TIAGO 1:1-4

Tiago  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 112 views
Notes
Transcript
Estudo 1
Recapitular
Autor: Tiago (meio irmão de Jesus)
Livro: Uma epístola com o foco Prático
Apesar de assumirmos que ele é meio irmão de Jesus ele não se coloca em bicos de pés e se apresenta como servo.
Vivemos uma época com taxas de depressão elevadas ,descontentamento elevados, stress elevados, querem fazer passar a ideia que a solução está no em tudo menos em Deus e o que vemos é que quanto mais distante de Deus, pior encontramos a sociedade.
Transformados em um povo especial, mas não em um povo isento de aflições (Tg 1.1)
Tiago 1.1 BEARA
Tiago,servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo, às doze tribos que se encontram na Dispersão,saudações.
As doze tribos referem-se aqui aos judeus cristãos (2.1; 5.7,8) que possivelmente se converteram no Pentecostes e foram dispersos depois do martírio de Estêvão (At 8.1; 11.19). Não devemos assumir literalmente as 12 tribos pois no ano 722 A.C. dez tribos se perderam por conta do cativeiro assírio. Eles são crentes, mas são pobres e, muitos deles, são oprimidos pelos ricos (5.1–6). Eles são crentes, mas ficam doentes (5.14). Eles são crentes, mas sofrem (5.13).
Vida cristã não é uma campânula de vidro, uma estufa espiritual, uma colónia de férias, antes, é um campo de batalha. Não somos poupados dos problemas, mas nos problemas. Hoje fazemos as mesmas perguntas: por que um crente fiel fica desempregado? Por que um crente fiel sofre com cancro? Por que um crente fiel enfrenta o luto e passa por duras e amargas provações?
Transformando tribulações em triunfo (Tg 1.2–4)
Tiago 1.2–4 BEARA
Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança. Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes.
Tiago, ao falar sobre as provações da vida cristã, ensina-nos quatro verdades fundamentais:
Em primeiro lugar, as provações são compatíveis com a fé cristã (Tg 1.2). Por que os crentes sofrem? Por que um crente passa privações? Por que sofre prejuízos? Por que fica doente em cima de uma cama? Por que são injustiçados? Deus nos adverte a esperar as provações. A vida cristã não é um mar de rosas. Jesus advertiu: “No mundo tereis tribulações…” (Jo 16.33). O apóstolo Paulo disse: “… por muitas tribulações nos é necessário entrar no reino de Deus” (At 14.22). Ainda, Paulo disse: “… todos os que querem viver piamente em Cristo Jesus padecerão perseguições” (2Tm 3.12).
Somos um povo na dispersão, enfrentamos muitas provações. Somos peregrinos neste mundo. Nossa Pátria permanente não é aqui. Nosso lar permanente não é aqui. Nossa Pátria está no céu. As provações que enfrentamos aqui, rumo à cidade cujo arquiteto e fundador é Deus, porém, visam a nossa maturidade espiritual. As provações procedem: primeiro, de nossa humanidade. Pertencemos à raça humana sofremos doenças, acidentes, desapontamentos. Segundo, as provações procedem da nossa pecaminosidade. Criamos problemas com nossa língua, com nossas atitudes. Uma pessoa que morre de cancro, depois de ter fumado dezenas de anos, não pode culpar a ninguém por sua morte. Muitas vezes, nosso sofrimento é resultado de nossas escolhas erradas. Terceiro, as provações procedem de nossa vida cristã. Muitas tribulações, nós as enfrentamos exatamente por sermos cristãos, pois Satanás, o mundo e a própria carne lutam contra nós. Quarto, as provações visam trazer glória ao nome de Deus. João registra a cura de um homem cego de nascença. Ele nasceu cego para que nele fosse manifestada a glória de Deus (Jo 9.3).
Em segundo lugar, as provações são variadas (1.2). A palavra várias vem do grego poikilos. Esta palavra significa de diversas cores, multicolorido. As provações são policromáticas. Existem provações rosa claro, como esmalte de noiva; provações rosa choque; provações cinzentas; provações tenebrosas. Deus tece todas essas provações e faz um lindo mosaico. Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus (Rm 8.28). Para cada cor de provação, existe a graça suficiente de Deus para sustentar-nos. A graça de Deus é multiforme (poikilos) (1Pe 4.10). Há provas fáceis e provas difíceis. Há provas que são maiores que nossas forças. Há provas que enfrentamos sozinhos, como Jesus no Getsémani. Deus sabe o que está a fazer na nossa vida. Ele é como um escultor. Ele está a esculpir em nós a beleza de Jesus (Rm 8.29; 2Co 3.18).
