Esgotamento Físico e Emocional

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 4 views
Notes
Transcript
Handout

Introdução

Importância do tema - unanimidade sobre o assunto
Brasil é o segundo país com mais casos de burnout diagnosticados
Exemplo pessoal e inspiração na RED
Ainda baseado nos temas da EBD, o assunto que eu trouxe para refletir hoje junto com os irmãos é algo de extrema importância para todos nós. Esgotamento.
Tenho conversado com algumas pessoas sobre isso e até agora com todas que conversei, todas, de forma unânime, se sentiam esgotadas de alguma forma. Esgotadas pelo trabalho, pelos estudos, pela maternidade, pela igreja, por diversos motivos. Algumas se sentem esgotadas fisicamente, muito cansadas e outras isso já passou para o mental/emocional, desencadeando doenças inclusive.
Eu também me sinto assim algumas vezes e há uns meses atrás, me sentindo assim, fui buscar ouvir pregações sobre o tema e tem uma série de mensagens de 5 sermões da Igreja Batista Redenção, a Red, com o tema Burnout, que é muito boa e também serviu como base e inspiração para escolher esse assunto que tratamos hoje. Ouvindo aquelas mensagens e fazendo muito sentido para mim, Deus me incomodou para que compartilhasse também de alguma forma com os irmãos.

Elias

E para tratarmos sobre esse tema e dentro do ambiente de estudo do que estamos vendo na EBD também, temos uma passagem muito conhecida sobre um dos maiores profetas bíblicos, Elias.
Enfrentou o pior rei de Israel, Acabe. Orou pela falta e retorno da chuva. Ressuscitou o filha da viúva. Aparece na transfiguração. Testemunha no Apocalipse. Não morre, é levado aos céus.
Todos estão sujeitos, precisamos tomar cuidado
Elias foi um grande cara, um grande profeta. Elias enfrentou o pior rei de Israel, que foi Acabe, bateu de frente com ele. Orou para que não chovesse e parou de chover, orou para que chovesse e a chuva voltou. Elias ressuscitou o filho da viúva de Sarepta. Elias aparece na transfiguração de Jesus lá no N.T junto com Moisés e Pedro inclusive quer adorá-lo ali. E muitos entendem que é uma das duas testemunhas que aparece em Apocalipse. Elias não morre, é levado aos céus ainda vivo. Esses são alguns dos feitos de Elias, para mostrar para os irmãos como ele foi bem sucedido, como ele foi um homem de Deus. Porém mesmo assim ele passa pelo esgotamento.
Resumo dos capítulos 17 e 18 de 1 Reis. Elias no Monte Carmelo
Em uma de suas passagem, Elias confronta Acabe pelos seus pecados e diz que orará para Deus para que não chova mais. Ele faz isso, vem uma grande seca e com ela a fome. Elias tem que fugir para não ser morto e depois de três anos Deus fala para Elias voltar e orar para que voltasse a chover novamente. Elias chama Acabe, e lhe propõe um desafio. Pede que ele chame todos os seus profetas de seus deuses pagãos e os convoque para subir ao monte e orarem para que o deus deles mandasse fogo dos céus para consumir a oferta, que ele também faria isso para Deus para mostrar qual Deus era soberano. Eles fazem isso, e nada acontece, Elias, cheio de auto confiança até zomba dos seus deuses falsos perguntando se não estão dormindo ou se saíram. Em sua vez, pede para encherem a oferta de água e ora clamando a Deus para que queimasse a oferta, Deus atende e ali Elias ordena que todos aqueles falsos profetas sejam mortos, mais de 800. Depois disso ora a Deus para que chova e Deus manda a chuva. Nisso Elias manda Acaba retornar correndo para casa em sua carroagem pois iria chover e vai correndo a frente da carroagem e chega junto a cidade de Jezreel.
Porém quando chega lá, Elias espera que Acabe se arrependa e haja uma mudança em Israel. E Acabe fala com sua esposa Jezabel, que ordena que Elias seja morto e aqui começa o esgotamento e depressão de Elias.

