O custo do amor

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 2 views
Notes
Transcript

Texto Base

²⁵ E eis que certo homem, intérprete da Lei, se levantou com o intuito de pôr Jesus à prova e disse-lhe: Mestre, que farei para herdar a vida eterna?
²⁶ Então, Jesus lhe perguntou: Que está escrito na Lei? Como interpretas?
²⁷ A isto ele respondeu:
Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu entendimento;
e:
Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
²⁸ Então, Jesus lhe disse: Respondeste corretamente; faze isto e viverás.
²⁹ Ele, porém, querendo justificar-se, perguntou a Jesus: Quem é o meu próximo?
³⁰ Jesus prosseguiu, dizendo: Certo homem descia de Jerusalém para Jericó e veio a cair em mãos de salteadores, os quais, depois de tudo lhe roubarem e lhe causarem muitos ferimentos, retiraram-se, deixando-o semimorto.
³¹ Casualmente, descia um sacerdote por aquele mesmo caminho e, vendo-o, passou de largo.
³² Semelhantemente, um levita descia por aquele lugar e, vendo-o, também passou de largo.
³³ Certo samaritano, que seguia o seu caminho, passou-lhe perto e, vendo-o, compadeceu-se dele.
³⁴ E, chegando-se, pensou-lhe os ferimentos, aplicando-lhes óleo e vinho; e, colocando-o sobre o seu próprio animal, levou-o para uma hospedaria e tratou dele.
³⁵ No dia seguinte, tirou dois denários e os entregou ao hospedeiro, dizendo: Cuida deste homem, e, se alguma coisa gastares a mais, eu to indenizarei quando voltar.
³⁶ Qual destes três te parece ter sido o próximo do homem que caiu nas mãos dos salteadores?
³⁷ Respondeu-lhe o intérprete da Lei: O que usou de misericórdia para com ele. Então, lhe disse: Vai e procede tu de igual modo.

Ilustração

Na década de 1960, no auge da Guerra do Vietnâ, um orfanato situado em uma aldeia administrada por miasionarios foi atingido por um bombardeio, Dezenas de crianças morreram na hora e muitas outras ficaram feridas, Entre elas estava uma menina de oito anos, em estado muito grave, Essa criança precisava de sangue com urgência, mas rapidamente os médicos missionários descobriram que ninguêm da equipe era compativel com aquele tipo sanguineo .
Então, eles se reuniram çom os moradores da aldeia e com a ajuda de um intérprete, explicaram a situação da menina. Contudo, a maioria dos moradores não podia doar sangue, devido ao seu estado de saûde. Depois de testarem o tipo sanguineo dos poucos candidatos, a equipe medica chegou à conclusão de que somente um menino tinha condições de ajudar a criança.
Apôs realizarem os procedimentos necessários, deitaram o garoto em uma cama ao lado da menina e inseriram uma agulha em sua veia Enquanto o sangue era coletado, ele continuava quietinho, com os olhos fixos no teto, Depois de alguns minutos, O menino deu um pequeno soluço e com a mão que estava livre, tapou O rosto tentando esconder as lagrimas O medico, então, pediu para O interprete perguntar ao menino se ele estava sentindo dor. Ele respondeu:
Não, moço. Pode continuar.
Porém, não demorou muito para que o soluço e as lågrimas voltassem. Preocupado, o missionário pediu para ao intérprete para descobrir o que estava fazendo aquele garotinho chorar. O enfermeiro conversou tranquilamente com com ele e em seguida, explicou ao médico o porquê do choro:
Ele achou que ia morrer. Ele não tinha entendido direito o que você disse e estava achando que ia ter que doar todo o seu sangue para a menina não morrer,
Espantado, o médico missionário se aproximou da criança e, com ajuda do intérprete, perguntou:
Se você achava que iria morrer, por que se ofereceu para doar seu sangue?
o Menino respondeu: Porque ela é minha amiga, eu prefiriria morrer no lugar dela.

