Tiatira: Uma Igreja Corrupta
As Sete Igrejas do Apocalipse • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 36 viewsNotes
Transcript
Introdução
Introdução
O livro de apocalipse é sobre Jesus e a sua Igreja. É um livro sobre revelação, onde mostra os acontecimentos do fim dos tempos.
O livro foi escrito pelo apóstolo João, para as sete igrejas da Ásia Menor, onde eles estavam passando por perseguições. Mas também para a igreja de Cristo que viveria até a segunda vinda de Cristo, ou seja, esse livro é para os dias atuais.
4 João
às sete igrejas da província da Ásia:
A vocês, graça e paz da parte daquele que é, que era e que há de vir, dos sete espíritos que estão diante do seu trono,
11 que dizia: “Escreva num livro o que você vê e envie a estas sete igrejas: Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodicéia”.
O propósito do livro de Apocalipse é para exortar a igreja a perseverar e que ela possa adorar e ser submissa a Cristo mesmo em meio as perseguições.
Tiatira era uma cidade comercial, onde existia importantes, ou seja, linho, vendedores de púrpura, bronze, couro e dentro outras coisas. Através dessa cidade acontecia o transporte comercial para a Ásia e Europa. Para ser um comerciante em Tiatira era necessário associar-se nas companhias comerciais, quem não participasse seria difícil prosperar financeiramente. E nas reuniões tinha comida sacrificada aos ídolos e os cristãos eram tentados a participar dessas reuniões para não perder o lucro financeiro.
A igreja de Tiatira estava inserida nessa cultura, então veremos a mensagem de Jesus para a igreja de Tiatira.
Ideia Central
Ideia Central
A igreja precisa cumprir o seu papel conforme a palavra de Deus, ao negligenciá-lo receberá o castigo da parte de Jesus.
Transição
Transição
Veremos três afirmações de Jesus em relação a igreja de Tiatira.
Desenvolvimento
Desenvolvimento
1° Jesus conhece a sua igreja
1° Jesus conhece a sua igreja
Apocalipse 2.18–19
18 “Ao anjo da igreja em Tiatira escreva:
“Estas são as palavras do Filho de Deus, cujos olhos são como chama de fogo e os pés como bronze reluzente. 19 Conheço as suas obras, o seu amor, a sua fé, o seu serviço e a sua perseverança, e sei que você está fazendo mais agora do que no princípio.
1. Os olhos de Jesus é como chama de fogo (v. 18)
1. Os olhos de Jesus é como chama de fogo (v. 18)
O apóstolo João apresenta Jesus como o Filho de Deus, aquele que tem os pés de bronze reluzentes e os seus olhos como chama de fogo. Porque João ao ver Jesus, ele vê essas característica em Cristo: “olhos como chama de fogo e os pés como bronze polido”.
14 Sua cabeça e seus cabelos eram brancos como a lã, tão brancos quanto a neve, e seus olhos eram como chama de fogo. 15 Seus pés eram como o bronze numa fornalha ardente e sua voz como o som de muitas águas.
João ao dizer que os olhos de Jesus é como chama de fogo, ele está se referindo que Cristo conhece e sonda o coração e a mente de cada pessoa (v. 23). Nada foge dos seus olhos, Ele tudo vê, nada escapada do seu conhecimento. Isso acontece porque Jesus é o filho de Deus, é a segunda pessoa da trindade, é o próprio Deus.
Os pés de bronze reluzentes trata-se de Jesus como juiz, ele vem julgar os seus inimigos e colocá-los debaixo dos seus pés.
Jesus se apresenta dessa forma, porque a igreja de Tiatira estava tolerando muitas coisas reprováveis aos olhos de Jesus. No dia do juízo ele julgará o que os homens escondem em seus corações.
2. Jesus conhece os pontos positivos da igreja (v. 19)
2. Jesus conhece os pontos positivos da igreja (v. 19)
A igreja era trabalhadora - tinha obras, serviço trabalhava muito, tinha uma agenda cheia.
A igreja tinha a virtude do amor - ela amava a Jesus e aos irmãos.
A igreja tinha fé - uma confiança em Deus.
A igreja perseverava - ela passava pelas lutas e dificuldades com firmeza, não murmurava, não deixava de servir ao Senhor.
A igreja estava progredindo espiritualmente - As últimas obras eram mais numerosas que a primeira, a igreja crescia, demonstrava fidelidade em servir ao Senhor.
2° Jesus reprovou a conduta da sua igreja
2° Jesus reprovou a conduta da sua igreja
Apocalipse 2.20–23
20 “No entanto, contra você tenho isto: você tolera Jezabel, aquela mulher que se diz profetisa. Com os seus ensinos, ela induz os meus servos à imoralidade sexual e a comerem alimentos sacrificados aos ídolos.
21 Dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua imoralidade sexual, mas ela não quer se arrepender.
22 Por isso, vou fazê-la adoecer e trarei grande sofrimento aos que cometem adultério com ela, a não ser que se arrependam das obras que ela pratica.