Passos rumo ao esgotamento / depressão

Primeiro irei mencionar alguns passos que Elias deu em direção ao seu esgotamento/depressão e depois mencionarei como Deus cuida de nós nesses momentos e como devemos agir.
Frustração - Planos de Deus são diferentes dos de Elias. Comparar com nossos planos que não colocamos diante de Deus.
O primeiro passo que Elias dá em direção ao esgotamento é a frustração. Elias se frusta a não ter sua expectativa atendida. Elias passa por tudo aquilo no Monte e vai correndo na frente de Acabe com a certeza de que havia ganhado a guerra. Quando chega lá, Jezabel renova a perseguição a ele e ele se frusta.
O principal motivo da fuga de Elias não foi o medo e sim a frustração de os planos de Deus não terem ocorrido como os dele.
Quantas vezes não nos frustramos em nossas vidas por nossos planos não saírem como o esperado? Porém precisamos ter em mente que os planos de Deus para nossa vida são diferentes dos nossos. Precisamos colocar nossos planos diante de Deus para não nos frustrarmos. Nossa expectativa profissional, familiar, sonhos, tudo deve ser colocado diante de Deus para evitar frustrações.
Decepção por não alcançar o sucesso (v 4)
O segundo passo que acontece na vida de Elias é a decepção por não alcançar o sucesso que esperava ter. Quando Elias menciona que não é melhor que seus antepassados está querendo dizer que não obteve o sucesso que imaginava que teria como profeta.
“Suscitar-lhes-ei um profeta do meio dos seus irmãos, semelhante a ti, em cuja boca porei as minhas palavras, e ele lhes falará tudo o que eu lhe ordenar” (Dt 18.18).
Povo esperava um grande profeta depois de Moisés, esperava um salvador
Somos valorizados pelo sucesso que temos naquilo que fazemos
Nossa valorização de verdade ocorreu na cruz, do jeito que somos
O povo de Israel esperava um salvador depois de Moisés e muitos podem ter colocado essa esperança em Elias, inclusive ele mesmo. Quando ele não atinge o sucesso esperado por ele e pelos outros em sua missão ele se decepciona consigo mesmo. Essa decepção é tão grande que gera uma grande confusão na sua mente em que ele chega a pedir a morte para Deus. Viver não faz mais sentido para ele. O homem que estava fugindo para salvar a sua vida, pede o fim da sua vida. Sua mente está confusa devido ao esgotamento em que se encontra.
Conosco também acontece isso, vivemos em uma sociedade em que somos medidos e valorizados pelo sucesso em que conseguimos naquilo que fazemos. Se tenho sucesso na minha empresa sou valorizado, se tenho sucesso na criação dos meus filhos sou valorizado, se tenho sucesso no meio que estou, sou valorizado. Se não tenho, não valho nada, não sou ninguém. E não é isso que o Evangelho nos mostra, não somos valorizados pelo nosso sucesso por Jesus, pelo contrário, mesmo sem sucesso nenhum, Ele resolveu morrer na cruz por nós e é ali que devemos encontrar a nossa valorização e não no nosso sucesso terreno. Jesus morreu na cruz por mim e por você porque nos ama do jeito que somos e isso nos traz a nossa identidade Nele.
Vitimização e solidão (v 9 e 14)
Abandona seu servo para ficar sozinho e vai para uma caverna
Se vitimiza buscando encontrar uma justificativa para o que quer fazer ou deixar de fazer
Olhamos para o copo meio vazio apenas e não vemos o que pode estar por trás da situação
O próximo passo no esgotamento de Elias é a vitimização e solidão. Vemos que ele abandona a única pessoa que está com ele, seu servo, e prefere seguir sozinho. Deita debaixo do pé de giesta, depois vai para uma caverna, entra lá e não quer mais sair dali. Quando Deus pergunta o que está acontecendo com ele a resposta dele é se vitimizar. Eu tenho sido zeloso, mas os filhos de Israel não, fizeram isso, isso e isso e quem paga o pato? Eu!
Elias passa a ver o copo meio vazio, diz que os filhos de Israel quebraram a aliança, mas e Deus quebrou? Diz que restou somente ele, será mesmo que era só ele que havia restado?
Elias pensa somente nele, não está mais preocupado se o que ele fizer ou deixar de fazer irá afetar os outros que estão ao seu redor
Muitas vezes nos vitimizamos pois tentamos encontrar uma justificativa para aquilo que estamos fazendo, ou deixando de fazer. Olhamos tudo pelo lado negativo e esquecemos que se buscarmos, conseguimos enxergar um outro para a situação. Deus não havia quebrado a sua aliança com o povo e não era somente Elias que havia sobrado, Deus ainda tinha preservado 7 mil justos vivos para lutarem junto de Elias. Precisamos fazer o exercício de olhar para o outro lado da situação e pensar que a nossa atitude que queremos ter ou falta dela não impacta somente a nós e sim muitos ao nosso redor, nossa família, nossos amigos, nossa igreja.

