QUEM VAI MORAR COM DEUS?

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 6 views
Notes
Transcript
Salmo 15.1-5.
O Salmo 15 e o Salmo 24 tem muita coisa semelhante, os dois se perguntam quem pode chegar à presença de Deus, e quem vai no seu santo monte morar? e os dois dão resposta semelhante a essa pergunta.
Um dos atributos de Deus mais ressaltados no Antigo Testamento é sua santidade. Ele é “santo, santo, santo” (Is 6.3), aquele que é “glorificado em santidade” (Êx 15.11). Por isso, ele deve ser adorado “na beleza da santidade” (Sl 29.2). A santidade de Deus, portanto, significa que ele é exaltado em majestade, ele é o nosso Rei Santíssimo, bem como é separado do pecado, porque ele é moralmente puro, pois “Deus é luz, e nele não há treva nenhuma” (1Jo 1.5).
Então, como nós, sendo pecadores, podemos permanecer na presença de Deus, que é santo? Que condição Deus exige para que possamos habitar na sua presença?
A pergunta (V.1)
V.1: Quem, SENHOR, habitará no teu tabernáculo? Quem há de morar no teu santo monte?
Quem de pode habitar,morar com Deus?
A Resposta. (V.2-5a)
V.2: O que vive com integridade, e pratica a justiça, e, de coração, fala a verdade; 3- O que não difama com sua língua, não faz mal ao próximo, nem lança injúria contra o seu vizinho; 4- O que, a seus olhos, tem por desprezível ao réprobo, mas honra aos que temem ao SENHOR; o que jura com dano próprio e não se retrata; 5a- O que não empresta o seu dinheiro com usura, nem aceita suborno contra o inocente.
A resposta a pergunta: “Quem vai morar com Deus?”
É que para morar com Deus, precisamos ter uma vida perfeita (Sl 15.1,5).
Porém, qual de nós vive em plena integridade (v.2) alguém sem culpa, alguém que tem uma conduta sem erros, sem más intenções.
Segundo, o cidadão de Sião faz o que é certo, o que é justo, que trata com justiça as pessoas. Cuida de manter a consciência livre de toda ofensa. Prefere ir para o céu com a consciência tranquila por ser justo do que ficar na terra com a consciência pesada praticando a injustiça.
Terceiro, o cidadão que fala apenas a verdade de coração, e que prefere morrer do que mentir. Ou seja, ele faz o que é apropriado a ser feito em relação a Deus e ao homem. Compare Miquéias 6: 8 . A doutrina está em todas as partes das Escrituras, segundo a qual nenhum homem pode ser amigo de Deus que não faz habitualmente o que é certo. Ver 1 João 3: 6-10
João 3.6–10 ARA
O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te admires de eu te dizer: importa-vos nascer de novo. O vento sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo o que é nascido do Espírito. Então, lhe perguntou Nicodemos: Como pode suceder isto? Acudiu Jesus: Tu és mestre em Israel e não compreendes estas coisas?
O que não devemos fazer?
Não usar a língua para difamar: quem de nós nunca difamou a alguém?,ainda que secretamente no coração (v.3)
Não faz fofoca dos outros. Sua boca nunca profere difamação ou calúnia. Disciplina a língua para edificar, não para destruir! Seu maior desejo é ajudar, encorajar e instruir. Quando ouve algum boato malicioso sobre seu vizinho, não o passa adiante.
Você não deve fazer o mal contra o seu próximo. Mas, quem nunca pecou ou fez o mal contra o próximo? Os maldosos, que maltratam, que faz o que é mal ao próximo, quem de nós sempre fez apenas o bem?
Os que vão morar com o Senhor
não práticam injúria. quem nunca injuriou ou caluniou contra o seu vizinho (próximo) ou seja, quem nunca já inventou uma história contra um irmão em Cristo, contra um amigo, ou parente, seja em palavra, por uma ação ou pensamento pecaminoso?
Desprezar, rejeitar o que Deus rejeita: o que Deus reprova temos que reprovar.
Ai daqueles que chama o mal de bem, e o bem de mal.
E honrar os que temem ao Senhor, nós precisamos valorizar o temor Deus, devemos desprezar os que praticam o mal, mas, honrar e imitar e até elogiar os que praticam o bem.