23 Matarei os filhos dessa mulher. Então, todas as igrejas saberão que eu sou aquele que sonda mentes e corações, e retribuirei a cada um de vocês de acordo com as suas obras.
1. Ela tolerou o pecado (v. 20)
1. Ela tolerou o pecado (v. 20)
A Jezabel foi a mulher do Rei Acabe, ela levou Israel e pecar contra Deus, levando toda a nação a adorar outros deuses e perseguiu os profetas de Deus.
Na igreja de Tiatira existia uma falsa profetisa que estava levando a igreja a pecar contra Deus. Ela pregava um evangelho liberal, o cristão podia viver segundo a carne, podia fazer tudo.
Falsos ensinos da profetisa
A profetisa ensinava que os crentes deveriam conhecer as coisas profundas de satanás (v. 24). Ela amava o dinheiro, dizia que era necessário buscar os seus interesses materiais. É impossível o cristão vencer o pecado sem antes experimentá-lo.
A falsa profetisa levou os crentes a praticarem Imoralidade Sexual
A profetiza dizia que era necessário experimentar o pecado, isso incluiria o pecado sexual. Ela estava induzindo muitos a viver segundo os desejos carnais.
A Palavra de Deus reprova a igreja a viver na imoralidade sexual.
18 Fujam da imoralidade sexual. Todos os outros pecados que alguém comete, fora do corpo os comete; mas quem peca sexualmente, peca contra o seu próprio corpo. 19 Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos?
O cristão não deve viver no pecado.
6 Todo aquele que nele permanece não está no pecado. Todo aquele que está no pecado não o viu nem o conheceu.
A falsa profetisa levou os crentes a comerem comida sacrificada aos ídolos
Ela ensinava que os cristãos deveriam participar de festas pagãs e comer carne sacrificada aos ídolos, ou seja, aos deuses.
2. Antes de exercer juízo, Jesus mostra a sua misericórdia (v. 21)
2. Antes de exercer juízo, Jesus mostra a sua misericórdia (v. 21)
Deus é paciente e longânimo, sempre chama o pecador ao arrependimento, todos os dias é uma oportunidade de voltar-se para o Senhor. Deus por meio de Cristo perdoa o pecador, mas para isso é necessário buscar o arrependimento.
8 O Senhor é compassivo e misericordioso,
mui paciente e cheio de amor.
9 Não acusa sem cessar
nem fica ressentido para sempre;
10 não nos trata conforme os nossos pecados
nem nos retribui conforme as nossas iniqüidades.
Deus deu a oportunidade para a profetisa de arrepender, mas ela não mudou de atitude.
3. Jesus exercerá o juízo, se não ter arrependimento (v. 22-23)
3. Jesus exercerá o juízo, se não ter arrependimento (v. 22-23)
A profetisa estava vivendo na imoralidade sexual, muitos estavam cometendo adultério com ela. Jesus iria exercer o juízo, Ele iria trazer uma doença sobre ela ao ponto dela ficar de cama, além disso, os filhos/ seguidores dela seriam mortos. Jesus irá castigar e trazer sofrimento para aqueles que cometeram adultério com ela. Porque ela e essas pessoas plantaram para a sua carne e dessa forma irão colher consequências terríveis por causa do seu pecado.
7 Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear, isso também colherá. 8 Quem semeia para a sua carne, da carne colherá destruição; mas quem semeia para o Espírito, do Espírito colherá a vida eterna.
O motivo de Jesus exercer o juízo sobre essa mulher é para que todos possam entender que ele conhece o profundo do coração do homem, ele sonda mentes e coração.
A igreja de Tiatira foi reprovada aos olhos de Jesus, pois ela abriu as portas para essa profetisa, o qual subia no púlpito e propagava heresias. Ela tolerou esses falsos ensinos, não bateu de frente, o correto era a igreja excluir essa mulher da igreja, ela não era convertida, mas fazia parte dos falsos mestres.
APLICAÇÃO
APLICAÇÃO
A igreja não pode tolerar o pecado, ficar passando a mão na cabeça daqueles que vivem pecando e a igreja fingindo que não está vendo, se fizer isso certamente a cobrança virá da parte de Jesus.
Aqueles que vivem no pecado e não se arrepender, Cristo também exercerá o seu juízo, por isso se arrependa enquanto é tempo.
Hoje Jesus é o advogado, cheio de misericórdia, mas irá chegar o tempo que Ele será o juiz e julgará conforme as obras de cada um (v.23).
3. Jesus recompensa os cristãos fiéis
3. Jesus recompensa os cristãos fiéis
Apocalipse 2.24–29
24 Aos demais que estão em Tiatira, a vocês que não seguem a doutrina dela e não aprenderam, como eles dizem, os profundos segredos de Satanás, digo: Não porei outra carga sobre vocês;
25 tão-somente apeguem-se com firmeza ao que vocês têm, até que eu venha.
26 “Àquele que vencer e fizer a minha vontade até o fim darei autoridade sobre as nações.
27 “ ‘Ele as governará
com cetro de ferro
e as despedaçará
como a um vaso de barro.’
