Pela fé abraão saiu de sua terra e pela falta de fé ele cometeu um erro com conseguencias até hoje.

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 25 views
Notes
Transcript

Da origem aos dias atuais

Noé saiu da arca com 03 filhos. SE, Cam e Jafé.
Gênesis 9.18 “Os filhos de Noé que saíram da arca foram Sem, Cam e Jafé. Cam é o pai de Canaã.”
Abraão era de origem Semita
Gn 11:10-26 temos o registro de sua ascendência. Sem gerou Arfaxade, salá, Heber, Pelegue, Reú, Serugue, Naor, Terá que gerou Abrão.
Ele vivia em uma cidade dos Caldeus chamada Ur, isso a 2000 a.C. era um povo idolatra e politeísta.
Deus chama Abraão e lhe faz uma promessa.
Gn 12:1-3
Gênesis 12.1–3 (NVI)
Então o Senhor disse a Abrão: “Saia da sua terra, do meio dos seus parentes e da casa de seu pai, e vá para a terra que eu lhe mostrarei. <<<<<
Farei de você um grande povo,
e o abençoarei.
Tornarei famoso o seu nome,
e você será uma bênção.
Abençoarei os que o abençoarem
e amaldiçoarei os que o amaldiçoarem;
e por meio de você
todos os povos da terra
serão abençoados”.
Abrão obedece e chega até Canaã. Ali ele forma uma pequena aldeia que vai crescendo e prosperando.
Tudo ia bem. Mas, Abrão não tinha filhos. A promessa de Deus estava confusa para Abrão, pois ele não enxergava seu comprimento em sua vida devido ser Sarai sua esposa estéril.
Sarai resolve tentar fazer o papel de Deus. Gênesis 16.1–2 “Ora, Sarai, mulher de Abrão, não lhe dera nenhum filho. Como tinha uma serva egípcia (Egito hoje é um pais Árabe) , chamada Hagar, disse a Abrão: “Já que o Senhor me impediu de ter filhos, possua a minha serva; talvez eu possa formar família por meio dela”. Abrão atendeu à proposta de Sarai.”
Quando Hagar se viu gravida começou tratar Sarai com indiferença. Sarai começou hostilizar Hagar ao ponto desta fugir. Mas, Deus enviou um anjo para falar com ela.
Gênesis 16.9–12 “Disse-lhe então o Anjo do Senhor: “Volte à sua senhora e sujeite-se a ela”. Disse mais o Anjo: “Multiplicarei tanto os seus descendentes que ninguém os poderá contar”. Disse-lhe ainda o Anjo do Senhor: “Você está grávida e terá um filho, e lhe dará o nome de Ismael, porque o Senhor a ouviu em seu sofrimento. Ele será como jumento selvagem; sua mão será contra todos, e a mão de todos contra ele, e ele viverá em hostilidade contra todos os seus irmãos”.
Ismael nasce quando Abrão tinha 86 anos de idade.
Deus renova sua promessa a Abrão, muda seu nome para Abraão e de sua esposa para Sará e quando ele tinha 100 anos nasce Isaque
Gênesis 21.5 “Estava ele com cem anos de idade quando lhe nasceu Isaque, seu filho.”
Com o nascimento de Isaque, Sara toma outra atitude enganosa, e convence Abrão de expulsar Hagar e Ismael.
Deus não os abandonou Gênesis 21.20 “Deus estava com o menino. Ele cresceu, viveu no deserto e tornou-se flecheiro.”
Isaque > Povo Hebreus > Jaco que teve 12 filhos (que depois será chamado de Israel) Registro dos 12 filhos em Gn 35:22-26
Ismael > Povo Ismaelitas > Árabes - Teve 12 filhos
Gênesis 25.16–18 “Foram esses os doze filhos de Ismael, que se tornaram os líderes de suas tribos; os seus povoados e acampamentos receberam os seus nomes. Ismael viveu cento e trinta e sete anos. Morreu e foi reunido aos seus antepassados. Seus descendentes se estabeleceram na região que vai de Havilá a Sur, próximo à fronteira com o Egito, na direção de quem vai para Assur. E viveram em hostilidade contra todos os seus irmãos.”
Jacó (Israel) teve uma história familiar bem complicada, seus 12 filhos foram com 4 mulheres diferentes o mais novo se chamava José, Jacó deixava transparecer aos outros que o amava mais. Por inveja os irmãos de José simulam sua morte e na verdade o vendem para escravo e ele acaba no Egito. O final da história de José, ele se torna governador do Egito e um um momento de seca na região ele acolhe boa parte de seus parentes para viverem no Egito. Lista em Gn 46:8-25. também em Ex 1:1-6.
José morre e toda aquela geração, sua história é esquecida e os Egípcios começar ver os Israelitas como ameaça e estes acabam escravizados por 400 anos.
Deus chama Moisés para libertar esse povo. A história de Moisés é fantástica e aponto para a obra redentora de Cristo. Quando o povo que saiu do Egito chaga a Canaã percebem que não estavam lá apenas parentes remanescentes, outros povos povoaram o local devido os 400 anos de cativeiro no Egito. Israelitas, Cananeus e Filisteus.
A terra prometida por Deus a Abraão agora estava em poder de outras nações e deveria ser conquistada. O que aconteceu no período de Josué e foi novamente dividada entre as 12 tribos. (queda de Jericó, Destruição de Ai, queda dos Amorreus, coquista das cidades do Sul, vitorias sobre os reis do norte…)
Israel era uma teocracia onde de Deus vinha o governo que era operado pelos Juízes e Profetas. Mas, havia problemas internos e eles olhando para as nações em volta pedem um rei a Deus. Profeta Samuel unge a Saul.
Com a Morte de Saul, David é coroado rei, foi um período onda as guerras eram constantes. David quando ain da era um pastor de ovelhas enfrenta sozinho o gigante Golias (um Filisteu).
