Romanos 3.21-31

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 2 views
Notes
Transcript

Lutero e a Justificação pela fé

História de Vida de Lutero

Infancia e Educação

November 10, 1483: Martin Luther is born in Eisleben, Germany.
1501: Luther begins studying at the Univeristy of Erfurt. He intends to become a lawyer.
1502: Luther earns a Bachelor of Arts degree.
1505: Luther earns a Master of Arts degree.

Conversão e Vida como Monge

July 2, 1505: Luther decides to become a monk. While traveling, Luther is caught in a thunderstorm and nearly struck by lightening. He makes a vow that he will become a monk if he survives the storm.
1507: Luther is ordained to the priesthood.
1507: Luther begins studying theology at the University of Erfurt.
1509: Luther graduates from the University of Erfurt with a Bachelor of Bible degree.
1510–1511: Luther travels to Rome to represent the Augustinian order. He partakes of various indulgences offered throughout the city but eventually becomes disillusioned with Rome.
1511: Luther transfers to a monastery in Wittenberg.
1512: Luther graduates from the University of Wittenberg with a Doctor of Theology degree.

Professor em Wittenberg e as controvérsias sobre as indulgencias.

1512: Luther begins teaching as a professor at the University of Wittenberg.
1513–1518: Luther lectures on the Psalms, Romans, Galatians, and Hebrews.
October 31, 1517: Luther posts 95 Theses at the church in Wittenberg. He also sends a copy to Albrecht of Mayence, Hipparchus of Magdeburg and Mayence.

Excomunhão e a Dieta de Worms

June 15, 1520: Pope Leo X issues Exsurge Domine charging Luther with heresy and ordering him to recant his 95 Theses.
December 10, 1520: Luther burns the papal bull Exsurge Domine in a public bonfire at Wittenberg.
January 3, 1521: Luther is excommunicated.
April 16, 1521: Luther is tried at Worms. He refuses to recant his 95 Theses.
May 25, 1521: Emperor Charles V signs the Edict of Worms decreeing Luther is an outlaw.

Escondido no Castelo de Wartburg

May 1521: Luther goes into hiding at Wartburg Castle. A kidnapping is staged by Frederick the Wise and Luther is taken to Wartburg Castle.
1522: German translation of the New Testament by Luther is published.
March 1522: Luther returns to Wittenberg

Vida e Casamento

June 13, 1525: Luther marries former-nun Katharina von Bora. E com ela tem 6 filhos
1529: Small Catechism is written by Luther.
1529: Luther writes the famous hymn A Mighty Fortress is Our God.
1534: German translation of the Old Testament by Luther is published.
May 1536: Luther and other Reformers sign the Wittenberg Concord to resolve disagreements over the Eucharist.
February 18, 1546: Luther dies while visiting his hometown of Eisleben, Germany. 62 anos
Jessica Parks, org., Martin Luther: A Guide to His Life and Writings, Faithlife Author Guides (Bellingham, WA: Faithlife, 2017).
Thesis 27 They preach man who say that so soon as the penny jingles into the money-box, the soul flies out [of purgatory].
Thesis 28 It is certain that when the penny jingles into the money-box, gain and avarice can be increased, but the result of the intercession of the Church is in the power of God alone.
Thesis 62 The true treasure of the Church is the Most Holy Gospel of the glory and the grace of God.
Martin Luther, Disputation of Doctor Martin Luther on the power and efficacy of indulgences: October 31, 1517, electronic ed. (Bellingham, WA: Logos Bible Software, 1996).
Romans 3:21–31 NAA
Mas, agora, sem lei, a justiça de Deus se manifestou, sendo testemunhada pela Lei e pelos Profetas. É a justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo, para todos e sobre todos os que creem. Porque não há distinção, pois todos pecaram e carecem da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus, a quem Deus apresentou como propiciação, no seu sangue, mediante a fé. Deus fez isso para manifestar a sua justiça, por ter ele, na sua tolerância, deixado impunes os pecados anteriormente cometidos, tendo em vista a manifestação da sua justiça no tempo presente, a fim de que o próprio Deus seja justo e o justificador daquele que tem fé em Jesus. Onde fica, então, o orgulho? Foi totalmente excluído. Por meio de que lei? A lei das obras? Não! Pelo contrário, por meio da lei da fé. Concluímos, pois, que o ser humano é justificado pela fé, independentemente das obras da lei. Ou seria Deus apenas Deus dos judeus? Será que não é também Deus dos gentios? Sim, também dos gentios, visto que Deus é um só, o qual justificará o circunciso a partir da fé e o incircunciso por meio da fé. Anulamos, então, a lei por meio da fé? De modo nenhum! Pelo contrário, confirmamos a lei.

Como a Justificação é efetiva?

TÊMIS
É uma divindade grega por meio da qual a justiça é definida, no sentido moral, como o sentimento da verdade, da equidade e da humanidade, colocado acima das paixões humanas. Por este motivo, sendo personificada pela deusa Têmis, é  representada de olhos vendados e com uma balança na mão. Ela é a deusa da justiça, da lei e da ordem, protetora dos oprimidos. Na qualidade de deusa das leis eternas, era a segunda das esposas divinas de Zeus, e costumava sentar-se ao lado do seu trono para aconselhá-lo.

A Morte de Cristo

Romans 3:21–26 NAA
Mas, agora, sem lei, a justiça de Deus se manifestou, sendo testemunhada pela Lei e pelos Profetas. É a justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo, para todos e sobre todos os que creem. Porque não há distinção, pois todos pecaram e carecem da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus, a quem Deus apresentou como propiciação, no seu sangue, mediante a fé. Deus fez isso para manifestar a sua justiça, por ter ele, na sua tolerância, deixado impunes os pecados anteriormente cometidos, tendo em vista a manifestação da sua justiça no tempo presente, a fim de que o próprio Deus seja justo e o justificador daquele que tem fé em Jesus.

Romans 3:27–31 NAA
Onde fica, então, o orgulho? Foi totalmente excluído. Por meio de que lei? A lei das obras? Não! Pelo contrário, por meio da lei da fé. Concluímos, pois, que o ser humano é justificado pela fé, independentemente das obras da lei. Ou seria Deus apenas Deus dos judeus? Será que não é também Deus dos gentios? Sim, também dos gentios, visto que Deus é um só, o qual justificará o circunciso a partir da fé e o incircunciso por meio da fé. Anulamos, então, a lei por meio da fé? De modo nenhum! Pelo contrário, confirmamos a lei.
Related Media
See more
Related Sermons
See more