Deus nos dá o bastante

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 4 views
Notes
Transcript

Texto

2 Corinthians 12:7–10 ARA
E, para que não me ensoberbecesse com a grandeza das revelações, foi-me posto um espinho na carne, mensageiro de Satanás, para me esbofetear, a fim de que não me exalte. Por causa disto, três vezes pedi ao Senhor que o afastasse de mim. Então, ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo. Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando sou fraco, então, é que sou forte.

Introdução

Há mais de 30 anos, as chamadas de uma novela de sucesso, “Sassaricando” diziam que um homem só tem 2 chances de ficar rico: ao nascer, e ao casar-se.
Nos anos 80, a atriz desta novela, Maitê Proença, no auge de sua beleza e popularidade, confessou em uma entrevista que não sabia se era realmente feliz.
Vivemos em uma cultura em que o sinônimo de felicidade é uma vida bem-sucedida do ponto de vista material, onde temos bens, saúde, beleza e uma família unida.
Mas o que é ser feliz? O que é felicidade?
Pregamos que a felicidade real é a de quem tem a salvação, mas mesmo assim, dificuldades acontecem. E continuam a acontecer em nossas vidas.

Explicação

Paulo escreve sobre o espinho na carne, que ao que tudo indica pode ser uma doença com um aspecto externo repugnante ou uma deformidade física.
O tal espinho é motivo de humilhação para ele, diante de todos e mesmo sozinho e apesar do texto não dizer o que é, Paulo suporta dor física, que vem do esbofetear-se do texto.
E junto com esta dor, vem uma dor moral que o humilha.
E lembrando quem é Paulo:
Fariseu, profundo conhecedor da Lei:
Teve um encontro pessoal com Jesus (Jesus falou com ele no caminho para Damasco);
Foi açoitado, preso e perseguido;
Proclamou a Palavra de Deus;

Suas cartas circulavam pelas igrejas que tinha plantado, sendo lidas nos cultos;

O que seria motivo suficiente de orgulho, mas ele se sente humilhado pelo espinho na carne. Por 3 vezes pediu que Deus o livrasse.
Mas Deus não retira o espinho.
Assim como Jesus que pediu ao pai por 3 vezes que afastasse dele o cálice que teria que beber, Deus não atende a Paulo.
Porque Deus lhe dá o suficiente.

Tema

Deus nos dá o bastante

Desenvolvimento

Deus nos dá o bastante, mesmo quando não estamos satisfeitos

Gostaríamos de ganhar mais, ter um carro melhor, se possível zero km, mas melhor que nós temos. E se não temos, queremos.
Gostaríamos que nossos relacionamentos fossem diferentes, que nosso trabalho fosse outro, de morar em outro lugar.
Enfim, o nosso tempo diz que não podemos nos acomodar. Precisamos sempre querer mais e que é normal não estarmos satisfeitos com o que temos. Às vezes não estamos satisfeitos nem mesmo com nossa igreja.
São programações que poderiam ser diferentes, o pastor poderia pregar diferente, ter outro comportamento, ou até mesmo, ser outro.
Reclamamos de tudo e a insatisfação que temos só gera mais insatisfação.
Ao invés de agradecer o que temos, preferimos sonhar com o que queremos e que talvez nunca vamos chegar a ter!
E se tivermos, vamos continuar insatisfeitos, pois vamos querer mais.
Não conseguimos entender que Deus nos dá aquilo de que precisamos, não o que queremos!
Matthew 6:25–27 ARA
Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes? Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, vosso Pai celeste as sustenta. Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves? Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida?
E se não estamos satisfeitos com o que Deus nos dá, há algo de muito errado em nossa vida.