Foi David quem definiu Jerusalém como a Capital do reino de Israel e ela fica conhecida como a Cidade de David.
Com a morte de David, seu filho Salomão assume o trono e constroi o primeiro templo, ou o grande templo.
Com a morte de Salomão, há uma grande guerra interna entre os descendentes de acaba dividindo Israel em 02 reinos um ao noite chamado de Israel (Samaria) e um ao Sul chamado de Judá (Jerusalém).
Este é o período dos Profetas Jeremias, Ezequiel, Isaias, Amós, Zacarias, Joel… todos alertando para o peso da mão do Senhor contra o afastamento da nação de Israel de Deus e falando de um juizo que viria, Deus usando uma nação estrangeira.
A Babilonia (povo mais desenvolvido da epoca) conquista em 587 a.C. os reinos do Norte e do Sul. Levam cativos boa parte da população instruída e capaz de trabalhar e ordena a derrubada do templo.
2Reis 24.12–13 “Então Joaquim, rei de Judá, sua mãe, seus conselheiros, seus nobres e seus oficiais se entregaram; todos se renderam a ele. No oitavo ano do reinado do rei da Babilônia, Nabucodonosor levou Joaquim como prisioneiro. Conforme o Senhor tinha declarado, ele retirou todos os tesouros do templo do Senhor e do palácio real, quebrando todos os utensílios de ouro que Salomão, rei de Israel, fizera para o templo do Senhor.”
Era um castigo contra a idolatria no meio da Israel. Mas, o povo Hebreu se uniu para manter sua cultura e religião.
Ciro rei da Pércia invade e conquista a Babilonia e se torna dono de Canaã. mas, deside libertar o povo hebreu e permitiu inclusive que trouxessem utencilios de culto ao Senhor.
Foi por influencia de Ciro que os Israelitas começaram a ser chamados de JUDEUS. (Provincia Persa de Judá e quem ali habitava eram Judeus).
É neste período que os Judeus começam a se organizar como os conhecemos no NT. Sob as oriantações de Esdras e outros líderes é construído o segundo templo.
Esdras 6.15 “O templo foi concluído no terceiro dia do mês de adar , no sexto ano do reinado do rei Dario.”
Os mais anciãos e mais sábios começaram a ser chamados de Rabinos e tinham a tarefa de ensinar aos demais sobre as leis de Deus.
Crescia o Império Romano, com Alexandre, O grande. Que havia conquistado toda a Europa, chegou a Pércia e a conquistou. Era ele agora o dono das terras de Israel. Mas, ele teve apoio dos próprios Judeus, que já estavam mais organizados e desejavam sair do domínio da Pércia e via nos Romanos a chance de viver debaixo de suas próprias leis. Pautadas pela Torá.
Alexandre o grande, passou a chamar a proincia romana da judeia.
Na época de Jesus, os conflitos e insurgência de Judeus contra romanos eram constantes. (É neste senário que temos os evangelhos e o inicio da Igreja) em 70 d.C. o império Romano resolve por fim a resistência derrubando o templo de Jerusalém (segundo templo).
Mateus 24.1–2 “Jesus saiu do templo e, enquanto caminhava, seus discípulos aproximaram-se dele para lhe mostrar as construções do templo. “Vocês estão vendo tudo isto?”, perguntou ele. “Eu lhes garanto que não ficará aqui pedra sobre pedra; serão todas derrubadas”.”
132 d.C. o Imperador Adriano expulsa os judeus e destrói Jerusalém. Eles fogem para diversas regiões da terra (diaspora judaica).
Lucas 21.20–24 “Quando virem Jerusalém rodeada de exércitos, vocês saberão que a sua devastação está próxima. Então os que estiverem na Judéia fujam para os montes, os que estiverem na cidade saiam, e os que estiverem no campo não entrem na cidade. Pois esses são os dias da vingança, em cumprimento de tudo o que foi escrito. Como serão terríveis aqueles dias para as grávidas e para as que estiverem amamentando! Haverá grande aflição na terra e ira contra este povo. Cairão pela espada e serão levados como prisioneiros para todas as nações. Jerusalém será pisada pelos gentios, até que os tempos deles se cumpram.”
São espalhados por todo o mundo.
O imperador Romano Adriano, não se conformou em expulsar os Judeus. A postura altiva dos Judeus era um afronta, ele então convida outros povos para povoarem Jerusalém e dá a região o nome de Síria-Palestina.
Era a forma latina de dizer TERRA DOS FILISTEUS.
Peléshet/ Filistia/ Palestina
O islamismo/ Muçumanos surgiram em meados do anos 650 d.C. antes os árabes eram politeístas e praticavam diversas religiões. Mas, o Islã retoma a origem, pois é uma religião Abraâmica (como é o Judaísmo e o Cristianismo).
Notem que o povo palestino originalmente não conquistou a terra. Tiveram a permissão de habitar e terra. Nasceram e cresceram por lá. (por essa razão eles se sentem donos por direito).
Nunca existiu uma nação palestina, originalmente era uma região habitada por diversos povos árabes.
No sec 16 chegam os otomanos (turcos) que dominaram as terras até proximo de 1920 quando o imperio turco caiu (1 guerra mundial) e a região passou a pertencer as ingleses. Que pensavam que tinha petroleo. mas, não tinha. como a terra não era interesante para os ingleses. eles pensaram em distribuir as terras para as familias de sheiques.
Em paralelo a isso iniciava o movimento sionista, que era um movimento politico de judeus europeus que buscava o direito do povo judeu ter o seu estado, seu pais, sua nação em sua terra natal. “terra prometida a abraao”

