Pérgamo: A Igreja Negligente

As Sete Igrejas do Apocalipse  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 26 views
Notes
Transcript

Introdução

O livro de apocalipse é sobre Jesus e a sua Igreja. É um livro sobre revelação, onde mostra os acontecimentos do fim dos tempos.
O livro foi escrito pelo apóstolo João, para as sete igrejas da Ásia Menor, onde eles estavam passando por perseguições. Mas também para a igreja de Cristo que viveria até a segunda vinda de Cristo, ou seja, esse livro é para os dias atuais.
Apocalipse 1.4 NVI
4 João às sete igrejas da província da Ásia: A vocês, graça e paz da parte daquele que é, que era e que há de vir, dos sete espíritos que estão diante do seu trono,
Apocalipse 1.11 NVI
11 que dizia: “Escreva num livro o que você vê e envie a estas sete igrejas: Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodicéia”.
O propósito do livro de Apocalipse é para exortar a igreja a perseverar e que ela possa adorar e ser submissa a Cristo mesmo em meio as perseguições.
A cidade de Pérgamo era muito famosa na região da Ásia Menor. Tinha uma biblioteca cheia de pergaminhos. Mas era uma cidade pagã, pois tinha vários altares idólatras, como o deus Esculápio, deus da cura, o famoso Zeus, deus que era adorado em toda a Grécia.
A igreja de Pérgamo estava diante desse contexto, por isso veremos o que Jesus tem a dizer a respeito dela.

Ideia Central

A igreja de Cristo passa por perseguições, mas permanece fiel ao Senhor. E quando ela não cumpre o seu papel, o Senhor a corrige.

Transição

Veremos três lições sobre a igreja de Pérgamo.

Desenvolvimento

1° Jesus elogia a sua igreja

Apocalipse 2.12–13
12 “Ao anjo da igreja em Pérgamo escreva:
“Estas são as palavras daquele que tem a espada afiada de dois gumes.
O apóstolo João começa dizendo que as palavras que serão ditas, não vem dele, ou seja, de seu próprio entendimento. Mas do próprio Senhor Jesus Cristo, que tem a espada afiada de dois gumes. Isso significa que Jesus, iria usar a espada, que é a Palavra de Deus, para confrontar o pecador. A Bíblia é uma espada, que tem muito poder.
Hebreus 4.12 NVI
12 Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração.
13 Sei onde você vive — onde está o trono de Satanás. Contudo, você permanece fiel ao meu nome e não renunciou à sua fé em mim, nem mesmo quando Antipas, minha fiel testemunha, foi morto nessa cidade, onde Satanás habita.

1. A igreja enfrenta o reino de satanás

A cidade de Pérgamo, tinha maior templo da Ásia Menor, que era dedicado culto ao imperador César e a sociedade da época, era fanática em dedicar culto ao imperador. A cidade também possuía templo, dedicados a alguns deuses, como o deus Esculápio, onde o símbolo desse deus era uma serpente. As pessoas da cidade de Pérgamo buscava a cura, através dessa serpente (deus Esculápio, o deus da cura).
Satanás é o príncipe desse mundo, ele age nesse mundo, onde o reino das trevas predomina, o paganismo é espalhado, a mentira religiosa é compartilhada, a cegueira espiritual predomina fortemente.
2Coríntios 4.4 NVI
4 O deus desta era cegou o entendimento dos descrentes, para que não vejam a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.
A igreja de Cristo, enfrenta opressões malignas, tentações, perseguições, onde o diabo usa pessoas, governos, impérios, a fim de atacar a igreja. O intuito de satanás é levar as pessoas para longe de Deus.

2. A igreja permanece fiel, não abandonando a fé

Mesmo diante do trono de satanás, a igreja em Pérgamo permaneceu fiel ao Senhor, se relacionando com o Senhor, não se envergonhando de carregar o nome de Jesus, eles se sentiam honrados em ser chamados Filhos de Deus.
A igreja conservava o nome de Cristo, isso significa que ela permaneceu firme e comprometida com Jesus. Ao ponto de Jesus dizer que ela não abandonou e nem negou a fé no Senhor.

3. A igreja é capaz de morrer por causa do nome de Jesus

Não dá para saber o certo quem era esse homem chamado Antipas, segundo Tertuliano, que foi um escritor que viveu no século II e século III d.C. Ele afirmou que Antipas era o pastor da igreja de Pérgamo, que foi colocado dentro um boi de bronze e colocaram fogo, morrendo sufocado e queimado. Ele era um discípulo de Jesus e que sofreu o martírio por causa da sua fé em Jesus Cristo.
A igreja de Pérgamo presenciou esse acontecimento e mesmo assim não foram desencorajados, não perderam a fé em Cristo e não abandonaram a fé, porque estavam dispostos a morrer por causa do nome de Jesus.

