A viúva de Naím
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 1,718 viewsNotes
Transcript
Tema: "A compaixão do Senhor pode trazer vida aos nossos sonhos e anseios ".
Lucas 7, 11-15
APRESENTAÇÃO DA VIÚVA E RESPONSABILIDADE DO FILHO:
O texto de São Lucas fala cerca de uma mulher que a Bíblia não menciona o seu nome, mas menciona a situação em que esta mulher estivera vivendo, a Bíblia o chama de VIÚVA, esta mulher por ser viúva estava passando problemas e momentos difícil na sua história, pois nos tempos de Jesus para uma mulher que era viúva ela, passava dificuldades terríveis sobre a sua vida, até porque, ela Perdia o supridor da sua casa, o seu marido que tinha obrigação de sustentá-la, cuida-la e dar continuidade a sua família, essa mulher não é conhecida pela bíblia pelo seu nome, mas ela é conhecida como a viúva de Naim, ou seja dá ênfase dela ser Uma mulher muito conhecida pela sua perda.
Porque até então a mulher não somente perdera o seu marido, mas ela também tinha perdido o seu filho único, o mesmo caminho em que ela um dia passou para sepultar o seu marido, agora ela também estava passando para sepultar o seu filho, A Única Esperança, a única expectativa que ela tinha nesta vida, pois então, quando uma mulher Perdia o seu marido que era o supridor aquele que trazia esperança e proteção para sua Casa, a viúva se fiava na vida do seu filho, que este daria continuação a toda a sua casa, toda a sua geração e este também cuidaria da sua mãe e também da sua família quando esta mulher vem a perder também o seu filho ela está perdendo a esperança, alegria, os sonhos que ela mesmo construiu, os sonhos da sua família.
processo de perda se repete na vida dessa mulher:
Quando nós passamos por essas crises, onde nós percebemos que, as perdas se repetem, a mesma dor se repete, o mesmo sofrimento se repete, as vezes a gente acha que não vai passar por coisas piores e quando de repente vem um Segundo momento de dor, torna o luto muito maior, Porque agora não perdeu o seu marido, ela perdeu o seu único filho.
Aparentemente a fase que ela tá vivendo é só fase de luto, de dor, de perda, mas às vezes é tão intenso o sofrimento que a gente questiona Deus dizendo: Será que foi para isso que o Senhor nos fez? É só para sofrer? É só para sentir dor?Porque pior do que perder um cônjuge, é perdeu o seu único filho, eu sei que as duas dores dói, mas a segunda dor é mais intensa que a primeira, e ela tá passando pelo mesmo caminho do sepultamento, o processo se repete quem sabe ela achava até que estava sendo curada do seu marido, a gente não sabe o tempo, do tempo da perda do marido para o filho, a gente não sabe, mas você estava sendo curado das feridas e elas se abrem novamente e o processo se torna intenso.
Todo esse processo é passou cercada por uma multidão... A multidão não sabe o que você tá sentindo:
As vezes a gente se sente como essa mulher, cercado por muita gente, mas as pessoas não sabem o que está no nosso coração, eu sei que pode ter gente perto dela que verdadeiramente tem a empatia, mas só essa mulher sabe a dor que ela tá carregando, E às vezes a gente está cercado de pessoas, cercado de amigos, uma multidão do nosso lado, só que mesmo tendo muita gente ao nosso lado, só você e eu sabemos, só você sabe a dor que você carrega, o fato de estar sendo acompanhado por uma multidão não significa que você não sinta as dores e o processo, Mesmo tendo muita gente para chorar com você, só você sabe a dor que é perder o marido e perder um filho, as pessoas nunca vão saber ou dimensionar o sentimento que você carrega, só Deus tenha a verdadeira íntima compaixão, essa multidão está acompanhando, mas não sabem realmente o que está no coração dessa mulher, porque ela não só perdeu um filho, ela Perdeu também o marido e o processo está se repetindo na vida dela, é intenso aquilo que ela tá passando.
