor, seu Deus, em vão, porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.
A escritura ensina que somente Deus pode dar a vida, e também chamar-nos para a glória. Toda a nossa vida está nas mãos e nos caminhos do Senhor. Adorara a outros deuses, não é apenas criar uma imagem, mas é atribuir o que é de Deus a outrem. Adorar a outros deuses é colocar algo no lugar de Deus.
Para isso precisamos entender o que é adoração e, cultuar.
Segundo o dicionário Michaelis:
"Adoração: Ato ou efeito de adorar, todas as adorações se iam prostrar aos próprios pés do ídolo. Culto que se presta a alguém ou alguma coisa a que se atribui status de divindade. Demonstração de afeto, respeito ou submissão, Amor extremo que se dedica a alguém ou a alguma coisa. Imenso sentimento de devoção, veneração. Pessoa ou coisa adorada."
A linha é tenue de adoração, quando deixo de estar ao pés do Senhor para dormir, para curti uma preguiça, eu estou sendo um deus. Quando coloco a foto de um artista e ele passa a ser o meu conhecimento, tudo sobre ele, procura-se não somente conhecer, mas ele passa ser a sua fonte de pesquisa, quando um partido político passa a ser o seu centro, quando a vida social, os amigos passam a estar acima de Deus, ele passa a ser seu deus.
Deus nos diz, adore somente a mim. O Senhor ensina que Ele é quem pode nos livrar, a oração ensinada por Jesus registrada em Mateus 6.13, “Não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal”, mostra com clareza, o próprio Cristo está ensinando, quem pode nos livrar do mal, segundo a Escritura, é o próprio Deus. Foi ele que permitiu que Jó fosse tocado em sua prosperidade, em sua família e fosse afligido do alto da cabeça à sola dos pés, foi Ele que impediu que os leões abrissem a boca contra Daniel, foi Ele quem livrou Sadraque, Mesaque e Abdenego da morte na fornalha, foi Ele quem livrou Davi, foi Ele quem entregou Seu próprio Filho para a morte de cruz. Foi Ele quem concedeu a fé, a salvação, nos chama das trevas para a luz. É Deus quem pode nos livrar do mal, segundo a sua vontade, e é Ele quem pode permitir que o mal nos alcance, para sua glória e nosso benefício final e eterno.
Não existe outro Deus a não ser Ele. O Senhor criou a terra em seis dias, e no sétimo Ele descansou. O Senhor nos chamou para adorarmos ao Seu santo nome, juntos, em comunidade, e pediu apenas um dia para que o façamos isso. Quando eu deixo de congregar com os irmão, de ir a casa do Senhor para adorar a Deus, por motivos futeis, esse motivo, tem sido o meu deus.
No mundo evangélico, uma imensa multidão de pessoas tem sido atraída por pastores que agem como heróis religiosos, canalizando para si mesmos uma atenção que deveria ser direcionada a Jesus, o único Salvador e Cabeça da igreja. Nesses movimentos, o líder se apresenta como revestido de autoridade espiritual máxima, pronto para solucionar problemas, curar enfermos, expulsar legiões de demônios, dar ordens e receber recompensas em nome de Cristo. Todo o culto e a adoração não pode ser voltada para o pastor, o líder religioso. Tudo o culto deve ser centrado somente no Senhor, em Cristo Jesus.
Não substitua a glória do Deus incorruptível, por coisas que são passageiras, terrenas, voláteis, termináveis. Quando troco a adoração a Deus por coisas, estamos declarando que odiamos e não obedecemos ao mandamentos de Deus.
Uma coisa é o pastor ser fiel, ter um ministério abençoado e frutífero e levar a igreja a glorificar a Cristo, reconhecendo nele a fonte de todo o bem e de toda a vida. Outra coisa é o pastor apontar para si mesmo, confiando em sua eloquência e em suas aptidões para arrastar multidões, dizendo que somente ele tem o verdadeiro entendimento, desprezando a exposição fiel da escritura. A igreja é de Cristo e tudo o que se faz nela deve redundar em glórias a Cristo, a mais ninguém.