APLICAÇÃO

Muitas pessoas se afastam da igreja e até mesmo da comunhão com Deus, por causa de coisas secundárias, porque o irmão falou alguma coisa, porque não cumprimentou na rua, porque a igreja não faz isso ou deixa de fazer aquilo, as palavras do pastor é muita dura, é que o pastor falou isso, etc.
A igreja precisamos amadurecer e crescer espiritualmente, parar de ficar olhando para coisas secundárias e viver o evangelho de Jesus, assim como a igreja de Pérgamo.
A igreja precisa está preparada, pois satanás age na cidade, ela precisa se preparar e está disposta a morrer por Cristo, permanecer fiel.
Muitos cristãos estão morrendo por causa do evangelho no oriente médio.

2° Jesus repreende a sua igreja, por causa de seus pecados

Apocalipse 2.14–15
14 “No entanto, tenho contra você algumas coisas: você tem aí pessoas que se apegam aos ensinos de Balaão, que ensinou Balaque a armar ciladas contra os israelitas, induzindo-os a comer alimentos sacrificados a ídolos e a praticar imoralidade sexual.
15 De igual modo você tem também os que se apegam aos ensinos dos nicolaítas.

1. A igreja tolera falsos ensinos

Ensinos de Balaão
Balaque contratou Balaão para amaldiçoar Israel. Mas ele só conseguia abençoar, Balaque ficou bravo com ele. Balaão tinha um deus em sua vida, que era o dinheiro, era um homem muito ganancioso, então Balaão aconselhou Balaque a enfrentar Israel com mulheres sedutora e a comerem alimento sacrificados a ídolos e assim a ira de Deus estava sobre Israel.
Ensinos dos Nicolaítas
Os Nicolaítas eram destruidores do povo, pois eles pregavam uma versão diferente do cristianismo. Ensinavam um evangelho sem renúncia, liberal e sem proibições, ou seja, pode tudo. Ele diziam que sexo fora do casamento não é pecado e incentivavam os crentes a comer carne sacrificada a ídolos.

2. A igreja tolera o pecado

Comer carne sacrificada aos ídolos
A palavra de Deus deixa claro que não se deve comer carne sacrificada aos ídolos, ou seja, comer carne consagrada a deuses.
Atos dos Apóstolos 15.20 NVI
20 Ao contrário, devemos escrever a eles, dizendo-lhes que se abstenham de comida contaminada pelos ídolos, da imoralidade sexual, da carne de animais estrangulados e do sangue.
Na igreja de Pérgamo tinha um grupo sustentando essa doutrina, dizendo que poderia comer carne sacrificada aos ídolos.
Imoralidade Sexual
A Palavra de Deus condena a prática de imoralidade sexual, ou seja, relação sexual ilícita, isso seria sexo fora do casamento (fornicação), adultério, um homem ou uma mulher se deitar com alguém que não seja seu cônjuge.
1Tessalonicenses 4.3 NVI
3 A vontade de Deus é que vocês sejam santificados: abstenham-se da imoralidade sexual.
A igreja tolerou o pecado em seu meio, pois alguns estavam sustentando a doutrina de Balaão e a doutrina dos Nicolaítas e alguns irmãos sendo negligentes, ou seja, calados e não indo contra essas práticas pecaminosas.

APLICAÇÃO

Se algum membro da igreja está vivendo em pecado, ele precisa ser confrontado, pois a igreja não deve tolerar o pecado. Porque o pecado enfraquece a igreja e deixa ela fria espiritualmente. Mas deve-se seguir a orientação de Jesus Cristo.
1° Passo: Falar com o irmão pessoalmente, se não se arrepender, ir para o segundo passo.
2° Passo: Levar duas ou três testemunhas, se não se arrepender do pecado, seguir para o terceiro passo.
3° Passo: Levar para a igreja, se não se arrepender, aí é necessário excluir da igreja.
Paulo exortou a igreja de Corinto, a respeito de tolerar o pecado. Onde um filho se deita com a mulher do seu pai, ele orienta a excluir da comunhão, ou seja, não deveria permanecer na membresia da igreja.
1Coríntios 5.1–2 NVI
1 Por toda parte se ouve que há imoralidade entre vocês, imoralidade que não ocorre nem entre os pagãos, ao ponto de um de vocês possuir a mulher de seu pai. 2 E vocês estão orgulhosos! Não deviam, porém, estar cheios de tristeza e expulsar da comunhão aquele que fez isso?