11 No dia seguinte,
dirigiu-se Jesus a uma cidade chamada NAIM.
Iam com ele diversos discípulos e muito povo.
1: Quando esse milagre aconteceu? V11. No dia seguinte. A expressão NO DIA SEGUINTE nos chama a atenção para O DIA ANTERIOR.
o dia anterior nós iremos perceber que Jesus havia realizado um grande milagre, porém, o fato de Jesus ter feito um grande milagre No dia anterior, não o impediu que ele fizesse Um outro grande milagre no dia seguinte, isso vem para nos mostrar que o fato de Jesus ter feito um milagre ontem não significa que ele não fará outro milagre hoje, e o fato de Jesus ter feito um milagre hoje, não significa que ele não está disposto a fazer um outro milagre amanhã, e com jesus é assim, todo dia é dia de Milagres.
Porém o que Mais chama a atenção é que no dia anterior Jesus curou o servo de um Centurião a distância, pelo poder da sua palavra, porém no dia seguinte, Jesus não curou, Jesus Ressuscitou, no dia seguinte ele não fez de longe no dia seguinte ele fez de perto, no dia seguinte ele não fez com poder da sua palavra no dia seguinte ele fez com poder do toque das suas mãos de maneira que o milagre que Jesus fez, a notícia seguinte foi o maior do que o milagre do dia anterior, Eu pergunto e você responde, qual dos dois milagres te faria mais feliz, a cura de um servo ou a ressurreição de um filho?
Isso vem para nos mostrar que o milagre do dia seguinte sempre será maior do que o do dia Anterior, Jesus sempre estará disposto a fazer na sua vida um milagre maior, uma obra maior, uma realização maior, no dia seguinte, na semana seguinte, no mês seguinte e no ano seguinte.
Eu estou tentando te dizer que o milagre do antes pode até ter sido grande, mas o milagre do depois será maior!
No dia anterior Ele curou pela força da oração, no dia seguinte Ele curou pela sua Soberania.
O servo do Centurião é curado quando o Centurião clama, pede por ajuda,hora, essa mulher não orou, essa mulher não clamou, Jesus é que veio Soberanamente e realizou um grande milagre.
>>>>> então nós temos a responsabilidade do homem em Clamar e também nós temos a soberania de Deus em fazer do jeito que ele quiser o Centurião clama Jesus atende, a mulher não clama e Jesus faz o que ele quer.
Essas duas coisas podem não entrar com facilidade na mente das pessoas, mas a Bíblia Deixa claro Deus É soberano e o homem é responsável.
No dia seguinte: Jesus decidi sair da Cidade deCAFARNAUM para ir em Direção a cidade de NAIM, e o propósito de Jesus sair de Cafarnaum e entrar na cidade de Naim é pela dificuldade, pelo sofrimento e pelas Lágrimas de alguém sincero, de alguém que está sofrendo, de alguém que esta lamentando, de alguém que está com sentimento de perda no seu coração, de acordo com os historiadores a distância dava cerca de 47 km, Jesus vai sair de Cafarnaum para ir à cidade de Naimcom o propósito de ressuscitar e Restituir novamente o filho da viúva de Naim...
Eu já quero abrir um parênteses aqui nesta noite para te dizer: não importa a distância do teu problema, não importa o tamanho do teu problema, não importa o tamanho da dificuldade que você esteja enfrentando, e talvez para os seus olhos humano seja difícil e impossível, mas eu vim aqui nesta noite para te dizer: Jesus vai romper a distância que for preciso, Jesus vai romper o tamanho que for preciso para te dar a sua vitória, Para fazer um milagre na sua vida,
Jesus vai andar um dia inteiro a pé para chegar até a cidade de Nian só para restituir de volta à Vida daquele moço, para restituir de volta aos braços da mãe o seu filho que ela tinha perdido, porque para Jesus não há distância para Jesus não ao tamanho, não há problema que ele não possa resolver, porque para ele nada é impossível e talvez para você está muito longe, muito distante, pode ser que o seu problema seja muito grande Mas para Jesus este problema não é nada, para Jesus essa distância não é nada, Jesus vai sair de Cafarnaum para entrar em Naim e resolver a situação daquela mulher. Jesus é a solução do seus Problemas!
