Devocional - Filipenses 2.12-18

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 97 views
Notes
Transcript
O apóstolo Paulo sempre aponta para Jesus Cristo, aqui em sua carta ele demonstra que o exemplo de Cristo é o nosso maior estímulo à obediência. O problema da igreja de Filipos era a falta de harmonia que existia entres eles. O cristão é o servo do Senhor, a igreja não é local para promoção pessoal, ou receber reconhecimento de um grupo. Alguns cristãos da igreja de Filipenses estavam trabalhando na igreja para a promoção pessoal ou o maior reconhecimento do seu grupo. A base dessa atitude mesquinha era o egoísmo. Então, Paulo exorta os crentes a olharem o exemplo de Cristo e terem o mesmo sentimento que houve Nele. Nos versículos 3 ao 5 Paulo detalha esses problemas.
Paulo exorta a igreja para olhar para Cristo e ter Jesus Cristo como o exemplo a ser seguido. A preposição “pois” no versículo 12 é um elo de ligação entre o que Paulo estava falando e o que agora vai falar. Assim como Jesus obedeceu ao Pai, os cristãos também devem obedecer. Ele diz que o exemplo de Cristo, a Sua humilhação e a Sua exaltação são a principal razão para a igreja viver em obediência.
Olhar para Jesus Cristo e obedecer aos mandamentos, conduz a igreja na verdade. O Filho de Deus que desceu da glória para a vergonha da cruz, e isso por amor de nós, pecadores. Somos exortados a agir à luz desse vasto e insondável amor. O ensino de Paulo nos mostra que obedecer aos mandamentos do Senhor, conduzirá ao cristianismo puro e simples.
A bíblia quanto mais estudada, conduzirá o cristão a obter o temor e o tremor ao Senhor, neste sentido, mais humildes seremos, reconhecendo que sem Jesus Cristo, estaríamos mortos em nossos delitos e pecados e jamais reconheceríamos o Senhor como nosso Salvador. Quanto mais luz temos na mente, tanto mais amor deveremos ter no coração.
A obediência do cristão independe das circunstâncias, Paulo estava preso em Roma, e eles deveriam manter o mesmo compromisso, apesar da sua ausência. Eles deveriam pôr a sua confiança em Deus, e não na presença do apóstolo entre eles.
A obediência dos filipenses não deveria ser motivada pela presença de Paulo, nem durar só enquanto ele estivesse em seu meio. O cristão obedece não porque o pastor está presente, ou para agradar a esse ou àquele grupo. O cristão obedece porque é constrangido em Cristo, nosso Senhor e Salvador em tudo obedeceu ao Pai.
A luz dessa devocional, entendemos que o cristão nunca conquistará a salvação por merecimento, esse é um presente de Deus, uma dádiva imerecida. A salvação foi comprada por um alto preço, Jesus Cristo a comprou, com a vida dEle. A salvação pertence a todos que são chamados por Deus, a fé é o dom que o Senhor concede a nós.
Quando o Senhor alcança o seus, somos levados a obediência por temor, respeito e reconhecimento que Ele nos salvou.
Na igreja existe muito trabalho a ser feito, e quando somos chamados para o trabalho no reino, somos levados a trabalhar em prol do reino, anunciando a Cristo Jesus.
Por isso obedecei aos mandamentos do Senhor, independente das circunstâncias o faça para que cada vez mais nós diminuamos para que Cristo cresça. Que nossas vidas emane o que pregamos. Que o Senhor lhe fortaleza, e lembre-se em tudo, o Senhor os fortalece, para que dia após dia, sejamos transformados para parecermos ao Rei da glória.
Related Media
See more
Related Sermons
See more