3° Jesus chama a igreja ao arrependimento e promete recompensá-la

Apocalipse 2.16–17
16 Portanto, arrependa-se! Se não, virei em breve até você e lutarei contra eles com a espada da minha boca.
17 “Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao vencedor darei do maná escondido. Também lhe darei uma pedra branca com um novo nome nela inscrito, conhecido apenas por aquele que o recebe.

1. Arrependimento é dever da igreja

A igreja que vive no erro de tolerar o pecado e que desviou do erro doutrinário, precisa se arrepender e voltar-se para o Senhor. A verdade da Palavra de Deus deve está presente na vida da igreja, mas o viver a Palavra também, ou seja, ela precisa colocar em prática os ensinos de Jesus, se estive falhando é necessário arrepender.

2. Se não houver arrependimento, acontecerá o julgamento

A falta de arrependimento da igreja traz juízo sobre ela. Jesus virá e castigará a sua igreja por ter tolerado o pecado, por causa da corrupção. Isso significa que se a igreja viver tolerando o pecado, uma hora Deus irá disciplinar a igreja por essa prática detestável aos olhos do Senhor.
A espada na boca de Jesus é a arma que ele destrói os inimigos, ela corta profundamente, na segunda vinda, Jesus irá destruir o anticristo com a espada. Jesus está dizendo que ele castigará a igreja, ou seja, espada significa castigo.
O pecado da igreja de Pérgamo era tolerar o pecado, ou seja, não confrontaram os membros que estavam vivendo em pecado e aqueles que abraçaram falsos ensinos.

3. A recompensa de Jesus

Comer do maná
Aquele que vencer, ou seja, que perseverar até o fim. Jesus irá recompensar com o maná escondido, ou seja, o banquete que terá na glória eterna e significa desfrutar das bênçãos de Deus. Por isso o crente deve rejeitar os banquetes desse mundo, pois irá desfrutar do banquete celestial.
Pedra branca com o novo nome escrito
Na época era usada pedras nos tribunais. Aqueles que recebiam as pedras pretas, eram condenados, a pedra branca é para aqueles considerados inocentes. O crente é justificado pelos seus pecados, ele não será mais condenado, pois foi declaro justo, isso significa que ele não é mais culpado.
Novo nome é Cristo Jesus, o cristão conhece a Jesus pela fé, pois se relaciona com ele. Mas na glória eterna o verá face a face.

Conclusão

A igreja de Pérgamo era um exemplo na área de fidelidade ao Senhor, pois mesmo vivendo em um local cheio de coisas mundanas, satanás estava agindo, ela permaneceu firme e não abandonou a fé. Mas ela falhou em tolerar o pecado em seu meio, por isso Jesus exorta e corrige a sua igreja, pois se não houvesse arrependimento, ela seria castigada por suas atitudes.
A igreja dos dias atuais precisa ficar alerta para não cometer o mesmo erro que a igreja de Pérgamo, pois tolerar o pecado não agrada a Deus, pecado precisa ser tratado dentro da igreja. Também não deve permitir falsos ensinos ou falsas doutrinas, mas viver a verdade que está na Palavra de Deus.
Mas a igreja deve permanecer fiel ao Senhor, apesar de ter que enfrentar um mundo cheio de coisas detestáveis, onde satanás reina. Porque Jesus está ao lado do seu povo.
Se Jesus Cristo escrevesse uma carta para a igreja batista de Senador José Porfírio, o que ele iria dizer a respeito dela? Será que ela tolera o pecado e permite falsos ensinos? Será que ela tem permanecido fiel ao Senhor, apesar das lutas ou tem desanimado e perdido a fé? Que a igreja possa viver de uma forma que glorifica ao Senhor.

Aplicação

Permaneça fiel ao Senhor, apesar das dificuldades e lutas, não desanima e não desista. Esteja disposto a morrer por amor a Cristo.
Busque se arrepender dos seus pecados, analise a sua vida diante de Deus, se existe algo em sua vida que precisa ser mudado, arrependa-se e abandone o seu pecado.
Se alguém está vivendo em pecado e a igreja não tomar uma postura, o Senhor castigará o seu povo.
Related Media
See more
Related Sermons
See more