Nain: A cidade de Naim na verdade é uma vila, naquela época era um Vilarejo, era um pontinho no mapa, mais Jesus foi lá, Naim é um daqueles lugares que o poder público não vai, mas Jesus vai, aqueles lugares que o Executivo não vai, mas Jesus vai, um daqueles lugares que ninguém quer ir, aquele lugar esquecido pela sociedade, esquecido pela Elite social, mas o texto Disse: Jesus está indo para Nair, aonde estiver alguém sofrendo, se estiver alguém chorando, Jesus está disposto a ir lá. E aí e eu estou pregando para pessoas aqui que talvez o poder publico esqueceu de você, a sociedade esqueceu de você, a seus amigos esqueceram de você, talvez até mesmo sua família esqueceu de você, mas nosso senhor Jesus não esqueceu de você, e Ele mesmo é quem vem ao seu encontro nessa noite para mudar a realidade da sua vida!
12 Ao chegar perto da porta da cidade,
eis que levavam um defunto a ser sepultado,
filho único de uma viúva;
acompanhava-a muita gente da cidade.
Este milagre aconteceu na porta da cidade de Naim.
Imagine um período em que as cidades não tinham praças, imagine um período em que as cidades não tinham parques, Neste período o local mais importante de uma cidade era a PORTA, juízes julgavam na porta, advogados defendiam os seus clientes na porta, Comerciantes faziam comércios na porta, Mendigos pedindo esmolas na porta, os bois eram marcadas na porta, encontros eram marcados na porta, então porta era lugar de encontro,
a morte se encontrou com a vida, o choro se encontrou com consolo a Rainha das Trevas se encontrou com príncipe da luz, a Rainha da tristeza se encontrou com o rei da Felicidade, quem crê que essa noite é noite de encontro levante a mão? Porque hoje teu problema se encontra com a solução, tua enfermidade se encontra com a cura, se você crer de um glória a Deus Para receber!
O encontro das multidões:
Naím era uma cidade edificada no alto de um monte, Depois da porta tinha uma ribanceira, penhascos à direita e à esquerda, quem sai de Naim para o cemitério desce, mas quem entra em Naim sobe, o que mais me chama atenção é que uma multidão está descendo a outra multidão está subindo, uma multidão está descendo para cova, descendo para o cemitério, mas a outra multidão está subindo para a cidade, a cidade das alegrias, a cidade encantadora, a cidade que está em cima, a cidade que está no alto.
Eu não sei você, mas eu não faço parte da multidão que Está descendo para o cemitério eu não faço parte da multidão que que está subindo para a cidade, a cidade que está em cima, a cidade que está no alto!
Encontro dos Filhos únicos:
Encontro do filho único da mãe com o filho único do pai, e sabe o que é tremendo, o Filho único do pai estava vivo mas ia morrer, o filho único da mãe estava morto, mas ia viver, porque o filho único do pai Daria sua vida pelo filho único da mãe.
Porta da cidade:
Havia um costume, uma liturgia lá no Oriente Médio, que, todas As vezes que o defunto saísse da cidade e ultrapassasse os portões da cidade, ele não poderia mais voltar, porque?
Porque o cemitério não ficava dentro da cidade, o cemitério ficava fora da cidade, e um defunto dentro de Israel era tido como impuro, ou seja, uma vez que ele ultrapassasse as portas, ele não poderia mais voltar para dentro da cidade, mas o que eu acho mais lindo e interessante é que Jesus chega antes das portas se fecharam, e ele chega antes dos portões se fecharam, quando aquela viúva, olhando na direção das portas da cidade, ela olhava e dizia no seu coração: quando eu ultrapassar essa porta não vai haver mais solução de retorno com meu filho, aquela porta é a única esperança, é a única Expectativa.
