GLÓRIA E REALIDADE

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 9 views
Notes
Transcript

A GLÓRIA

Introdução:
No final do cap. 8, jesus resistiu a tentação satanica de evitar a cruz;
Pedro, depois de Jesus ter falado sobre sua morte e ressurreição, reprova Jesus;
A resposta de Jesus foi a seguinte:
Marcos 8.33 “Jesus, porém, voltou-se e, fitando os seus discípulos, repreendeu a Pedro e disse: Arreda, Satanás! Porque não cogitas das coisas de Deus, e sim das dos homens.”
Humanamente falando, Deus deve ter ficado muito orglhoso de seu filho Jesus!
É como se a resposta de Jesus fosse essa, “Eu vou obedecer meu Pai até o final, e não vou me deixar levar por nada contrario a isso”!
Outro ponto...
Nesses textos antecedentes, nosso Senhor estava falando de sua propria paixão e morte vindouras, falando da necessidade de os homens negarem a si mesmos se desejassem ser seus discipulos e da necessidade de perdemos nossas proprias vidas se quisermos salva-las...
Marcos 8.34–35 “Então, convocando a multidão e juntamente os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me. Quem quiser, pois, salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por causa de mim e do evangelho salvá-la-á.”
Jesus continua, agora falando sobre seu reino e sua glória, ele fecha o cap 8 e inicia o cap 9, abrandando suas declaraçoes dificeis, ao prometer a visão daquela glória a alguns dos que estavam ouvindo.
Marcos 8.38 “Porque qualquer que, nesta geração adúltera e pecadora, se envergonhar de mim e das minhas palavras, também o Filho do Homem se envergonhará dele, quando vier na glória de seu Pai com os santos anjos.”
Marcos 9.1 “Dizia-lhes ainda: Em verdade vos afirmo que, dos que aqui se encontram, alguns há que, de maneira nenhuma, passarão pela morte até que vejam ter chegado com poder o reino de Deus.”
No relato da tranfiguração, que veremos agora, vemos o cumprimento dessa professia na vida de Pedro, Tiago e João.
A GLORIA DO REINO - V.2-8.
1 - MARAVIHOSA VISÃO DA GLORIA QUE CRISTO E SEU POVO TERÃO NA SUA SEGUNDA VIDA.
Marcos 9.2–3 “Seis dias depois, tomou Jesus consigo a Pedro, Tiago e João e levou-os sós, à parte, a um alto monte. Foi transfigurado diante deles; as suas vestes tornaram-se resplandecentes e sobremodo brancas, como nenhum lavandeiro na terra as poderia alvejar.”
Não ha duvida que esse foi um dos principais propositos da transfiguração. Ela aconteceu para ensinar aos discipulos que, embora seu Senhor estivesse em uma aparencia humilde e pobre, um dia apareceria com a gloriosa majestade que sera apropriada ao filho de Deus.
Apocalipse 1.13–16 “e, no meio dos candeeiros, um semelhante a filho de homem, com vestes talares e cingido, à altura do peito, com uma cinta de ouro. A sua cabeça e cabelos eram brancos como alva lã, como neve; os olhos, como chama de fogo; os pés, semelhantes ao bronze polido, como que refinado numa fornalha; a voz, como voz de muitas águas. Tinha na mão direita sete estrelas, e da boca saía-lhe uma afiada espada de dois gumes. O seu rosto brilhava como o sol na sua força.”
E também, a transfiguração teve o proposito de ensinar aos homens que, quando o Senhor voltar, seus santos, como Moises e Elias, voltarão junto com Ele!
Em outras palavras, a transfiguração teve por intuito lembrar aos discipulos que, embora fossem perseguidos e caluniados por causa de Cristo, um dia seriam revertidos de honra e seriam participantes da gloria de seu Senhor.
Aplicação:
Temos muitas razoes para agradecer a Deus por essa passagem biblica, por essa visão.
com frequencia, sentimo-nos tentados a desistir do serviço de Cristo, diante da cruz que temos que levar e das afliçoes que nos assolam, pensamos em desistir! nos deparamos com o mundo todo contra nós! com isso, não nos causa admiração o fato de, algumas vezes , a fé dos salvos enfraquecer e de seus olhos falharem enquanto aguardam sua esperança.
Eis ai uma motivaçao para o seu coração! A visão no monte, serve-nos de graciosa garantia de que há, reservas, coisas gloriosas para o povo de Deus.
O Salvador crucificado voltará outra vez com poder e grande gloria. todos os seus santos virão com ele, e ate esse grande dia, estarão em plena segurança.
Colossenses 3.4 “Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então, vós também sereis manifestados com ele, em glória.”