1. É adorar O único Deus - vs. 1-2
2. É não adorar a outros deuses - vs. 3-7
3. É Obedecer aos mandamento - vs.8-11
Êxodo 20.8–11 NAA
8 — Lembre-se do dia de sábado, para o santificar. 9 Durante seis dias você pode trabalhar e fazer toda a sua obra, 10 mas o sétimo dia é o sábado dedicado ao Senhor, seu Deus. Não faça nenhum trabalho nesse dia, nem você, nem o seu filho, nem a sua filha, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu animal, nem o estrangeiro das suas portas para dentro. 11 Porque em seis dias o Senhor fez os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso o Senhor abençoou o dia de sábado e o santificou.
O livro de Atos dos Apóstolos 17.25, afirma que é Deus “quem a todos dá vida, respiração e tudo mais”. É Deus quem faz vir a chuva “sobre justos e injustos”, conforme o Evangelho de Mateus 5.45. O salmo 104 é um longo louvor a Deus por ser o Criador e o Sustentador de tudo o que existe. Quem concede bênçãos é Deus, não outro. A base da doutrina reformada é, somente Deus deve ser adorado.
A Escritura traz a palavra latreia e douleia, são termos gregos, remete a adoração somente a Deus. A palavra grega latreia só é usada como referência à adoração a Deus, a palavra douleia também é usada nesse mesmo sentido conforme registro no Evangelho de Mateus 6.24, servir, em Romanos 12.11, servindo ao Senhor , 1Tessalonicenses 1.9, servirdes o Deus vivo. Neste sentido obedecer a Deus é servir ao Senhor.
Em resumo, segundo a Bíblia, toda adoração ou invocação religiosa dirigida a qualquer ser que não a Deus é uma adoração idólatra, o Apóstolo Paulo escreve em sua carta aos Romanos 1.25, “25 Eles trocaram a verdade de Deus pela mentira, adorando e servindo a criatura em lugar do Criador, o qual é bendito para sempre. Amém!”.
Quando a filosofia, os costumes, a ideologia do mundo passa a ser adotada por uma estrutura e convicção de vida, eu passo a desobedecer aos mandamentos do Senhor e passa a obedecer aos mandamentos do mundo. Deus abençoa quem obedece a seus mandamentos.
A igreja não precisa tornar seus valores parecidos aos do mundo, nem o cristão precisa assemelhar-se com o mundo.
No governo do imperador Constantino, começou a ocorrer a exumação de cadáveres de cristãos piedosos para que fossem enterrados em lugares mais vistosos. Isso foi ordenado pelo próprio imperador. Ele queria que as solenidades das religiões pagãs fossem assimiladas pelo cristianismo para tornar a religião cristã mais aceitável aos pagãos. Quando viu os pagãos transferindo, com grande pompa e solenidade os cadáveres de reis e líderes religiosos que tinham sido sepultados em lugares obscuros para sepulcros tão esplêndidos que se tornaram verdadeiros monumentos, ele pensou que essa honra devia ser dada aos grandes líderes e mártires cristãos. Porém, quando os restos mortais desses irmãos começaram a ser exumados e transportados, os cristãos passaram a vê-los como protetores do país ou cidade para os quais os corpos eram levados. Foi daí que surgiu a ideia de “santos padroeiros”, que passaram a ser invocados e adorados.
Os mandamentos do Senhor é adorarás somente ao Deus, que criou o céu e a terra, não existe ninguém que pode guardar uma cidade a não o próprio Deus.
Obedecer aos mandamentos do único Deus, é ser ricamente abençoado pelo poder de Deus. Certa vez a Rainha da Inglaterra disse sobre o grande avivalista do século 18: “Tenho mais medo da oração de John Wesley do que o exército da França fortemente Armado”. Obedecer aos mandamentos do Senhor, leva-nos a glorificá-lo. O poder da obediência é demonstrar o poder de Deus.
A bíblia proibi a adoração de qualquer ser além de Deus, e também proíbe a adoração de Deus por meio de qualquer representação. Usar o nome de Deus em vão, ou seja, sem o respeito que Ele merece, é desobedecer ao mandamento do Senhor.
Lembre-se do mandamento, trabalhe por seis dias e o sétimo dedique ao Senhor. Quando não dedicamos um dia para Deus, estamos desobedecendo a palavra do Senhor. O Senhor construiu o planeta em seis dias, e descansou no sétimo, aqui em Êxodo somos informados que devemos dedicar um dia para o Senhor. Quando deixamos de dedicar um dia a Deus, para fazer qualquer outra coisas, estamos desobedecendo ao mandamento do Senhor.
