A Palavra Restaura - Neemias 8.1-18

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 133 views
Notes
Transcript
Introdução
Neemias foi um grande governador, implementou uma reforma muito grande em Jerusalém, ele restaurou a cidade, o convívio entre os governantes e o povo e também promoveu o mais importante, a restauração da autoridade da Palavra de Deus sobre o povo.
A Palavra de Deus é de suma importância, na Palavra se conhece a Deus, a vontade do Pai, nos restaura a compreensão da dependência do Pai. O grande impacto causado pela leitura da Bíblia por Esdras é extraordinário, a Palavra tem o poder de restaurar a comunhão e incomodar os corações para voltar-se para o Senhor e cumprir a palavra do Senhor.
Neemias demonstra de forma clara que a Palavra quando ensinada de forma fiel e profunda, há o avivamento do Povo. Observe que o avivamento aconteceu no desejo de obedecer ao Pai, na alegria de buscar o conhecimento e voltar-se para a Escritura. O avivamento traz restauração no sentido de moldar as nossas vidas, para parecer-se com Cristo. O crescimento acontece porque a Palavra quando fielmente pregada, trará o crescimento profundo, no conhecimento da vontade do Pai. Neste sentido somos constrangidos a mudar nossa forma de ser, para parecer-se com o Pai.
Existe uma discussão muito grande, que vem crescendo nas redes, no meio da igreja, que trata-se do crescimento numérico a custo de criar atrativos e tirar a centralidade das Escrituras. Neemias demonstra de forma muito clara, que o crescimento está condicionado a pregação fiel da palavra. Algumas igreja podem até crescer por um tempo, talvez por 20, 30, 40 anos, mas chegará o momento em que ela não voltando-se para a palavra fiel, não continuará e em determinado momento sucumbirá.
O crescimento da igreja está ligado a uma vida sadia, vivendo na Fidelidade da Palavra. Uma igreja ela crescerá saudável se estiver firme em Cristo Jesus, a saber, orando conforme a Palavra, anunciando o que encontra-se de forma fiel a Palavra.
A Palavra nos ensina que o liberalismo teológico é um câncer que mata aos poucos a igreja, ela até enche no começo, mas com o passar do tempo, se esvazia, porque ela tenta esvaziar a Escritura. A falta da fidelidade na palavra, a leva uma igreja a viver no sincretismo religiosos, ou seja, substitui a obra de Cristo Jesus na cruz, por objetos ou coisas terrenas, tornando o Cristo não como único caminho, mas afirmando que sua obra na cruz não foi completa. Quando uma igreja tira Jesus Cristo e tenta colocar misticismo, ela está condenando a Palavra, acabando com a Palavra, enterrando a Palavra.
A Palavra não pode ser conhecida de forma superficial, mas deve ser vivida profundamente, para que não exista o analfabetismo bíblico, os amados irmãos recebam palha em vez de Pão, o pão que alimenta.
Aqui em Neemias 8 encontraremos o modelo que produz o verdadeiro crescimento espiritual. A palavra deve ser pregada de forma fiel, concordo com Calvino quando ele afirmou que púlpito é o trono de onde Deus governa a igreja.
O sermão desta noite tem como título A Palavra Restaura.
A Palavra Restaura
1. A Primazia da Palavra de Deus. Vs. 1-7
Nehemiah 8:1–7 NAA
1 Quando chegou o sétimo mês e os filhos de Israel já estavam morando nas suas cidades, todo o povo se reuniu, como um só homem, na praça, diante do Portão das Águas. E pediram a Esdras, o escriba, que trouxesse o Livro da Lei de Moisés, que o Senhor havia ordenado a Israel. 2 Esdras, o sacerdote, trouxe a Lei diante da congregação, composta por homens, mulheres e todos os que eram capazes de entender o que ouviam. Era o primeiro dia do sétimo mês. 3 Esdras leu o livro em voz alta, diante da praça que fica em frente ao Portão das Águas, desde o amanhecer até o meio-dia, na presença dos homens, das mulheres e dos que podiam entender. E todo o povo tinha os ouvidos atentos ao Livro da Lei. 4 Esdras, o escriba, estava num púlpito de madeira, que fizeram para aquele fim. Estavam em pé, ao lado dele, à sua direita, Matitias, Sema, Anaías, Urias, Hilquias e Maaseias; e à sua esquerda estavam Pedaías, Misael, Malquias, Hasum, Hasbadana, Zacarias e Mesulão. 5 Esdras abriu o livro à vista de todo o povo, porque se encontrava num lugar mais elevado do que todo o povo. Quando abriu o livro, todo o povo se pôs em pé. 6 Esdras louvou o Senhor, o grande Deus, e todo o povo, levantando as mãos, respondeu: — Amém! Amém! Inclinaram-se e adoraram o Senhor, com o rosto em terra. 7 E Jesua, Bani, Serebias, Jamim, Acube, Sabetai, Hodias, Maaseias, Quelita, Azarias, Jozabade, Hanã, Pelaías e os levitas ensinavam a Lei ao povo; e o povo permanecia no seu lugar.
