MORDOMIA NA IGREJA

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 8 views
Notes
Transcript

MORDOMOS DE DEUS

TEXTO:
1Coríntios 16.1–4 - 1 Quanto à coleta para os santos, fazei vós também como ordenei às igrejas da Galácia. 2 No primeiro dia da semana, cada um de vós ponha de parte, em casa, conforme a sua prosperidade, e vá juntando, para que se não façam coletas quando eu for. 3 E, quando tiver chegado, enviarei, com cartas, para levarem as vossas dádivas a Jerusalém, aqueles que aprovardes. 4 Se convier que eu também vá, eles irão comigo.
As palavras mordomo e mordomia, no NT, significam “administração da casa”.
Ao mordomoum servo fiel em quem havia confiança - era confiada autoridade para administrar a casa e os afazeres empresariais de outra pessoa.
O princípio DA MORDOMIA é importante para a ética cristã, além de suas aplicações conhecidas:
como a generosidade em relação ao dinheiro e o cuidado das finanças da igreja.
PESQUISAS RECENTES SUGEREM QUE O FREQUENTADOR MÉDIO DEA IGREJA CONTRIBUI COM 2% A 3% DE SUA RENDA PARA IGREJA OU PARA A CARIDADE.
O QUE ESTA ESTATÍSTICA REVELA? ESTOU PERGUNTANDO?
NO CAPITULO 16 PAULO FAZ UMA MUNDANÇA RADICAL DO DOUTRINÁRIO PARA O PRÁTICO.
DEPOIS DE FALAR DA RESSURREIÇÃO DE JESUS, PAULO TERMINA SUA CARTA EXORTANDO A TRES COISAS
EM RELAÇÃO DA DÁDIVA AO SENHOR
A FAZER O TRABALHO DO SENHOR
A VIDA FIEL E AO AMOR DENTRO DA COMUNIDADE.
É FATO QUE A VIDA PORVIR ESTÁ SEMPRE RELACIONADA COMO A NOSSA VIDA NO PRESENTE ( AQUI E AGORA ) !!!
E CERTO QUE NO FUTURO PRÓXIMO DEIXAREMOS ESSE MUNDO, NOSSO CORPOS SERÃO TRANSFORMADOS E E VIVEREMOS NA ETERNIDADE COM DEUS.
SE ISSO PARA NÓS É UMA VERDADE, PROMESSA DE DEUS…NOSSA PREOCUPAÇÃO NÃO DEVERIA SER ACUMULAR TESOURO NO CÉU E NÃO AN TERRA?
Mateus 6.20 ARA
20 mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam, nem roubam;
MORDOMIA:
UMA VALIOSA RESPONSABILIDADE OU DEVER A SER CUIDADOSAMENTE ADMINISTRADO.
NOS TEMPOS DO N.T. O MORDOMO ERA UM ESCRAVO QUE ADMINISTRAVA A CASA DO SEU SENHOR:
SUPERVISIONAVA OUTROS SERVOS;
DISTRIBUIA RECURSOS;
CUIDAVA DOS NEGOCIOS;
CUIDAVA DAS QUESTÕES FINANCEIRA;
Hebreus 13.17 - 17 Obedecei aos vossos guias (LÍDERES, AS AUTORIDADES - SEU PROCURADOR) e sede submissos para com eles; pois velam por vossa alma, como quem deve prestar contas, para que façam isto com alegria e não gemendo (RECLAMANDO, COMO QUE GEMENDO… ; porque isto não aproveita a vós outros.
TODO OS CRENTES TÊM A REPOSABILIDADE DE ADMINISTRAR OS RECURSOS QUE DEUS LHE DÁ.
JESUS ENSIOU QUE CADA PESSOA RECEBE DE DEUS SUA VIDA, CAPACIDADE NATURAIS, RIQUEZAS E POSSES EM CONFIANÇA DE DEVER PRESTAR CONTA DE COMO ESSAS FORAM UTILIZADAS.
