Quem Precisa de Igreja?

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 13 views
Notes
Transcript
Quem Precisa de Igreja?
Texto – Salmos 84.1; 84.10; 122.1; Mateus 16.18; Lucas 19.46; João 4.24 e Hebreus 10.25, 1 Tessalonicenses 4.12-22
INTRODUÇÃO
Hoje é motivo de gratidão. Somos gratos ao SENHOR pela existência da igreja Adventista do Sétimo Dia. Louvamos a Deus, pois com muito sacrifício e perseverança por parte dos pioneiros, essa igreja chegou onde está neste momento. Louvamos a Deus por famílias como do irmão Vicente, do irmão Vandir, da irmã Maria das Graças, do irmão Domingos, da saudosa irmã Emir, do saudoso irmão Otávio, da saudosa irmã Maria Helena, do saudoso irmão João Bosco. Que dedicaram parte da vida, de forma voluntária para o estabelecimento desta congregação.
Já se passaram 63 anos desde o primeiro culto, aqui mesmo neste local, em 1977 o primeiro culto. Uma igreja que teve um início penoso e que hoje é uma sede de distrito muito bem estabelecida com aproximadamente com 198 membros.
Agora uma coisa é agradecermos a Deus com os lábios, porém a atitudes agirem de maneira contraria.
Ilustração Um frequentador de uma igreja escreveu a seguinte mensagem para um jornal:
"Eu tenho ido à igreja por 30 anos e durante este tempo devo ter ouvido umas 3.000 pregações. Mas, com exceção de uma ou outra, eu não consigo lembrar da maioria delas. Por isso, acho que estou perdendo meu tempo e os que pregaram também estão desperdiçando o deles."
Essa matéria divulgada no jornal gerou uma grande discussão resultando em uma sábia resposta de um leitor, igualmente divulgada nos seguintes termos:
"Estou casado há mais de 30 anos e durante esse tempo minha esposa deve ter cozinhado umas 9.000 refeições. Mas, com exceção de uma ou outra, eu não consigo me lembrar da maioria delas. Mas de uma coisa eu sei: todas elas me nutriram, me alimentaram e me deram a força necessária para fazer minhas atividades. Sem essas refeições, eu e nossos filhos estaríamos desnutridos, fracos, desanimados e mortos. Da mesma maneira, se eu não tivesse ido à igreja para alimentar minha vida e a da minha família, estaríamos hoje mortos espiritualmente".
II – DESCULPAS PARA NÃO IR À IGREJA
A seguir, analise comigo algumas desculpas que tenho ouvido, as quais são usadas por pessoas que deixam de frequentar a igreja:
“Alguém me ofendeu.” Essa desculpa, em geral, inicia a lista. “Alguém ou a igreja ofendeu meus sentimentos, e não desejo mais voltar lá.” Outra frase comum é esta: “A igreja está cheia de hipócritas.” O grande problema da igreja é que ela é feita de pessoas como você e eu. Se tirássemos dela todas as pessoas, os problemas desapareceriam, mas também a igreja deixaria de existir. Lembre-se de que os cristãos não seguem os cristãos. Eles seguem a Cristo.
“Não sou suficientemente bom para ir à igreja.” Isso equivale a um enfermo dizer: “Estou muito doente para ir ao hospital.” “A igreja parece morta. Os cultos são cansativos e não recebo nada lá.” Essa argumentação parece assumir que a principal razão para ir à igreja seria encontrar diversão ou mesmo receber alguma coisa.
“Ando muito ocupado ultimamente.” Esse é precisamente o propósito do sábado. Libertar-nos da tirania e escravidão das rotinas da vida. Essa desculpa diz, em outras palavras, que estamos muito ocupados para Deus.
“Estou doente.” Em alguns casos, isso é verdade. Contudo, queira Deus que não nos tornemos tão enfermos como às vezes dizemos estar para não ir aos cultos. Então, certamente saberíamos o que significa estar doente.
“Estou tão cansado aos sábados.” Curioso é que dificilmente estamos cansados para fazer compras ou assistir aos programas preferidos na TV. As pessoas em geral fazem aquilo que elas querem ou que consideram importante.
“A igreja é muito longe de minha casa.” Se Jesus esteve disposto a “viajar” milhões de anos-luz do Céu à Terra para nos visitar e salvar, certamente podemos encontrar uma forma de chegar à igreja para agradecer-Lhe e ter comunhão com Ele.
Ao analisar essas e outras razões para não ir à igreja, ou para não querer está nela, percebo também que em muitos casos a pessoas começam as suas objeções com um “se”: “se o coral cantasse melhor”; “se a pianista tocasse mais alto”; “se a música fosse mais animada”; “se voltássemos a cantar os hinos antigos”; “se o pregador falasse apenas 20 minutos”; “se os bancos fossem mais confortáveis”; “se o serviço de som fosse melhor”; “se tivéssemos ar-condicionado”, etc. Pode você identificar-se com essas desculpas? O problema não está com a igreja, mas com a má compreensão dela.