E manter a palavra. Sempre cumpre com sua palavra, mesmo que isso acarrete prejuízo financeiro. Um cristão pode, por exemplo, concordar em vender sua casa por R$ 200.000. Antes de assinar os papéis, recebe uma oferta de R$ 220.000. Porém, uma vez que deu sua palavra ao primeiro comprador, não volta atrás no negócio. Sempre cumpre sua palavra.
Não ganha dinheiro em cima da miséria os outros. O amigo de Deus não empresta o seu dinheiro com usura para outro membro da família da fé. De acordo com a lei mosaica, o israelita podia cobrar juros de gentios (Dt 23:19–20), mas não de compatriotas (Êx 22:25; Lv 25:35–37).
Se o povo de Israel que vivia sob a lei era norteado por esse princípio, quanto mais nós, cristãos que vivemos sob a graça!
O justo não aceita suborno contra o inocente. Abomina a perversão da justiça e discorda do velho ditado segundo o qual “todo mundo tem seu preço”. Não devemos aceitar esses subornos.
Nossas obras não garantem acesso à presença de Deus, pois todas as nossas justiças são como trapo de imundícias (Is 64.6). Que faremos então?
Afirmação
Quem deste modo procede não será jamais abalado.
A palavra final do salmo é a de garantia reforçada. A pessoa que cumpre suas condições não será movida, isto é, não será removida da casa do Senhor e da presença do Senhor. A resposta da pergunta inicial, com efeito, é: “Quem faz estas coisas habitará em seu santuário para sempre.”
Mas, quem faz isso tudo?
Quem é Integro? Justo? Fala somente a verdade? Quem?
Quem de nós pode se levantar e dizer, eu! eu sou essa pessoa?
Nenhum de nós!
Somente uma pessoa que veio a este mundo há 2000 anos atrás pode dizer, esse sou eu!
Jesus!
Existe uma boa notícia, pois, apesar de nós sermos incapazes de chegar a morar com Deus por força própria, nós temos um novo e vivo caminho.
Hebreus 10.19-23:19- Portanto, irmãos, temos plena confiança para entrar no Santo dos Santos pelo sangue de Jesus, 20- por um novo e vivo caminho que ele nos abriu por meio do véu, isto é, do seu corpo. 21- Temos, pois, um grande sacerdote sobre a casa de Deus. 22- Sendo assim, aproximemo-nos de Deus com um coração sincero e com plena convicção de fé, tendo os corações aspergidos para nos purificar de uma consciência culpada, e tendo os nossos corpos lavados com água pura. 23- Apeguemo-nos com firmeza à esperança que professamos, pois aquele que prometeu é fiel.
Jesus fez o que nos não conseguimos fazer. Ele é o nosso verdadeiro salvador, pois, veio para morrer pelos nossos pecados, para que uma vez que cremos n’Ele, nós temos a vida eterna.
Portanto, você pode desfrutar da comunhão com Deus através da oração cotidianamente, porque Jesus garantiu o seu acesso a ele. Não tema as acusações de Satanás, pois o sangue de Cristo Jesus o justifica de todo pecado e o torna digno de desfrutar dessa grande benção. Além disso, o Deus “santo, santo, santo” (Is 6.3) nos aceitou por meio de Cristo Jesus, por isso, viva em santidade de vida como forma de gratidão, pois se ele é santo, sejamos santos!
Se olharmos para Jesus com fé, nós podemos olhar para esse salmo e ver, que Jesus cumpriu todos esses requisitos para nós, e por isso, nos de modo nenhum seremos abalados, pois, Cristo é o nosso advogado e salvador.
APLICAÇÕES:
Nenhum de nós somos perfeitos
Você não é melhor do que o outro, nem o outro é melhor do que você, mas, somos todos pecadores, e somente vivemos pela graça de Deus.
Todos merecemos condenação
Todos podemos ser salvos através de Jesus
Jesus morreu por nós, Cristo é o caminho, a verdade e a vida, se você crer n’Ele, tenha certeza, que você será como o homem que construiu sua casa sobre a rocha e sua casa continua de pé, e não foi abalada.
Que possamos construir nossas vidas firmados em Cristo, a nossa rocha, e de modo nenhum seremos abalados. De modo nenhum seremos condenados e destruídos. Se você tem Jesus como seu Salvador, tenha certeza, você irá morar com Deus.
Related Media
See more
Related Sermons
See more