De repente antes da porta se fechar, Jesus aparece naquela porta e Jesus se apresenta com uma multidão, Jesus se apresenta com um grupo de pessoas que levava a vida. O que eu quero te dizer nessa NOITE é que antes que as portas se fechem para você, antes que a dificuldade de um ponto final na sua vida, na sua casa, na sua família, Jesus Cristo vai chegar com a providência para te abençoar, Jesus Cristo vai chegar com a providência para Gerar um milagre na sua casa, na sua família e talvez você adentrou aqui nesta noite olhando para a realidade da sua vida e dizendo: as portas irão se fechar, talvez a porta vai fechar para mim, eu vim aqui nessa noite para te dizer: Jesus Cristo não atrase nenhum ocasião e antes das portas se fecharam ele vai entrar em Providência na sua vida e na sua casa!
Jesus Não atrasa! Ele não precisa chegar enquanto o menino ainda estava vivo, ele chega nos EXTREMOS!
É preciso entender uma coisa, é preciso aprender isso com Jesus e se Você aprender isso, vai trazer paz para tua alma. E aí Jesus tá chegando na porta, uma vez que o corpo passasse pela porta e ser sepultado do lado de fora não podia mais voltar, então Jesus chega no extremo dessa mulher, a Jesus não vai chegar nos momentos que você ainda suporta, Jesus vai chegar nos seus extremos, e você precisa aprender isso, Jesus chega nos extremos, é quando você não aguenta mais, é quando você não suporta mais, é quando você fala: “não tem mais jeito”, é quando você diz: “eu não aguento mais chorar”: Ele chega nos extremos, Ele não vai chegar enquanto a criança tá morrendo, Ele não vai chegar enquanto a criança tá saindo de casa, ele vai chegar Quando a criança está passando pela porta da cidade, São nos extremos que ele se manifesta!
13 Vendo-a o Senhor,
movido de compaixão para com ela,
disse-lhe: “Não chores!”.
14 E, aproximando-se,
tocou no esquife,
e os que o levavam pararam.
Disse Jesus:
“Moço, eu te ordeno, levanta-te”.
Compaixão: 13 vendo-a o senhor sentiu compaixãopor ela:
Meus irmãos, sabem que, COMPAIXÃO: Não é apenas sentir a dor do outro, compaixão é sentir a dor do outro por se colocar no lugar do outro.
E o que temos ali? Uma mulher com filho único e quem vai operar um milagre na vida dela? Jesus que é o filho unigênito do Pai, nós temos ali uma mulher com o único filho Morto e agora Jesus filho único, unigênito de Deusque veio para morrer, Jesus se coloca no lugar dela, Jesus sentia situação, a dor dela, Jesus sabia que a sua hora ia chegar, então ele teve compaixão. Ex. Maria na Cruz!
A Bíblia diz que Jesus olhava para Ela e via o sofrimento dela, quando Jesus vê o sofrimento dela a Bíblia diz que Jesus tem compaixão por ela, escuta: O olhar humano é diferente do Olhar de Deus, enquanto tem pessoas que olham para mim para você de uma forma, Jesus Cristo está olhando de outra, enquanto a multidão que estava seguindo o cortejo fúnebre olhava para aquela mulher dizia: Ela já Perdeu o seu marido, agora perdeu o seu filho, ela vai ficar jogada nas praças e ficar mendigando nas ruas da cidade de Naim, Jesus Cristo olha para ela e diz: Não chores mulher, não chora, enquanto a multidão lá atrás dizia não tem mais jeito para você, Jesus Cristo olhava para ela e dizia: Não chora mulher, eu vim trazer a restituição, eu vim trazer um milagre para sua vida, Eu vim restituir o que você perdeu. Enquanto o mundo inteiro está dizendo que acabou, Jesus Cristo está dizendo EU SOU a solução para sua vida, EU SOU a solução para sua casa, a mulher está pensando que Jesus vai ajudar a chorar, e Jesus toca no ombro dela e diz: não chora mulher, porque a solução do teu problema chegou, a Bíblia diz que ele se aproxima dela e exclama em alto e bom som não chora, porque alegria acabou de chegar na sua vida, não Chora porque antes que as portas se fechem o rabinho da Galileia chegou com a providência, não fique desesperada porque quem vem na direção da multidão traz alegria e tem poder no céu e na terra e pode fazer todas as coisas.
