Jesus e as mulheres

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 9 views
Notes
Transcript

Introdução

Jesus inaugurou um princípio de igualdade entre homens e mulheres?
Qual o lugar da mulher na sociedade do Oriente médio como se vê nas Escrituras hebraicas e nos escritos de Ben Siraque, o intelectual arsitocrata de Jerusalém, que viveu e escreveu no início do segundo século a.C.?
Qual o moodo que os autores dos Evangelhos reagiram ao entendimento que Jesus tinha das mulheres?
E qual o entendimento que Jesus tinha das mulheres?

O A.T e o lugar da mulher

O A.T. oferece alguns pontos altos sobre o lugar da mulher. Os livros de Rute e de Ester, juntamente com a história da profetisa Débora e Jael, a mulher de Héber, são ótimos exemplos. A essa lista deve-se juntar a notável descrição de uma mulher virtuosa, escrita pelo sábio árabe Lemuel, rei de Massa, egistrada em Provérbios 31
Provérbios 31 ARA
1 Palavras do rei Lemuel, de Massá, as quais lhe ensinou sua mãe. 2 Que te direi, filho meu? Ó filho do meu ventre? Que te direi, ó filho dos meus votos? 3 Não dês às mulheres a tua força, nem os teus caminhos, às que destroem os reis. 4 Não é próprio dos reis, ó Lemuel, não é próprio dos reis beber vinho, nem dos príncipes desejar bebida forte. 5 Para que não bebam, e se esqueçam da lei, e pervertam o direito de todos os aflitos. 6 Dai bebida forte aos que perecem e vinho, aos amargurados de espírito; 7 para que bebam, e se esqueçam da sua pobreza, e de suas fadigas não se lembrem mais. 8 Abre a boca a favor do mudo, pelo direito de todos os que se acham desamparados. 9 Abre a boca, julga retamente e faze justiça aos pobres e aos necessitados. 10 Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de finas joias. 11 O coração do seu marido confia nela, e não haverá falta de ganho. 12 Ela lhe faz bem e não mal, todos os dias da sua vida. 13 Busca lã e linho e de bom grado trabalha com as mãos. 14 É como o navio mercante: de longe traz o seu pão. 15 É ainda noite, e já se levanta, e dá mantimento à sua casa e a tarefa às suas servas. 16 Examina uma propriedade e adquire-a; planta uma vinha com as rendas do seu trabalho. 17 Cinge os lombos de força e fortalece os braços. 18 Ela percebe que o seu ganho é bom; a sua lâmpada não se apaga de noite. 19 Estende as mãos ao fuso, mãos que pegam na roca. 20 Abre a mão ao aflito; e ainda a estende ao necessitado. 21 No tocante à sua casa, não teme a neve, pois todos andam vestidos de lã escarlate. 22 Faz para si cobertas, veste-se de linho fino e de púrpura. 23 Seu marido é estimado entre os juízes, quando se assenta com os anciãos da terra. 24 Ela faz roupas de linho fino, e vende-as, e dá cintas aos mercadores. 25 A força e a dignidade são os seus vestidos, e, quanto ao dia de amanhã, não tem preocupações. 26 Fala com sabedoria, e a instrução da bondade está na sua língua. 27 Atende ao bom andamento da sua casa e não come o pão da preguiça. 28 Levantam-se seus filhos e lhe chamam ditosa; seu marido a louva, dizendo: 29 Muitas mulheres procedem virtuosamente, mas tu a todas sobrepujas. 30 Enganosa é a graça, e vã, a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa será louvada. 31 Dai-lhe do fruto das suas mãos, e de público a louvarão as suas obras.

O período inter testamentário

Ocorreu uma deteriorização da mulher no período inter testamentário. Nos escritos de Ben Siraque, as mulheres podiam ser boas esposas e boas mães e deviam ser respeitadas. Mas, se você não gosta de sua mulher , não confie nela (Eo 7.26) Tenha o cuidado de registrar os suprimentos que você dá a ela ( Eo 42.6-7) . As mulheres são responsáveis pela entrada do pecado no mundo e o despeito delas é insuportável ( Eo 25.13-26). As filhas são um desastre.
Não te sentes com as mulheres. O despeito dos homens é preferível à bondade de uma mulher.

a questão é: Será que Jesus reforçou as atitudes para com a mulher difundidas e sua época , ou ele procurou reformá-la?

É impossível falar de Jesus e das mulheres sem observar sua mãe, Maria.
Related Media
See more
Related Sermons
See more