ORIGEM DOS BATISTAS
BATISTAS • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 32 viewsNotes
Transcript
ORIGEM DOS BATISTAS
ORIGEM DOS BATISTAS
INTRODUÇÃO
QUAL A ORIGEM DOS BATISTAS?
Responder a essa pergunta não é uma tarefa fácil. Isto porque são pelo menos três as hipóteses do surgimento do movimento batista no mundo.
Mas é importante que todo cristão batista conheça a história das origens de sua fé, para exercer uma vida cristã madura. Conhecer a história do surgimento do movimento batista no mundo, nos leva a defender nossa fé, uma vez que o cristianismo tem se transformado cada vez mais em uma "colcha de retalhos"., com todo tipo de heresias e práticas que não encontram respaldo nas escrituras.
É importante que cada cristão batista conheça a história do surgimento de sua denominação: os primórdios, as vitórias e as perseguições pelas quais passou. Com esse conhecimento histórico básico, fica mais fácil entender e defender os princípios que temos abraçado como povo de Deus, ao longo dos séculos.
Aplicação a sua vida: Você acha importante conhecer as origens da igreja a que você pertence? Por quê?
1. A ORIGEM DO NOME BATISTA
1. A ORIGEM DO NOME BATISTA
A palavra "batista" tem origem na palavra grega baptistés e pode ser traduzida como "o que batiza". Esta palavra deriva do grego bapto que significa literalmente submergir, cobrir completamente com um fluido, mergulhar. Daí os batistas somente aceitarem como batismo válido aquele que acontece através da imersão do crente na água. (Mt.3. 13-17)
Então Jesus foi da Galileia para o Jordão, para ser batizado por João.
Mas João tentou impedi-lo, dizendo: Tu vens a mim? Eu é que preciso ser batizado por ti.
E Jesus lhe respondeu: Deixa por enquanto; porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Então João consentiu.
Depois de batizado, Jesus saiu logo da água. E viu o céu se abrir e o Espírito de Deus descer como uma pomba, vindo sobre ele.
E uma voz do céu disse: Este é o meu Filho amado, de quem me agrado.
Os pioneiros batistas pregavam que o batismo deveria acontecer somente após o arrependimento e conversão da pessoa. Por isso não aceitaram a posição dos que insistiam em aspergir seus bebês e considerá-los batizados.
Para adotarem tais crenças, eles fundamentavam-se nos evangelhos e nos demais livros do Novo Testamento.
A exigência de que somente pessoas convertidas fossem batizadas chamou a atenção do povo e das autoridades, visto que muitos que se convertiam e haviam sido aspergidos quando bebês em uma igreja católica ou protestante, eram submetidos ao batismo de arrependimento, sob profissão de fé.
Assim, o nome "batista" não foi escolhido pelos primeiros batistas que surgiram no mundo, pelo contrário, esse nome foi um apelido que os primeiros batistas receberam por causa da ênfase que davam ao batismo apenas de pessoas regeneradas que pudessem expressar, por meio da profissão de fé, que criam em Jesus Cristo como único e suficiente Salvador pessoal.
O nome surgiu apenas no século XVII, mas podemos afirmar que todos os discípulos que, através dos séculos, buscaram permanecer fiéis aos ensinos das Escrituras, sobretudo sobre o batismo bíblico, pagando muitas vezes com sua própria vida, eram batistas em suas convicções (Cl. 2.12).
sepultados com ele no batismo, com quem também fostes ressuscitados pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dentre os mortos.
A ênfase na importância do batismo apenas de pessoas que possam dar uma profissão de fé crível e que o mesmo seja feito por imersão, levam os batistas a não reconhecerem como válidos a aspersão ou efusão, seja de bebês ou de adultos, mesmo que praticado por um grupo cristão, tendo em vista não encontrarmos nas Escrituras ensinamento claro sobre essa forma de batismo.
Aplicação a sua vida: O batismo apenas de pessoas que possam fazer uma confissão de fé e arrependimento é requisito básico para se tornar membro de uma igreja batista. Você crê em Jesus como seu Senhor e Salvador e se arrepende de seus pecados?
2. OS BATISTAS TÊM UM FUNDADOR?
2. OS BATISTAS TÊM UM FUNDADOR?
A resposta é não. Diferentemente de outros grupos religiosos que possuem um fundador, um guru, os batistas não têm uma pessoa que pode ser apontada como o fundador da denominação.
Os batistas atuais são resultado de movimentos anticonformistas ocorridos nos séculos XVI e XVII de reforma religiosa intensa. Grupos com doutrinas e práticas parecidas com as dos atuais batistas surgiram, às vezes, espontaneamente, a partir do estudo das doutrinas do Novo Testamento em diversos lugares do mundo.
Assim como os primeiros seguidores de Cristo foram apelidados de os "do Caminho".
e pediu-lhe cartas para as sinagogas de Damasco, a fim de que, caso encontrasse alguns do Caminho, tanto homens como mulheres, os conduzisse presos a Jerusalém.
e "cristãos"
Tendo-o achado, levou-o para Antioquia. E, durante um ano inteiro, reuniram-se naquela igreja e instruíram muita gente. Em Antioquia, os discípulos foram chamados de cristãos pela primeira vez.
Também os batistas receberam esse nome pela ênfase que sempre deram ao batismo bíblico e do Novo Testamento, que deve ser precedido de um testemunho de conversão e deve ser administrado por meio do mergulho do crente na água, como ocorreu com Jesus e os discípulos.
