Devocional Salmos 70 e 71

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 26 views
Notes
Transcript

UMA SÚPLICA POR LIVRAMENTO — Salmo 70

Essa oração de libertação dos inimigos é quase idêntica a Salmos 40:13-17. Ele substitui “Deus” por “Senhor” nos vv. 1,4,5. A situação histórica à qual Davi se refere é desconhecida.
ESTRUTURA
1. Libertação através de Deus (V.1)
2.Derrota por Deus (V.2,3)
3.Deleite em Deus (V.4)
4.Dependência de Deus (V.5)

ORAÇÕES E SUPLICAS DE UM ANCIÃO — Salmo 71

Uma das características dos salmos é que envolvem as circunstâncias da vida. Esse salmo expressa as preocupações da velhice.
Em um momento de sua vida em que ele acha que deveria estar isento de certos problemas, vê-se novamente preso. Embora seus inimigos concluam que Deus o abandonou, o salmista está confiante em que Deus permanecerá fiel.

Oração de um ancião que, apesar da perseguição e da adversidade, mantém firme a sua confiança em Deus e acorre a ele para lhe pedir ajuda e proteção.

1. Declarada sua confiança em Deus (v.1-8)

V.1-3 — Os três primeiros versículos são semelhantes a Salmos 31:1–3. O SENHOR é exaltado como refúgio, rocha e fortaleza. Então, o salmista implora a Deus que se mostre digno de confiança e o liberte, salve e socorra, pois é rocha de refúgio e fortaleza.
V.4 — Pede proteção divina contra os ímpios.
V.5-6 — Exalta a Deus como sua esperança e apoio desde que nasceu. A nossa vida depende do Senhor, essa é a realidade. Desde que nascemos até agora, é ele quem nos sustenta.
V.7-8 — Exalta Deus como seu forte refúgio e o louva. O salmista tornou-se um portento (exemplo, prodigio) para muitos, em virtude da profundidade de seu sofrimento e rejeição e, talvez, por causa das libertações milagrosas de Deus. No entanto, apesar dos altos e baixos de sua vida, Deus sempre foi um forte refúgio; por isso, o salmista deseja louvar e falar continuamente sobre a glória do Senhor

2. Pede que Deus o ampare nas suas tribulações (v.9-13)

V.9 — fala dos temores da velhice. A velhice representa uma nova época de conflitos e temores ocultos: medo do abandono, medo de se tornar um peso para os familiares, medo da invalidez ou de perder a sanidade mental e medo de que as pessoas tentem tirar vantagem.
Envelhecer com dignidade depende muito mais da graça de Deus que da natureza.
V.10-13 — Além desses medos, o salmista teme enfrentar inimigos que o afrontam e conspiram para matá-lo. Estes, imaginando erroneamente que Deus o desamparou, preparam-se para o ataque final sem medo de represálias.
O ataque levou o salmista a implorar socorro a Deus, que, além de livrá-lo, poderia facilmente cobrir seus inimigos de opróbrio e de vexame.

3. Reafirma sua confiança em Deus (v.14-21)

V.14 — Espeando no Senhor e o louvando cada vez mais.
V.15 — Pregando aos outros sobre Deus: Sua justiça e salvação. A nossa confiança é demostrada atraves da nossa pregação!
V.16-18 — Reconhece mais uma vez que Deus tem agido na sua vida lhe dando forças, ele faz isso lembrando os feitos de Deus em sua vida até aquele momento. Como é importante nos momentos de dificuldades olhar para traz e perceber tudo que Deus já fez por nos. Isso nos dá esperança e confiança para continuarmos orando. É isso que ele faz no v.18.
V.19-20 — Confirma sua esperança pela grandeza de Deus e suas obras e pela sua fidelidade. Ele tem uma percepção acertada que Deus é quem permite a adversidade e que Ele tambem livra seus servos.

4. Finaliza com um louvos a Deus (v.22-24)

V.22-24 — O ja velho e experiente homem de Deus termina sua oração com mais uma expressão de louvor. Ele louva a Deus com canticos, ele repete em cada um dos tres versiculos que estava cantando ao Senhor, o Santo de Israel (conf. Is 1:4; 5:19; 10:20; 12:6)
As razões do louvor sâo tres:
V.22 — A verdade de Deus (revelada em sua Palavra);
V.23 — A salvação de Deus;
V.24 — A justiça de Deus.

CONCLUSÂO

Diante das dijiculdades como reagimos? Estamos mantendo a nosso confiança firme no Senhor?
Precisamos orar, colocando nossos pedidos diante dele e tambem louva-lo sabendo que ele é soberano sobre todas essas coisas.
Nos momentos de dificuldades temos que proclamar as verdades do senhor, os seus grnades feitos e assim renovar a nossa a nossa esperança pelo que Ele ainda fará por nós!
Cmo será a nossa velhice, seremos pessoas tristes e amarguradas? Aquele que espera e confia no Senhor vai ter uma atitude diferente ele vai catar alegres louvores pelo que Deus faz: Sua verdade, salvação e justiça!
Amém!
Related Media
See more
Related Sermons
See more