O Convite de Cristo e o Convite do Mundo

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 8 views
Notes
Transcript

A Sabedoria construiu a sua casa,

esculpiu para si sete colunas.

Matou os seus animais para a festa

e preparou o seu vinho;

também já arrumou a sua mesa.

Enviou as suas criadas para que,

dos lugares mais altos

da cidade, façam este convite:

“Quem é ingênuo, venha para cá.”

Aos que não têm juízo ela diz:

“Venham, comam do meu pão

e bebam do vinho que preparei.

Afastem-se dos ingênuos e vivam;

andem pelo caminho do entendimento.”

Quem repreende o zombador

traz afronta sobre si;

e quem censura o ímpio será insultado.

Não repreenda o zombador,

para que ele não odeie você;

repreenda o sábio, e ele o amará.

Dê instrução ao sábio,

e ele se tornará mais sábio ainda;

ensine o justo, e ele crescerá na prudência.

O temor do SENHOR é

o princípio da sabedoria;

conhecer o Santo é ter entendimento.

Porque por mim se multiplicarão

os seus dias,

e aumentarão os anos de sua vida.

Se você é sábio, é sábio para si mesmo;

se é zombador, só você

sofrerá as consequências.

O convite da loucura

A loucura é mulher espalhafatosa;

é tola e não sabe coisa alguma.

Senta-se junto à porta de sua casa,

toma uma cadeira

no lugar mais alto da cidade,

para dizer aos que passam

e seguem direito o seu caminho:

“Quem for ingênuo, venha para cá.”

E aos que não têm juízo ela diz:

“A água roubada é doce,

e o pão comido às escondidas é saboroso.”

Eles, porém, não sabem que ali

estão os mortos,

que os seus convidados estão

nas profundezas do inferno.