Em terceiro lugar, as provações são passageiras (1.2). As provações não duram a vida inteira. Ninguém aguenta uma vida inteira de provas. Ninguém aguenta uma viagem inteira de turbulência. Depois da noite, vem a manhã. Depois do choro, vem a alegria. Depois da tempestade, vem a bonança. Não vamos ficar estacionados na arena das provações. Estamos a passar por elas: alguns passam de avião supersônico, outros de alfa pendular, outros de carro, outros de bicicleta, outros a pé, outros a gatinhar, mas todos passam.
Em quarto lugar, as provações são pedagógicas (1.3,4).Nas provações da vida, nossa fé é testada para mostrar a sua genuinidade. Quando Deus chamou a Abraão para viver pela fé, ele o testou com o fim de aumentar a sua fé. Deus sempre nos prova para produzir o melhor em nós; Satanás nos tenta para fazer o pior em nós. As provas da fé provam que, de fato, nascemos de novo.
As provações de nossa fé trabalham por nós, e não contra nós, visto que produzem perseverança. Deus está no controle de nossa vida. Tudo tem um propósito. Diz o apóstolo Paulo: “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus…” (Rm 8.28). Paulo diz ainda que a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória (2Co 4.17). Em Efésios 2.8–10, Paulo diz que Deus trabalha por nós, em nós e através de nós. Ele trabalhou em Abraão, José, Moisés antes de trabalhar através deles. É assim que Deus faz connosco ainda hoje.
A perseverança visa nos levar à maturidade. Paulo diz em Romanos 5.3–5 que as tribulações são pedagógicas, levam-nos à maturidade. A palavra hupomone significa paciência com as circunstâncias, ou seja, coragem e perseverança em face do sofrimento e das dificuldades. Os crentes imaturos são sempre impacientes. A impaciência pode acarretar graves consequências: Abraão coabitou com Agar, Moisés matou o egípcio, Sansão contou seu segredo para Dalila e Pedro quase matou Malco. Maturidade não se alcança apenas lendo um livro, é preciso passar pelas provas!
As provações visam a glória de Deus. Jesus disse que o cego de nascença nasceu cego para que nele se manifestasse a glória de Deus. De Lázaro, Jesus disse: “Esta enfermidade não é para morte, e sim para a glória de Deus…” (Jo 11.4). Depois de provado por Deus e restaurado por Ele, Jó disse: “Com os ouvidos eu ouvira falar de ti; mas agora te veem os meus olhos” (Jó 42.5).
Qual deve ser a atitude com que vamos enfrentar as provações da vida? Tiago responde: “… tende por motivo de grande gozo…”. Em vez de murmurar, de reclamar, de ficar amargo, de enfiarmo-nos numa caverna, devemos nos alegrar intensamente. Essa alegria é confiança segura na soberania de Deus, de que Ele está no controle, de que Ele sabe o que está a fazer e sabe para onde nos está a levar.
O drama de Jó trata desta temática como em nenhum outro lugar, o homem bom e puro em sofrimento, Habacuque também sofreu uma crise espiritual e existencial, Asafe no Salmo 73 apresenta que chegou a pensar abandonar a fé em Deus.
Contasse que numa escola Dominical uma criança perguntou:” porque Deus não mata o diabo a paulada e acaba com o problema?”.
A pergunta que devemos pensar é porque Deus deixou a arvore do bem e do mal no jardim?
Liberdade, Deus nos criou com liberdade de escolha, e Ele deseja que o homem escolha amar a Deus acima de todas as coisas. Na dificuldade Ele continua a ser Deus.
PERGUNTAS
1. Define o que significa para ti Sabedoria e Conhecimento?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2. O sábio busca maturidade e não prazer, concordas com a frase, porquê?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3. Como lidar de forma sábia com as provações (Tg 1.5–12)?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4. Por Como lidar de forma sábia com as tentações (Tg 1.13–18)?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
NOTAS
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
‎Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida.
Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; pois o que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento.
Não suponhaesse homem que alcançará do Senhor alguma coisa; homem de ânimo dobre, inconstante em todos os seus caminhos.
O irmão, porém, de condição humildeglorie-se na sua dignidade,
e o rico, na sua insignificância, porque ele passará como a flor da erva.
Porque o sol se levanta com seu ardente calor, e a erva seca, e a sua flor cai, e desaparece a formosura do seu aspeto; assim também se murchará o ricoem seus caminhos.
Bem-aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroada vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam.
Ninguém, ao ser tentado, diga: Sou tentadopor Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e ele mesmo a ninguémtenta.
Ao contrário, cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz.
Então, a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte.
Não vos enganeis, meus amados irmãos.
Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança.
Pois, segundo o seu querer, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como que primícias das suas criaturas. TIAGO 1:5-18
MEMORIZAR
Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida.
Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; pois o que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento.
TIAGO 1:5-6
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.