Quando não obedecemos aos mandamentos do Senhor, deixamos em segundo plano a pessoa de Cristo, que é quem verdadeiramente soluciona, abençoa, cura, restaura, enfim, quem verdadeiramente age como Senhor da igreja e sumo sacerdote eterno, que deve ser adorado.
De acordo com o Catecismo Maior de Westminster, “o fim supremo e principal do homem é glorificar a Deus e gozá-lo para sempre” essa é a resposta da primeira pergunta. Deus não divide com ninguém a sua glória conforme Isaías 42.8 e governa a história de modo que em tudo Ele seja glorificado. Obedecer aos mandamentos do Senhor, não usar o nome de Deus em vão, dedicar o dia de descanso para estar na presença do Pai é obedecer ao mandamento de Deus.
O Apóstolo Paulo escreve aos Efésios 1.4-6, que Deus escolheu seu povo para sua glória, nos criou para a sua glória. O Pai Deus nos resgatou para a sua glória.
Somos chamados para obedecer aos mandamentos do Senhor, dedicar o dia de descanso para cultuar a Deus, é obedecer, somos chamados para glorificá-lo hoje e por toda a eternidade.
Jesus Cristo, O Senhor buscou a glória de seu Pai em tudo o que fez, observe João 7.18, “18 Quem fala por si mesmo está buscando a sua própria glória; mas o que busca a glória de quem o enviou, esse é verdadeiro, e nele não há falsidade.”, Jesus Cristo adorou, obedeceu ao Pai. Ele ensinou a fazer boas obras para glorificarmos a Deus, conforme registro no evangelho de Mateus 5.16, 1Pedro 2.12, advertiu que não buscar a glória de Deus torna a fé impossível, conforme registrado em João 5.44, disse que responderia às orações para que Deus fosse glorificado, João 14.13, suportou sofrimentos até o último momento para a glória de Deus, João 12. 27-28, João 17.1 e João 13.31-32.
O Senhor ofereceu seu Filho para vindicar a glória da sua justiça, perdoou nossos pecados por amor de si. Jesus recebe-nos em sua comunhão para a glória de Deus, o ministério do Espírito Santo é glorificar o Filho de Deus . Deus instrui-nos a fazer todas as coisas para a sua glória, instrui-nos a servir de maneira que Ele seja glorificado.
Obedecer aos mandamentos do Senhor é glorificá-lo, separe o dia do descanso para louvar, bendizer, glorificar ao Pai. Toda a honra, glória, louvor é dada somente a Deus.
Conclusão
Glória somente a Deus
1. É adorar O único Deus - vs. 1-2
2. É não adorar a outros deuses - vs. 3-7
3. É Obedecer aos mandamento - vs. 8-11
A adoração só é devida a Deus. Devemos nos lembrar disso, não apenas quando somos convidados a agir de modo errado e nos curvar diante de uma cultura que lava-nos para longe do Senhor, mas também quando somos tentados a adorar a desobediência aos mandamentos do Pai. Lembre-se que somente Deus deve ser adorado.
Aplicação
Entendemos A Glória Somente a Deus é adorar O único Deus. O nosso Senhor nos disse, Sou o Seu Deus. Somo criados para adorá-lo, glorificá-lo. Dedique sua vida a conhecer e desfrutar da presença do Senhor.
Sabemos que Glorificar somente a Deus é não adorar a outros deuses, quando colocamos a nossa vontade a frente de Deus, nós estamos auto-glorificando, neste sentido somos adoradores de nossa imagem. Adore somente ao Senhor, a Deus. Em tudo Jesus Cristo adorou a Deus.
Devemos Glorificar somente a Deus obedecendo aos mandamentos do Senhor. O Senhor nos concedeu seis dias para trabalhar, e no sétimo devemos dedicar nosso dia para o criador dos céus e da terra. Obedeçamos aos mandamentos do Senhor, para que o nome dEle seja glorificado.
Que o Senhor abençoe nossas vidas e que toda glória seja dada somente a Deus. Soli Deo Gloria!
Related Media
See more
Related Sermons
See more