Introdução

Durante seu ministerio, muitos se aproximavam de Jesus com interesses, alguns com interesse genuino em ser salvo, ama-lo e servi-lo.
Outros com interesse em se beneficiar politicamente caso Jesus fosse o tão esperado Messias politico de Israel.
E aqueles com inveja tentava derruba-lo. É o caso desse doutor da Lei. O Doutor da Lei tinha Perguntas certas, mas motivação errada. Entretanto ele preparou um campo para Jesus ensinar algo precioso e prático sobre o amor e sobre a Lei, algo que seu interlocutor dominava teoricamente.
e o primeiro ponto que vemos no diálogo com Cristo é que:

1.A Lei é boa, mas não conseguimos cumpri-la. v.25 a 28

A grande pergunta: Como herdar a vida eterna. Ele demonstrou conhecimento da lei, porém pouco conhecimento em como cumpri-la
O Amor é o cumprimento da lei.
Não reconheceu que não conseguia cumprir a lei e ainda procurou tirar o foco sobre quem é o próximo.
O proximo era alguem para ele racialmente igual, mas poderia ser religiosamente igual, para eles próximo era sinonimo de igual
A parabola proposta por Jesus é para responder sobre a segunda pergunta e esclarecer os termos.

2. O amor exigirá esforço

Jesus usou personagens marcantes e extremos para simular a “distância” do próximo.
Jesus não indica a nacionalidade do Homem que foi assaltado, provavelmente para que seu interlocutaro preenchesse com o personagem que ele imaginasse, provavelmente um Judeu.
Sacerdote era alguém de quem se esperava uma boa ação, um religioso, o texto indica que provavelmente ele vinha do serviço do templo, amar o próximo poderia ser algo conseguente de quem acabou de “amar” a Deus.
O Levita era um religioso, porém sem a proeminencia do sacerdote, alguem de quem tambem se esperava uma boa ação.
O Samaritano era algém odiado pela sua miscigenação e sua religião heterodoxa. é o outro extremo do Sacerdote.
Jesus quebrou conceitos errados sobre o entendimento de amar ao próximo, mas também nos forneceu muitos aspectos prático de como se deve amar
O primeiro aspecto:
● Identificação - “passou perto” - (v.33) – A indiferença nos faz ficar longe. Não se aproximar das pessoas necessitadas. Fugir dos conflituados. Cada dia mais desejamos afastar-nos das pessoas complicadas e com problemas. Poucos querem se envolver.
● Compaixão (v.33) – O egoísmo é uma das principais causas da falta de compaixão. (I Jo 3.17-18; Sl 41.1-3).
● Ação (v.34) – Muita gente se compadece e sofre com os desafortunados, mas não faz nada de prático. Há pessoas que choram vendo casas sendo levadas pela enchente e famílias desabrigadas, mas não são capazes de separar alimentos, agasalhos, procurar saber o que podem fazer para ajudar. Sentir não é tudo, o sentimento tem que vir acompanhado da ação.
● Renúncia ao conforto pessoal - “o seu animal” - (v.34 b) – Algumas vezes, demonstrar amor significa abrir mão de seu conforto, de sua comodidade. Que aconteceria se no caminho para a igreja você fosse parado para dar ajuda a um acidentado? Não vemos mais atitudes de cortesia aos idosos e deficientes, mulheres grávidas.
● A ajuda deve ser substancial (hospedaria) – O samaritano não deu apenas um pão, mas se envolveu com aquele homem, providenciou um lugar e oportunidade para livrá-lo de uma vez por todas daquela situação.
● Investimento (v.34) – Não é preciso muito, apenas um pouco de boa vontade e investimento de cada um. Há muitos velhinhos em asilo, muitas crianças esperando por famílias que queiram adotá-las, muitos meninos e meninas cheios de talentos e potencial esperando por uma oportunidade, mulheres precisando de creches para deixar os seus filhos e trabalhar com tranqüilidade.

3.Obstáculos para manifestação deste amor

● Ser prioridade (v.31, 32) – O sacerdote e o levita eram homens respeitados, tinham coisas mais importantes a fazer para ajudar um mísero na rua.
● Visão errada sobre o Amor a Deus: O sacerdote e o levita só estavam preocupados com o culto e restringiam sua relação com Deus ao serviço religioso.
● Perspectiva errada (v.29) – Quem é meu próximo? Jesus ensinou que eu não tenho que ter próximo, eu é que tenho que ser o próximo (v.36) por estar próximo (v.33).

Conclusão

Apenas em Cristo é possível herdarmos a vida eterna, mas tambem nunca conseguiríamos amar ao próximo senão amarmos a Deus, não conseguimos amar a Deus se Ele não nos transformar e capacitar.
Agora fazendo analogia com o menino que doava sangue no inicio da estória, Cristo entregou Sua vida quando éramos inimigos. Demonstrou de forma prática e até as ultimas consequencias sobre o quanto custa o Amor
Related Media
See more
Related Sermons
See more