SINAIS E AUTORIDADE (SE)

Evangelho de João  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 4 views
Notes
Transcript

Texto: João 2

Introdução

Evangelho de João (AS BODAS DE CANÁ – João 2:1–11)
O início da atuação de Jesus acontece num casamento. É o primeiro sinal que Jesus faz, não é demandado pela miséria humana, mas vem a ser um milagre para a alegria festiva.
Os sinais (Milagres e maravilhas) feitos por Jesus ajudava os discípulos no processo da crer. Jesus revelava sua gloria através destes sinais. João 1.14 “Aquele que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós. Vimos a sua glória, glória como do Unigênito vindo do Pai, cheio de graça e de verdade.”
Jesus mostra sua gloria, ora na abundancia de vinho, saúde para os enfermos, cura de doenças de nascença como o cego, mais dias de vida para seu amigo Lázaro. Mas, são bençãos passageiras.
Se uma imagem fala mais que 100 palavras. Um milagre fala mais que 1 milhão de argumentos. Mas, o mais importante não é o sinal momentâneo e sim o que ele mostra: Os céus abertos!!!! Sim, Jesus é o “Emanuel” - Deus conosco!
SINAIS E AUTORIDADE
Jesus havia sido batizado por João Batista, estava reunindo seus primeiros discípilos. Como vimos em Jo1: 35-51 ( André, Pedro, Filipe e Natanael ) Mas, sua autoridade aos olhos humanos era firmada na afirmação de João Batista que ele era o messias e das pessoas que sabiam da forma milagrosa como foi concebido. Ainda os mestres da lei de Jerusalém haviam tido contato com ele ainda menino Lucas 2.46–47 “Depois de três dias o encontraram no templo, sentado entre os mestres, ouvindo-os e fazendo-lhes perguntas. Todos os que o ouviam ficavam maravilhados com o seu entendimento e com as suas respostas.” Mas, mesmo os mais próximos pareciam se confundir com a realidade do messias encarnado. Nos versos 49 e 50 Jesus da uma resposta e eles (Maria e José) não entendem a dimenção da sua respostas. Lucas 2.49–50 “Ele perguntou: “Por que vocês estavam me procurando? Não sabiam que eu devia estar na casa de meu Pai?” Mas eles não compreenderam o que lhes dizia.”
Era necessário que sua realidade de messias viesse a ser conhecida. Temos então o senários dos fatos que vamos ver hoje. Uma festa de casamento e o Templo de Jerusalém.
LER TEXTO:
João 2.1–12 (NVI)
No terceiro dia houve um casamento em Caná da Galiléia. A mãe de Jesus estava ali; Jesus e seus discípulos também haviam sido convidados para o casamento. Tendo acabado o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: “Eles não têm mais vinho”.
Respondeu Jesus: “Que temos nós em comum, mulher? A minha hora ainda não chegou”.
Sua mãe disse aos serviçais: “Façam tudo o que ele lhes mandar”.
Ali perto havia seis potes de pedra, do tipo usado pelos judeus para as purificações cerimoniais; em cada pote cabiam entre oitenta e cento e vinte litros.
Disse Jesus aos serviçais: “Encham os potes com água”. E os encheram até a borda.
Então lhes disse: “Agora, levem um pouco ao encarregado da festa”.
Eles assim fizeram, e o encarregado da festa provou a água que fora transformada em vinho, sem saber de onde este viera, embora o soubessem os serviçais que haviam tirado a água. Então chamou o noivo e disse: “Todos servem primeiro o melhor vinho e, depois que os convidados já beberam bastante, o vinho inferior é servido; mas você guardou o melhor até agora”.
Este sinal miraculoso, em Caná da Galiléia, foi o primeiro que Jesus realizou. Revelou assim a sua glória, e os seus discípulos creram nele.
Depois disso ele desceu a Cafarnaum com sua mãe, seus irmãos e seus discípulos. Ali ficaram durante alguns dias.

1- FESTA, ALEGRIA, SONHOS - VIDA SENDO DESFRUTADA.

(2:1-3) Deus não deseja que apenas nossa sobrevivência. A vida cristã não precisa ser um peso. Ele quer que você se alegre, que você encontre uma pessoa, se case, tenha filhos, viva sonhos.
Jesus e seus primeiros discipulos estavam (como convidados) em um ambiente de celebração da vida!
(v3) Aconteceu um problema. O VINHO ACABOU. Isso pode ter ocorrido por um calculo errado da quantidade de vinho ou de convidados. MAS ERA VERGONHOSO PARA OS NOIVOS.
O vinho para o povo judeu tem um significado de alegria, simbolizando que a vida tem seus prazeres. E era vinho mesmo. Suco integral de uva armazenado em vasos de barro, pedra ou em odres de couro.
Maria se mostra incomodada pelos noivos (v3) e ao levar a questão até Jesus. Muitos entendem que os noivos seriam amigos da família de Maria e José (é possível que José já fosse falecido nesta época).
(v4) NÃO FOI UMA RESPOSTA RÍSPIDA, como uma leitura superficial pode nos levar a crer. João 2.4 “Respondeu Jesus: “Que temos nós em comum, mulher? A minha hora ainda não chegou”. A preocupação de Maria era lícida. Mas, não tinha a profundidade da dimensão da missão de JC.
Mas, a fragilidade humana move o coração de JC. Ele se comove com a situação. Em Marcos 6.34 “Quando Jesus saiu do barco e viu uma grande multidão, teve compaixão deles, porque eram como ovelhas sem pastor. Então começou a ensinar-lhes muitas coisas.” Em Marcos 10.46–52 temos Jesus atendendo ao clamor de Bartimeu, que era cego e muitos outros.
Ênfase: Mas aqui a ação de JC não foi para restaurar algo. Mas, para manter a alegria. Como quando Deus cura a filha de Jairo, de quase 12 anos. A alegria daquele pai tinha que continuar. (Mc 5:21-43). Você tem orado pedindo que Deus conserve o que você tem? ou suas orações são baseadas apenas em queixar e problemas? Seja grato pelo que tem!
O PRIMEIRO SINAL É REALIZADO
(2:6-11) Jesus transforma água em vinho.
a) Jesus usa potes de pedra e não os que foram esvaziados. Isso ajudou a comprovar que não se tratava de um truque. Mas, era um milagre.
b) Quem colocou a água foram funcionários que não tinham vinculo nenhum com Jesus.
c) Quem comprovou que era O MELHOR VINHO, foi uma homem que estava distante e nem se quer sabia da origem do vinho.
d) Ele chega estranhar que a festa já estava acontecendo a muito tempo e só agora o melhor vinho foi servido.
Com este milagre de Jesus teve várias implicações:
a) Nos ensina que JC se importa com nosso bem estar.
b) Nos ensina que milagres reais são respaldados.
c) Foi o sinal que os discípulos precisavam para reforçar suia fé em JC. João 2.11 “Este sinal miraculoso, em Caná da Galiléia, foi o primeiro que Jesus realizou. Revelou assim a sua glória, e os seus discípulos creram nele.”