COLETA - 1Coríntios 16.1 - 1 Quanto à coleta
(COLETA ) UMA COLETA PARA OS CRENTES POBRES E DA SUPERPOPULOSA E FAMINHA CIDADE DE JERUSALÉM - VEJA (V.3)
O QUE PAULO QUERIA DIZER QUANDO FALOU
“COLETA PARA O SANTOS” ?
VEJAMOS O TEXTO:
Atos dos Apóstolos 11.28–30 - 28 e, apresentando-se um deles, chamado Ágabo (PROFETA CRISTÃO) QUE SEGINIFICA (FAZENDO O BEM , dava a entender, pelo Espírito, que estava para vir grande fome por todo o mundo, a qual sobreveio nos dias de Cláudio. 29 Os discípulos, cada um conforme as suas posses, resolveram enviar socorro aos irmãos que moravam na Judeia; 30 o que eles, com efeito, fizeram, enviando-o aos presbíteros por intermédio de Barnabé e de Saulo.
Romanos 15.26 - 26 Porque aprouve à Macedônia e à Acaia levantar uma coleta em benefício dos pobres dentre os santos que vivem em Jerusalém.
PAULO HAVIA SOLICITADO FUNDOS DAS IGREJAS DA GALÁCIA, DA MACEDÔNIO E DA ACAIA.
QUAL O MONTANTE QUE OS CRISTÃOS DEVERIA DAR?
1Coríntios 16.2 - 2 No primeiro dia da semana, cada um de vós ponha de parte, em casa, conforme a sua prosperidade, e vá juntando, para que se não façam coletas quando eu for.
COMO PODEMOS COMPARAR O QUE A LEI EXIGIA NO ANTIGO TESTAMENTO? MOISES DISSE AO POVO DE ISRAEL
Levítico 27.30 - 30 Também todas as dízimas da terra, tanto dos cereais do campo como dos frutos das árvores, são do Senhor; santas são ao Senhor.
DÍZIMO — uma oferenda da décima parte dos bens; incluindo produção e pecuária. Dízimo, Dez por cento.
NO SEGUND DISCURSO DE MOÍSES A POVO DE ISRARL,
MOISÉS DIZ: “ESTA É A LEI QUE MOISÉS PROPÔS AOS FILHOS DE IRAEL (DT. 4.44)
APARTIR DO VERSOS 22 CAP. 14, VAI FALAR A RESPEITO DOS DÍZIMOS...
Deuteronômio 14.28–29 - 28 Ao fim de cada três anos, tirarás todos os dízimos do fruto do terceiro ano e os recolherás na tua cidade. 29 Então, virão o levita (pois não tem parte nem herança contigo), o estrangeiro, o órfão e a viúva que estão dentro da tua cidade, e comerão, e se fartarão, para que o Senhor, teu Deus, te abençoe em todas as obras que as tuas mãos fizerem.
433 A.C.
Malaquias 3.8–10 - 8 Roubará o homem a Deus? Todavia, vós me roubais e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas. 9 Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, vós, a nação toda. 10 Trazei todos os dízimos à casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa; e provai-me nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênção sem medida.
PORQUE PAULO ENFATIZA QUE AS DÁVIDAS DEVERIAM SER ENTREGUES?
Êxodo 25.1–2 - 1 Disse o Senhor a Moisés: 2 Fala aos filhos de Israel que me tragam oferta; de todo homem cujo coração o mover para isso, dele recebereis a minha oferta.
Êxodo 35.21 - 21 e veio todo homem cujo coração o moveu e cujo espírito o impeliu (INDUZIU) e trouxe a oferta ao Senhor para a obra da tenda da congregação, e para todo o seu serviço, e para as vestes sagradas.
Provérbios 3.9–10 - 9 Honra ao Senhor com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda; 10 e se encherão fartamente os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares.
PRIMÍCIAS (PRIMEIRO FRUTO DE UMA COLHETA) OU TEMPORADA
Provérbios 11.24 - 24 A quem dá liberalmente, ainda se lhe acrescenta mais e mais; ao que retém mais do que é justo, ser-lhe-á em pura perda.