Eu nunca vi em toda a história dos quatro Evangelhos Jesus se encontrar com alguém, ainda que seja em um cortejo fúnebre e Ele não mudar a situação daquele que Ele se encontrou, eu já vi Jesus Cristo se encontrando com Paralítico à beira de um tanque e as suas esperanças colocadas em um anjo que descia no tanque, mas naquele dia Jesus Cristo olha para o moço e diz: levanta Moço, pega a tua cama e anda... Eu já vi Jesus Cristo se encontrando com cego e o cego gritando clamando por eles e o cego quando se aproxima de Jesus ao se encontrar com ele Jesus Cristo olhar para ele diz: o que é que você quer que eu faça? Eu quero ver, Jesus Cristo disse então Seja Curado.... Eu já vi Jesus Cristo se encontrando com o leproso e depois da sua adoração, Jesus Cristo restaurar sua saúde de volta...
Todo aquele que se encontra com Jesus, Ha mudança de vida, milagre na sua vida, a restauração na sua vida, ainda que seja direcionado por morte o dono da vida gera milagre, não chore mulher porque eu trouxe esperança para você.
Depois ele passa da mulher que está na frente se aproxima dos jovens que estão com o esquife e quem Sabe o jovem dizia: O senhor veio para nos ajudar a levar o esquife, Jesus Cristo disse: eu vou até tocar no esquife Mas não é para levar à morte, eu vou tocar no esquife para trazer de volta à Vida, para este moço, Jesus Cristo não foi ajudar a levar o esquife, ele foi tirar o morto de dentro do esquife, Jesus Cristo não foi ajudar a levar a tristeza, Jesus Cristo foi arrancar a tristeza e colocar alegria, Jesus Cristo não foi simplesmente mais um braço a pegar no esquife, Jesus Cristo foi o toque de milagre para trazer o moço de volta vida, Deixa eu falar uma coisa pra você: Jesus Cristo não veio para ajudar você levar o problema, ele veio para solucionar os seus problemas!
15 Sentou-se o que estivera morto
e começou a falar,
e Jesus entregou-o à sua mãe.
>> Jesus o entregou a sua mãe assim como Jesus entregou o discípulo amado a sua própria mãe.
16 Apoderou-se de todos o temor,
e glorificavam a Deus, dizendo:
“Um grande profeta surgiu entre nós:
Deus voltou os olhos para o seu povo”.
Há muito tempo eles não viam Milagres, Esse é o primeiro milagre que eles viram operado por Jesus, eles só ouviam os escribas falando: 1Reis 17.8–24 olha Elias orou e o menino lá em Sarepta ressuscitou, eles ouviram os escribas dizendo: 2Reis 4.8–37 Eliseu também orou e o filho da Sunamita ressuscitou e eles só vinham falar esses escribas sem vida, sem autoridade e sem poder pregando e agora Jesus chega e faz o que eles ouviam falar e o que é que eles dizem: Deus visitou o seu povo Deus voltou para nós um profeta se levantou entre nós.
17 A notícia desse fato correu por toda a Judeia
e por toda a circunvizinhança.
A noticia se espalhou e João Batista ficou sabendo e manda perguntar:
Lucas 7, 21 Ora, naquele momento Jesus havia curado muitas pessoas de enfermidades, de doenças e de espíritos malignos e dado a vista a muitos cegos. 22 Respondeu-lhes ele: “Ide anunciar a João o que tendes visto e ouvido: os cegos veem, os coxos andam, os leprosos ficam limpos, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam, aos pobres é anunciado o Evangelho;