Você percebeu quantos itens na lista dos “ses”, que apresentamos estão relacionados com Deus? Exatamente. Nenhum deles. Isso acontece porque permitimos que o culto esteja centralizado em nós. O culto tornou-se o que nós queremos, focalizado naquilo que nos satisfaz. O culto verdadeiro está relacionado com Deus e com o que agrada a Deus. Há pessoas que realmente vão à igreja para adorar, não para se distrair, ficar nos corredores, no saguão, nos degraus ou nas salas dos departamentos. Outras pessoas vão à igreja, mas nunca chegam até ela. VAMOS LER HEBREUS 10.25. Esse é o conselho de Paulo para todos aqueles que apresentam desculpas para não ir à igreja.
III – O QUE A IGREJA NÃO É
A igreja não é primariamente um lugar para o qual vamos com a finalidade de sermos entretidos. Não é um local em que uma plateia se assenta de braços cruzados para assistir a um show. A igreja não apresenta um espetáculo aos sentidos, em que alguns “atores” devem se esforçar para agradar pessoas mal-humoradas. A igreja não é um lugar em que pessoas com carrancas de desaprovação dizem ao pregador que não estão gostando de seu desempenho. A igreja não é um parque de diversões para distrair pessoas enfadadas. A igreja é primariamente um lugar de culto.
VAMOS LER O TEXTO DE LUCAS 19.46. A igreja, note bem, não é um lugar aonde você vai primariamente para receber qualquer coisa. Em vez disso, você vai oferecer seu louvor e sua adoração, oferecer a vida a Deus e aos outros, em serviço alegre e voluntário.
Alguns perguntam: “O que tem a igreja para me oferecer?” Se tal pergunta não é feita em palavras, ela é manifestada em nossa atitude consumista, camuflada de cristianismo. Acostumados a nos assentar passivamente diante da TV, vemos a igreja com o mesmo espírito. Mas, se estamos buscando um espetáculo, a igreja não pode competir com Hollywood, que, além de contar com tecnologia, recursos e estímulos para anestesiar os sentidos, manipula a natureza caída que se alimenta daquilo que é oferecido. A mensagem da igreja é precisamente contrária à nossa natureza carnal, que precisa ser redimida e transformada.
IV – QUANDO FORES ADORAR – LER SALMOS 100.2 E 4; 122.1
Gostaria de fazer algumas sugestões que poderiam tornar mais significativa sua ida à igreja para a adoração:
– Comece orando na noite anterior à sua ida à igreja.
– Vá à igreja com alegria, júbilo (Sl 122:1), reverência e gratidão.
– Ore para que Deus fale a você pessoalmente por meio do sermão, da música, do estudo das Escrituras ou de qualquer outro aspecto do culto.
– Ore para que o pregador seja livre no Espírito. Livre do medo, da insegurança humana, das distrações.
– Ore para que a Palavra de Deus o alcance com poder, de forma clara, oportuna, efetiva e redentora. Ore pela conversão de alguém.
– Vá à igreja para ter um encontro com Deus.
– Da próxima vez, antes de sair de casa, faça uma lista de pelo menos dez coisas pelas quais você louva a Deus. Leve a lista com você. Quando chegar o instante da oração, medite nesses dons divinos. Reconheça que Deus é bom, que “toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança” (Tg 1:17).
– Leia 2 Crônicas 5:11-14. Imagine o espetáculo, como descrito nesse texto. O louvor convida a presença da glória de Deus. Mude o foco dos problemas ou das situações da vida para Aquele que resolve os problemas e muda situações adversas.
– Leve caneta e papel para a igreja. Faça anotações. Não fique apenas assentado, esperando receber o alimento na boca. Leve sua Bíblia. Procure as passagens. Escreva os pontos e ideias principais do sermão. Isso ajudará você a ficar conectado. Faça um sumário do sermão para enviar a alguém que não tenha ido à igreja. Isso aumentará sua habilidade de ouvir Deus falando a você e abençoará outros.
– Escolha os bancos na primeira metade da igreja. Por que muitos competem pelos últimos bancos? Indo ao teatro, no campo de esportes ou em qualquer espetáculo, as pessoas procuram se assentar o mais próximo possível do palco. As primeiras cadeiras custam mais caro. Os mais interessados querem estar perto da ação. Na igreja, muitos agem de forma inversa. Observadas as exceções, como pais com crianças pequenas e pessoas enfermas, os últimos lugares podem significar desinteresse ou falta de compromisso. Como aluno, raríssimas vezes vi bons alunos nos últimos bancos. Se você se assentar atrás, possivelmente terá sua atenção distraída. Vá para a frente, onde aquilo que desvia a atenção é mínimo. Lá você pode ver melhor, ouvir melhor e receber a bênção que o Senhor tem para você.