PAULO ESCREVEU OUTRA CARTA AOS CORINTIOS, EXORTANDO-OS A PROSSEGUIR EM DAR GENEROSAMENTO
VAMOS LER
2Coríntios 8.1–11 - 1 Também, irmãos, vos fazemos conhecer a graça de Deus concedida às igrejas da Macedônia; 2 porque, no meio de muita prova de tribulação, manifestaram abundância de alegria, e a profunda pobreza deles superabundou em grande riqueza da sua generosidade. 3 Porque eles, testemunho eu, na medida de suas posses e mesmo acima delas, se mostraram voluntários, 4 pedindo-nos, com muitos rogos, a graça de participarem da assistência aos santos. 5 E não somente fizeram como nós esperávamos, mas também deram-se a si mesmos primeiro ao Senhor, depois a nós, pela vontade de Deus; 6 o que nos levou a recomendar a Tito que, como começou, assim também complete esta graça entre vós. 7 Como, porém, em tudo, manifestais superabundância, tanto na fé e na palavra como no saber, e em todo cuidado, e em nosso amor para convosco, assim também abundeis nesta graça. 8 Não vos falo na forma de mandamento, mas para provar, pela diligência de outros, a sinceridade do vosso amor; 9 pois conheceis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, que, sendo rico, se fez pobre por amor de vós, para que, pela sua pobreza, vos tornásseis ricos. 10 E nisto dou minha opinião; pois a vós outros, que, desde o ano passado, principiastes não só a prática, mas também o querer, convém isto. 11 Completai, agora, a obra começada, para que, assim como revelastes prontidão no querer, assim a leveis a termo, segundo as vossas posses.
Um ministério digno de ser seguido lida sábia e generosamente com recursos da igreja
Um ministério digno de ser seguido mistura exemplo e exortação de modo a encorajar a contribuição
A generosidade incomum demonstrada pelos macedônios estabelece o padrão da expectativa de Paulo para os coríntios ( 2COR 8.1–7).
A graça ímpar demonstrada por Jesus Cristo ao esvaziar-se para o nosso enriquecimento estabelece o motivo para a exortação de Paulo a que os coríntios cumpram seu compromisso financeiro (2 COR 8.8–12).
PORQUE DEVERÍAMOS DAR GENEROSAMENTE?
2Coríntios 8.5 - 5 E não somente fizeram como nós esperávamos, mas também deram-se a si mesmos primeiro ao Senhor, depois a nós, pela vontade de Deus;
2Coríntios 8.8–9 - 8 Não vos falo na forma de mandamento, mas para provar, pela diligência (AVIDEZ/EMOÇÃO/SENTIMENTO de outros, a sinceridade do vosso amor; 9 pois conheceis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, que, sendo rico, se fez pobre por amor de vós, para que, pela sua pobreza, vos tornásseis ricos.
VAMOS LER
1Timóteo 6.7–11 - Porque nada temos trazido para o mundo, nem coisa alguma podemos levar dele. 8 Tendo sustento e com que nos vestir, estejamos contentes. 9 Ora, os que querem ficar ricos caem em tentação, e cilada, e em muitas concupiscências insensatas e perniciosas, as quais afogam os homens na ruína e perdição. 10 Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores. 11 Tu, porém, ó homem de Deus, foge destas coisas; antes, segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a constância, a mansidão.
VAMOS TAMBÉM LER - 1Timóteo 6.17–19 - 17 Exorta aos ricos do presente século que não sejam orgulhosos, nem depositem a sua esperança na instabilidade da riqueza, mas em Deus, que tudo nos proporciona ricamente para nosso aprazimento; 18 que pratiquem o bem, sejam ricos de boas obras, generosos em dar e prontos a repartir; 19 que acumulem para si mesmos tesouros, sólido fundamento para o futuro, a fim de se apoderarem da verdadeira vida.
O QUE ESTE VERSÍCULOS ACIMA DIZEM SOBRE SUA AVALIAÇÃO E USO DO DINHEIRO NO MUNDO ATUAL?
VAMOS CONSIDERAR OS VERSOSS PARA NOSSA MEDITAÇÃO
Salmo 24.1 - Ao Senhor pertence a terra e tudo o que nela se contém, o mundo e os que nele habitam.