Há alguns até que pensam que os batistas atuais têm como fundador João Batista, por causa da igualdade dos nomes. Essa hipótese não tem amparo bíblico nem histórico, tendo em vista que, nem João Batista nem seus discípulos fundaram qualquer denominação religiosa. Aliás essa tese tornou-se até mesmo uma teoria sobre as origens dos batistas conhecida como Teoria da Sucessão Histórica ou Teoria JJJ. (João, Jerusalém e Jordão.).
Enfim, os batistas não reconhecem um líder como "fundador" do movimento batista. E isso não nos preocupa, pois não temos um fundador humano, da maneira como se pode falar de Lutero para os luteranos, Zuínglio para os reformados, Calvino para os presbiterianos, John e Charles Wesley para os metodistas.
Aplicação a sua vida: Igrejas com práticas parecidas com as dos atuais batistas surgiram, às vezes, espontaneamente, a partir do estudo do Novo Testamento. As pessoas, mesmo sem ter contato umas com as outras, chegavam às mesmas conclusões sobre doutrinas como o batismo apenas de adultos. Comente.
3. A TEORIA DA SUCESSÃO HISTÓRICA
3. A TEORIA DA SUCESSÃO HISTÓRICA
Uma das teorias acerca do início do movimento batista é aquela que afirma que o movimento teve início com o próprio João Batista em Jerusalém, quando este batizava as pessoas no Rio Jordão, daí o nome desta teoria ser JJJ - João, Jerusalém e Jordão.
Nesse caso, para os defensores dessa teoria, há desde João Batista até os nossos dias, uma linhagem sucessória ininterrupta de igrejas batistas. Assim, desde os primeiros batismos de João Batista no Jordão até os dias atuais, creem que sempre houve grupos fiéis às Escrituras que, através dos séculos, têm mantido as crenças e práticas ensinadas no Novo Testamento.
Essa teoria é principalmente defendida pelo escritor J.M. Carroll (1858-1931), em seu livro "O rastro de sangue: acompanhando os cristãos através dos séculos ou a história das igrejas batistas, desde o tempo de Cristo, até os nossos dias". Carrol tenta ligar os batistas atuais com João Batista e Jesus. Ele traça uma linhagem espiritual e teológica daqueles tempos até a primeira igreja surgida no mundo. Nesse caso, teria havido uma sucessão ininterrupta de igrejas batistas, ao longo da história, ainda que nem sempre essas igrejas fossem chamadas de "batistas".
De fato, ao longo da história, houve vários grupos que foram perseguidos por não concordar com a religião oficial. Estes grupos receberam vários nomes como: Paulicianos, Arnoldistas, Henricianos, Petrobrussianos, Albigenses, Waldenses, etc. Afirmar que tais grupos deram origem aos atuais batistas requer fontes históricas que não existem.
Além do mais, alguns desses grupos ensinavam doutrinas que não se coadunam com os ensinos das Escrituras.
Assim, não é possível afirmar com precisão que essa teoria é historicamente verdadeira, porque não há evidência documentária.
Aplicação a sua vida: Apesar de crermos que nossa herança doutrinária tem sua origem em Jesus Cristo e nas verdades estabelecidas nas Sagradas Escrituras, podemos afirmar que os batistas vêm de uma sucessão histórica desde João Batista? Comente.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
É fato que desde o início da igreja no Pentecostes (Atos 2), Deus sempre tem levantado pessoas e igrejas locais fiéis às Escrituras, constituindo-se como a igreja de Cristo, independente da denominação.
A denominação batista surge, não a partir de um fundador ou pregador que teve visões, sonhos ou experiências extraordinárias. Os batistas surgem, como um movimento guiado pelo próprio Espírito Santo, que em diversos lugares faz surgir comunidades de crentes que, a partir do livre estudo das Escrituras, chegam a conclusões parecidas.
Neste sentido, cremos que os batistas atuais se constituem como uma denominação que resgatou doutrinas neo-testamentárias, que ao longo dos séculos foram abandonadas pela igreja romana, como o batismo de pessoas adultas.
IGREJA BATISTA É FORMADA POR:
IGREJA LOCAL
Através dos tempos, os batistas se têm notabilizado pela defesa destes princípios:
Através dos tempos, os batistas se têm notabilizado pela defesa destes princípios:
1º) A aceitação das Escrituras Sagradas como única regra de fé e conduta.
1º) A aceitação das Escrituras Sagradas como única regra de fé e conduta.
2º) O conceito de igreja como sendo uma comunidade local democrática e autônoma, formada de pessoas regeneradas e biblicamente batizadas.
2º) O conceito de igreja como sendo uma comunidade local democrática e autônoma, formada de pessoas regeneradas e biblicamente batizadas.
3º) A separação entre igreja e Estado.
3º) A separação entre igreja e Estado.
4º) A absoluta liberdade de consciência.
4º) A absoluta liberdade de consciência.
5º) A responsabilidade individual diante de Deus.
5º) A responsabilidade individual diante de Deus.
6º) A autenticidade e apostolicidade das igrejas.
6º) A autenticidade e apostolicidade das igrejas.
ASSOCIAÇÃO - QUAL O NOME DA NOSSA ASSOCIAÇAO?
CONVENÇÃO BATISTA BRASILEIRA - ESTADUAL
PRÓXIMO ESTUDO:
PRINCÍPIOS BATISTAS