– Pense em ser uma bênção para os outros, em vez de meramente buscar uma bênção para você. Peça que Deus o desperte para alguém que necessite de um sorriso, um abraço, uma palavra de encorajamento, uma oração. Não fique satisfeito em sair do culto até que você tenha tornado a ida de alguém à igreja significativa para ela. Isso é precisamente o que dá sentido à igreja. A igreja não é o carpete, um sistema de som perfeito, computador, apresentação multimídia. A igreja tem que ver com pessoas preocupadas em servir e abençoar. Não espere por outros. Tome a iniciativa!
– Finalmente, quando você for à igreja, vá em atitude de perdão e aceitação. Procure, pela graça divina para desintoxicar-se do ódio, da hostilidade, da rejeição e da amargura contra outros irmãos e irmãs. Lembre-se, nosso inimigo não é nenhum ser humano. Ainda que você não goste de algumas pessoas pela forma como foi tratado, lembre-se, elas também são vítimas de Satanás. Nosso SENHOR Jesus disse: “se, pois, ao trazeres ao altar a tua oferta, ali te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa perante o altar a tua oferta, vai primeiro reconciliar-te com teu irmão; e, então, voltando, faze a tua oferta” (Mt 5:23, 24). Isso é difícil? Sem dúvida. Gostaria que Ele não tivesse dito isso. Mas Ele disse, e não posso mudar Sua ordem.
CONCLUSÃO
Se a decisão de seguir a Cristo é individual, a caminhada cristã envolve os outros membros do corpo que é a igreja. Se o cristianismo deve ser mantido, expandido e partilhado, reunir-nos na igreja é experiência insubstituível. A vida da fé, em condições normais, presume a igreja, a associação e o envolvimento nela, lar e refúgio dos cristãos. Quando você sucumbe às várias pressões da vida e deixa de se congregar na igreja, você está cortejando o fracasso espiritual. Lembre-se, uma brasa longe do fogo rapidamente apaga e se torna em carvão.
É importante lembrar que o centro da adoração está no Senhor, não em nós. Quando os papéis se invertem e as escolhas são feitas apenas levando em conta os interesses pessoais, o inimigo triunfa em sua tentativa de colocar a criatura no lugar do Criador. Por mais que a mensagem seja apresentada por um grande pregador, com a Bíblia na mão, é preciso lembrar que adoração não é apenas conteúdo, mas também experiência. Não acontece somente em virtude de uma boa pregação, mas tem relação direta com o povo de Deus e a presença divina em uma reunião de adoração.
APELO
Ir à igreja não é uma questão de escolha pessoal, mas de necessidade espiritual. Não deixe de ir à igreja, pois a distância dos irmãos, do louvor, da pregação e do estudo da Bíblia acabará colocando você longe de Deus.
Não deixe de ir à igreja simplesmente porque está chovendo. Isso não afastaria você do trabalho, da escola ou de atividades sociais. Não deixe de ir à igreja porque está frio. Nela você encontra o calor que realmente precisa. Não deixe de ir à igreja porque está cansado. Ela renova suas forças.
Não deixe de ir à igreja porque pode assistir a bons sermões pela TV ou internet. Sua casa nunca substituirá a casa de Deus. Não deixe de ir à igreja pela falta de boas roupas. Deus vê seu coração. Não deixe de ir à igreja porque é pobre. A entrada é gratuita.
Não deixe de ir à igreja porque a música não agrada você. Deus ouvirá o louvor de seu coração. Não deixe de ir à igreja porque o pregador ou pregadora não são tão talentosos. Deus pode usar pessoas simples para alcançar seu coração. Não deixe de ir à igreja porque fica longe de sua casa. Deus sempre vai ao extremo para buscar você.
Não deixe de ir à igreja porque não há estacionamento para o seu carro. O encontro com Jesus compensa uma pequena caminhada. Não deixe de ir à igreja porque foi ignorado ou maltratado. Quem deixa de frequentá-la por causa de pessoas nunca entrou nela por causa de Jesus.
Não deixe de ir à igreja porque ela é fria. Você pode levar o calor que está faltando. Não deixe de ir à igreja porque tem algum pecado no coração. É no “hospital” que as feridas são curadas. Não deixe de ir à igreja porque seu nome não está mais na lista de membros. Ele continua no coração de Deus.
Não deixe de ir à igreja porque ela é imperfeita. Se você encontrasse uma igreja perfeita e fizesse parte dela, se tornaria imperfeita também. Não deixe de ir à igreja porque você não fará falta no meio de tanta gente. Deus sente sua ausência.
Não deixe de ir à igreja por qualquer motivo, com exceção daqueles que você poderia apresentar pessoalmente a Deus. Afinal, você não é tão mau que não possa participar nem tão bom que deva ficar de fora.
Related Media
See more
Related Sermons
See more