MORDOMIA. A mordomia é princípio espiritual e ensinamento bíblico. Reconhece Deus como dono de todas as coisas; o homem é responsável pelo uso dessas coisas conforme o propósito de Deus; o homem tem de prestar contas da qualidade e dos resultados de seu gerenciamento.
Malaquias 3.10 - Trazei todos os dízimos à casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa; e provai-me nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênção sem medida.
Lucas 6.38 - dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos darão; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também.
Atos dos Apóstolos 2.44–45 - 44 Todos os que creram estavam juntos e tinham tudo em comum. 45 Vendiam as suas propriedades e bens, distribuindo o produto entre todos, à medida que alguém tinha necessidade.
Atos dos Apóstolos 4.34–35 - 34 Pois nenhum necessitado havia entre eles, porquanto os que possuíam terras ou casas, vendendo-as, traziam os valores correspondentes 35 e depositavam aos pés dos apóstolos; então, se distribuía a qualquer um à medida que alguém tinha necessidade.
APLICAÇÃO FINAL:
O PRIMEIRO DIA DA SEMANA É O DIA DO CULTO, E COMO OS CRENTES ADMINISTRAM O SEU DINHEIRO ESTÁ RELACIONADO Á PROFUNDIDADEO DO CULTO.
QUER COLQUEMOS O DINHEIRO NO CASOFILADO TODOS OS DOMINGOS OU NÃO, O CULTO SEMANAL DEVERIA NOS RELEMBRAR DE NOSSA CONTÍNUA MORDOMIA DAS POSSES QUE O SENHOR NOS CONFIOU A NÓS.
“SE NÃO OFERTAMOS DE MANEIRA PRÓPRIA, NÃO PODEMOS CULTUAR DE MODO PRÓPRIO.
SE VOCE TEM POSSES OU RIQUEZAS QUE NÃO PODE DOAR LIVREMENTE, VOCÊ NÃO AS POSSUI… ELAS O POSSUEM… “
REFLEXÃO:
QUE PROVIDÊNCAS PRÁTICAS VOCE PODE TOMAR ESTA SEMANA PARA RELAXAR SEU APEGO AO DINHEIRO, DE MODO QUE ELE NÃO CONTROLE SEU CORAÇÃO?
ALUZ QUE O VOCE APRENDEU HOJE, QUE MUNDANÇAS VOCE SE SENTE LEVADO A FAZER EM SEUS HÁBITOS DE OFERTAR?
O NOVO TESTAMENTE NÃO ESPECIFICA NENHUM MONTANTE OU PERCETAGEM REQUERIDO PARA A DÁDIVA PARA O TRABALHO DO SENHOR.
TODAS AS DÁDIVAS AO SENHOR DEVEM SER VOLUNTÁRIAS E SEM RESTTRIÇÕES?
Lucas 6.38 - 38 dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos darão; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também.
2Coríntios 9.6–8 - 6 E isto afirmo: aquele que semeia pouco pouco também ceifará; e o que semeia com fartura com abundância também ceifará. 7 Cada um contribua segundo tiver proposto no coração, não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama a quem dá com alegria. 8 Deus pode fazer-vos abundar em toda graça, a fim de que, tendo sempre, em tudo, ampla suficiência, superabundeis em toda boa obra,
MORDOMIA. O princípio da mordomia está intimamente ligado ao conceito de graça: tudo vem de Deus como um dom e deve ser administrado fielmente em favor dele.
1Pedro 4.10 -10 Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus.
