Os 5 Solas da reforma, pilares para a vida cristã.
Especiais Temáticos • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 29 viewsDescrição do pano de fundo dos 5 solas da reforma
Notes
Transcript
5 Solas
5 Solas
Introdução:
Introdução:
A Igreja Cristã nunca foi uma única igreja. Desde o NT as igrejas são locais e independentes. O que chamamos de denominações são uma construção humana.
Depois da ordem de Jesus em Mateus 28.19–20 “Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo,ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos”.
O evangelho começou a se espelhar pelo mundo. Jerusalém, Judeia, Samaria, Europa, Egito, Africa, oriente… Com isso quero demonstrar um fato simples. A igreja catotica NUNCA foi a única e muito menos a primeira igreja.
Exemplo: Durante o governo do imperador Cláudio ( de 41 a 54 d.C ) foi organizada na cidade Egípia de Alexandria uma igreja cristã pelo apóstolo Marcos. Um dos membros famosos desta igreja foi um homem chamado Teófilo, sim o mesmo que financiou a escrita do Evangelho de Lucas e o Livro dos Atos dos apóstolos. Lucas 1.3 “Eu mesmo investiguei tudo cuidadosamente, desde o começo, e decidi escrever-te um relato ordenado, ó excelentíssimo Teófilo,” e em Atos dos Apóstolos 1.1 “Em meu livro anterior, Teófilo, escrevi a respeito de tudo o que Jesus começou a fazer e a ensinar,”
A igreja neste período era perseguida pelo Império Romano, só em 313 o Então imperador Constantino DESCRIMINALIZOU a igreja Cristã, e só em 325 organizou o chamado Concílio de Nicéia quando temos o registro histórico do nascimento da ICAR. Que passou a ser a igreja OFICIAL do estado.
Muitos grupos não aceitaram que o governo de Roma intervisse em questões espirituais e desde então temos uma igreja oficial e diversas outras não oficiais e discordantes.
OS PRÉ-REFORMADORES
Vários grupos se opunham a se inclinar a ICAR, Após 1300 haviam na europa Montanistas, Novacianistas, Donatistas, Paulicianos, Albigenses, Cátaros, Valdenses, Anabatistas e Menonitas entre outros.
Estes grupos já tinham divergências com a ICAR e foram perseguidos e em muitos casos extintos. A Teologia deles não era tão lapidada e desenvolvida como foi depois da reforma.
Anos depois em meados de 1415 surgem 03 expoentes cristãos fazendo oposição ao cristianismo (Lembrando: Na europa, pois a igreja estava sempre se espalhando), John Wycliffe, Jerônimo Savanarola e João Huss - Este por exemplo foi sentenciado a morte na fogueira pelo papa Gregório antes de morrer ele disse: “Podem matar o ganso (em alemão, sua língua natal, huss é ganso), mas daqui a cem anos, Deus suscitará um cisne que não poderão queimar". Muitos atribuem essa fala como profética sobre a REFORMA.
A REFORMA “PROTESTANTE”.
102 Anos após a morte de João Huss, um monge agostiniano chamado Martinho Lutero, afixa na porta da Igreja de Witenbeng (alemanha) suas 95 teses - Ou queixas/Acusações contra a igreja católica.
Foi no dia 31/10/1517 - Por isso nesta data comemoramos a reforma protestante. Para você fazer uma paralelo histórico o Brasil foi descoberto 17 anos antes, em 22 de abril de 1500.
A primeira Igreja a colocar o nome “Batista” na placa (antes disto temos um rastro doutrinário que nos liga ao Anabatistas) Mas, historicamente a primeira igreja Batista foi fundado em 1609 em Amsterdan (Holanda) atualmente chamada de Países Baixos, o primeiro pastor desta igreja chamava-se John Smyth. E a segunda em 1612 em Spitalfilds próximo de Londres (Inglaterra) com o Pr. Thomas Helwys.
Sola Fide - Somente pela fé
Sola Fide - Somente pela fé
Lutero era um nobre, que se tornou monge pois busca verdadeiramente ter uma vida de devoção, confessava-se (todos), se auto penitenciava...
Mas, ao ler e estudar ROMANOS, quando estava lecionando esta matéria. Ele se depara com
Romanos 1.17
“Porque no evangelho é revelada a justiça de Deus, uma justiça que do princípio ao fim é pela fé, como está escrito: “O justo viverá pela fé”.”
Não são penitências, sacrifícios, boas obras ou a compra de indulgências, que livrarão o homem da condenação eterna, mas a salvação é através da fé na obra redentora de Jesus.
Lutero até então cria na heresia da existência do purgatório, vivia uma busca incessante de se livrar e livrar seus familiares e fazer boas obras para merecer sewr salvo. Mas,
Efésios 2.8–9
“Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie.”
Sola Gratia - Somente pela Graça
Sola Gratia - Somente pela Graça
O Segundo pilar da fé evangélica está intrinsicamente (Diretamente) ligado ao primeiro, Se a fé é o meio humano pelo qual podemos ser salvos , então a graça é o recurso (ação/meio) divino no qual colocamos a nossa fé .
Como a justiça divina poderia ser cumprida se ainda somos pecadores?
