Evidências de um verdadeiro cristão
Notes
Transcript
Introdução
Introdução
O apóstolo João é o autor dessa carta, devido a semelhança com o evangelho de João. Ele escreveu por volta de 90 a 95 d.C. Na cidade de Éfeso, onde estava pastoreando a igreja em seus últimos dias de vida.
João não escreveu para uma igreja específica, é nítido ver que ele usa as expressões “Filhinhos” ou “Amados”. Ele escreveu para as igrejas do século I, isso significa que é uma carta circular e geral.
O propósito dessa carta era para que os cristãos tivessem a certeza da salvação, isto é, não ficassem com dúvidas.
13 Escrevi-lhes estas coisas, a vocês que crêem no nome do Filho de Deus, para que vocês saibam que têm a vida eterna.
A igreja do século I estava sendo atacada com falsos ensinos, onde um grupo herético chamado “gnosticismo” estava ensinando:
1. Salvação é dada pelo conhecimento.
2. Negavam a encarnação de Jesus, pois eles acreditavam que a matéria era mau. No entendimento dos gnóstico Cristo era uma espécie de “fantasma”, por isso ele andou sobre o mar.
3. Deus é um ser transcendental que está acima de qualquer conhecimento, por isso não se relaciona com os homens.
4. Eles negavam a divindade de Jesus, pois de acordo com eles Cristo recebeu poder para perdoar os pecados no batismo, mas perdeu na crucificação.
João escreve para combater esse falso ensino.
26 Escrevo-lhes estas coisas a respeito daqueles que os querem enganar.
1 Amados, não creiam em qualquer espírito, mas examinem os espíritos para ver se eles procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo.
Ideia Central
Ideia Central
O verdadeiro cristão busca constantemente guardar os mandamentos de Deus, mas como ele é falho, Jesus intercede em seu favor.
Transição
Transição
Veremos três afirmações de um verdadeiro cristão.
Desenvolvimento
Desenvolvimento
1° O cristão tem Jesus como seu Advogado
1° O cristão tem Jesus como seu Advogado
1 João 2.1–2
1 Meus filhinhos, escrevo-lhes estas coisas para que vocês não pequem. Se, porém, alguém pecar, temos um intercessor junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo.
1. O cristão é pecador
1. O cristão é pecador
O apóstolo João escreve para os irmãos, para que eles não pequem contra Deus. Isso significa que o pecado não deve ser tolerado ou incentivado, pois João está advertindo os crentes a evitar o pecado, já que receberam o perdão através da confissão do pecado (1.9). Mas como o cristão ainda tem a natureza pecaminosa, ou seja, ele está sujeito a pecar.
19 Pois o que faço não é o bem que desejo, mas o mal que não quero fazer, esse eu continuo fazendo. 20 Ora, se faço o que não quero, já não sou eu quem o faz, mas o pecado que habita em mim.
Por isso, Jesus Cristo é o intercessor (advogado) do cristão, ele justifica o cristão de todo o pecado.
8 Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores.
9 Como agora fomos justificados por seu sangue, muito mais ainda, por meio dele, seremos salvos da ira de Deus!
Jesus Cristo é o intercessor, mas isso não deve ser pretexto para viver no pecado.
2 Ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos pecados de todo o mundo.
2. O sacrifício de Jesus pagou o preço pelos seus pecados.
2. O sacrifício de Jesus pagou o preço pelos seus pecados.
Jesus é a propiciação, esse termo está ligado aos sacrifícios de animais no AT, que eram sacrificados para cobrir os pecados e afastar a ira de Deus, que é a reação de Deus contra o pecado.
14 Pegará um pouco do sangue do novilho e com o dedo o aspergirá sobre a parte da frente da tampa; depois, com o dedo aspergirá o sangue sete vezes, diante da tampa.
15 “Então sacrificará o bode da oferta pelo pecado, em favor do povo, e trará o sangue para trás do véu; fará com o sangue o que fez com o sangue do novilho; ele o aspergirá sobre a tampa e na frente dela.
Jesus ao morrer na cruz, satisfez a justiça de Deus, ou seja, o pecado deve ser punido, pois Deus é justo. Então, Jesus foi punido no lugar do pecador e afastou a ira de Deus. A propiciação significa que Cristo apaziguou a ira de Deus, para que o pecador pudesse ser reconciliado com Deus.