A mordomia envolve responsabilidade quanto a tudo que nos é confiado. Engloba toda a vida
Mordomia irresponsável
Mateus 25.14–30 - 14 Pois será como um homem que, ausentando-se do país, chamou os seus servos e lhes confiou os seus bens. 15 A um deu cinco talentos, a outro, dois e a outro, um, a cada um segundo a sua própria capacidade; e, então, partiu. 16 O que recebera cinco talentos saiu imediatamente a negociar com eles e ganhou outros cinco. 17 Do mesmo modo, o que recebera dois ganhou outros dois. 18 Mas o que recebera um, saindo, abriu uma cova e escondeu o dinheiro do seu senhor. 19 Depois de muito tempo, voltou o senhor daqueles servos e ajustou contas com eles. 20 Então, aproximando-se o que recebera cinco talentos, entregou outros cinco, dizendo: Senhor, confiaste-me cinco talentos; eis aqui outros cinco talentos que ganhei. 21 Disse-lhe o senhor: Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor. 22 E, aproximando-se também o que recebera dois talentos, disse: Senhor, dois talentos me confiaste; aqui tens outros dois que ganhei. 23 Disse-lhe o senhor: Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor. 24 Chegando, por fim, o que recebera um talento, disse: Senhor, sabendo que és homem severo, que ceifas onde não semeaste e ajuntas onde não espalhaste, 25 receoso, escondi na terra o teu talento; aqui tens o que é teu. 26 Respondeu-lhe, porém, o senhor: Servo mau e negligente, sabias que ceifo onde não semeei e ajunto onde não espalhei? 27 Cumpria, portanto, que entregasses o meu dinheiro aos banqueiros, e eu, ao voltar, receberia com juros o que é meu. 28 Tirai-lhe, pois, o talento e dai-o ao que tem dez. 29 Porque a todo o que tem se lhe dará, e terá em abundância; mas ao que não tem, até o que tem lhe será tirado. 30 E o servo inútil, lançai-o para fora, nas trevas. Ali haverá choro e ranger de dentes.
Lucas 19.11–27 ARA
11 Ouvindo eles estas coisas, Jesus propôs uma parábola, visto estar perto de Jerusalém e lhes parecer que o reino de Deus havia de manifestar-se imediatamente. 12 Então, disse: Certo homem nobre partiu para uma terra distante, com o fim de tomar posse de um reino e voltar. 13 Chamou dez servos seus, confiou-lhes dez minas e disse-lhes: Negociai até que eu volte. 14 Mas os seus concidadãos o odiavam e enviaram após ele uma embaixada, dizendo: Não queremos que este reine sobre nós. 15 Quando ele voltou, depois de haver tomado posse do reino, mandou chamar os servos a quem dera o dinheiro, a fim de saber que negócio cada um teria conseguido. 16 Compareceu o primeiro e disse: Senhor, a tua mina rendeu dez. 17 Respondeu-lhe o senhor: Muito bem, servo bom; porque foste fiel no pouco, terás autoridade sobre dez cidades. 18 Veio o segundo, dizendo: Senhor, a tua mina rendeu cinco. 19 A este disse: Terás autoridade sobre cinco cidades. 20 Veio, então, outro, dizendo: Eis aqui, senhor, a tua mina, que eu guardei embrulhada num lenço. 21 Pois tive medo de ti, que és homem rigoroso; tiras o que não puseste e ceifas o que não semeaste. 22 Respondeu-lhe: Servo mau, por tua própria boca te condenarei. Sabias que eu sou homem rigoroso, que tiro o que não pus e ceifo o que não semeei; 23 por que não puseste o meu dinheiro no banco? E, então, na minha vinda, o receberia com juros. 24 E disse aos que o assistiam: Tirai-lhe a mina e dai-a ao que tem as dez. 25 Eles ponderaram: Senhor, ele já tem dez. 26 Pois eu vos declaro: a todo o que tem dar-se-lhe-á; mas ao que não tem, o que tem lhe será tirado. 27 Quanto, porém, a esses meus inimigos, que não quiseram que eu reinasse sobre eles, trazei-os aqui e executai-os na minha presença.
Essas duas parábolas ilustram a necessidade de uma mordomia responsável da parte dos seguidores de Cristo.
APLICAÇÃO:
Os talentos representam diferentes habilidades entregues a pessoas diferentes, enquanto as minas distribuídas igualmente representam a oportunidade de vida que todos recebem igualmente.
Os servos que não usaram suas habilidades e oportunidades foram condenados por sua conduta irresponsável
Related Media
See more
Related Sermons
See more