Jo13.34-35-A Marca do discípulo, agrande Comissão como novo mandamento
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 5 viewsNotes
Transcript
João 13.34–35 “Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros. Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros.”
Almeida Revista e Atualizada (Capítulo 13)
‹→ Novo mandamento →› vos dou:
SUB-PONTO bExpansão que vos ‹☉ ameis uns aos outros;
SUB-PONTO c Comparação [CP assim como eu vos amei, CP]
SUB-PONTO d Expansãoque ‹+ também vos +› ameis uns aos outros. ☉›
SENTENÇA 35a Instrumento (b)‹→ Nisto →›
b Experiência conhecerão todos
SUB-PONTO c Expansãoque sois meus discípulos:
SUB-PONTO d Condição‹☉ se tiverdes amor uns aos outros.
INTRODUÇÃO
No At testamento a aliança era em forma de mandamento para com o povo, no coletivo. Jeremias 7.23 Mas isto lhes ordenei, dizendo: Dai ouvidos à minha voz, e eu serei o vosso Deus, e vós sereis o meu povo; andai em todo o caminho que eu vos ordeno, para que vos vá bem.
O NT João segue o mesmo sistema de aliança, mas de forma indivídual para com seus discipulos. toma um forma mais pessoal do que coletivo.
Levítico 19.18 “Não te vingarás, nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o Senhor. Se essa ordenança ja existia, porque será que Jesus afirma ser um novo mandamento essa orientação de amar o próximo como a ti mesmo?
R:A lei no Antigo estamento era com uma nação num cenario de uma aliança com seu povo, mas quando olhamos para o desenvolvimento da história do povo de israel nas escituras e até mesmo por fontes extra bilbicas, percebemos que Israel quebrou a aliança com o Senhor seu Deus, os cativeiros são uma evidencia disso.
O desdobramento dessa história foi diciplina divina porque o Senhor
amou seu povo e disciplina a quem ama Hebreus 12.6–7 “porque o Senhor corrige a quem ama e açoita a todo filho a quem recebe. É para disciplina que perseverais (Deus vos trata como filhos); pois que filho há que o pai não corrige?”
Mas o Senhor estava dando um novo mandamento:
Jesus quem esta mandando
Talvez nesse momento, os discipulos não sentiram o peso desse mandamento assim como o povo no AT e foram parar nas disciplinas divina porque desdenharam do Senhor Gálatas 6.7 “Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará.”
Mas se os discipulos da igreja primitiva, assim como os discipulos de hoje, tivessem um vislumbre de quem esta dando esse novo mandamento, talvez ele seria em vez enquando rivisado em seu sistema de ordenanças divinas e submissão.
A visão de Jesus como Senhor que João teve quando esteve exilado na ilha de patmos talvez nos ajude a colocar um pouco de conciencia e temos em nosso corações.
Apocalipse 1.12–19 “Voltei-me para ver quem falava comigo e, voltado, vi sete candeeiros de ouro e, no meio dos candeeiros, um semelhante a filho de homem, com vestes talares e cingido, à altura do peito, com uma cinta de ouro. A sua cabeça e cabelos eram brancos como alva lã, como neve; os olhos, como chama de fogo; os pés, semelhantes ao bronze polido, como que refinado numa fornalha; a voz, como voz de muitas águas. Tinha na mão direita sete estrelas, e da boca saía-lhe uma afiada espada de dois gumes. O seu rosto brilhava como o sol na sua força. Quando o vi, caí a seus pés como morto. Porém ele pôs sobre mim a mão direita, dizendo: Não temas; eu sou o primeiro e o último e aquele que vive; estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos e tenho as chaves da morte e do inferno. Escreve, pois, as coisas que viste, e as que são, e as que hão de acontecer depois destas.”
Ele descreve como o Senhor Jesus vêm: Apocalipse 1.7–8 “Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até quantos o traspassaram. E todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Certamente. Amém! Eu sou o Alfa e Ômega, diz o Senhor Deus, aquele que é, que era e que há de vir, o Todo-Poderoso.”
Aplicação: Um indioma que vc não é nativo, se vc ficar um tempo sem praticar vc se esquece de boa parte do vocabulario. Lembro de um jovem que veio fazer intercambio aqui no Brasil na casa da minha sogra, nome dele era Andress, ele veio para o pais junto com outros estudantes de outras partes do mundo, lembor que tinha um noruegues que após pouco mais de 15 dias tentado falar com ele em ingles, reclamou que ele não sabia mais fala ingles.
Não sei vc, mas se certas ordenanças não forem revisadas a tendencia é cair no esquecimento e a portura de submissão e obediencia pode acabar não sendo levada tão a séria. Isso porque outros valores vão ficando mais evidente e interesses do dia a dia vão tomando lugar das ordenaças divina que acabam dirigindo nossas vidas e a desobediencia passa a ser uma situação rotineira na vida do crente que tem um novo mandamento que um valor muito grande para o Senhor.
Tendo em mente que Ele irá voltar como ja deixou claro em sua palavra registrada, o que importa pra nós como seu povo é se atentar naquilo que ja foi revelado da parte do Senhor e buscarmos por em pratica. Muitas pessoas gostam de textos dificeis e vivem procurando respostas sobre as escrituras em textos que durante anos ja foi debatido, mas sobre aquilo que ja foi revelado e que tem poder pra mudar nossas vidas e transformar nossos relacionamentos, ficam de lado e a desobediencia se torna presente presente atravéz da negligencia.