2- A EXPRESSÃO DE PEDRO AO CONTEMPLAR JESUS TRANSFIGURADO.
Marcos 9.5–6 “Então, Pedro, tomando a palavra, disse: Mestre, bom é estarmos aqui e que façamos três tendas: uma será tua, outra, para Moisés, e outra, para Elias. Pois não sabia o que dizer, por estarem eles aterrados.”
Sem duvida, existe alguns pontos negativos dessa declaração que precisamos nos atentar.
Ela revelou ignorancia acerca do proposito pelo qual Jesus veio ao mundo, para sofrer e morrer.
revelou como pedro se esquecera dos seus irmaos que não estavam em sua companhia.
revelou como pedro se esquecera do mundo em trevas e que carecia de Jesus!
demosnstrou que Pedro ainda não compreendia que cristo era maior que eleia e moises, quando ele propos construir tendas para os tres.
Poremnem tudo esta perdido, podemos destacar alguns pontos positivos!
“Mestre bom é estarmos aqui”, quanto conforto e quanta consolaçao a visao da gloria de Cristo pode conferir a um verdadeiro crente!
Olhando mais adiante, uma visao de dois santos com nosso Rei foi suficiente para aquecer o coração, vivificar a alma que pedro desejou não sair mais daquele lugar! o que diremos então, daquele grande dia do Senhor? que jesus vira com sua igreja! A felicidade desse dia sera tao grande que não temos a capacidade de explicar! mais uma coisa é certa, nesse grande dia iremos dizer! “MESTRE, BOM É ESTARMOS AQUI!”
3 - JESUS, MAIOR QUE A LEI E MAIOR QUE OS PROFETAS
Marcos 9.4 “Apareceu-lhes Elias com Moisés, e estavam falando com Jesus.”
Marcos 9.7–8 “A seguir, veio uma nuvem que os envolveu; e dela uma voz dizia: Este é o meu Filho amado; a ele ouvi. E, de relance, olhando ao redor, a ninguém mais viram com eles, senão Jesus.”
Inicialmente, encontramos em elias e moises,,,,,,,resentantes da lei e dos profetas. Ele vieram como testemunhas de que Jesus é aquele sobre quem haviam falado na antiguidade e a respeito de quem escreveram que viria.
Em segundo lugar vemos o testemunho de Deus, dizendo “este é meu filho amado: a ele ouvi.” esse mesmo testemunho foi dado no bastismo de Jesus, mas agora acrescido “a ele ouvi.
concluimos que, a totalidade dessa visão foi deixar na mente dos tres discipulos que seu Senhor estava muito acima deles mesmos, dos profetas e que jesus esta acima da lei, na verdade ele é o cumprimento da lei, por isso os discipulos devem em todas as coias, crer em Jesus, segui-lo, obedecer a ele, confiar nele e ouvi-lo.
Aplicação:
As ultimas palavras do versiculo 7, “a ele ouvi”, devem sempre esta na nosa mente. Devemos ouvir a cristo.
Jesus é o grande mestre, aqueles que quiserem ser sabios precisam aprender com ele.
Jesus é a luz do mundo, aqueles que não quiserem errar o caminho precisam segui-lo!
Jesus é o cabeça da Igreja; aquele que quiserem esta junto Dele na glorira teram que contempla-lo agora.
O que deve nos interessar não é o que os homens dizem, mas sim o que as igrejas dizem!
Ouçamos a jesus! Permaneçamos Nele! dependamos Dele! OLhemos para Ele!
Jesus nunca nos decepcionara! nunca nos rejeitara!
João 10.27–28 “As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão.”
A REALIDADE
Marcos 9.9–13 “Ao descerem do monte, ordenou-lhes Jesus que não divulgassem as coisas que tinham visto, até o dia em que o Filho do Homem ressuscitasse dentre os mortos. Eles guardaram a recomendação, perguntando uns aos outros que seria o ressuscitar dentre os mortos. E interrogaram-no, dizendo: Por que dizem os escribas ser necessário que Elias venha primeiro? Então, ele lhes disse: Elias, vindo primeiro, restaurará todas as coisas; como, pois, está escrito sobre o Filho do Homem que sofrerá muito e será aviltado? Eu, porém, vos digo que Elias já veio, e fizeram com ele tudo o que quiseram, como a seu respeito está escrito.”
A PROFECIA Malaquias 4.5–6 “Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível Dia do Senhor; ele converterá o coração dos pais aos filhos e o coração dos filhos a seus pais, para que eu não venha e fira a terra com maldição.”
Isaías 53.3 “Era desprezado e o mais rejeitado entre os homens; homem de dores e que sabe o que é padecer; e, como um de quem os homens escondem o rosto, era desprezado, e dele não fizemos caso.”
Related Media
See more
Related Sermons
See more