28 “Eu lhe darei a mesma autoridade que recebi de meu Pai. Também lhe darei a estrela da manhã.
29 Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas.
1. Aqueles que permanecem fiéis e não aceitam falsas doutrinas (v. 24-25)
1. Aqueles que permanecem fiéis e não aceitam falsas doutrinas (v. 24-25)
Alguns membros da igreja não toleram e nem seguiram a doutrina da falsa profetisa, mas eles permaneceram firmes, não abandonaram a fé. Eles ficaram firmes na verdadeira doutrina de Jesus, na sã doutrina o qual eles aprenderam. Jesus afirma que não irá por a carga em cima daqueles que foram fiéis, isso significa que eles não receberiam o juízo ou sofrimentos (cf. v. 22-23).
Aqueles que não se curvaram diante de falsa doutrina, Jesus diz para eles permanecerem firmes até a sua vinda, ou seja, até que Ele volte para buscar a sua igreja.
16 Pois, dada a ordem, com a voz do arcanjo e o ressoar da trombeta de Deus, o próprio Senhor descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro. 17 Depois nós, os que estivermos vivos seremos arrebatados com eles nas nuvens, para o encontro com o Senhor nos ares. E assim estaremos com o Senhor para sempre.
APLICAÇÃO
APLICAÇÃO
É possível continuar firme, mesmo que falsos ensinos estão sendo pregados, onde muitos estão se corrompendo e não vivendo de acordo com a vontade de Deus. É possível não se corromper, pois a marca da verdadeira igreja de Cristo é a santidade, porque Deus é Santo.
3. O vencedor persevera até o fim (v. 26)
3. O vencedor persevera até o fim (v. 26)
A marca do cristão que nasceu de novo é a perseverança, mesmo diante do mundo corrupto, ele persevera fazendo a vontade de Cristo.
4. O vencedor julgará os ímpios e reinará com Cristo (v. 26-27)
4. O vencedor julgará os ímpios e reinará com Cristo (v. 26-27)
O vencedor irá ser honrado por Cristo, pois ele não deixou se corromper e nem se desviou da verdade. A recompensa é receber autoridade para julgar os ímpios.
2 Vocês não sabem que os santos hão de julgar o mundo? Se vocês hão de julgar o mundo, acaso não são capazes de julgar as causas de menor importância?
A recompensa é reinar com Cristo quando Ele estabelecer o seu reino nessa terra (Milênio).
4 Vi tronos em que se assentaram aqueles a quem havia sido dada autoridade para julgar. Vi as almas dos que foram decapitados por causa do testemunho de Jesus e da palavra de Deus. Eles não tinham adorado a besta nem a sua imagem, e não tinham recebido a sua marca na testa nem nas mãos. Eles ressuscitaram e reinaram com Cristo durante mil anos.
Governará como cetro de ferro e despedaçar como um vaso de barro.
Os santos que perseverarem apascentarão/ pastorearão com a vara de ferro e os perversos serão despedaçados como um vaso de barro.
5. O vencedor desfrutará das coisas profundas de Deus (v. 28-29)
5. O vencedor desfrutará das coisas profundas de Deus (v. 28-29)
Os cristãos que perseverarem, receberá a autoridade de Cristo (v. 26). Mas receberá algo precioso, que é a estrela da manhã, ela é o próprio Jesus que nasceu no coração do cristão, mas um dia todos os salvos terão ela presencialmente, isso significa que o povo de Deus estará com Jesus para sempre, eles o verão face a face.
Conclusão
Conclusão
Jesus conhece a sua igreja, os olhos dele são como chama de fogo, ele sonda a mente e o coração, nada passa despercebido perante os seus olhos. Isso quer dizer que o Senhor conhece os pontos positivos da sua amada noiva, então ele a elogia. Ele conhece as falhas e então corrige a sua noiva, para que ela possa viver em prol de sua honra e glória. Cristo recompensa os cristãos fiéis.
A igreja precisa voltar-se para Jesus e consertar os seus erros e as suas falhas. Tristemente muitas igrejas falham e não são firmes em relação ao pecado, mas passa a mão na cabeça dos membros, isso é reprovável aos olhos de Jesus. A igreja ao identificar o pecado, precisa tratá-lo imediatamente, pois o pecado mata e enfraquece a igreja, ou seja, ela não vai para frente, não cresce, não amadurece.
Se Jesus escrevesse uma carta para a igreja de batista de Senador José Porfírio, quais são os elogios? O que precisa ser mudado? Será que a igreja tem tolerado o pecado? A igreja precisa buscar viver conforme a Palavra de Deus.
Aplicação
Aplicação
A igreja precisa viver as virtudes da vida cristã: o amor a Deus e aos irmãos, a fé em Jesus, perseverar em meio as dificuldades e se envolver na obra do Senhor.
A igreja precisa tratar o pecado quando for identificado e jamais tolerar falsos ensinos. Isso significa que é preciso ter firmeza para lidar com situações de pecado.
Persevere até o fim e você irá desfrutar das maravilhosas bênçãos de Deus na eternidade.