36 Quem crê no Filho tem a vida eterna; já quem rejeita o Filho não verá a vida, mas a ira de Deus permanece sobre ele”.
APLICAÇÃO
APLICAÇÃO
Louve a Deus pela morte de Jesus Cristo, pois através dela você não é mais condenado, mas reconciliado com Deus.
2° O cristão obedece os mandamentos de Deus
2° O cristão obedece os mandamentos de Deus
1 João 2.3–6
3 Sabemos que o conhecemos, se obedecemos aos seus mandamentos.
1. Conhece a Deus
1. Conhece a Deus
O cristão conhece a Cristo, pois ele foi lavado e remido no sangue de Jesus, ele tem comunhão com Deus e com o Filho (1.3). Isso significa que o servo de Deus, se relaciona com o Pai Celestial, através da oração e da leitura das Escrituras Sagradas.
João deixa claro a evidência de conhecer a Deus, que é guardando os seus mandamentos, ou seja, obedecendo os mandamentos de Deus. Mas ele nunca será perfeito, pois a natureza do pecado habita em sua vida, mas ao falhar ele irá se arrepender e buscará viver em santidade.
4 Aquele que diz: “Eu o conheço”, mas não obedece aos seus mandamentos, é mentiroso, e a verdade não está nele.
2. Não é mentiroso
2. Não é mentiroso
O apóstolo João está mais uma vez, dizendo que existe a possibilidade de alguém ser mentiroso, ou seja, se alguém afirma que conhece a Deus, mas não obedece os seus mandamentos é um mentiroso. Isso quer dizer que um cristão verdadeiramente salvo, naturalmente irá obedecer ao Senhor.
Aquele que afirma que conhece a Deus, mas não vive de acordo com a sua Palavra é um mentiroso, isto é, um falso crente e a verdade não está presente em sua vida.
5 Mas, se alguém obedece à sua palavra, nele verdadeiramente o amor de Deus está aperfeiçoado. Desta forma sabemos que estamos nele:
6 aquele que afirma que permanece nele, deve andar como ele andou.
3. Anda como Jesus
3. Anda como Jesus
Ao contrário do mentiroso, aquele que diz que obedece a Deus, mas não vive conforme a vontade de Deus. João está afirmando que alguém que obedece a Palavra de Deus, o amor de Deus está presente e está sendo aperfeiçoado dia após dia em sua vida. Isso quer dizer que aquele que obedece a Deus, o amor vindo da parte de Deus, está presente em sua vida.
João relata a evidência de que alguém que está com Deus, é que ele busca imitar a Cristo, ou seja, deve buscar como ele andou. Jesus ensinou isso para os seus discípulos:
31 Disse Jesus aos judeus que haviam crido nele: “Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos. 32 E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará”.
Jesus está dizendo que é impossível alguém dizer que está com Deus e que permanece com ele, se não busca viver conforme a Palavra de Deus, buscando imitá-lo, ou seja, andar como ele andou.
APLICAÇÃO
APLICAÇÃO
Muitas pessoas acham que conhece a Deus, só por estar lendo a Bíblia. Isso seria apenas um conhecimento intelectual, o verdadeiro cristão, conhece a Deus, porque se relaciona com Ele.
3° O cristão cumpre o seu deve, amando o seu irmão
3° O cristão cumpre o seu deve, amando o seu irmão
1João 2.7–11
7 Amados, não lhes escrevo um mandamento novo, mas um mandamento antigo, que vocês têm desde o princípio: a mensagem que ouviram.
1. Porque é um mandamento de Deus (v. 7-8)
1. Porque é um mandamento de Deus (v. 7-8)
João não está escrevendo algo novo, ou seja, o que não é desconhecido pela igreja, pois a igreja já tinha ouvido falar desde o princípio. Ele está se referindo ao mandamento deixado por Jesus Cristo, o mandamento sobre amar a Deus e ao próximo. Lembrando que esse é o resumo de toda a lei.
37 Respondeu Jesus: “ ‘Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento’. 38 Este é o primeiro e maior mandamento. 39 E o segundo é semelhante a ele: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’.40 Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas”.