Deus nos dá o bastante, mas achamos que merecemos coisa melhor

O que é a vida melhor? Maior conforto? Viagens, apartamento de luxo de frente pra praia, enfim, riquezas. Ou é uma vida saudável?
Porque não temos vida melhor do que a nossa? Afinal, somos fiéis. Somos salvos!
Não deveríamos passar por aflições. Merecemos uma vida de conforto espiritual, mas também material.
Merecemos saúde, satisfação plena de nossas necessidades e abundância de bens duráveis ou não.
Esta é a teologia do toma-lá-dá-cá. Onde se acha que Deus é obrigado a recompensar quem é fiel a Ele.
Mas vida cristã não é isso. Seguir a Jesus, não implica em receber Dele uma vida melhor sob a ótica humana.
Passamos por situações difíceis, às vezes humilhantes e pedimos que Deus nos livre dessas situações, mas nem sempre isso faz parte dos Seus planos!
Para Calvino, o espinho na carne era instrumento da misericórdia de Deus, para curar a Paulo de se orgulhar de tudo o que representava
Talvez você tenha um espinho na sua vida. E Deus deixa este espinho para mostrar a nós que é Ele quem está no controle.
Tem gente que vai, a vida toda, passar apertado, ou enfrentando alguma dificuldade. Financeira ou de saúde, ou qualquer outra dificuldade.
Da mesma forma, tem gente que vai ter uma vida mais confortável ou saudável, mas tudo isso para a Glória de Deus.
Assim, como tem gente que vai passar a vida toda com saúde frágil.
As dificuldades financeiras por que passamos ou a falta de saúde não são resultados de uma vida sem Deus e vidas confortável ou saudável não são resultados de sua comunhão com Deus!
Porque estamos neste mundo para servir a Deus, a despeito de nossa saúde ou finanças, ou, através delas!

Deus nos dá o bastante: a sua graça

E é por Sua graça que temos a salvação! Por Sua graça podemos nos reunir aqui e ter comunhão com Deus!
E nem fome, nem nudez, nem perigos, nem espadas podem nos separar do amor de Deus, que vem a nós pela Sua graça!
Não temos tudo o que gostaríamos de ter, mas temos a salvação pela graça de Deus!
E isso deve ser motivo de louvarmos a Deus pelo que somos ou temos, porque Ele nos fez assim e, apesar dos nossos pecados, nos faz salvos pelo sangue de Jesus!
E tudo o que somos e temos é para o louvor da Sua glória!
Na literatura foi criado o mito de Fausto, que foi diversas vezes copiado, principalmente em filmes de terror ou suspense.
É a história do artista, que para ter sucesso, fama e riquezas, vende sua alma ao diabo. Ele consegue tudo o que queria. Mas depois, o diabo vem cobrar.
Muito antes de Goethe escrever Fausto, o inimigo prometeu ao homem e à mulher que eles poderiam ser como Deus, se desobedecessem a Ele, comendo do fruto que Deus proibiu.
O homem desobedeceu e conseguiu o que queria. Foi seu próprio deus e vem sendo desde então.
Não foi uma boa coisa. Guerras, epidemias, misérias, perseguições, fome. A história da humanidade é marcada por enormes tragédias que surgiram porque o homem quis ter o controle do mundo que não criou, ao invés de se render ao controle do Criador!
Vivemos hoje, milhares de anos depois a mesma situação, com guerras, fome, epidemias, miséria e morte e o homem continua insatisfeito, achando que merece mais do que tem, querendo mais do que tem, tentando ser o próprio Deus.
Mas Deus, através de Jesus nos dá a salvação. O que o homem estragou no Éden, Deus consertou na cruz. O sacrifício de Jesus acontece para que todas as coisas se façam novas e o homem possa novamente enxergar que Deus é o seu verdadeiro deus.
Que é Ele quem está no controle. E que temos mais do que merecemos: a salvação, que veio de graça, pois o preço foi pago com o sangue de Jesus, que ressuscitou e se tornou o nosso Rei!

Conclusão

Uma má notícia a vocês: Algumas dificuldades por que você passa continuarão a existir. Mesmo sendo crente fiel, você vai ter doenças, talvez dificuldades financeiras, um problema ou outro e sua vida aqui neste mundo chegará ao fim.
Mas temos uma excelente notícia: O que Deus te deu e o que tem pra dar é muito maior que essas dificuldades.
Pois se a graça de Deus é suficiente para nós e não temos nenhum tipo de controle sobre isso, podemos dizer como Paulo, que quando estamos fracos, então, é que somos fortes!
Porque nossa força vem do Poder de Deus sobre nossas vidas, mesmo através de nossas fraquezas, pois Ele age e continua agindo!
E a graça de Deus é bastante, não como um prêmio de consolação. Mas como suficiente, como o prêmio máximo, como o dom maior que você tem e terá sempre em sua vida. Pois pela graça de Deus você é salvo. Pela graça de Deus, você tem a vida eterna com Deus!
Related Media
See more
Related Sermons
See more