Forma de cuidado de Deus conosco

Descanso (v 5-6)
Tire o pé do acelerador, descanse enquanto há tempo
Não ache que tudo desmoronará sem você
A primeira coisa para aqueles que estão se sentindo esgotado é descansar. Parece óbvio, mas muitas vezes não fazemos isso. Estamos esgotados e continuamos a assumir cada vez mais compromissos.
Deus permite que Elias descanse. Ele havia passado por muita coisa, a passagem no Monte, a frustração com Jezabel. Então permite que Elias durma bastante.
Pode ser que você precise descansar, parar, tirar o pé do acelerador. Ah mas Gregory, é muito difícil, se eu parar a minha empresa vai desmoronar, se eu parar meus filhos não conseguem se cuidar, se eu parar nada vai dar certo. Aí vem o segundo passo.
Cuidado enquanto dorme (Deus que é o provedor) (v 5)
Não somos nós que provemos o mundo, não somos nós que sustentamos as coisas, é Deus!
Enquanto Elias dorme Deus envia um anjo para cuidar dele. Um anjo prepara um alimento para ele enquanto ele dormia. O salmista diz que:
Será inútil levantar de madrugada, dormir tarde, comer o pão que conseguiram com tanto esforço; aos seus amados ele o dá enquanto dormem. Salmo 127.2
Deus está mostrando para Elias e para nós que não somos nós que provemos o mundo. Quem prove e sustenta o mundo é Ele. Quem sustenta a sua família é Ele, quem sustenta a sua empresa é Ele, quem cuida e abençoa seus filhos é Ele!
O nosso trabalho é descansar Nele
Precisamos nos tirar do centro de todas as coisas e acharmos que somos mais importantes do que somos. É ele quem cuida de nós e quem sustenta o mundo, o nosso trabalho é descansar Nele! Jesus diz:
“Venham a mim todos vocês que estão cansados e sobrecarregados, e eu os aliviarei. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, porque sou manso e humilde de coração; e vocês acharão descanso para a sua alma.” Mt11.29
Se você está cansado, descanse Nele, encontre o descanso para sua alma Nele!
Conversa (v 10 e 14)
Deus permite que Elias fale, desabafe, descarregue aquilo que está sentindo
Exemplo de atendimento
Busque alguém para conversar, seja um profissional, seja um amigo, seja um pastor
Manifestação da sua presença (na calmaria) (v 11-13)
Deus pode se manifestar em grandes coisas sim, no mesmo monte temos a passagem com Moisés
Mas para quem está esgotado, Deus se manifesta no silêncio da sua busca
“Mas, ao orar, entre no seu quarto e, fechada a porta, ore ao seu Pai, que está em secreto. E o seu Pai, que vê em secreto, lhe dará a recompensa.” Mt 6.6
Precisamos buscar e ouvir a Deus como ferramenta para sair do esgotamento/depressão
Direção do caminho correto (cumprimento do propósito / soberania) (v 15-18)
Deus termina mostrando para Elias que nada fugiu ao seu controle. Você pode olhar para ao redor de tudo o que está acontecendo com você e no mundo e achar que tudo está um caos. E realmente está. Mas quando você olha para a calmaria, Deus está falando para você:
“Confia em mim, aí tudo pode estar um caos, mas aqui nada fugiu ao meu controle. Volta para o seu caminho, para o seu propósito, que aqui Eu estou cuidando. Não tem problema se você se esgotou, se você entrou em parafuso. Eu cuidei de você. Agora sai da caverna, olha para fora e volta para o seu propósito, para aquilo que eu tenho preparado para você”
Related Media
See more
Related Sermons
See more