O grande mandamento

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 3 views
Notes
Transcript
Mc 12.29.
Introdução
1. O problema do incrédulo, não está fundamentada na sua absoluta incredulidade, mas na sua absoluta e ativa vontade - sua imoralidade.
2. No sentido bem claro - eles detestam a obediência, e isso é declaradamente explícito por suas rebeldias.
3. Embora possamos reconhecer a Deus em todas as coisas criadas - a mente precisa ser transformada para que haja desejo de amar a Deus.
4. A nossa fé não é um salto no escuro - mas é a transformação da mente.
I - Amar a Deus exige que o conheçamos.
5. A Bíblia ensina sobre a necessidade vital de conhecermos, e continuar conhecendo a Deus - Oséias 6.3Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor; como a alva, a sua vinda é certa; e ele descerá sobre nós como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra.
6. Somos seres dotados de níveis de sentimento, de emoções, e eles são mais fortes em relação de como é nossa afetividade com essa pessoa - quanto mais conhecemos alguém, somos atraídos ou nos afastamos dela - de acordo como ela se identifica conosco. Rebeldes são amigos de rebeldes, pessoas bondosas são amigos de bondosos, ladrões andam com ladrões.
7. Se você conhece um deus que é amor, e não sabe o que é amor de Deus - você criará um deus cúmplice de seus pecados, um deus que vai defender você, e te abençoar porque ele é seu cúmplice. Esse não é o verdadeiro Deus, Pai do NSJC.
8. Você ama a Deus a ponto de ser Ele digno de você renunciar a sua vontade, e aprender a fazer a vontade dEle?
9. Se Ele é digno de toda honra - você está pronto para honrá-lo com sua vida? Cristo é digno de que você sofra por Ele? Se Ele é digno de sua honra, você está disposto a morrer por Ele?
10. John Buniann - Ao ser preso, sua mais terrível dor era ficar separado da sua pobre família e sua filha cega. Como sua filhinha iria sobreviver sem a companhia do pai. Essa dor era como se sua carne fosse rasgada de seus ossos. Porém, sua confiança era esta - Deus é muito mais competente para cuidar de minha família, que eu mesmo. Essa certeza era produzida por uma pessoa que conhecia sua limitação, mas também conhecia o seu Deus.
11. Ninguém pode amar quem não conhece.
II - A verdadeira fé e a comunhão com Deus.
12. Primeiro - se a fé que temos está motivada só por que vamos a igreja por causa de um parente, ou até por causa do pastor - ou ainda, ou vai assistir um pastor que tem fama, por causa da fama desse indivíduo, e não por aquilo que ele vai falar - e ele deve enaltecer a Cristo e não ele - sua fé praticamente não existe, ou é muito frágil.
13. Segundo - a fé não significa crer no que você não tem certeza. Isso, aliás não é fé, mas dúvida. Antes de alguém pisar na lua, pensava-se que poderiam existir homenzinhos verdes por lá, os ETs. E em Marte? pode existir vida? Quando o ano 2000 se aproximava, muitos criam que era chegado o fim do mundo! A pergunta é - de onde surgiram essas crenças?
14. A fé não é um salto no escuro como alguns cristãos acham. Não. Isso não é fé, isso é falta de conhecimento de onde está sendo firmada a dessa a fé dessa pessoa.
15. Jesus disse: creiam em Deus, e creiam também e mim. Mas, Felipe ainda não conseguia crer que Deus estava encarnado, e por isso, disse - mostra-nos o Pai. A fé vem por ouvir a Palavra Romanos 10.17 “ E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo.” Pregação, fé pela palavra de Cristo. Isso significa que sua fé tem que ser em Deus e em Cristo
16. Preste atenção, como nossa fé é prejudicada pelos desvios que são criados até por religião que enaltece as virtudes, os dons, a boa eloquência, até o próprio conhecimento teológico pode ser uma traição, se pensamos que é o conhecimento a base da fé. A luta do Apóstolo Paulo em relação à Lei escrita, inclusive por mandado de Deus, era essa - assim como os gregos tinham a sua filosofia como objeto de orgulho, assim também os judeus se orgulhavam de ter os os oráculos de Deus - Tanto um como o outro viram o conhecimento como Deus. A bíblia pode ser adorada como Deus? Não. Ela é a voz de Deus, ela é o meio que leva-nos para Deus. Budistas tem ótimas regras morais, e suas crenças.
17. O conhecimento teológico é vital quando está subordinado a fé em Deus. A Lei apontava para Cristo, assim como precisamos desse conhecimento, porque é o conhecimento do relacionamento de Deus com os homens.
III - Amar a Deus exige uma mente transformada.
18. Como podemos cumprir esse principal mandamento - amar a Deus de todo coração, de toda a alma, de todo entendimento, e de toda nossa força?
19. Já citamos que não é possível amar quem você não conhece. Agora preste atenção - Jesus repete o primeiro e principal mandamento, e o que o mandamento diz que é necessário? Coração - é de onde brota todas as emoções, sentimentos, desejos bons ou maus - é a nossa mente. Se a mente tem maus pensamentos , sua alma sofrerá tormentos, por falta de entender a vontade de Deus.
20. Romanos 12.2 “E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”
21. Transformação do coração - Paulo não está falando de conversão. Embora, possa acontecer a conversão apenas por ouvir isto. Seu desejo é ver uma igreja fiel, homens e mulheres e jovens se aproximando de Cristo, e se afastando desse sistema caído, que é facilmente derrotado moralmente, psicologicamente e cheio de dúvidas.
22. O que os doze discípulos de Jesus ouviam diariamente? Quando todos abandonaram Jesus, qual foi o posicionamento dos doze?
IV - Conclusão.
23. Conhecer Jesus - o termo conhecer na bíblia tem um significado muito mais profundo que ser apresentado para uma pessoa, quando tem a intenção de dizer que o marido teve relações íntimas com a sua mulher. Adão conheceu Eva. Caim conheceu sua mulher. Elcana conheceu Ana.
24. Você só poderá amar a Deus de todo coração, se o conhecer - tiver intimidade, tiver comunhão. Veja que o entendimento também está atrelado ao conhecimento e ao amor - Quanto maior essa comunhão, maior sua força, sua convicção, e sua fé.
25. Quanto maior a comunhão, menos temor, e mais amor - maior a segurança na sua Palavra. Por isso, sua fé não é crer no que você não conhece - mas crer em quem você conhece. João diz que: quem anda nas trevas não tem comunhão com Deus, porque Deus é luz -1João 1.5 “Ora, a mensagem que, da parte dele, temos ouvido e vos anunciamos é esta: que Deus é luz, e não há nele treva nenhuma.” João está num contexto de crenças ocultas, inclusive do gnosticismo, que foi a pior heresia dos primeiros séculos - a crença de que Deus estava oculto como todos os outros deuses era um problema até para os judeus - Onde vemos e cremos - na mensagem de Jesus - creiam em Deus, creiam também em mim. Quem me ama, ama as minhas palavras.
Related Media
See more
Related Sermons
See more