Agua Viva
João • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 15 viewsNotes
Transcript
Handout
“mas quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Ao contrário, a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna”.” João 4:14 NVI
Leitura DINÂMICA do resumo do Texto Base: João 4.1-29 / Jo 4.39-42
CONTEXTO:
Haviam três estradas para fazer o trajeto do sul para norte:
uma nas proximidades da costa,
outra através da Pereia,
e outra que passava pelo centro de Samaria.
A ultima era a mais curta. Algo em torno de 70 milhas de distância, dois a três dias a pé. Enquanto as outras 140 milhas.
Por causa da rivalidade dos judeus com os samaritanos, eles preferiam andar o dobro da distância.
OS VERSOS 1-3 NOS DIZ QUE:
João 4.1–4 (NVI) — 1 Os fariseus ouviram falar que Jesus estava fazendo e batizando mais discípulos do que João,2 embora não fosse Jesus quem batizasse, mas os seus discípulos. 3 Quando o Senhor ficou sabendo disso, saiu da Judéia e voltou uma vez mais à Galiléia. 4 Era-lhe necessário passar por Samaria.
Qual era então o problema?!
Em 722 a.C., o Reino do Norte foi levado cativo pela Assíria.
Sargão II deportou os israelitas de posses e povoou a terra com estrangeiros, os quais se casaram com os israelitas sobreviventes, formando um povo racialmente híbrido e religiosamente sincrético.
Em 586 a.C., o Reino do Sul também foi levado para o cativeiro, dessa feita pela Babilônia.
Depois de setenta anos, os judeus retornaram à sua terra para reconstruir o templo e reedificar a cidade de Jerusalém.
Os samaritanos tentaram fazer aliança com os judeus que retornaram, mas foram rejeitados não por questão racial, mas por sua apostasia religiosa, ESPECIALMENTE O SINCRETISMO RELIGIOSO.
444 AC Quando mais tarde, por volta do ano 444 a.C., Neemias veio da Babilônia com o propósito de reconstruir os muros de Jerusalém, os samaritanos tornaram-se seus principais inimigos (Ne 4.1,2).
Por volta do ano 400 a.C., os samaritanos erigiram um templo rival no monte Gerizim; e esse templo, no final do século 2 a.C.,
Em 129 AC João Hircano, o general caudilho judeu, atacou Samaria e destruiu o templo samaritano, o ódio dos samaritanos pelos judeus agravou-se intensamente.
Agora Jesus estava ali, em seus dias (mais de 700 anos de ódio e guerra religiosa. Por isso Jesus decidiu ir até Samaria (e o texto nos diz que ERA NECESSÁRIO passar por SAMARIA)
Era algo maior do que APENAS UMA MULHER.
Jesus estava quebrando uma discussão religiosa…
ESTAVA esvaziando a discussão de ONDE DEUS ESTÁ e ONDE ELE PODE SER ADORADO !
POR OUTRO LADO...
Neste texto Jesus quebra pelo menos 3 (três) paradigmas:
Aspecto Social: homem / rabino não falava com uma mulher.
Aspecto racial: Judeu não falava com samaritano. / SICAR (significa cidade dos babados / Jesus manda seus discípulos comprar comida lá)
Aspecto religioso: a discussão de onde adota não era mais relevante diante daquele que encontra a Jesus.
APLICAÇÃO:
PODEMOS APRENDER COM ESSA MULHER QUE TODO SER HUMANO EM ALGUM MOMENTO TERÁ:
Sede natural
João 4.7 (NVI) — 7 Nisso veio uma mulher samaritana tirar água. Disse-lhe Jesus: “Dê-me um pouco de água”.
Sede por por aceitação (inferioridade)
João 4.9 (NVI) — 9 A mulher samaritana lhe perguntou: “Como o senhor, sendo judeu, pede a mim, uma samaritana, água para beber?” (Pois os judeus não se dão bem com os samaritanos. )
Sede por posição Social
João 4.11–12 (NVI) — 11 Disse a mulher: “O senhor não tem com que tirar água, e o poço é fundo. Onde pode conseguir essa água viva? 12 Acaso o senhor é maior do que o nosso pai Jacó, que nos deu o poço, do qual ele mesmo bebeu, bem como seus filhos e seu gado?”
Sede sexual / relacionamento humano
João 4.13–19 (NVI) — 13 Jesus respondeu: “Quem beber desta água terá sede outra vez, 14 mas quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Ao contrário, a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna”. 15 A mulher lhe disse: “Senhor, dê-me dessa água, para que eu não tenha mais sede, nem precise voltar aqui para tirar água”. 16 Ele lhe disse: “Vá, chame o seu marido e volte”. 17 “Não tenho marido”, respondeu ela. Disse-lhe Jesus: “Você falou corretamente, dizendo que não tem marido. 18 O fato é que você já teve cinco; e o homem com quem agora vive não é seu marido. O que você acabou de dizer é verdade”. 19 Disse a mulher: “Senhor, vejo que é profeta.
