JESUS CRISTO PROVA QUE É DEUS

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 1 view
Notes
Transcript
João 5.19-30.
V.18: Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não somente violava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus.
O nosso contexto do texto é o episódio anterior onde Jesus curou um homem que estava há 38 anos sofrendo por conta que ele não andava, era um paralítico. E o texto anterior mostra duas Duas razões para Jesus dar esse discurso:
1° Os judeus o perseguiam, e queriam matar Jesus porque ele estava violando o sábado ao fazer o bem nesse dia.
2° Por que Ele se dizia ser o Filho de Deus, ou seja, dizia ser igual a Deus.
Então, a partir dai, Jesus começa o seu discurso:
O Filho está totalmente ligado ao Pai (v.19)
V.19: Então, lhes falou Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que o Filho nada pode fazer de si mesmo, senão somente aquilo que vir fazer o Pai; porque tudo o que este fizer, o Filho também semelhantemente o faz.
Jesus veio cumprir a vontade daquele que o enviou e realizar a sua obra (Jo 4.34) Jesus está falando sobre a sua submissão ao Pai, e isso revela que Ele e o Pai são um, e que assim Ele está totalmente ligado ao Pai.
Jesus revela aqui a sua igualdade, e a interdependência d’Ele com o Pai, pois, nada Ele pode fazer diferente do que o Pai faz, pois, como Ele mesmo vai dizer “Eu e o Pai somos um.” (João 10.30.)
Comentário Bíblico Popular: Novo Testamento C. Jesus Defende Sua Afirmação de Ser Igual a Deus (5:19–29)

Jesus declara ver o que o Pai está fazendo. Para fazer tal declaração, ele precisa ter acesso contínuo ao Pai e conhecimento total do que se passa no céu. Não somente isso, mas Jesus declara fazer as mesmas coisas que ele vir fazer o Pai. Isso realmente é uma alegação de sua igualdade com Deus. Ele é onipotente.

O Filho faz o que o Pai faz (v.20)
V.20: Porque o Pai ama ao Filho, e lhe mostra tudo o que faz, e maiores obras do que estas lhe mostrará, para que vos maravilheis.
Fica claro no início do discurso de Jesus, que Ele é o Filho de Deus, pois alguém para fazer o que o Pai faz tem que ser tão Deus, tão grande e poderoso quanto o Pai É.
Todas as atitudes de Jesus, todos os seus gestos, tudo o que Ele fez e faz é em obediência ao seu Pai e faz o que o Pai tem feito.
O fato de Jesus fazer o que o Pai faz, mostra, revela o quanto Ele é amado pelo Pai. Porque o Pai ama o Filho, Ele mostra tudo o que faz. O amor de Deus Pai, por Deus o Filho é único, é imensurável e incomparável. É um amor eterno entre as pessoas da Trindade. Não existe orgulho, inveja, ou conflito e disputa entre as pessoas da Trindade, mas, eles são movidos pelo mesmo perfeito e completo amor.
João 17.21-23: a fim de que todos sejam um; e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste. Eu lhes tenho transmitido a glória que me tens dado, para que sejam um, como nós o somos; eu neles, e tu em mim, a fim de que sejam aperfeiçoados na unidade, para que o mundo conheça que tu me enviaste e os amaste, como também amaste a mim.
O relacionamento de Jesus, o Filho com o Pai, é um relacionamento de amor, entre Pai e Filho e mostra que assim como na humanidade, um filho está totalmente ligado ao seu pai e o filho ao seu pai, assim, Jesus que é o Filho de Deus, está totalmente ligado ao seu Pai que é Deus. Jesus prova aqui que é a segunda pessoa da trindade, pois, Ele realiza as mesmas coisas que o seu Pai.
O Filho veio realizar as obras do Pai (v.21-29)
O Filho recebeu a obra de ressuscitar (João 5.21, 24-26, 28-29)
Jesus ressuscita mortos (v.21)
Ao dizer que é igual a Deus, Jesus afirma que Ele assim como o Pai vivifica os mortos, assim também, Ele sendo o Filho de Deus vivifica aquele a quem quer. A Bíblia nos ensina que somente Deus tem poder para dar vida aos mortos.
Deuteronômio 32.39: Vede, agora, que Eu Sou, Eu somente, e mais nenhum deus além de mim; eu mato e eu faço viver; eu firo e eu saro; e não há quem possa livrar alguém da minha mão.
Jesus está dizendo, esse poder de ressuscitar os mortos, eu tenho, e por isso, eu sou Deus.
E Ele não apenas afirma isso, mas mostrou ser Deus, quando Ele ressuscitou a Lázaro e a filha de Jairo.
O Judeus criam que somente Deus poderia fazer três coisas:
Primeiro. abrir os céus e derramar chuvas, segundo, abrir o ventre e permitir a concepção de um bebê, e terceiro, abrir um tumulo e ressuscitar os mortos.
E neste texto Jesus fala de pelo menos três ressurreições:
Jesus ressuscitar pessoas espiritualmente.
V.21,24-26: Pois assim como o Pai ressuscita e vivifica os mortos, assim também o Filho vivifica aqueles a quem quer. 24- Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida. Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora e já chegou, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus; e os que a ouvirem viverão. Porque assim como o Pai tem vida em si mesmo, também concedeu ao Filho ter vida em si mesmo.
Estamos falando de vida eterna, é isso que é a ressurreição espiritual, é quando Cristo por meio de sua obra, os dá uma nova vida, e nós que estávamos mortos em nossos delitos e pecados, somos vivificados por Ele por meio de sua morte e ressurreição.
No versículo 26 Jesus destaca que Ele tem vida em si mesmo, e somente Deus tem vida em si mesmo, somente Deus é auto-suficiente. John MacArthur tem razão ao dizer que ninguém pode dar aos outros o que falta em si mesmo. Assim, nenhum pecador pode gerar por si mesmo vida eterna nem concedê-la a outra pessoa. Somente Deus possui vida em si mesmo, e ele garante essa vida a todos aqueles a quem ele quer, e resolveu fazer isso por meio de seu Filho que tem vida em si mesmo, e a nós nos concede a vida eterna.
2. Jesus ressuscita pessoas fisicamente. (João 11.25-44)
João 11.25-26:  Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e todo o que vive e crê em mim não morrerá, eternamente. Crês isto?
João 11.39-44: 39 Então, ordenou Jesus: Tirai a pedra. Disse-lhe Marta, irmã do morto: Senhor, já cheira mal, porque já é de quatro dias. 40 Respondeu-lhe Jesus: Não te disse eu que, se creres, verás a glória de Deus? 41 Tiraram, então, a pedra. E Jesus, levantando os olhos para o céu, disse: Pai, graças te dou porque me ouviste. 42 Aliás, eu sabia que sempre me ouves, mas assim falei por causa da multidão presente, para que creiam que tu me enviaste. 43 E, tendo dito isto, clamou em alta voz: Lázaro, vem para fora! 44 Saiu aquele que estivera morto, tendo os pés e as mãos ligados com ataduras e o rosto envolto num lenço. Então, lhes ordenou Jesus: Desatai-o e deixai-o ir.
3. Jesus irá ressuscitar fisicamente no juízo final (João 5.28-29)
V.28-29:  Não vos maravilheis disto, porque vem a hora em que todos os que se acham nos túmulos ouvirão a sua voz e sairão: os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida; e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo.
O Filho recebeu a obra de Julgar (v.22-23, 27 e 30)
V.22: E o Pai a ninguém julga, mas ao Filho confiou todo julgamento.
V.27: E lhe deu autoridade para julgar, porque é o Filho do Homem.
V.23: a fim de que todos honrem o Filho do modo por que honram o Pai. Quem não honra o Filho não honra o Pai que o enviou.
V.30: Eu nada posso fazer de mim mesmo; na forma por que ouço, julgo. O meu juízo é justo, porque não procuro a minha própria vontade, e sim a daquele que me enviou.
2Coríntios 5.10 ARA
Porque importa que todos nós compareçamos perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo.
João: As Glórias do Filho de Deus Jesus Revela Sua Íntima Relação com o Pai (5.17–29)