HISTÓRIA MODERNA DO CONFLITO

Este grupo organizado de judeus consegue firmar o acordo de Balfour em 1917, onde os ingleses se comprometiam em dar um lar para os Judeus.
Com isso na decada de 1920 houve uma migração de judeus para a região. Como muitos deles prosperaram, eles estavam comprando suas terras, o que irritou os povos arabes que entenderam aquilo como uma colonização dos britanicos e dos judeus. essa irritação ocorreu porque os ingleses tb ofereceram as terras aos arabes. Árabes não aceitaram o acordo.
1936 e 1939 em uma tentativa de acabar com o conflito criou-se algo que ficou conhecido como livro branco que tentou inserir arabes e judeus e um governo de forma proporcinal. a ideia era que em 10 anos cada grupo pudesse ter seu proprio estado.
1939 na segunda guerra mundial com a ascenção de Hitler, a alemanha invade a polonia e o povo judou foi a maior vitima da segunda guerra estima-se que mais de 6 milhões de judeous foram externinados (isso é genocidio -exterminar um povo uma raça) São 36 cidades de pouso alegre inteiras.
Após a segunda guerra, diante do que sofreram os judeus a ideia do estado de israel ganha força. em 1947 a ONU publica um plano de partilha da região entre judeus e palestinos.
Judeus aceitaram a divisão e os Palestinos não e ainda a disputa por jerusalém.
1948 Israel declara sua independencia. no dia seguinte Egito, libia, Siria, Jordania e Iraque declaram guerra e não reconhecem israel.
A guerra termina em 1949 com a vitoria de Israel. mais de 750 mil árabes foram expulsos ou decidiram sair - ficou conhecido como NAKBA (catastrofe).
O tiro saiu ela culatra.
1964 foi fundada a OLP (Organização para Libertação da Palestina) com objetivo recuperar as terras dos palestinos. Yera serarafat (criador do Fatah)
Com essa saida dos arabes mais judeos migraram para Israel.
1967 com o inicio da guerra dos 6 dias. Israel percebendo uma movimentação militar em sua fronteira com o egito. Não esperou para ver. atacou a frota aeria egipia e a faixa de gasa.
Siria e jordania atacaram israel que respondeu a estes ataques e invadiu estes paises. foi nesta época que alguns judeis fixaram moradioa da cisjordania que são conflitos ate hoje.
O território judeu ficou quase o dobro de seu tamanho original.
Os árabes acusam israel de ter descumprido acordo ao atacar o egito que por sua vez disse que não tinha motivos.
1972 nas Olimpíadas de Monique. 11 judeus são feitos refens por 8 terroristas árabes. Terminaram mortos 5 atletas e 6 treinadores israelenses e 5 terroristas.
1973 no dia do perdão Guerra do Yon Kpur, egito e siria fazem um ataque surpresa a israel. 20 dias depois Israel derrota ambos.
1979 Israel e Egito assinam um acordo de paz. Ganham o prêmio nobel da paz. Assim o egito foi o primeiro pais arabe a reconhecer Israel como estado. e Israel devolve ao egito a peninsola do Sinai (petroleo).
1981 - o presidente do egito foi assassinado por radicais que não se conformavam com o acordo de paz.
Nascem: hamas e o Resbola. o resbola na guerra civil libanesa e o hamas 1987 durante a primeira rebelião palistina com o obsejivo de destruir israel.
Essa rebelião ganhou o nome de intifada e estourou depois de um acidente com trabalhadores palestinos em um ônibus e um caminhão que foi interpretada como um ataque de israel (nunca comprovado e mais oarace um pretesto)
