Modelo Para Sermão (3)
Caio Nascimento Ten�rio
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 10 viewsNotes
Transcript
Título: O TRONO DE DEUS E O GOVERNO DO UNIVERSO
Título: O TRONO DE DEUS E O GOVERNO DO UNIVERSO
Texto: Apocalipse 4.1-11
INTRODUÇÃO
INTRODUÇÃO
Captação:
Durante a história da humanidade muitos homens se intitularam governadores supremos, a soberba de alguns era tamanha que exigia de seus súditos que os adorassem como se fossem deuses.
Mas a resposta que fica é onde estão esses homens e seus impérios?
Contexto remoto:
O livro de Apocalipse foi escrito pelo apóstolo João, quando estava preso na ilha de Patmos.
A data provável da escrita foi em 90 d.C.
O propósito do livro é relatar às sete igrejas da Ásia e às igrejas futuras todas as coisas que aconteceram e que aconteceria com a história da humanidade.
Contexto próximo:
O livro continua com João fazendo uma dedicatória às sete igrejas da Ásia 1.4-8.
o capítulo 1 termina com João tendo uma visão de Jesus na sua majestade e glória.
O capítulo 2 e 3 João escreve tudo aquilo que Cristo ordenou às sete igrejas.
Nos capítulos 4 e 5 João volta a relatar a visão que teve no final do capítulo 1, só que desta vez a diferença é que ele vê a sala do Trono de Deus.
Apocalipse: O Futuro Chegou, as Coisas que em Breve Devem Acontecer Capítulo 10: O Trono de Deus, a Sala de Comando do Universo (Ap 4:1–11)
A mensagem central do livro de Apocalipse é mostrar para a noiva perseguida, que o seu Deus está no Trono do Universo. Antes do mundo perseguir a igreja (a abertura dos sete selos), e Deus visitá-lo com o Seu juízo parcial (sete trombetas) e o Seu juízo final (sete taças) é revelado a João que Deus está entronizado e governando o Seu universo.
Apocalipse a. No Trono e Diante do Trono (4.1–6a)
O propósito dessa descrição é demonstrar que Deus é o regente supremo deste universo. Ele governa tudo, de modo que nada ocorre sem a sua vontade, seja o bem ou o mau. Ele os assegura de que ele, e não Satanás, está no controle
Tema: O TRONO DE DEUS E O GOVERNO DO UNIVERSO
Tema: O TRONO DE DEUS E O GOVERNO DO UNIVERSO
1. VISÃO DO TRONO DE DEUS (Ap 4.1-6a)
1. VISÃO DO TRONO DE DEUS (Ap 4.1-6a)
Explicação
Depois destas coisas: Depois de tudo o que João viu até agora.
Olhei, e veja! Uma porta aberta no céu: Nos escritos originais a expressão “e eis não somente uma” não existe. O texto grego traz uma interjeição para indicar a reação de João ao se deparar com tão magnífica visão.
como também a primeira voz que ouvi como de trombeta: A primeira voz foi ouvida no capítulo Ap 1.10. Para o povo de Israel quando a trombeta tocava indicava que algo de muito importante aconteceria ou seria dito.
Sobe para aqui: João está sendo convidado para entrar no céu e olhar a sala do Trono, honraria concedida a poucas pessoas vivas.
Imediatamente me achei em espírito: Aqui João tem uma visão, ele não vê e nem ouve com ouvidos físicos, pois carne e sangue não suportaria olhar o esplendor da Glória de Deus.
e eis armado no céu um trono e no trono alguém sentado: João tem a visão do trono de Deus. O trono simboliza honra, autoridade e julgamento. Para uma igreja perseguida, sofrida e ultrajada era um consolo saber que o seu Deus está no trono, que Ele governa e não homens mortais (Is 6.1).
E esse que se acha assentado é semelhante: João utiliza linguagem simbólica para descrever o indescritível, imagine nós diante de uma imagem tão deslumbrante, e com a missão de descrever, com nossa mente finita, algo tão sublime e eterno.
Jaspe: É semelhante ao nosso diamante, que tem um brilho intenso, é cristalino, puro. Representa a luz inacessível que cobre a Glória de Deus ou sua santidade.
Sardônio: É uma pedra vermelha que representa o seu juízo. As duas pedras representam que Deus é Santo e Justo.
ao redor do trono há um arco-íris semelhante a esmeralda: O arco-íris é o símbolo da graça e misericórdia de Deus, de sua aliança com seu povo. Demonstra que o Trono também e constituído de graça e misericórdia.