Sede religiosa / teológica / ou sistemática:
João 4.20 (NVI) — 20 Nossos antepassados adoraram neste monte, mas vocês, judeus, dizem que Jerusalém é o lugar onde se deve adorar”.
A resposta de Jesus é suficiente para mim e para você:
Jesus:
Fonte de um relacionamento seguro, sincero e livre de opiniões humanas. (todos são importantes para Cristo)
João 4.4–8 (NVI) — 4 Era-lhe necessário passar por Samaria. 5 Assim, chegou a uma cidade de Samaria, chamada Sicar, perto das terras que Jacó dera a seu filho José. 6 Havia ali o poço de Jacó. Jesus, cansado da viagem, sentou-se à beira do poço. Isto se deu por volta do meio-dia. 7 Nisso veio uma mulher samaritana tirar água. Disse-lhe Jesus: “Dê-me um pouco de água”. 8 (Os seus discípulos tinham ido à cidade comprar comida.)
Fonte de quebra de paradigmas ou racismo social
João 4.9–10 (NVI) — 9 A mulher samaritana lhe perguntou: “Como o senhor, sendo judeu, pede a mim, uma samaritana, água para beber?” (Pois os judeus não se dão bem com os samaritanos. ) 10 Jesus lhe respondeu: “Se você conhecesse o dom de Deus e quem lhe está pedindo água, você lhe teria pedido e ele lhe teria dado água viva”.
Fonte da verdadeira e única Profecia
João 4.13–19 (NVI) — 13 Jesus respondeu: “Quem beber desta água terá sede outra vez, 14 mas quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Ao contrário, a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna”. 15 A mulher lhe disse: “Senhor, dê-me dessa água, para que eu não tenha mais sede, nem precise voltar aqui para tirar água”. 16 Ele lhe disse: “Vá, chame o seu marido e volte”. 17 “Não tenho marido”, respondeu ela. Disse-lhe Jesus: “Você falou corretamente, dizendo que não tem marido. 18 O fato é que você já teve cinco; e o homem com quem agora vive não é seu marido. O que você acabou de dizer é verdade”. 19 Disse a mulher: “Senhor, vejo que é profeta.
Fonte da verdadeira adoração
João 4.19–24 (NVI) — 19 Disse a mulher: “Senhor, vejo que é profeta. 20 Nossos antepassados adoraram neste monte, mas vocês, judeus, dizem que Jerusalém é o lugar onde se deve adorar”. 21 Jesus declarou: “Creia em mim, mulher: está próxima a hora em que vocês não adorarão o Pai nem neste monte, nem em Jerusalém. 22 Vocês, samaritanos, adoram o que não conhecem; nós adoramos o que conhecemos, pois a salvação vem dos judeus. 23 No entanto, está chegando a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura. 24 Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade”.
Fonte de uma VIDA PLENA em Deus:
João 4.25–26 (NVI) — 25 Disse a mulher: “Eu sei que o Messias (chamado Cristo) está para vir. Quando ele vier, explicará tudo para nós”. 26 Então Jesus declarou: “Eu sou o Messias! Eu, que estou falando com você”.
De sedenta à uma fonte de água da Vida !
Jesus é o único que pode saciar a sede da alma humana
Veja uma Mulher que larga seu cântaro e vai aos outros contar da água viva que havia recebido !
João 4.28–30 (NVI) — 28 Então, deixando o seu cântaro, a mulher voltou à cidade e disse ao povo: 29 “Venham ver um homem que me disse tudo o que tenho feito. Será que ele não é o Cristo?” 30 Então saíram da cidade e foram para onde ele estava.
João 4.39–42 (NVI) — 39 Muitos samaritanos daquela cidade creram nele por causa do seguinte testemunho dado pela mulher: “Ele me disse tudo o que tenho feito”. 40 Assim, quando se aproximaram dele, os samaritanos insistiram em que ficasse com eles, e ele ficou dois dias. 41 E por causa da sua palavra, muitos outros creram. 42 E disseram à mulher: “Agora cremos não somente por causa do que você disse, pois nós mesmos o ouvimos e sabemos que este é realmente o Salvador do mundo”.
APELO:
"Do que você tem sede hoje?
Em que fonte você tem buscado saciá-la?
CRISTO está bem aqui e agora… e Ele continua dizendo:
João 4.13–14 (NVI) — 13 Jesus respondeu: “Quem beber desta água terá sede outra vez, 14 mas quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Ao contrário, a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna”.
ORAÇÃO !