Como poderíamos ser salvos se como pecadores , somos condenados pela lei de Deus ?
Mas, a graça de Deus foi ele cumprir a sua justiça por nós.
Romanos 1.17
“Porque no evangelho é revelada a justiça de Deus, uma justiça que do princípio ao fim é pela fé, como está escrito: “O justo viverá pela fé”.”
Não são penitências, sacrifícios, boas obras ou a compra de indulgências, que livrarão o homem da condenação eterna, mas a salvação é através da fé na obra redentora de Jesus.
Efésios 2.8–9
“Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie.”
Quando olhamos para nós, não somos dignos. Quando olhaos para Cristo percebemos que é pela GRAÇA dele que somos aucancados.
Romanos 5.8–12 (8 e 9)
“Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores. Como agora fomos justificados por seu sangue, muito mais ainda, por meio dele, seremos salvos da ira de Deus!
Como seria possível concordar com a venda das indugencias?
Solus Christus - Somente por Cristo
Solus Christus - Somente por Cristo
Lutero foi criado ensinado que comprando indugências, ou fazendo penitencias ele poderia estar rebebemdo graça e chegando assim a Deus. Mas, ao ler as escritura ele percebeu que apenas Cristo tinha esse poder.
Atos dos Apóstolos 4.12 Poder para salvar
“Não há salvação em nenhum outro, pois, debaixo do céu não há nenhum outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos”.”
João 14.6 Leva a Deus
“Respondeu Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.” (Só ele pode te levar ao pai)
1Timóteo 2.5–6 Só ele pode mediar (nem a igreja e nem maria)
“Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus, o qual se entregou a si mesmo como resgate por todos. Esse foi o testemunho dado em seu próprio tempo.”
Hebreus 4.14
“Portanto, visto que temos um grande sumo sacerdote que adentrou os céus, Jesus, o Filho de Deus, apeguemo-nos com toda a firmeza à fé que professamos,”
Sola Scriptura - Somente a escritura
Sola Scriptura - Somente a escritura
O 4º Pilar da fé Cristã é Justamente que: bíblia é a regra de fé e prática (Conduta).
Isto porque a Igreja católica entendia que existiam duas regras de fé para um cristão: a bíblia e a tradição da igreja , formada pelos seus documentos , bulas e encíclicas papais.
Os reformadores , quase todos eram padres piedosos que não podiam mais conviver com a manipulação da fé e entendiam que para voltar a essência da fé era indispensável voltar a bíblia.
2Timóteo 3.16 Nosso guia vindo de Deus
“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça,”
Defendemos o livre exame das Escrituras sagradas
João 14.26 O ES quem nos revela a verdade bíblica
“Mas o Conselheiro, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, lhes ensinará todas as coisas e lhes fará lembrar tudo o que eu lhes disse.”
1João 2.20 Não é privilegio, todos que são de Deus...
“Mas vocês têm uma unção que procede do Santo, e todos vocês têm conhecimento.”
Marcos 7.6–8
“Ele respondeu: “Bem profetizou Isaías acerca de vocês, hipócritas; como está escrito: “ ‘Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. Em vão me adoram; seus ensinamentos não passam de regras ensinadas por homens’. Vocês negligenciam os mandamentos de Deus e se apegam às tradições dos homens”.”
Soli Deo gloria - Somente a Deus seja a Glória.
Soli Deo gloria - Somente a Deus seja a Glória.
A igreja romana ensinava e exigia uma devoção ao clero e aos homens santos que poderiam interferir diante de Deus para perdão de pecados e obtenção de bênçãos para os homens.
O quinto pilar da fé evangélica é: Só a Deus seja a glória.
O homem foi criado para a glória de Deus, portanto, tudo que ele faz deve ser destinado à glória de Deus.
Este foi o ensino tanto do NT como do AT.
Isaías 43.7
“todo o que é chamado pelo meu nome, a quem criei para a minha glória, a quem formei e fiz”.”
Romanos 11.36 ,
“Pois dele, por ele e para ele são todas as coisas. A ele seja a glória para sempre! Amém.”
Isaías 42.8
““Eu sou o Senhor; este é o meu nome! Não darei a outro a minha glória nem a imagens o meu louvor.”
Êxodo 20.4–5
““Não farás para ti nenhum ídolo, nenhuma imagem de qualquer coisa no céu, na terra, ou nas águas debaixo da terra. Não te prostrarás diante deles nem lhes prestarás culto, porque eu, o Senhor, o teu Deus, sou Deus zeloso, que castigo os filhos pelos pecados de seus pais até a terceira e quarta geração daqueles que me desprezam,”
Conclusão
Conclusão
Eu quero te desafiar a firmar sua vida cristã sobre estes 5 pilares:
A vida dos reformadores foi importante para amplificar e sistematizar a fé de Homens e mulheres que nunca concordaram com a chamada igreja oficial. Este extrato sintético da nossa crença em Deus teve ser nosso norteador.
1) Viva pela fé e por fé
2) Entende que é tudo pela graça de Deus - Você não merece.
3) Cristo é o centro da nossa fé, da nossa vida e é a nossa esperança.
4) A Bíblia é nossa manual e não livros de auto ajuda e filosofias.
5) Viva uma vida que glorifique a Deus.
AEN