Jesus declara como seu propósito que o Filho possa ser um com o Pai não só em atividade, mas também em honra. A glorificação do Filho é precisamente o que glorifica o Pai. Deus Pai constituiu Jesus como o juiz que julgará vivos e mortos. Diante do Filho de Deus terão de comparecer grandes e pequenos; todos se curvarão diante da majestade do Filho, todo joelho se dobrará diante daquele que recebeu o nome sobre todo nome, e toda língua confessará que Jesus, o supremo juiz, é também o Senhor dos senhores (Fp 2.9–11). Jesus e só Jesus tem autoridade para julgar. Esse mandato, recebeu de seu Pai.

Jesus está revelando quem é Ele, O Novo Testamento ensina que Deus o Pai confiou todo o trabalho de julgamento ao Filho. Para que o Senhor Jesus pudesse fazer essa obra, é óbvio que ele necessita ter conhecimento absoluto e retidão perfeita. Ele precisa possuir a capacidade de discernir os pensamentos e motivos do coração humano. Ele precisava ser justo, e aqui estão os judeus, diante do juiz de toda terra, é interessante, pois, eles estavam julgando a Jesus e queriam matá-lo, porém, estavam diante do próprio juiz que irá julgar vivos e mortos na sua volta.
Jesus está ensinando os judeus aqui, que quem não o honrar, não honrará o Pai. Pois, Ele e o Pai são um.
APLICAÇÕES:
Jesus é Deus por isso pode nos salvar
Os nossos pecados são tão grandes, nossas culpas são tantas, de tal modo que não poderíamos ser alvos, a não ser que o nosso salvador fosse Deus, para morrer por uma dívida infinita e tão grande como é a divida dos nossos pecados.
Só Jesus pode nos dá vida eterna
Jesus veio para que todo o que n’Ele crer seja salvo, e tenha a vida eterna. E somente ele pode nos dá a vida eterna.
Jesus voltará para o julgamento final
Será que você entende isso? Jesus virá em breve para nos julgar, e infelizmente a maioria dos crentes, a maioria das denominações com seus milhares de membros não estão preparados para isso.
Creia em Jesus da forma correta
Disso depende a nossa salvação, não basta crer em Jesus como um homem qualquer, pois, muitos acreditam que Jesus é apenas um homem bom que veio a esse mundo, na nossa atualidade muitos tem Jesus apenas como um bom exemplo, como um grande líder e etc. Mas, e você, como você crer em Jesus, pois, se a sua fé em Jesus é porque Ele foi um grande líder, ou mesmo porque Ele foi um ótimo exemplo, então, eu lhe afirmo, essa fé não é verdadeira.
Você precisa crer em Jesus como Ele é. O Deus que se fez carne, o Salvador. O Homem Deus o único que pode nos dá a vida eterna.
Related Media
See more
Related Sermons
See more