O mandamento novo, na verdade é antigo, pois ele é desde o Antigo Testamento, a lei de Deus deixada para o povo de Israel. Mas João ao usar a expressão “novo” não quer dizer que o “antigo” deixou de existir, mas que deu a luz ao novo.
18 “Não procurem vingança, nem guardem rancor contra alguém do seu povo, mas ame cada um o seu próximo como a si mesmo. Eu sou o Senhor.
8 No entanto, o que lhes escrevo é um mandamento novo, o qual é verdadeiro nele e em vocês, pois as trevas estão se dissipando e já brilha a verdadeira luz.
O mandamento novo, que é verdadeiro em Cristo, no cabeça da igreja e também é verdadeiro na vida da igreja. O mandamento novo, pois Jesus deu um significado mais amplo sobre esse mandamento.
34 “Um novo mandamento lhes dou: Amem-se uns aos outros. Como eu os amei, vocês devem amar-se uns aos outros. 35 Com isso todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros”.
João faz uma ilustração a respeito das trevas e da luz. Ele afirma que as trevas vão se acabando e a luz vai brilhando, isso significa que o cristão que anda na luz, ama o irmão e a pessoa que está em trevas vive no ódio e na amargura. João está trazendo as duas maneiras de viver, que é nas trevas ou na luz.
2. Porque está na luz de Cristo (v. 9-11)
2. Porque está na luz de Cristo (v. 9-11)
9 Quem afirma estar na luz mas odeia seu irmão, continua nas trevas.
João continua o seu argumento, dizendo que quem vive na luz, mas odeia o seu irmão, na verdade vive nas trevas do pecado, pois quem é genuinamente salvo, ama o seu irmão. Porque, ele obedece aos mandamentos de Deus.
10 Quem ama seu irmão permanece na luz, e nele não há causa de tropeço.
Aquele que está na luz, que permanece em Deus, não é uma pedra de tropeço na vida do seu irmão, ou seja, não leva o irmão a se desviar da verdade e nem mesmo induzir ele ao pecado. Mas levá-lo para mais perto de Deus.
11 Mas quem odeia seu irmão está nas trevas e anda nas trevas; não sabe para onde vai, porque as trevas o cegaram.
Aquele que odeia o irmão está nas trevas do pecado, e o amor de Deus não está presente em sua vida. Mas vive perdido, sem saber para onde anda ou para onde está indo, visto que, a escuridão cega e leva para mais longe de Deus.
O religioso que frequenta a igreja, ele não ama o irmão, mas vive com ódio, rancor, mágoa, vira a cara para a pessoa. Mas o verdadeiro cristão, busca viver em paz com todos.
APLICAÇÃO
APLICAÇÃO
Não se deixe enganar, pois se você está com raiva, com rancor de alguém e não deseja tratar isso em sua vida, pede a Deus para sondar o seu coração, pois isso não é atitude de um verdadeiro crente.
Conclusão
Conclusão
O apóstolo João traz algumas evidências de um cristão que foi regenerado, ou seja, que nasceu de novo. A primeira evidência é que Jesus é o advogado do cristão, pois ele foi lavado e remido no sangue de Jesus. A segunda é que o cristão obedece aos mandamentos de Deus, isso significa viver conforme a vontade do Senhor. A terceira é que o cristão busca amar o seu irmão, pois ele está na luz de Cristo.
A palavra de Deus deixa evidências de um verdadeiro crente, pois existem muitas pessoas que estão dentro das igrejas, mas vivendo uma vida religiosa, e de fato nunca teve um encontro pessoal com Cristo. Pois as atitudes e a vida prática, não deixa evidências de um verdadeiro salvo.
Você como servo de Deus, que vem na igreja direto ou frequenta alguns cultos, você tem convicção da salvação em Cristo? Então, busque viver conforme a Bíblia Sagrada.
Aplicação
Aplicação
Você é falho e pecador, ou seja, não é perfeito. Por isso, Jesus intercede ao Pai em seu favor. Agradeça ao Senhor, pois existe o perdão de Deus, apesar dos seus pecados.
Busque viver de acordo com a Palavra de Deus, seja praticante.
Se você tem algo com o seu irmão, procure ele, se ele está longe ligue, mas resolve qualquer mal entendido ou algum conflito que aconteceu no passado ou recentemente. Porque o verdadeiro crente ama o seu irmão, pois o amor de Deus está em sua vida.