Não mais condenados

Perdão de Deus  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 10 views
Notes
Transcript

Não mais condenados

Romanos 8.1

Para entendermos o verso que lemos temos que ler a luz de Romanos 7 Alguns teólogos acham que o capítulo 7 e 8 deveriam ser um só, mas, a verdade que na nossa Bíblia estão separados e no capítulo 7 dos versos 15 a 22 o apostolo Paulo nos fala que o pecado está dentro de mim, e ele repete por várias vezes: é o pecado dentro de mim

Não duvide este texto foi escrito pelo gigante Paulo, um dos maiores, se não o maior herói da fé e se Paulo diz que o pecado estava dentro dele, eu me pergunto, e dentro de mim?

Ele diz que conhece o que é o certo, e tenta, mas se pega fazendo o que é errado, fala aqui sobre uma luta, um conflito que é real.

Era real na vida de Paulo e é bem real nas nossas vidas, começando na nossa mente e subjugando o nosso corpo, nos leva a ação.

Romanos: O Evangelho Segundo Paulo (b. O Conflito entre o Saber e o Fazer (7.15))

O conflito entre o saber e o fazer (7.15).

Não compreendemos nosso modo de agir, pois não fazemos o que preferimos e sim o que detestamos.

Somos seres ambíguos e contraditórios. Há uma esquizofrenia embutida em nosso ser.

Sabemos uma coisa e fazemos outra.

Ovídio, o poeta romano, escreveu a famosa máxima: “Eu vejo as coisas melhores e as aprovo; mas sigo as piores”.

Concordo com Charles Erdman no sentido de que não há humana criatura que não tenha consciência de que forças conflitantes do bem e do mal contendem furiosamente para assenhorear-se da alma.

O positivismo de Augusto Comte estava equivocado quando afirmou que a maior necessidade do homem é a educação.

O conhecimento não é suficiente para mudar a vida do homem.

Não basta informação, é preciso transformação.

Não somos o que sabemos; somos o que fazemos.

Paulo fala de uma vida presente, pois, não há cristão vitorioso sem que haja uma luta constante. Alguns até argumentam que o que Paulo tá falando é de algo antes da conversão, e eu discordo, não há sentido de ele falar de um passado, ele estava falando do seu presente e nos faz refletir sobre a nossa condição atual, precisamos desesperadamente da ajuda divina para vencer esta luta que é em nós.

Uma luta que é permanente, e que deve ser vencida todos os dias, assim:

Um dia de cada vez

Permanecendo em Cristo e na Sua Palavra. A cada dia.

E assim, compreendemos que vamos carregar esta natureza pecaminosa até Cristo voltar, temos então que ir vencendo a cada dia.

Até a vinda de Jesus, este corpo corruptível , vai necessitar a cada dia ser ligado na videira, e somente quando da vinda de Jesus vamos ser revestido do manto de Jesus, e só então sermos incorruptíveis.

Assim, enquanto aqui, é como estivéssemos condenados, de forma que não tem como ser liberto, sofrendo a condenação que na verdade merecemos.

Então, surge Romanos 8.1 “Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus.”

Porque, ...

Romanos: O Evangelho Segundo Paulo (Capítulo 14: A Nova Vida em Cristo (Rm 8.1–17))

No capítulo 7, Paulo desceu às regiões mais baixas do desespero humano, quando chegou a uma dolorosa constatação e fez uma desesperadora pergunta: “Desventurado homem que sou! Quem me livrará do corpo desta morte?” (7.24).

No capítulo 8, Paulo sobe às regiões mais altas da exultação e responde com confiança: “Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus” (8.1)

o texto diz : "Agora" , este que é uma expressão usada 37 vezes nas suas cartas, tem um contexto de nos levar a pensar: do jeito que as coisas estão, já não podem mais continuar, no meio do desespero, poder dizer : E agora ...

aí o texto vem e continua dizendo: NÃO HÁ CONDENAÇÃO

para os que estão em Cristo Jesus!

Não há condenação, um texto rico, porque não tem a ver somente, com a condenação final, nos últimos dias, o juízo final, mas tem que ver sim, com a condenação diária, de algo que nos condenada diariamente, de dia e de noite.

Adão e Eva ao desobedecer entraram no caminho da condenação, eles não morreram instantaneamente, mas, já entraram na condenação.

Assim, como um criminoso condenado a pena de morte, antes do dia da execução eles caminham para a morte a cada dia, como planejar? como continuar vivendo? sabendo que já está condenado.