(17/10/2023) - O convite de Cristo e o convite do Mundo - Neste texto aparecem duas mulheres, cada uma à sua maneira, comvidando os mesmso indivíduos (os ingêniuos, incautos, sem sabedoria) a assentarem-se à sua mesa. Essas duas mulheres são a Sabedoria e a Loucura. Interpretando à luz do Novo Testamento, poderíamos, sem prejuízo do significado do texto, atribuir as palavras da primeira (Sabedoria) a Cristo Jesus, o Filho de Deus; e as palavras da segunda (Loucura) à Babilônia (Ver Ap 17.5), ou seja, o mundo, com seus sistemas corruptos e malignos. Entendemos que as coisas escritas no Antigo Testamento foram escritas como sombras das coisas vindouras (Ver Cl 2.17; Cp. Hb 10.1), e carregavam consigo o gérmen das doutrinas esclarecidas posteriormente no Novo Testamento.
Vale a pena notar o comportamento e as palavras de ambos.
(Pv 9.2) Cristo preparou um banquete para os homens - O texto mostra que a Sabedoria - no caso, nosso Senhor Jesus Cristo - preparou um verdadeiro banquete. Em vários lugares da Escritura a Palavra afirma que Deus tem preparado uma festa para seus convidados, os homens (Is 25.6; Mt 22.2 -4; Lc 14.16-24). Essa Palavra é verdadeira em dois sentidos: a) O sentido terreno - Jesus tem um banquete terreno de paz, alegria e prosperidade espiritual para aqueles que o buscam. Não há homem que sirva a Deus fielmente que não tenha em seu coração a satisfação de conhecê-lo e andar com Ele. Os privilégios, ainda nesta vida, dos cristãos no que diz respeito à comunhão com Deus e o desfrutar de sua Graça, da presença de seu Espírito, de sua proteção, de sua paz, da consolação de suas promessas, dentre tantos outros benefícios são um verdadeiro banquete para o crente (Ver Pv 15.15), do qual ele se delicia em participar, cotidianamente. Ter certeza de ter suas orações ouvidas, receber respostas de Deus, ouvir a sua voz em sua Palavra… tudo isso e muitas outras coisas são um banquete maravilhoso para o cristão; b) O sentido espiritual - Jesus Cristo tem preparado um banquete celestial para aqueles que o buscam, que creem Nele, e seguem os seus caminhos (Ver Jo 14.1-3). A Palavra de Deus afirma que todos aqueles que servem a Cristo se assentarão à mesa com Cristo no Reino dos Céus para esta grande festa (Mt 8.11; 26.29). Em Apocalipse esta festa é chamada “Bodas do Cordeiro (Ap 19.7,9), pois é o grande dia em que a festa de casamento celestial será celebrada, entre Cristo e seu povo (Ver Ap 21.1-4). A Palavra afirma que este será o grande banquete final, a grande alegria dos servos de Deus, o banquete sem fim, a esperança de todos os que creem, o dia em que o Senhor por fim irá enxugar de seus rostos toda lágrima, e dar-lhes o galardão eterno, a vida eterna e o próprio Deus será a sua porção para todo o sempre (Ct 2.16; 6.3).
(Pv 9.3) Cristo envia seus servos para fazer o seu convite aos homens - Jesus, em suas últimas palavras aos seus discípulos, seus seguidores, enviou-lhes a pregar estas boas novas de arrependimento e perdão em Cristo Jesus a todos os povos (Mt 28.18-20; Mc 16.15-16; Lc 24.45-48). Aqueles que hoje pregam o Evangelho podem ser taxados de fanáticos, de incômodos, de _________, porém a Palavra de Deus nos afirma que eles foram comissionados por Deus para esta tarefa. Ou seja, ao fazerem isso, estão somente cumprindo a ordem de Deus. E ainda mais, ao receber os mensageiros de Deus (evangelistas, pregadores, etc) e sua mensagem, Jesus afirma, os homens estão recebendo o próprio Jesus, e também, consequentemente, o próprio Pai, através de suas palavras (Mt 10.40; Jo 13.20). Ou seja, desprezar os mensageiros de Deus significa desprezar o próprio Deus, e o castigo daqueles que assim fizerem será ainda mais terrível (Mt 10.14-15; Cp. 2Sm 10.1-7). Os missionários de Deus então, percorrem todo o mundo para avisar aos homens que Cristo preparou um banquete e está convidando a todos para participarem dele.
(Pv 9.4-6) O tom misericordioso e gracioso do convite de Cristo - Em primeiro lugar vemos que: a) (Pv 9.4) o convite de Cristo é direcionado aos ingênuos, aos inexperientes, aos sem sabedoria, aos que ainda não conhecem a Cristo, aos pecadores. É digno de nota que o Senhor queira chamar para serem seus aqueles que estejam longe, e mesmo ainda (como é o sentido da passagem), longe dele, num caminho de loucura. Jesus não leva em consideração o caminho em que a pessoa se encontra na atualidade, mas mesmo que se encontre longe, sem sabedoria espiritual, no caminho mais perverso do pecado, Ele dirige o seu convite para participar do seu banquete. Foi assim com Saulo (At 9.1-9) e com Manassés (2Cr 33.9-13). O Senhor é grande em misericórdia e perdão para aqueles que o buscam, e chama a todos a participarem deste grande banquete que ele mesmo preparou. b) (Pv 9.5) Jesus convida a todos a virem até Ele e receberem todos os benefícios que ele oferece pela fé. Comer a comida de Cristo e beber de seu vinho significa crer Nele, e compartilhar das bênçãos que Ele conquistou para nós na cruz (Ver Mc 14.22-24; 1Co 11.23-25), e isto através da fé. Jesus oferece-nos a verdadeira comida e bebida espiritual, que são seu corpo e seu sangue oferecidos por nós na cruz (Jo 6.55) para comprar-nos para Deus. Todo aquele que come do corpo de Cristo e bebe de seu sangue, isto é, todo aquele que crê em Cristo Jesus recebe, pela fé, os benefícios da morte de Cristo em sua vida. Ou seja, todo aquele que crê em Cristo recebe a vida eterna, bebendo assim da fonte espiritual, que é Cristo, e comendo o pão da vida, que é Cristo, recebendo os benefícios de sua morte e ressurreição. c) (Pv 9.6) Cristo convida os homens ao arrependimento. Cristo chama os homens a crerem Nele e abandonarem todo o caminho de maldade em que estejam andando. O caminho de Cristo é um caminho de Luz (1Jo 1.5), e não há como o seguidor de Cristo continuar a caminhar em trevas. Jesus chama os pecadores e os convida ao banquete, chamando-os a trocarem as suas vestes mundanas por vestes celestiais. Jesus chama-os a mudarem os seus caminhos e seguirem-no. Este convite é um convite radical, pois envolve despir-se da velha vida e revestir-se de uma nova vida (Cl 3.9-10; Ef 4.22-24). Aqueles que são convidados ao banquete devem preparar-se para este banquete através da fé e do arrependimento (Mt 22.11-13).
Related Media
See more
Related Sermons
See more