Sinais de uma Vida com Deus
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 3 viewsNotes
Transcript
Não há atalho. O Caminho foi dado por Deus, desde a fundação do mundo. Os princípios sempre permaneceram, e Jesus veio dar plenitudo a todas coisas sendo Ele o próprio caminho que nos abriu o acesso à Deus. Porém, princípios precisam ser estabelecidos e mantidos para que a vida abundante prometida por Jesus seja algo totalmente possível e real.
Quais são os sinais de uma vida plena com Deus?
Deuteronomio 7 vai falar sobre o povo de Israel, a nação eleita, separado por Deus como seu povo, que hoje se refere não mais ao estado político de Israel e não mais uma etnia judaica, mas todos aquele alcançado pela Promessa de Deus feita à Abraão, onde diz que em Ti farei uma nova nação, mesmo já existindo os judeus. Nós somos o Israel de Deus. Somos o ramo enxertado através de Jesus Cristo.
Portanto, os princípios aplicados aqui são totalmente aplicáveis à uma vida plena, pois é estatuto perpétuo. É imutável e inegociável.
Vamos a alguns sinais para ter uma vida plena em Deus.
SANTIDADE (SANTO=SEPARADO)
“Quando o Senhor, o seu Deus, os fizer entrar na terra, para a qual vocês estão indo para dela tomarem posse, ele expulsará de diante de vocês muitas nações: os hititas, os girgaseus, os amorreus, os cananeus, os ferezeus, os heveus e os jebuseus. São sete nações maiores e mais fortes do que vocês; e quando o Senhor, o seu Deus, as tiver dado a vocês, e vocês as tiverem derrotado, então vocês as destruirão totalmente. Não façam com elas tratado algum, e não tenham piedade delas. Não se casem com pessoas de lá. Não dêem suas filhas aos filhos delas, nem tomem as filhas delas para os seus filhos, pois elas desviariam seus filhos de seguir-me para servir a outros deuses e, por causa disso, a ira do Senhor se acenderia contra vocês e rapidamente os destruiria. Assim vocês tratarão essas nações: derrubem os seus altares, quebrem as suas colunas sagradas, cortem os seus postes sagrados e queimem os seus ídolos.
Princípio claro: Não há acordo com o pecado.
Neste texto, o pecado está representado por povos idólatras.
Mas, Jesus nos ensina que nosso inimigo não está do lado de fora, mas dentro.
Paulo diz que nossa luta não é contra carne e nem sangue.
Portanto, não há qualquer legitimidade da igreja em denunciar quem quer que seja, ou que tenha feito. Não tratamos de impuros, não chamamos de impuro ou que Deus santificou. Nossa questão nunca será com pessoas, mas com o pecado.
E neste texto, está se reeferindo à possibilidade de influênciar.
A ordem foi clara… DT 7:1
“Quando o Senhor, o seu Deus, os fizer entrar na terra, para a qual vocês estão indo para dela tomarem posse, ele expulsará de diante de vocês muitas nações: os hititas, os girgaseus, os amorreus, os cananeus, os ferezeus, os heveus e os jebuseus. São sete nações maiores e mais fortes do que vocês;
Ele fará a obra de expulsar diante de você inimigos que são mais fortes do que você. (Exatamente para você entender que foi Deus quem fez, sem Ele você é estraçalhado pelo pecado que te assombra).
Mas, a obra que Ele faz é acompanhada de uma ordem...
e quando o Senhor, o seu Deus, as tiver dado a vocês, e vocês as tiverem derrotado, então vocês as destruirão totalmente. Não façam com elas tratado algum, e não tenham piedade delas.
Não negocie com a sua fraqueza. Não faça acordo com quem te derrota. Honre o sangue de Jesus derramado. Ele entregou a terra (essa Terra é um estado de graça, de liberdade, que custa de levar pra lá.... é terra que mana leite e mel, é terra de bênçãos! É vida plena…) Pra você manter essa vida plena, não faça tratado com aquilo que Deus tirou da sua vida. O que Ele tirou da sua vida? O sangue de Jesus nos perdoa de TODOS os pecados. O pecado não faz mais parte da sua vida porque você morreu para o pecado. Não é o pecado acidental… aqui a questão é acordo, tratado, e isso não é acidental é planejado e maquinado.
Esse tratado, esse acordo com o pecado vai gerar consequências geracionais… olha aí as crianças...
Não se casem com pessoas de lá. Não dêem suas filhas aos filhos delas, nem tomem as filhas delas para os seus filhos,
pois elas desviariam seus filhos de seguir-me para servir a outros deuses e, por causa disso, a ira do Senhor se acenderia contra vocês e rapidamente os destruiria.