E assim, o inimigo nos leva a pensar que já estamos condenados, que já não tem mais solução, induz que o estado que vivemos na verdade, era melhor a morte.

Tem gente neste mundo que chega pra Deus e diz: Prefiro a morte que viver deste jeito. pra que continuar vivendo esta vida ?

E isso, acontece com Paulo, o grande apóstolo aos gentios, acontece comigo e com você, e aproveito pra te falar o que Rick Warren, nos diz na p. 240 do seu livro Uma vida com propósitos:

Na verdade, quanto mais próximo de Deus você fica, mais Satanás se esforça para tentá-lo. No instante em que você se torna filho de Deus, Satanás, como assassino de aluguel, fecha um "contrato" para acabar com você. Você é agora inimigo; por isso, conspira para sua derrocada.

Às vezes, enquanto você está orando, Satanás sugere um pensamento mau ou bizarro, apenas para distraí-lo e envergonhá-lo.

Não fique assustado ou envergonhado com isso.

Entenda que Satanás teme suas orações e tentará de tudo para interrompê-las.

Em vez de ficar se condenando com indagações do tipo: "Como pude pensar uma coisa dessas?", considere isso uma distração provocada por Satanás e volte imediatamente a se concentrar em Deus.

Quando Satanás se chega a vós para vos dizer que sois grande pecador, erguei os olhos ao vosso Redentor, e falai de Seus méritos. O que vos ajudará é olhar para Sua luz. Reconhecei vossos pecados, mas dizei ao inimigo que "Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores" (I Tim. 1:15), e que por Seu inefável amor podereis ser salvos. CC 36

No verso chave desta noite, temos: "Para os que estão em Cristo Jesus" pra estes já não há condenação, estes se livraram das garras do inimigo.

Porque nós só temos dois caminhos na vida: um em direção a morte (dor, sofrimento, destruição) e mesmo, que tenha família, dinheiro, prazeres, amigos, e mesmo que tenha fama e poder, nada satisfaz, por isso tem gente famosa que vive sofrendo com ansiedade, outro que tem dinheiro mais não consegue dormir tranquilo e nada o satisfaz, porque tem algo, mas é o mesmo que não tivesse, o vazio é o mesmo.

Já o outro caminho é o caminho da vida, o caminho do Espírito, o caminho de Cristo, o caminho da fé, o caminho da graça, nos leva para Deus e tem a ver com vida eterna.

Paulo nos diz: AGORA - NÃO HÁ CONDENAÇÃO - PARA OS QUE ESTÃO EM CRISTO JESUS.

Mudança de Rumo

Como pode alguém ser justo diante de Deus? Como pode o pecador ser justificado? É unicamente por meio de Cristo que podemos ser postos em harmonia com Deus, com a santidade; mas como devemos chegar a Cristo?

Muitos fazem hoje a mesma pergunta que fez a multidão no dia de Pentecoste, quando, convencidos do pecado, clamaram: "Que faremos?" Atos 2:37.

A primeira palavra da resposta de Pedro foi: "Arrependei-vos." Atos 2:38.

Noutra ocasião, logo depois, disse: "Arrependei-vos, ... e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados." Atos 3:19.

Arrependimento como esse, está além de nossas forças realizar; só é obtido por meio de Cristo, que subiu ao alto e deu dons aos homens.

Exatamente aqui está o ponto em que muitos erram, sendo por isso privados de receber o auxílio que Cristo lhes desejava conceder. Pensam que não podem chegar a Cristo sem primeiro arrepender-se e que é o arrependimento que os prepara para o perdão de seus pecados. É certo que o arrependimento precede o perdão dos pecados, pois unicamente o coração quebrantado e contrito é que sente a necessidade de um Salvador.

Mas terá o pecador de esperar até que se tenha arrependido, antes de poder chegar-se a Jesus?

Deve fazer-se do arrependimento um obstáculo entre o pecador e o Salvador?

A Bíblia não ensina que o pecador tenha de arrepender-se antes de poder aceitar o convite de Cristo: "Vinde a Mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei." Mat. 11:28. É a virtude que emana de Cristo, que conduz ao genuíno arrependimento.

Hoje, temos aqui três histórias de pessoas que foram alcançadas por Cristo:

Kátia

Vanessa

Rodrigo

Deus conhece a vida e pensamento de cada um, sabe o que cada um deles realmente necessita, e nesta noite fez com que as suas histórias se encontrassem e por isso estão aqui e que convidá-los a vir aqui a frente.

Related Media
See more
Related Sermons
See more