(Rm 3:9-20) Todos Somos Pecadores

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 7 views
Notes
Transcript

9 >>
Vantagem. Aparente contradição com versos 1 e 2. Lá a vantagem se refere ao privilégio. Aqui, ao favoritismo. Os judeus tiverem mais privilégios e mais responsabilidade; mas não possuem um favoritismo de Deus.
Todos. O pecado nivela o mundo. É universal!
Debaixo do pecado. Significa ‘sob o domínio’. O pecado esmaga, pisa, como um tirano colocando sua bota sobre o rosto de seu súdito. Além de ser univerrsal, ele é total.
Gênesis 6.5 “Viu o Senhor que a maldade do homem se havia multiplicado na terra e que era continuamente mau todo desígnio do seu coração;”
10-12 >>
Não há justo. Aqui Paulo cita uma série de versículos. A Escritura confirma a depração humana (Sl 14:1-3; 53:1-3; 5:9; 10:7; 140:3; Is 59:7-8; Sl 36:1. O pecador abandona toda justiça, retidão. O mundo é injusto! Então Paulo mostra que a experiência também confirma!
Não há quem entenda. O pecado macula o ser humano em todo seu ser: razão, emoção e vontade. A razão é o primeiro lugar afetado numa ordem lógica. O ser humano não entende. Exemplos: homossoxualidade, bestialidade, NPC etc.
Não há quem busque. Por um lado todos querem algo mais, todo ser humano tem um vazio e uma sede por Deus, e passam sua vida inteira buscando esse mistério. Por outro lado, não queremos Deus. Imagine um viciado em drogas seguindo pistas para encontrar algo que vai dar muito prazer e alegria pra ele, quando finalmente ele chega na última pista, ele vê a cura pra o seu vício, um remédio milagroso… ele rejeita e se esconde.
Se extraviaram (desviaram). Todos somos desviados de Deus! Como uma criança que largou a mão da sua mãe no meio de uma multidão. Estamos perdidos.
Inúteis. Nos tornamos inúteis. O sentido aqui tem a ver com a nossa qualidade; é um inutilidade fruto da corrupção, como uma fruta podre que não serve pra comer. Estamos podres. Imagine alguém que faz grandes obras (exemplos) e no final nada serviu.
…faça o bem. “Retidão cívica” (Calvino); “Pecados espetaculares” (Agostinho)
13-15 >>
Garganta… língua… lábios (sepulcro aberto, enganam, veneno, maldição e amargura). Paulo mostra como o pecado afetou seus sentidos. As palavras são uma grande evidência do pecado.
Tiago 3.5–10 “Assim, também a língua, pequeno órgão, se gaba de grandes coisas. Vede como uma fagulha põe em brasas tão grande selva! Ora, a língua é fogo; é mundo de iniquidade; a língua está situada entre os membros de nosso corpo, e contamina o corpo inteiro, e não só põe em chamas toda a carreira da existência humana, como também é posta ela mesma em chamas pelo inferno. Pois toda espécie de feras, de aves, de répteis e de seres marinhos se doma e tem sido domada pelo gênero humano; a língua, porém, nenhum dos homens é capaz de domar; é mal incontido, carregado de veneno mortífero. Com ela, bendizemos ao Senhor e Pai; também, com ela, amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus. De uma só boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não é conveniente que estas coisas sejam assim.”
Pés (derramar sangue). Somos apressados em fazer o mal. Não é apenas uma conveniência, é um prazer!
16-18 >>
Destruição e miséria (não conhecem o caminho da paz). Os líderes mundiais falam de paz mundial, mas eles não conhecem o caminho da paz. Eles não conhecem o príncipe da paz. Eles não conhecem o Caminho!
Não há temor… olhos. O temor é o princípio da sabedoria (Pv 9:10). Diantes dos olhos quer dizer a perspectiva do ser humano. Não possuem reverência, e não querem viver suaas vidas diante de Deus.
19-20 >>
Toda boca se cale. Como uma pessoa cheia de culpa e crimes em um tribunal, grita e esbraveja que é inocente, até que uma lista de tudo o que ela fez é lida e ela imediatamente se cala… não há mais o que dizer. Essa lista é a Bíblia.
Ninguém é justificado. Paulo havia dito que somos justificados. Aqui ele diz que não. Antes ele quis dizer que as obras serão usadas pra idenficar os crentes no último dia, o dia do Juízo. Mas aqui ele quer dizer que ninguém pode ser salvo por meio de obras. Não há mérito em nossas obras. Ninguém consegue cumprir a lei perfeitamente.