Lembre-se que eles são mais forte do que você, mas não são mais forte do que o sangue de Jesus.
Sinais de uma vida plena em Deus
2. VIDA DEBAIXO DA GRAÇA
A Graça pressupões dois princípios:
a) Identidade firmada. A certeza de quem você é em Deus.
Somente que vive sob a Graça entende o valor prórpio.
Pois vocês são um povo santo para o Senhor, o seu Deus. O Senhor, o seu Deus, os escolheu dentre todos os povos da face da terra para ser o seu povo, o seu tesouro pessoal.
Vocês são povo santo (separado). Você é escolhido (a) para ser filho (a). Você é uma preciosidade, um tesouro pessoal de Deus, Jardim fechado, povo adquirido.
Esse sou eu. O pecado diz um monte de coisa de mim. Mas, essa é a minha identidade.
b) Minha identidade não tem a ver com minha meritocracia.
“O Senhor não se afeiçoou a vocês nem os escolheu por serem mais numerosos do que os outros povos, pois vocês eram o menor de todos os povos.
Não tem a ver com suas habilidades ou qualidades. Até para que você saiba que se você deixar isso no seu coração, você cria um diabo. Morte à meritocracia diante da Graça.
Sinais da vida plena em Deus.
3. PRATICA AS VIRTUDES DO REINO.
“Se vocês obedecerem a essas ordenanças, as guardarem e as cumprirem, então o Senhor, o seu Deus, manterá com vocês a aliança e a bondade que prometeu sob juramento aos seus antepassados.
Obedecer é o primeiro passo, mas é insuficiente, porque você vai esquecer disso com a dinÂmica da vida. Por isso, além de obedecer, Ele diz… guarda. Como que se guarda? Lembrando. E como que se lembra? Acessando. Como posso acessar? Seu TSD.
Depois disso, vem a prática de cumprir o que sei que tenho que fazer. Ninguém faz o que não é importante ou que já esqueceu. Este é o meu e o seu compromisso e isso é diário.
Sinais da vida plena em Deus.
4. VIDA DE PROSPERIDADE
Ele os amará, os abençoará e fará com que vocês se multipliquem. Ele abençoará os seus filhos e os frutos da sua terra: o cereal, o vinho novo e o azeite, as crias das vacas e das ovelhas, na terra que aos seus antepassados jurou dar a vocês.
É dinheiro? Leia comigo...
Ele amará (Amor)
Abençoará (Bênçãos)
Multiplicará (Geração)
Abençoará filhos (vc cumpre e sesu filhos receberão bênçãos)
Frutos da Terra (Empreendimento)
Vocês serão mais abençoados do que qualquer outro povo! Nenhum dos seus homens ou mulheres será estéril, nem mesmo os animais do seu rebanho.
Não haverá esterilidade. Nada será sem vida ou seco. Sua família multiplicará, sua célula multiplicará...
O Senhor os guardará de todas as doenças. Não infligirá a vocês as doenças terríveis que, como sabem, atingiram o Egito, mas as infligirá a todos os seus inimigos.
Uma cobertura de cuidado e cura. Ele deixa disponível um ambiente de milagre e cura.
Para finalizar, leio Dt:7:16
Vocês destruirão todos os povos que o Senhor, o seu Deus, lhes entregar. Não olhem com piedade para eles, nem sirvam aos seus deuses, pois isso lhes seria uma armadilha.
Armadilha. O Deus que sonda os corações sabe da trama de te enlaçar. Novamente alerta a não fazer acordo e nem tenha piedade do pecado. Briga e mata. Essa guerra é dentro de você.
“Talvez vocês digam a si mesmos: ‘Essas nações são mais fortes do que nós. Como poderemos expulsá-las?’
Essa sua luta quando bate de frente com a tentação e o pecado que tão deliciosamente tenta te seduzir.
A bíblia responde...
Não tenham medo delas! Lembrem-se bem do que o Senhor, o seu Deus, fez ao faraó e a todo o Egito.
Vocês viram com os seus próprios olhos as grandes provas, os sinais miraculosos e as maravilhas, a mão poderosa e o braço forte com que o Senhor, o seu Deus, os tirou de lá. O Senhor, o seu Deus, fará o mesmo com todos os povos que agora vocês temem.
Lembrem dos testemunhos. De onde Deus te tirou. Olha o que Ele já fez. Não tenha medo.
Grandes obras, sinais e maravilhas, a mão poderosa de Deus vai ser presente para que você saiba que Jesus é o Rei dos reis. Foi Deus que te tirou do lamaçal e é Ele quem vai te capacitar a vencer todas as suas lutas… No final do verso 19: O Senhor fará o mesmo por todos os medos que você tenha.
Oremos.