Trasnição
Por isso temos que estar atentos sobre isso, até porque Esse Senhor descrito por João em apocalipse, deixou um modelos para amarmos e esse modelo irira distinguir seus discipulos de qulquer outro que possa surgir. Essas caracteristica nova de amar, estava sendo estabelecida pelo Senhor e seus discípulos passariam a ser identificados através dessa portura: de amar o próximo como a ti mesmo.
Essa caracteristica são partiulares somente aos discipulos de Jesus.
Outras religiões até focam no outro mas de forma exterminativa, como um adversário com o propósito de vence-lo.
Exclusivista
De forma parcial
seletiva
De forma condicional e movida pelo sentimento humano.
De forma autojustificativa
Mas os discipuilos de Jesus agora tinha a incumbencia de amar de forma autruístico e o que torna esse amor ainda mais exigente, é quem é om objeto desse amor, o próximo.
Definição de termos: Os outros nesse contexto expressa alguém diferente, nascido de outra tribo, estrangeiro, ou um forasteiro. Isso significa que o outro obviamente é diferente de cada um de nós porque não somos iguais a ninguém, nossa genética é diferente, nosso falar, nossa cultura é diferente, e quando me refiro a cultura falo sobre um conjunto de regas, valores, crenças, costumes, roupas, comida, musica, art e etc.
OBS: Não vou abordar a questão de amar o inimigo, somente os irmãos em Cristo, por isso, vamos buscar orientações nas cartas que o apostolo Paulo escreveu as Igrejas com orientações sobre como amar o próximo.
O outro é aquele que não foi criado com vc e comigo logo ele não tem os mesmos gostos, habitos e valores.
De fato, é aquele que é de tribo diferente.
Mas amar uns aos outros é uma das ordenaças masi importantes porque se colocarmos isso em prática, uma seria de mandamentos nem se faz necessario vc observar porque ja estaremos cobrindo ele com apenas esse.
4 primeiros mandamentos diz respeito a Deus, os outros 6 diz respeito ao proximo.
Mas como o Senhor Jesus quer que amamemos o proximo como o modelo que ele deixou?
1João 3.23 “Ora, o seu mandamento é este: que creiamos em o nome de seu Filho, Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros, segundo o mandamento que nos ordenou.”
1João 2.9–10 “Aquele que diz estar na luz e odeia a seu irmão, até agora, está nas trevas. Aquele que ama a seu irmão permanece na luz, e nele não há nenhum tropeço.”
Gálatas 6.1–2 “Irmãos, se alguém for surpreendido nalguma falta, vós, que sois espirituais, corrigi-o com espírito de brandura; e guarda-te para que não sejas também tentado. Levai as cargas uns dos outros e, assim, cumprireis a lei de Cristo.”
1João 3.14–18 “Nós sabemos que já passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos; aquele que não ama permanece na morte. Todo aquele que odeia a seu irmão é assassino; ora, vós sabeis que todo assassino não tem a vida eterna permanente em si. Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a sua vida por nós; e devemos dar nossa vida pelos irmãos. Ora, aquele que possuir recursos deste mundo, e vir a seu irmão padecer necessidade, e fechar-lhe o seu coração, como pode permanecer nele o amor de Deus? Filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas de fato e de verdade.”
A importancia é tanto que João escrev isso novamente em sua segunda carta.
2João 5 “E agora, senhora, peço-te, não como se escrevesse mandamento novo, senão o que tivemos desde o princípio: que nos amemos uns aos outros.”
Romanos 12.10 “Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros.”
1Coríntios 12.26 “De maneira que, se um membro sofre, todos sofrem com ele; e, se um deles é honrado, com ele todos se regozijam.”
Filipenses 2.3–5 “Nada façais por partidarismo ou vanglória, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo. Não tenha cada um em vista o que é propriamente seu, senão também cada qual o que é dos outros. Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus,”
Colossenses 3.13 “Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós;”
Finalização:
1Coríntios 13.4–7 “O amor é paciente, é benigno; o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece, não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal; não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.”
Gálatas 6.10 “Por isso, enquanto tivermos oportunidade, façamos o bem a todos, mas principalmente aos da família da fé.”
Pano de fundo
Jeremias 7.23–24 “Mas isto lhes ordenei, dizendo: Dai ouvidos à minha voz, e eu serei o vosso Deus, e vós sereis o meu povo; andai em todo o caminho que eu vos ordeno, para que vos vá bem. Mas não deram ouvidos, nem atenderam, porém andaram nos seus próprios conselhos e na dureza do seu coração maligno; andaram para trás e não para diante.”
A ideia de que o amor é um mandamento é interessante. No AT, os dez mandamentos têm um cenário na aliança entre Deus e Israel no Sinai; eram as estipulações que Israel tinha que observar se a nação fosse o povo escolhido de Deus. Ao falar do amor como o mandamento novo para aqueles que Jesus havia escolhido como seu (João 13:1; 15:16) e como uma marca pela qual eles poderiam ser distinguidos dos outros (Jo 13:35), João mostra que está pensando nessa cena na terminologia da aliança. Mas note que os discípulos devem amar "Assim como eu vos amei" (13:34). O amor que Jesus tem por seus seguidores não pode ser duplicado por eles em um sentido, porque afeta sua salvação, já que Ele dá sua vida por eles: é um ato de amor que dá vida às pessoas. Mas, em outro sentido, eles podem seguir seu exemplo (lembre-se até o fim, Jo 13:1; também 1João 3:16; 4:16 e a interpretação do lava-pés dos discípulos por Jesus). Deste modo, os discípulos de Jesus devem amar-se uns aos outros: devem seguir o seu exemplo de serviço sacrificial uns aos outros, até à morte, se necessário.