O verso 4 traz a representação da igreja. Os vinte e quatro anciãos são as 12 tribos de Israel e os 12 apóstolos, que representam a totalidade dos redimidos. Vestidos de branco, representando a pureza resultante da libertação do pecado. Usavam coroa na cabeça representando autoridade para governar.
do trono saem relâmpagos vozes e trovões: João escreve tendo em mente a sena do Monte Sinai, que Deus deu o decálogo aos israelitas. Indicando que seu trono é um trono de Juízo, poder e força.
Sete tochas de fogo que são os sete Espíritos de Deus: O número sete representa completude, perfeição e plenitude, indicando a plenitude do Espírito Santo.
No versículo 6, João descreve um mar de vidro semelhante ao cristal, indicando que para estar diante do trono de Deus é preciso ser puro. Nos mostra que diante de Deus não há nada impuro ou mal.
Ilustração
Escreva aqui sua ilustração
Fundamentação
Escreva aqui o texto da sua fundamentação
Aplicações
Quantos governo já passaram por essa terra? quantas pessoas boa e más já governaram? mas todos os governos e impérios ruíram, todos esses governos são temporais e estão debaixo da autoridade do Senhor.
2. AS CRIATURAS LOUVAM O SEU REI (Ap 4.6b-11)
2. AS CRIATURAS LOUVAM O SEU REI (Ap 4.6b-11)
Explicação
na parte b do verso 6 , João mostra algumas criaturas muito estranhas. Essas criaturas são seres angelicais que servem a Deus diante de seu trono. Essa mesma visão está descrita em Ez 1.5-6 e Is 6.2. Isaías diz que esses seres eram serafins, os mesmos que foram colocados para vigiar a árvore da vida (Gn 3.24) e a arca da aliança.
No verso 7 ele descreve essas criaturas como parte animal e parte homem. O número 4 significa que aqui está representada a totalidade da criação de Deus. O leão representa os animais selvagens, o boi representa os animais domésticos, o homem é o ser supremo entre todas as criaturas e a águia representa as aves. Aqui a natureza louva o criador.
No verso 8 vemos a mesma descrição das criaturas de Is 6.2 e Ez 1.6. Vale salientar que João não estava copiando os profetas, o que acontece é os três tiveram o privilégio de contemplar a mesma visão.
No final do verso 8 há um hino angelical proferido por essas criaturas que exaltam a Santidade de Deus, a Sua Onipotência e a sua Eternidade.
A glória e honra ditas no verso 9 são uma referência à perfeição de Deus, mas os agradecimentos se referem às suas dádivas tanto na criação como na redenção. João continua dizendo que aquele que está assentado no trono não pode morrer, seu reinado é eterno, pois ele vive pelos séculos dos séculos.
No verso 10 vemos a totalidade dos eleitos declarando que não são dignos de governarem, então se curvam diante do todo poderoso retirando suas coroas e as depositando aos pés dele.
No verso 11 vemos a adoração dos remidos dizendo qual o motivo do Senhor ser digno de toda a adoração.
Ilustração
Quando o Messias de Haendel foi apresentado pela primeira vez em Londres, em 1743, na presença do rei Jorge II, ele se levantou do seu assento ao ouvir o coro do Aleluia. Levantando-se com a cabeça curvada, ele deu a entender que o Rei dos reis e o Senhor dos senhores não era ele, mas sim Jesus. O Messias reina para todo o sempre.
Fundamentação
Escreva aqui o texto da sua fundamentação
Aplicações
Você já parou para visualizar essa sena que João coloca diante de nós? Já parou pra pensar em um trono branco e sentado nele Jesus o nosso redentor e diante dele anjos e uma multidão de pessoas de todas as partes do mundo fazendo coro em adoração dizendo que ele é digno de receber toda a honra e glória e louvor.
Esses 24 anciãos representa cada um de nós que fomos lavados e remidos pelo sangue do cordeiro. E aqui eu faço um apelo pra você que ainda não tem Jesus como seu único salvador, arrependa-se e venha fazer parte da multidão de remidos que cantarão louvores ao Senhor e não lamentos.
CONCLUSÃO
CONCLUSÃO
1. Recapitulação do tema.
2. Recapitulação das divisões principais
3. Aplicações finais.
Ao olhar toda essa descrição feita por João eu não vejo nenhum governante terreno. Onde está Nero? Onde está Calígula? Onde está Hitler? Onde está a União Européia? Todos esses reis morreram e seus impérios ruíram, mas o Senhor continua assentado em seu trono e reina pelos século dos séculos. Irmãos não tema a nenhum governante terreno, pois o poder que eles tem é temporário.