Esdras agora emerge, esperou em silêncio até que fosse procurado. O escriba, que trouxesse o Livro da Lei de Moisés, que o Senhor havia ordenado a Israel. Esse livro ensina dias lições importantes.
A primeira, aquilo que o povo pediu, e aquilo que Esdras ostensivamente produziu, não era nenhum novo manifesto, mas, sim, os artigos fundamentais da fé, decretados no Êxodo.
A Segunda, que estes tinham o crédito da plena autoridade divina.
A palavra de Deus é a fonte, a parte mais importante, neste momento é Deus falando ao nossos corações.
A Palavra Restaura
1. A Primazia da Palavra de Deus. Vs. 1-7
2. Os Efeitos da Palavra de Deus. Vs. 8-12
Nehemiah 8:8–12 NAA
8 Eles iam lendo o Livro da Lei de Deus, claramente, dando explicações, de maneira que o povo entendesse o que se lia. 9 Neemias, que era o governador, e Esdras, sacerdote e escriba, e os levitas que ensinavam o povo disseram a todos: — Este dia é consagrado ao Senhor, nosso Deus, e por isso vocês não devem prantear nem chorar. Porque todo o povo chorava, ouvindo as palavras da Lei. 10 Então lhes disse: — Vão para casa, comam e bebam o que tiverem de melhor. E mandem porções aos que não têm nada preparado para si. Porque este dia é consagrado ao nosso Senhor. Portanto, não fiquem tristes, porque a alegria do Senhor é a força de vocês. 11 Os levitas tranquilizaram todo o povo, dizendo: — Acalmem-se, porque este dia é santo. Não fiquem tristes. 12 Então todo o povo se foi para comer, beber, mandar porções aos que nada tinham e fazer uma grande festa, porque tinham entendido as palavras que lhes foram explicadas.
A Palavra Restaura
1. A Primazia da Palavra de Deus. Vs. 1-7
2. Os Efeitos da Palavra de Deus. Vs. 8-12
3. A Observância da Palavra de Deus. Vs. 13-18
Nehemiah 8:13–18 NAA
13 No dia seguinte, os chefes das famílias de todo o povo, os sacerdotes e os levitas se reuniram com Esdras, o sacerdote, para estudarem as palavras da Lei. 14 Acharam escrito na Lei que o Senhor havia ordenado por meio de Moisés que os filhos de Israel deveriam morar em cabanas, durante a festa do sétimo mês. 15 Assim, publicaram e anunciaram em todas as suas cidades e em Jerusalém, dizendo: — Saiam para os montes e tragam ramos de oliveiras, ramos de zambujeiros, ramos de murtas, ramos de palmeiras e ramos de árvores frondosas, para fazer cabanas, como está escrito. 16 O povo saiu, e trouxeram os ramos e fizeram para si cabanas, cada um no seu terraço, e nos seus pátios, nos átrios da Casa de Deus, na praça do Portão das Águas e na praça do Portão de Efraim. 17 Toda a congregação dos que tinham voltado do cativeiro fez cabanas e morou nelas. Porque os filhos de Israel nunca haviam feito isto, desde os dias de Josué, filho de Num, até aquele dia. E todos estavam muito alegres. 18 O Livro da Lei de Deus foi lido diariamente, desde o primeiro até o último dia da festa. E celebraram a festa durante sete dias; no oitavo dia, houve uma reunião solene, conforme estava ordenado na Lei.
Conclusão
A Palavra Restaura
1. A Primazia da Palavra de Deus. Vs. 1-7
2. Os Efeitos da Palavra de Deus. Vs. 8-12
3. A Observância da Palavra de Deus. Vs. 13-18
Aplicação
Related Media
See more
Related Sermons
See more