2- RELIGIOSIDADE VAZIA, COMERCIO, AFASTAMENTO DE UM RELACIONAMENTO REAL COM DEUS.

LER TEXTO JO 2:13-16
João 2.13–16 NVI
Quando já estava chegando a Páscoa judaica, Jesus subiu a Jerusalém. No pátio do templo viu alguns vendendo bois, ovelhas e pombas, e outros assentados diante de mesas, trocando dinheiro. Então ele fez um chicote de cordas e expulsou todos do templo, bem como as ovelhas e os bois; espalhou as moedas dos cambistas e virou as suas mesas. Aos que vendiam pombas disse: “Tirem estas coisas daqui! Parem de fazer da casa de meu Pai um mercado!”
Não foi apenas essa vez que Jesus fez isso. Em outra situação ele repediu a exortação e expulsou os comerciantes (Lc 19:45-48).
As paredes não são santas. Mas, representam a presença da santidade de Deus. Davi sabia bem disse ao escrever em Salmo 69.9 “pois o zelo pela tua casa me consome, e os insultos daqueles que te insultam caem sobre mim.” Precisamos cuidar da casa de Deus, pois o zêlo que temos pela igreja diz muito sobre o zêlo que temos para com Deus.
a) Ignoravam que aquele lugar era um lugar de oração. Lucas 19.45 “Está escrito: ‘A minha casa será casa de oração’
b) Vendiam a preço elevado, se aproveitando dos viajantes que não podeiam trazer de longe seus animais.
c) Haviam cambistas que trocavam mercadorias por dinheiro (mercado).
d) Tudo sub o olhar tolerante do sacerdotes, que ganhavam suas parcelas do lucro.
Jesus exerce o direito de filho legítimo do pai Lucas 2.49 “Ele perguntou: “Por que vocês estavam me procurando? Não sabiam que eu devia estar na casa de meu Pai?””
Os mercadores estavam tão errados que não revidam, tentando se justificar. Mas, usam da estratégia de tentar desqualificar Jesus. João 2.18 “Então os judeus lhe perguntaram: “Que sinal miraculoso o senhor pode mostrar-nos como prova da sua autoridade para fazer tudo isso?”
Penso que nesta hora os discípulos de JC se coçaram para contar da Água feita em vinho.
A hipocrisia moral daqueles religiosos era tamanha que JC não faz uso de sua autoridade. Mas, aproveita para falar de sua morte e ressurreição:
João 2.19–22 NVI
Jesus lhes respondeu: “Destruam este templo, e eu o levantarei em três dias”. Os judeus responderam: “Este templo levou quarenta e seis anos para ser edificado, e o senhor vai levantá-lo em três dias?” Mas o templo do qual ele falava era o seu corpo. Depois que ressuscitou dos mortos, os seus discípulos lembraram-se do que ele tinha dito. Então creram na Escritura e na palavra que Jesus dissera.
Muitos outros sinais fora feitos e um número cada vez maior de pessoas criam em JC.
ILUSTRAÇÃO: Existe um hino chamado “Rosto de Cristo” ele fala do privilegio que estas pessoas tiveram de andar e tocar em Cristo.
As vezes nos sentimos menos afortunados por viver no tempo atual. Mas, quero te dar motivos opara se alegrar:
a) Jesus, nos deixou um consolador João 14.16–17 “E eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Conselheiro para estar com vocês para sempre, o Espírito da verdade. O mundo não pode recebê-lo, porque não o vê nem o conhece. Mas vocês o conhecem, pois ele vive com vocês e estará em vocês.”
b) Jesus deixou para a igreja a tarefa de chegar a todas as partes do mundo João 14.12 “Digo-lhes a verdade: Aquele que crê em mim fará também as obras que tenho realizado. Fará coisas ainda maiores do que estas, porque eu estou indo para o Pai.”
c) Seremos arreatados com Jc - 1Tessalonicenses 4.17 “Depois nós, os que estivermos vivos seremos arrebatados com eles nas nuvens, para o encontro com o Senhor nos ares. E assim estaremos com o Senhor para sempre.”
d) Temos o privilégio de cumprir a missão de evangelização. Tarefga que até os anjos desejavam (1Pe 1:12 ).
Related Media
See more
Related Sermons
See more