O Sola Fide

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 5 views
Notes
Transcript

O Sola Fide:

Texto bíblico: Romanos 1:16-17:
INTRODUÇÃO
A expressão Sola Fide, significa Somente (sola) A Fé (fide), escrita em Latim (língua comum nos círculos teológicos à época).
Martinho Lutero foi o primeiro reformador a desenvolver essa tese, que posteriormente, João Calvino melhoraria, para nós reformados. Tese teológica chacoalhou a estrutura romanista.
Teologia que até hoje sustenta a declarada: “fé justificadora”. Esta que, dentro do seu contexto, visa catequizar os crentes com a seguinte ideia: “a justificação tem base tanto no mérito de Cristo, como no do pecador”, este (o crente) que, utilizando a justiça infundida do Espírito Santo concedida no batismo, realiza as obras de amor e de misericórdia que expiam o pecado e ajudam a fazê-lo justo diante de um Deus santo (vide Catecismo da Igreja Católica, 1994 — ferramenta definitiva de ensino da igreja, desde o Vaticano II).
Bom, sobre isso, que aconteceu na história nós sabemos não é mesmo? Assim como as trevas não podem permanecer quando a luz está presente, a justificação pela é (sola fide) não pode fundir-se a “fé justificadora” romanista. Agora, um fato histórico que permanece até hoje: o que para alguns protestantes hoje é somente uma briga do século XVI (16), para a igreja de Roma esta continua sendo uma doutrina basilar.
Lutero, à época teve certa dificuldade quando lia a epístola de Tiago. Tanto que ela a nomeou como “epístola de palha”, pois alguns teólogos contrários a tese do sola fide, usavam o texto para contrapor o discurso de Lutero.
Aí entra João Calvino, que nas Institutas da Religião Cristã, faz um trabalho primoroso. Solidificando a tese do Sola Fide como doutrina e respondendo os que não interpretavam bem o texto bíblico, onde dentre eles se encontravam teólogos luteranos.
A justificação pela fé se dá de forma forense, ou judicial. É o ato pela qual Deus declara que um pecador é justo diante dele.
Segundo o Dr. John H. Armstrong:
“O que os reformadores quiseram dizer é que nada mais, absolutamente nada, é necessário, senão a fé em Cristo e sua obra, para fazer um indivíduo justo perante Deus. E nada pode torná-lo mais justo do que ele é no primeiro momento em que ele crê. Ele não estará se tornando justo, ele é justo!”
Assim, Lutero falou de ser “simultaneamente pecador e justificado”. Pois nós, mesmo definitivamente justificados, do presente momento até a eternidade, ainda no presente século lutamos contra o pecado que tanto nos assedia.
------------------------
Feito esta breve consideração sobre a tese do sola fide, da justificação somente pela fé, convido os irmãos a observarmos o texto bíblico que lemos no inicio, Rm 1:16-17, onde no mesmo temos a base para a doutrina. Que nos mostra quem justifica, o porque justifica e o que faremos?:
------------------------
QUEM JUSTIFICA?
O próprio Deus. É a ação de Deus e não dos homens.
Daqueles que pensam que por obras podem justificar-se. Veja o que paulo afirma: “é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê”.
Primeiro do judeu e também do grego. As duas classes estão aqui: judeus e gentios. Paulo nos pontua na história. Da primeira até a atual aliança.
------------------------
O PORQUE O SENHOR FEZ ISSO?
Evangelho é a boa notícia, aquela que João escreveu no cap. 3, versículo 16:
Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Ele deu o próprio Filho, para aplacar sua santa ira, fazendo justiça e nos favorecer, gratuitamente. Como Paulo afirma em Rm 3:21-26:
Mas agora, sem lei, se manifestou a justiça de Deus testemunhada pela lei e pelos profetas; justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo, para todos [e sobre todos] os que creem; porque não há distinção, pois todos pecaram e carecem da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus, a quem Deus propôs, no seu sangue, como propiciação, mediante a fé, para manifestar a sua justiça, por ter Deus, na sua tolerância, deixado impunes os pecados anteriormente cometidos; tendo em vista a manifestação da sua justiça no tempo presente, para ele mesmo ser justo e o justificador daquele que tem fé em Jesus.
------------------------
O QUE FAREMOS?
Paulo afirma no verso 17:
“O justo viverá por fé”. O justo confiará. Descansará sua alma no que o Senhor já fez em seu favor, na Cruz, por seu filho.
Como afirma Paulo em Ef 2:8
Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus;
Assim o justo viverá seguro. Sabendo que Deus fez tudo o que fora preciso para que ele tenha paz eterna.
Related Media
See more
Related Sermons
See more