os palestinos atacaram as bases de israel por 6 anos. essa primeira intifada parou com a assinatura do tratado de Oslo entre as autoridades palestinas e israelenses. em um acordo de paz.
Um ano antes a OLP recenheceu isreel como estado e israel reconhece a OLP como os representante do povo palestino.
este acordo previa a retirada dos militares israelences da cisjordania e da faixa de gasa para que os palestinos tivesses seu estado.
1994 a jordania reconhece israel como estado. foi o segundo pais arabe.
O primeiro ministro da israel em 1995 foi assassinado por um judeo que não concordava com a assinatura do tratada de paz.
nos anos 2000 uma visita de Ariel Sharon a esplanada das mesquitas. da incio a uma nova intifada. o local é sagrado palo judeus e arabes e isso foi tomado como provocação.
2017 a hamas tenta uma terceira antifada depois que Donald Tramp reconheceu Jerusalem como capitalde israel. mas, essa não foi grande.
O probrema de reconhacer que jerusalem é a capital do isrel é dizer que ela não será a capital do estado ainda não criado da palestina.
Jerusalem é hoje uma capital em disputa.
hoje os palestinos vivem na cisjordania que não pertence a jordania. e como o estado palestino nao foi oficialmente criado ela nao pertence ofocialmente aingue,m. Mas, é nesta região que vivem os lideres palestinos.
Essa foi a desculpa dada por israel para os bairros que invadoram este territorio- de que nap pertencem ain guem.
Gasa também é uma terra de ninguem. habitada por palestinas e dominada pelo Grupo terrorista Hamas.
Hamas quer destruição de Israel e a criação de uma teocrasia islamica. o Fatah quer a resolução politica com criação de uma estado palestino não religioso.
2 milhões de Palestinos querem viver em Gasa. Não são terroristas. E sofrem com a guerra e o terror.
7 de outubro não é um ataque ao estada de Israel e sim um ato de odio. o maior ataque contra judeus desde a segunda guerra mundial.

Deus é Deus de todos.

Quando Adão e Eva pecam e se veem nús - Deus lhes providencia rolpas.
Quando Caim mata Abel - Deus lhe coloco uma marca para protegê-lo.
Quando Sará expulsa Hagar e Ismael - Deus manda um anjo para conforta-la.

Como acabar com esse ciclo de desgraças e maldição?

Ilustração: Seu cão morte o cão do vizinho, e o cão do vizinho morde seu cão, que inconformado morde o cão do vizinho...
A única forma de mudar essa situação seria um perdão cheio de graça e incondicional.
UM POVO QUE MATA POR “DEUS” - Não conhece a essência deste Deus.
Salmo 86.5 “Tu és bondoso e perdoador, Senhor, rico em graça para com todos os que te invocam.”
Miquéias 7.18–19 “Quem é comparável a ti, ó Deus, que perdoas o pecado e esqueces a transgressão do remanescente da sua herança? Tu, que não permaneces irado para sempre, mas tens prazer em mostrar amor. De novo terás compaixão de nós; pisarás as nossas maldades e atirarás todos os nossos pecados nas profundezas do mar.”
a) Perdoa os pecados (Todos Eles)
b) Esquece as transgressões (Não vive relembrando ofensas)
c) Sua ira é passageira (Em Deus não tem espaço para ódio)
d) Ele ama e tem prazer em amar (O amor não precisa de motivo)
e) Tem compaixão reiterada (Só Jesus sabe o que é ser um ser humano)
f) Nossos erros são colocados no lugar de despreso e esquecimento eterno.

Conclusão

Related Media
See more
Related Sermons
See more