Pleno conhecimento do pecado. A Lei é um espelho, que mostra quem somos. Ela é como um raio x, que revela um câncer, mas não o cura; ou como um termômetro, que mostra a febre, mas não a trata. A lei mostra a nossa condição, mas só o Evangelho nos cura.
21. Mas...
APLICAÇÃO
Entenda e aceite que você é um pecador inválido. Você precisa sempre fazer esse exercício de reflexão que vai te libertar e te dar autoconhecimento. Por incrível que pareça, isso vai ajudar você a se colocar no lugar, a se encontrar, e o melhor de tudo, é o principal passo em direção a libertação. Esse exercício é o de confissão de pecado e arrependimento. Saber que você pecou, não somente contra as pessoas, contra si mesmo, contra a Criação, mas antes e acima de tudo, contra Deus. Sua ofensa é contra o seu Criador. As pessoas ousam pensar que tem o direito de se chegar a Deus de qualquer maneira ou pelo seu próprio método. E insistem em que Deus as deseja, que ele tem sede delas. Nós, nas nossa arrogância, achamos que Deus é um pobre coitado que precisa de companhia. Não queremos aceitar a verdade de que se somos inúteis, de que somos tão pecadores que se nos aproximamos de Deus sosmo imediatamente tragados por ele, destruídos. De que ele não precisa de nós, somos nós que precisamos dele desesperadamente. Reflita sobre isso, aceita isso. Você não é justa, você não é sábio e inteligente, você não é bom. Você precisa de ajuda. Você precisa de salvação.
Trate e vigie suas palavras. As nossas palavras são uma ótima maneira de manifestar a condição do nosso coração.
Mateus 12.34–37 “Raça de víboras, como podeis falar coisas boas, sendo maus? Porque a boca fala do que está cheio o coração. O homem bom tira do tesouro bom coisas boas; mas o homem mau do mau tesouro tira coisas más. Digo-vos que de toda palavra frívola que proferirem os homens, dela darão conta no Dia do Juízo; porque, pelas tuas palavras, serás justificado e, pelas tuas palavras, serás condenado.”
Efésios 4.29 “Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem.” Colossenses 3.8 “Agora, porém, despojai-vos, igualmente, de tudo isto: ira, indignação, maldade, maledicência, linguagem obscena do vosso falar.” Colossenses 3.16 “Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração.” 1Tessalonicenses 5.11 “Consolai-vos, pois, uns aos outros e edificai-vos reciprocamente, como também estais fazendo.”
“Leia a Bíblia contra si mesmo”. Tenha a Bíblia como o livro que vai te dar o conhecimento que você precisa, que vai te mostrar qual é o seu problema, e vai te apresentar o caminho que você deve seguir. Leia a Bíblia humildemente
Como Tirar o Máximo da Sua Leitura Bíblica por Thomas Watson
01) Remova obstáculos: pecado; distrações 02) Prepare seu coração (1 Sm. 7:3): reunindo seus pensamentos; purificando sentimentos e desejos impuros; não achegando-se a ela apressada ou descuidadamente. 03) Leia-a com reverência, considerando que em cada linha Deus está falando diretamente para você. 04) Leia os livros da Bíblia por ordem. 06) Leia-a com seriedade (Dt. 32:47). 8) Medite no que você lê (SI. 119:15 ). 9) Leia-a com um coração humilde. Reconheça que você é indigno para que Deus revele a Si mesmo a você (Tg. 4:6). 13) Leia-a com um coração honesto (Lc. 8:15): desejando conhecer toda e completa vontade de Deus; lendo com o objetivo de ser mudado e feito melhor, por ela (Jo. 17:17). 14) Aplique a si mesmo tudo o que ler, tomando cada palavra como sendo falada para você. A condenação que ela faz do pecado, como sendo a condenação dos seus pecados; os deveres que ela requer, como sendo o dever que Deus requer de você (2 Rs. 22: 11 ). 17) Compare-se com a Palavra. Como você se compara? Seu coração é algo daquilo que é transcrito dele, ou não? 20) Não pare de ler a Bíblia até que ache seu coração aquecido (SI. 119:93). Deixe que ela não apenas lhe informe, mas também lhe inflame (Jr. 23:29, Lc. 24:32). 21 ) Ponha em prática o que você lê (SI. 119:66; SI. 119:105, Dt, 17:19). 24) Ore para que você tire proveito da Ieitura (Is. 48:17, SI. 119:18; Ne. 9:20).
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.