O Espírito é o que realiza as coisas de acordo co a vontade Dele
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 3 viewsNotes
Transcript
1Coríntios 12.1–2 “A respeito dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes. Sabeis que, outrora, quando éreis gentios, deixáveis conduzir-vos aos ídolos mudos, segundo éreis guiados.”
Dons Espirituais sempre geraram grande confusão na Igreja, na igreja de corinto, alguns dons eram valorizados e outros desprezados sendo menos prestigiados. Os que possuiam por exemplo o dom de lingua que estava em alta, parecem que esboçavam certo distintivo de superioridade e não faziam questão de colocá-lo para ser usado em benefício da Igreja.
Paulo não queria os corintios ficassem ignorantes em relação a sua antiga maneira de viver, em relação aos dons, muitos sobre o doador, e que nehum esforço era empregado para aquisição dos mesmos, mas sim que o espirito concedia a cada um conforme a necessidade.
Antes eles eram Gentios, deixavam se conduzir aos idolos mudos e eram guiados por eles.
1Coríntios 12.3 “Por isso, vos faço compreender que ninguém que fala pelo Espírito de Deus afirma: Anátema, Jesus! Por outro lado, ninguém pode dizer: Senhor Jesus!, senão pelo Espírito Santo.”
Os coríntios estavam falando pelo espirito e perguntavam para Paulo se era normal que as pessoas falavam dessa forma. Então o apostolo deve ter perguntado, o que exatamente esses espiritos estão falando? A resposta é que Jesus era Maldito. Entretanto, Paulo diz que o contrario também é verdadeiro, aguém so pode falar que Jesus é o Senhor pelo Espirito Santo de Deus.
Falar que Jesus é Senhor, há varias aimplicações porque se ele é o seu Senhor mesmo, significa que ele manda na sua vida através daquilo ja foi escrito e vc se submete a Ele. Somente as pessoas cheias do espirito podem realmente podem cujar a frase Senhor Jesus.
As pessoas podem até realizar tarefas valiósas aos olhos dos homens, mas correm o risco de no último dia, Jesus o rejeitar dizendo: nunca os conheci Mateus 7.23 “Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniquidade.”
1Coríntios 12.4 “Ora, os dons são diversos, mas o Espírito é o mesmo.”
Alguns são mais procurados do que outros
Dons da contribuição normalmente parece que atinge somente alguns
Dom do amor de modo igual
1Coríntios 12.5 “E também há diversidade nos serviços, mas o Senhor é o mesmo.”
Não há um unico modelo exercer o serviço do reino aqui na terra, muito pelo contrário, diversidade. Cuidado temos que tomar para não invalidarmos ou tenarmos iviabilizar
1Coríntios 12.6 “E há diversidade nas realizações, mas o mesmo Deus é quem opera tudo em todos.”
1Coríntios 12.7 “A manifestação do Espírito é concedida a cada um visando a um fim proveitoso.”
Há um objetivo que nem sempre é demonstrado por aqueles que afirmam possuir determinados dons. Lembro de um jovem rapaz quando havia me convertido, ele dizia que tinha o don da cura, afirmou que em sua converssão recebeu esse don, mais que naquele momento não estava congregando e precisava voltar a igreja, que as coisas não eram assim, para curar tinha ue estar com a vida no altar.
1Coríntios 12.8 “Porque a um é dada, mediante o Espírito, a palavra da sabedoria; e a outro, segundo o mesmo Espírito, a palavra do conhecimento;”
1Coríntios 12.9 “a outro, no mesmo Espírito, a fé; e a outro, no mesmo Espírito, dons de curar;”
O Dom da curar uma pessoa seja qual for a doença, não é um sentemnto de empatia por outra pessoa. Tentar forçar isso para ver se a curar vai acontecer é se sacrificar de forma inútil porque o texto parece não propor esse tipo de realidade.
Não significa que todas as pessoas estavam sendo curadas ao mesmo tempo, uma variedaade de doença até poderia está sendo curada, mas isso era feito pela graça de Deus e em momentos determinados e que resultaria para o bem comum do corpo.
Paulo não está dizendo que o dom cessou, uma das coisas que nossa cultura precisa aprender é parar de institucionalizar os dons, se alguém recebeu em dado momento, é para o bem do corpo e foi dado pelo espirito Santo. Se isso acontecesse, certamento mutas barreiras cairiam entre os tradicionais e carismaticos.
1Coríntios 12.10 “a outro, operações de milagres; a outro, profecia; a outro, discernimento de espíritos; a um, variedade de línguas; e a outro, capacidade para interpretá-las.”
Já que acabamos de falar de cura, todas as curas são demonstração de poderem miraculoso, mas ne todos os poderem miraculosos podem ser consisderos como cura. Aqui podem estar incluidos, exorcismo, milagres que afetam a natureza etc. Lembra de Moisés no Egito, Êxodo 7.11 “Faraó, porém, mandou vir os sábios e encantadores; e eles, os sábios do Egito, fizeram também o mesmo com as suas ciências ocultas.”
Atos dos Apóstolos 19.13 “E alguns judeus, exorcistas ambulantes, tentaram invocar o nome do Senhor Jesus sobre possessos de espíritos malignos, dizendo: Esconjuro-vos por Jesus, a quem Paulo prega.
B-profecia; a outro, discernimento de espíritos; a um, variedade de línguas; e a outro, capacidade para interpretá-las.”
Definição de profeta; Eram homens chamados por Deus para exortar o povo de seu pecado, contribuindo para sua edificação na obediencia ao Senhor. Além do mais, Paulo coloca os profetas debaixo de sua autoridade: 1Coríntios 14.37–38 “Se alguém se considera profeta ou espiritual, reconheça ser mandamento do Senhor o que vos escrevo. E, se alguém o ignorar, será ignorado.”
Aqui temos de fazer a segunte pergunta:
Nas escrituras, a Quem foi dado o dom de profetizar?
A quem foi dado o dom de variedade de lingua, a quem foi dado o dom e capacidade de interpreta-la?
A que foi dado o dom de dicernir os espiritos?
Talvez a resposta está no cap 1Coríntios 12.27–31 “Ora, vós sois corpo de Cristo; e, individualmente, membros desse corpo. A uns estabeleceu Deus na igreja, primeiramente, apóstolos; em segundo lugar, profetas; em terceiro lugar, mestres; depois, operadores de milagres; depois, dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas. Porventura, são todos apóstolos? Ou, todos profetas? São todos mestres? Ou, operadores de milagres? Têm todos dons de curar? Falam todos em outras línguas? Interpretam-nas todos? Entretanto, procurai, com zelo, os melhores dons. E eu passo a mostrar-vos ainda um caminho sobremodo excelente.”
1Coríntios 12.11 “Mas um só e o mesmo Espírito realiza todas estas coisas, distribuindo-as, como lhe apraz, a cada um, individualmente.”
Aplicação
A razão por qual temos de tomar cuidado com esse dons é porque eles um dia cessarão.
Nós aqui temos evidencia que somos concidadãos do ceu porque o espirito foi derramado, mas não precisamos fazer desses dons algo que nos impulsionará rumo ao céu porque ja somos.
1Coríntios 13.8–11 “O amor jamais acaba; mas, havendo profecias, desaparecerão; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, passará; porque, em parte, conhecemos e, em parte, profetizamos. Quando, porém, vier o que é perfeito, então, o que é em parte será aniquilado. Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, pensava como menino; quando cheguei a ser homem, desisti das coisas próprias de menino.”