Ficar ou seguir?
Despedida do Pastor Daniel • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 10 viewsNotes
Transcript
A escolha da Terra
A escolha da Terra
1 Abrão saiu do Egito e foi para o Neguebe, ele e a sua mulher e tudo o que tinha. E Ló foi com ele. 2 Abrão era muito rico; possuía gado, prata e ouro. 3 Fez as suas jornadas do Neguebe até Betel, até o lugar onde primeiro tinha armado a sua tenda, entre Betel e Ai, 4 até o lugar do altar, que anteriormente tinha feito. E ali Abrão invocou o nome do Senhor. 5 Ló, que ia com Abrão, também tinha rebanhos, gado e tendas. 6 E a terra não podia sustentá-los, para que morassem juntos, porque eram muitos os seus bens, de maneira que não podiam morar um na companhia do outro. 7 Houve desentendimento entre os pastores do gado de Abrão e os pastores do gado de Ló. Nesse tempo os cananeus e os ferezeus habitavam essa terra. 8 Então Abrão disse a Ló: — Não deveria haver conflito entre mim e você e entre os meus pastores e os seus pastores, porque somos parentes chegados. 9 Não está toda a terra aí diante de você? Peço que você se afaste de mim. Se você for para a esquerda, irei para a direita; se você for para a direita, irei para a esquerda. 10 Ló ergueu os olhos e viu toda a campina do Jordão, que era toda bem-regada, como o jardim do Senhor, como a terra do Egito, até a região de Zoar. Isto foi antes de haver o Senhor destruído Sodoma e Gomorra. 11 Então Ló escolheu para si toda a campina do Jordão e partiu para o Oriente. E assim separaram-se um do outro. 12 Abrão habitou na terra de Canaã, e Ló foi morar nas cidades da campina. E ia armando as suas tendas até Sodoma. 13 Ora, os moradores de Sodoma eram maus e grandes pecadores contra o Senhor.
Como um cristão deve andar?
Como um cristão deve andar?
2Coríntios 5.7 “Porque andamos por fé e não pelo que vemos.”
Os caminhos que Deus nos reserva são completamente misteriosos. Nossos olhos só alcançam alguns quilômetros mas Deus está além, em nosso futuro. Nossos olhos enxergam apenas até a próxima curva da estrada, mas Deus já passou por essa estrada e sabe o que nos aguarda.
Não andamos pelo que vemos. Não vivemos pelas oportunidades. Não almejamos o sucesso. O sucesso de Cristo é o nosso alvo.
Quando planejamos nossa vida, marcando calmamente cada ponto do caminho a se parar, perdemos a beleza do invisível, do sobrenatural, que só quem vive por fé alcança.
Quando escolho o que vejo, sou responsável pela minha escolha. Ló foi responsável em escolher o que - aparentemente - era melhor e mais belo, porém distorcido e distante de Deus.
Porém, quando vivo por fé já não sou eu quem escolhe o caminho! Eu erro tanto escolhendo, então deixo para quem sabe escolher e, ninguém melhor que o CRIADOR DO CAMINHO para direcionar a minha vida por onde Ele quer que eu vá.
Mas isso nos causa encontros e desencontros. Chegadas e partidas.
Eclesiastes 3.5 “tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar e tempo de deixar de abraçar.”
Salomão, em Eclesiastes, quis nos lembrar que há tempo pra tudo, debaixo do céu. Aqui na Terra, debaixo do céu, o tempo é determinado. Tem começo e fim. Mas acima do céu, na eternidade, não.
Quem anda por vista se apresenta e se despede. Conhece e esquece. Compra e vende. Vem e vai.
Mas quem anda por fé se torna eterno por onde passa. Sua memória não é esquecida. Transforma as vidas das pessoas e faz com que as memórias durem para sempre.
Ficar ou seguir?
Ficar ou seguir?
Nós encontramos na história de Abraão um dinamismo ministerial impressionante! Ele seguia a Deus, por que entendia que a fé só existe em movimento.
É como aquelas lanternas antigas das bicicletas, movidas a um dínamo girado pela roda. Se você pedalasse forte o dínamo produziria uma luz forte. Se você andasse devagar, a luz seria fraca. Se você parasse de pedalar, a luz apagava.
Siga andando, forte, rápido, com asas como uma águia, pois quanto mais forte você andar mais luz a sua fé produzirá e iluminará toda a escuridão!
Abraão chegava em um lugar e Deus prosperava aquele lugar. Então a promessa de Deus seguia até o próximo lugar e Abraão seguia atrás da promessa. O chamado profético do Daniel saiu daqui e foi para outro lugar. Ele foi sensível a Voz do Senhor e o seguiu.
Se Abraão ficasse onde o chamado de Deus não estava para ele, fatalmente sucumbiria. Mas como seguia ao Senhor, Abraão se tornou invencível, inabalável, próspero e vitorioso.
Ficar é mais cômodo. Ficar gera tranquilidade. Eu mesmo quando ouvi o chamado de Deus exitei muito em obedecer. Eu trabalhava em uma empresa, com um bom salário e Deus me chamou para a Obra, mas tinha uma condição: renunciar o emprego. Naquele tempo meu filho era recém nascido e eu lutei muito contra aquela palavra até que fui convidado para pregar em uma igreja pentecostal. Eu não tinha terno, fui na casa do pastor da Assembléia de Deus pedir um terno emprestado. Deus o usou para anunciar o meu destino através da profecia e era exatamente o que Deus estava falando ao meu coração já há um mês.
Ficar sempre é mais cômodo. Seguir é um desafio. Ficar é para os mansos, mas seguir é para os corajosos e intrépidos. Abandonar o conforto em troca do Reino. Deixar de abraçar os amigos para alcançar os estranhos é glorioso.
No fim Ló escolheu por vista e foi capturado. Abraão escolheu pela fé e foi usado para livrar seu parente.
Escute, Daniel: a sua escolha te fará próspero em Cristo e permitirá ajudar muitas pessoas a encontrarem alento e salvação.
Deus o abençoe!
